Mascarar IP: Conheça 5 formas de esconder seu IP

atualizado 1 de março de 2023
Tempo de leitura9 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Atualmente com o acesso diário na internet, nossos dados podem acabar ficando vulneráveis enquanto navegamos por sites e aplicativos.

É fundamental proteger nossos dados enquanto navegamos na internet, especialmente se considerarmos o tanto de informações e dados que estão armazenados em canais digitais, como por exemplo, aplicativos de bancos, redes sociais e até o próprio WhatsApp.

Mascarar IP é uma das formas de esconder seus rastros na internet. Visto que seu endereço IP é um identificador exclusivo que informa quem você é na internet. Dessa forma, escondê-lo de vez em quanto é compreensível.

Agora, se você não sabe o que é esse IP e como fazer para navegar de forma mais anônima na internet, não se preocupe. Preparamos este guia para te ajudar a mascarar IP e poder navegar na internet sem ser rastreado.

O que é um IP?

Mas antes de apresentar ferramentas para mascarar IP, vamos primeiro te ensinar um pouco sobre o que é endereço IP. O endereço de IP (Internet Protocol, ou "protocolo de internet") é uma série de números que identifica seu dispositivo ou rede na internet.

De forma resumida, podemos entender o IP como uma "impressão digital", uma assinatura do dispositivo. Existem duas funções básicas para o IP: identificar a interface de uma rede e endereçar uma localidade para o dispositivo que se conecta a essa rede.

Todo usuário possui um endereço IP que informa aos servidores quem está fazendo a solicitação. Por exemplo, é dessa forma que o Google sabe para onde enviar os resultados de uma pesquisa, como você recebe seus e-mails.

Por que ocultar meu endereço IP?

Independente da razão para você querer mascarar IP. Separamos alguns dos motivos mais comuns para ocultar seu endereço IP.

Preservar sua privacidade online

Não existe um local na internet onde você possa ir sem alguém te vigiar. Se você busca navegar pela internet sem ser rastreado pelo seu provedor de serviços de internet, redes de anúncios ou mecanismos de pesquisa, a única forma é mascarar IP.

Dessa maneira, você consegue navegar e permanecer no anonimato enquanto está com seu endereço IP escondido.

Proteção contra hackers

Outra razão para mascarar IP é a proteção contra hackers. Além de querer rastrear seus movimentos, esses criminosos podem descobrir a sua identidade e localizar através do endereço IP.

Uso de WiFi público com segurança

Atualmente é muito comum encontrar WiFi gratuito em todos os lugares, seja em restaurantes, em viagem ou até quem não tem Wi-Fi em casa. Entretanto, utilizar o WiFi gratuito sem mascarar IP pode ser uma coisa ruim.

Redes WiFi gratuitas e não seguras podem permitir que hackers comprometam os dados do usuário.

Acessar conteúdo bloqueado por geolocalização

Alguns serviços de streaming ou sites possuem restrições em relação à localização geográfica. Isso pode ocorrer devido a imposições de leis de direitos autorais ou por outras razões.

Mascarar IP pode contornar esses bloqueios de geolocalização e permitir que você acesse qualquer conteúdo e site na internet.

Ilustração de uma lupa visualizando o endereço de IP e abas de navegador aberto

Ignorar restrições organizacionais online

Alguns locais podem restringir o acesso a sites enquanto estiver usando a rede e o endereço IP deles. Se você mascarar IP, poderá contornar esse tipo de bloqueio.

Formas de mascarar IP

Agora que você entende melhor o que é o endereço IP e por que é necessário ocultá-lo em alguns momentos, separamos algumas ferramentas que você pode utilizar para mascarar IP.

Cada uma dessas opções oferece sua própria combinação de privacidade, segurança e praticidade.

1. Usar uma VPN

Um VPN (Virtual Private Network) é uma rede privada virtual, um serviço intermediário entre o usuário e a internet, que criptografa sua conexão com a internet e também oculta seu endereço IP. Para conhecer mais sobre o VPN, clique aqui.

As VPNs criptografam o seu tráfego, não apenas no navegador, mas também em outros aplicativos. Se você busca ferramentas de VPN grátis, temos um artigo com uma lista de ferramentas para você utilizar.

O VPN oculta seu IP pois seu tráfego é desviado pelo servidor VPN. Quando seu acesso a sites, aplicativos, uploads, downloads, entre outros, atinge seu destino, ele utiliza seu endereço IP "virtual" atribuído pela VPN.

Apenas o provedor VPN terá acesso a seu endereço IP real. Por causa disso, você deve escolher um provedor confiável, que não mantenha registros de suas atividades.

2. Use o Tor

O Tor é uma rede gratuita, composta por milhares de nós de servidores executados por voluntários, que oculta sua identidade online através de diversas camadas de criptografia.

Quando você acessa o navegador Tor gratuito, seu tráfego é transmitido e criptografado por uma série de três nós de retransmissão. Cada um desses nós descriptografa uma camada de criptografia para conhecer a identidade do próximo nó.

Ao final do seu tráfego, no nó final, ele é totalmente descriptografado e enviado ao destino, o sistema de transmissão oculta o endereço IP, mas não sem custos, devido a essa criptografia ser tão detalhada, leva muito tempo para seu tráfego chegar ao destino.

Sua velocidade de navegação é comprometida para obter o anonimato de Tor. Quando precisa esconder IP, pode ser uma troca que vale a pena. Ao comparar o Tor e o VPN, o VPN é uma solução mais conveniente e rápida.

3. Usar proxy

Um servidor proxy fica a frente de um cliente ou rede de clientes e encaminham solicitações enquanto também recebem e entregam respostas dos servidores. Um servidor proxy lida com o tráfego da internet em seu nome.

Caso você queira utilizar um proxy, talvez seja necessário ajustar manualmente as configurações de proxy do seu dispositivo.

Diferentemente do VPN, a maioria dos proxies não criptografa seu tráfego e não oculta endereço IP de pessoas que possam interceptar seu tráfego no caminho do dispositivo até o proxy.

Servidores proxy, especialmente gratuitos baseados na Web, geralmente são menos confiáveis que as VPNs. Por essa razão, os proxies funcionam melhor como uma solução temporária e rápida e não como algo a longo prazo.

4. Conecte-se a redes públicas

Se for utilizar seu notebook ou celular, pode utilizar redes WiFi públicas ou cabeadas em estabelecimentos, como hotéis ou bibliotecas, podendo utilizar o IP fornecido pela instalação e não o seu.

Dessa forma, cada conexão em um desses lugares proverá um IP diferente. Entretanto, redes públicas podem ser inseguras, seus usuários acabam sendo alvos fáceis para hackers que buscam invadir dispositivos e roubar dados.

Imagem de um escudo e números

5. Desligue e ligue seu modem periodicamente

O último método que trazemos para mascarar IP, e para quem não está disposto a entrar em contato com operadora e solicitar uma mudança no IP dinâmico ou até mesmo no IP fixo.

De tempos em tempos, desligue o seu modem e religue-o após 5 minutos. Fazendo isso, o modem se conecta ao provedor de serviços com um novo IP, que será usado até você repetir o processo.

Ferramentas VPN para mascarar IP

Como falamos, uma das formas de mascarar IP do seu dispositivo é utilizando um bom VPN, por isso, separamos algumas ferramentas de VPN para você utilizar e esconder seu IP enquanto navega pela internet.

1. NordVPN

Se você busca um VPN para mascarar IP, o NordVPN é um dos provedores mais populares do mundo. Desde 2012 vem sendo aprimorado para se manter como uma das melhores opções do mercado.

Você consegue utilizar esse VPN em computadores Windows, Linux e macOS, além de smartphones Android, iOS e também extensões para navegadores como Google Chrome, Firefox, entre outros.

É importante destacar que o NordVPN conta com uma rígida política de não manter registros, ou seja, ele não rastreia, coleta ou compartilha seus dados. Da mesma forma como não mantém históricos de acesso.

Além de ganhar prêmios da ProPrivacy Awards como melhor VPN geral em 2019, assim como prêmios de melhor atendimento, privacidade e melhor custo benefício. Separamos alguns recursos que podem ser destacados do NordVPN:

  • Privacidade em qualquer lugar e em qualquer dispositivo;
  • Servidores VPN em 59 países ao redor do mundo, você nunca mais precisará se preocupar com bloqueios regionais;
  • Conexão realmente veloz, sem sacrificar a sua velocidade de navegação;
  • Crie um IP pessoal exclusivo para você e o mascare para ser o único acessando seus dados de navegação;
  • Criptografia de alto nível;
  • Recursos de segurança como o CyberSec para protegê-lo de Malwares, anúncios e controle de botnet;
  • Kill Switch para eliminar completamente as conexões e não deixá-lo exposto nem por um segundo caso perca conexão com o servidor VPN;
  • Atendimento disponível 24 horas.

É possível testar o NordVPN e seus recursos por 30 dias e, caso não esteja satisfeito com a performance do provedor, poderá solicitar um reembolso total sem qualquer burocracia ou risco.

Se você deseja conhecer mais sobre o NordVPN e seus serviços, confira nosso artigo completo do NordVPN, clicando aqui.

Proteja seus dados de navegação - 68% de desconto no NordVPN

2. Surfshark

O Surfshark é outra opção para quem busca mascarar IP. Relativamente novo no mercado de VPN, o Surfshark foi lançado em 2018, porém já conta com mais de 2.4 milhões de usuários pelo mundo.

O Surfshark, permite melhorar sua proteção contra hackers, malware, phishing, roubo de identidade, manipulação de publicidade e até mesmo discriminação de preços.

É importante ressaltar que o VPN está disponível para diversos dispositivos, tanto computadores quanto para dispositivos móveis. Além de oferecer extensões para o Chrome e Firefox.

Destacamos alguns recursos presentes no Surfshark:

  • Proteção em redes wi-fi públicas;
  • Suporte à transmissão peer-to-peer;
  • Sem registro de atividades;
  • Criptografia de alto nível;
  • Kill Switch disponível;
  • Dispositivos ilimitados.

Além disso, é possível testar o VPN do Surfshark por 30 dias e, se não gostar, é possível cancelar a sua assinatura dentro desse período e receber seu dinheiro de volta.

Se você quiser conhecer mais sobre o Surfshark VPN, confira nossa avaliação completa.

Aproveite o VPN Grátis SurfShark

3. CyberGhost VPN

Outra opção de ferramenta de VPN para mascarar IP, o CyberGhost foi lançado em 2011 e conta com mais de 36 milhões de usuários pelo mundo, disponível para computadores, dispositivos móveis e até smart TVs.

Com uma interface prática e intuitiva, de forma que permite selecionar um de seus servidores em mais de 89 países e esconder IP com poucos cliques antes de  começar a navegar na internet.

Além disso, é possível desbloquear serviços de streaming não disponíveis em sua região, de forma fácil permitindo acessar conteúdo restrito e baixar torrents de forma anônima. Também separamos alguns recursos do CyberGhost:

  • Servidores em mais de 89 países;
  • Download de torrents sem registro;
  • Sem registro de dados;
  • Proteção contra vazamento de DNS e IP;
  • Kill Switch;
  • Atendimento 24 horas.

Conheça os planos do CyberGhost, e realize um teste gratuito de até 45 dias, podendo cancelar a sua assinatura a qualquer momento, caso não esteja satisfeito com o serviço de VPN.

Descobriu como mascarar IP?

Esperamos que você tenha aprendido a mascarar IP para navegar de forma segura e sem deixar rastros enquanto navega pela internet.

Se você deseja proteger mais seus dados e seus dispositivos, seja no computador ou no seu smartphone, confira nosso artigo com os melhores antivírus.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download