Mapa mental grátis: conheça as 10 melhores opções para criar o seu

atualizado 2 de janeiro de 2024
Tempo de leitura7 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

O mapa mental é uma ótima ferramenta visual que permite organizar ideias e fazer brainstormings eficientes.

Este recurso visual organizacional proporciona uma excelente maneira de juntar pensamentos, refletir sobre ideias, avaliar decisões, criar métodos de estudos e até mesmo estruturar textos.

Por não se tratar de uma forma linear de organizar informações, os conceitos derivados de uma ideia principal ajudam as pessoas a entender melhor um assunto de forma flexível, mutável e visual. 

Se você tem interesse em aprender mais sobre este recurso e deseja conhecer os melhores aplicativos para fazer um mapa mental grátis, confira nossa lista.

O que é um mapa mental?

O mapa mental é um diagrama desenvolvido para facilitar a explicação e o entendimento de conceitos complexos. 

Estes mapas são criados a partir de conceitos principais que são anotados no centro da página. A partir deste ponto, conceitos relacionados ao tema serão ramificados.

É comum que diversos tipos de recursos visuais sejam aplicados para tornar o entendimento deste diagrama ainda mais fácil.

É normal que pessoas usem cores, formas geométricas, símbolos e setas para destacar itens importantes, facilitando a assimilação de informações.

Os mapas mentais podem ser aplicados para conceitos simples e complexos, o importante é que os recursos visuais e a distribuição de itens auxiliem a capacidade de sintetizar informações.

Como fazer um mapa mental?

É possível optar por duas abordagens para criar seus mapas. O primeiro método é mais tradicional, usando papel e caneta, uma prática mais simples e acessível.

Conteúdo, fazer seu conteúdo à mão pode gerar uma série de dificuldades. Adicionar novas informações será algo mais difícil, não será possível alterar o formato do seu mapa, aumentá-lo ou até mesmo fazer correções.

A outra opção é utilizar ferramentas desenvolvidas exclusivamente para criar mapas mentais. 

Estas plataformas contam com todos os recursos necessários para reunir as informações de uma forma clara e objetiva, que facilita a compreensão dos conceitos usados em seu diagrama.

Além disso, criar um mapa digital oferece aos usuários a possibilidade de aumentar seu conteúdo, fazer correções e atualizações.

Estas ferramentas também permitem adicionar imagens, vídeos e elementos com mais facilidade para destacar as palavras-chave do seu material.

Quanto ao conteúdo do seu mapa, siga os passos listados abaixo para criar um ótimo diagrama:

  1. Defina seu conceito principal
  2. Crie as primeiras ramificações
  3. Explore mais ramificações
  4. Use imagens, elementos e cores
  5. Revise e finalize seu projeto

1. Mindmeister

O MindMeister é uma plataforma desenvolvida exclusivamente para a criação de mapas mentais. 

O serviço tem como destaque a possibilidade de criar diagramas colaborativos, o que permite reuniões de brainstorming em grupo, como diversas pessoas fazendo anotações simultâneas.

O controle destas criações colaborativas pode ser feito a partir do histórico de contribuições dos usuários.

Também é possível criar mapas do zero ou usar templates prontos que podem ser personalizados.

Usuários também podem utilizar o MindMeister para fazer slideshows com ferramentas práticas. É possível adicionar imagens, planilhas, PDF, vídeos e até mesmo comentários. 

Criamos um tutorial em vídeo ensinando como você pode usar o Mindmeister para criar um mapa mental.

2. Canva

O Canva é uma das ferramentas de edição online mais populares na internet. Os diversos recursos oferecidos pela plataforma permitem criar seu mapa mental grátis com muita facilidade. 

É possível até mesmo encontrar modelos prontos de mapas para ser usados de base e customizados pelos usuários. 

Usuários podem optar por designs complexos, simples ou fazer seus materiais do zero colocando sua criatividade em prática. 

Tem interesse em aprender mais sobre o Canva? Confira o curso Design Canvas e utiliza ferramenta profissionalmente.

Crie imagens profissionais gratuitamente com o Canva

3. Coggle

O Coggle é uma plataforma que também permite a criação de projetos colaborativos em tempo real.

É possível usar a plataforma gratuitamente, no entanto, a quantidade de mapas que podem ser criados será limitada.

Usuários também podem adicionar inúmeras imagens e adicionar comentários em seus diagramas.

Além disso, é possível conferir o histórico de cada mudança feita no arquivo, criando pontos de restauração quando alterados.

4. Lucidchart

Desenvolvido exclusivamente para a criação de diagramas, o Lucidchart é uma plataforma versátil que conta com recursos para criar seu mapa mental grátis de forma eficiente e com visuais bastante atrativos. 

A ferramenta conta com integração de dados, o que pode tornar as informações de seus mapas mais precisas.

Além disso, é possível compartilhar seu conteúdo com colegas e integrar seus dados com plataformas como o Slack, Office e Google Suite. 

5. MindNode

O MindNode é um aplicativo para computadores Mac e dispositivos iOS bastante prático para ser usado no dia a dia.

Seu design é simples e intuitivo, com a opção de criar mapas minimalistas com um visual que auxilia a eficiência do diagrama. 

A plataforma também conta com temas, figurinhas, a opção de destacar pontos importantes, etiquetas visuais e o compartilhamento de mapas.

6. XMind

Uma boa opção estrangeira para criar seu mapa mental é o XMind. A ferramenta oferece funcionalidades avançadas para criar diagramas, contudo, está disponível apenas em inglês.

Usuários que optarem pela plataforma irão contar com a opção de personalizar seus diagramas, um editor de temas, a opção de exportar seus diagramas em diversos formatos de arquivos. 

Além disso, é possível usar um editor de temas para dar escolher o melhor design para as suas criações.

Plataforma de mapa mental grátis XMind

7. bubbl.us

Com uma abordagem mais simples, o bubbl.us oferece ferramentas minimalistas para criar diagramas mais básicos.

A plataforma também permite compartilhar seus mapas através de links para que várias pessoas possam trabalhar em conjunto, adicionando informações e imagens.

8. Wise Mapping

O Wise Mapping é uma ferramenta open source (código aberto) para desenvolver, compartilhar e criar mapas mentais de forma colaborativa em tempo real.

A plataforma também permite incorporar seus diagramas em sites e páginas utilizando seu código ou a exportando em um formato de arquivo visual. 

O único ponto negativo é que a ferramenta está disponível apenas em inglês. Em contrapartida, sua utilização é gratuita para empresas e estudantes.

9. Mindomo

O Mindomo é uma opção profissional para criação de diagramas. A ferramenta está disponível para dispositivos Android, iOS, Windows, Linux e Web em versões gratuitas ou premium com mais recursos.

A plataforma conta com diversos layouts, personalização de diagramas, adição de imagens, comentários e links.

O aplicativo também conta com um modo de reprodução para conferir alterações feitas, pode acessar mapas feitos por outras plataformas e opções para exportar arquivos em PDF, PNG e outros formatos.

10. MindManager

O último aplicativo de criação de mapa mental em nossa lista é o MindManager. O programa é pago, mas conta com diversas funcionalidades e pode ser testado gratuitamente por 30 dias.

Os recursos do programa permitem organizar e processar suas informações de forma efetiva, criar designs interativos de mapas e trazer clareza às estruturas dos seus diagramas.

Plataforma de mapa mental MindManager

Onde é possível se beneficiar da criação de um mapa mental?

Agora que você já sabe o que é um mapa mental e conhece as melhores ferramentas para criar seus diagramas, confira áreas que podem se beneficiar bastante desta prática.

Estudos

Aplicar os mapas mentais no estudo de novas matérias pode ajudar a assimilar o conteúdo de forma mais prática. 

Isso se torna ainda mais relevante quando é preciso aprender sobre novos conceitos em pouco tempo, buscando efetividade no aprendizado.

Planejamento de negócios

Empreendedores que precisam planejar a criação do seu negócio ou novas estratégias podem se beneficiar bastante da criação de diagramas mentais.

Mapear as principais áreas do seu empreendimento pode trazer novos pontos de vista e e resultar em estratégias mais eficientes.

Solução de problemas

Ao organizar todas as variáveis que compõem um problema de forma visual, encontrar a melhor solução possível será uma tarefa mais fácil.

Organização de eventos

Os diagramas mentais podem ser muito úteis na organização de eventos. Listar todos os itens e processos necessários para um evento pode ser a diferença que fará seu planejamento ser executado perfeitamente, sem esquecer de nenhum ponto específico.

Pronto para criar seu mapa mental grátis com uma das ferramentas em nossa lista?

Esperamos que o nosso artigo possa ajudar a encontrar a melhor ferramenta para criar e gerenciar seus mapas mentais. 

Se o seu objetivo com este recurso é organizar o seu negócio, não deixe de conferir as funcionalidades do JivoChat.

Esta ferramenta de chat profissional pode unificar seus canais de atendimento, surpreender visitantes do seu site com convites de conversa proativos e personalizados, além de monitorar quem são os visitantes de suas páginas.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download