Leitor de QR Code: Como utilizar

atualizado 2 de maio de 2023
Tempo de leitura7 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Apesar de não ser uma tecnologia nova, o QR Code vem ganhando espaço e uso cada vez mais, e como qualquer outra tecnologia, muita gente ainda não conhece tudo em relação ao seu funcionamento, quais propósitos ele cumpre ou mesmo como utilizá-lo.

Preparamos este guia para te ensinar como utilizar o leitor de Qr Code e como gerar seus próprios códigos e dar dicas sobre como você pode utilizar essa tecnologia em seu próprio site, redes sociais ou até mesmo em sua empresa.

Além disso, caso tenha dúvidas sobre algum dessas funcionalidades sobre o leitor de QR code, neste artigo poderá encontrar as respostas para todas elas e começar a compartilhar dados rapidamente com essa ferramenta.

O que é QR Code?

Criada em 1994 pela Denso-Wave, uma empresa do Grupo Toyota no Japão. O QR Code, sigla para Quick Response Code, traduzindo para o portugues o QR code, é um código de resposta rápida.

Basicamente, ele é uma evolução do famoso código de barras, sendo também um código bidimensional (de duas dimensões) que é formado por um gráfico capaz de representar uma sequência de caracteres. Podendo ser:

  • Endereços de URL (links diretos);
  • Números de telefone;
  • Localizações georreferenciadas;
  • Endereços de E-mail;
  • Contatos para dispositivos móveis ou números de SMS;
  • Link para WhatsApp;
  • Entre diversos outros usos.

Quando criado pela Denso-Wave, o objetivo do QR Code era facilitar a catalogação de peças na produção de automóveis.

Entretanto, seu uso através de números de celular só se tornou possível a partir de 2003, quando aplicativos voltados para sua leitura começaram a ser desenvolvidos e disponibilizados nos sistemas dos dispositivos.

Atualmente, a tecnologia avançou tanto que é possível até realizar pagamento e transações bancárias através do QR Code.

Como gerar QR Code

Agora que você já sabe o que é o QR code e está interessado em aprender a gerar QR code, já adianto que não é nem um pouco difícil. Na realidade, basta utilizar uma ferramenta gratuita para fazer isso em apenas alguns segundos.

Para te ajudar a criar o seu QR code, assim como desenvolvemos uma ferramenta para criar links para WhatsApp. O JivoChat possui uma ferramenta totalmente gratuita para poder gerar QR code. Confira o passo a passo para gerar QR code:

Passo 1: primeiramente, acesse a página da ferramenta.

Passo 2: informe seu endereço de e-mail e então selecione o tipo de dado que deseja transformar em um código QR entre as opções: URL do site, telefone, SMS ou texto puro.

Passo 3: preencha os campos com as informações solicitadas de acordo com o tipo de código QR que você está criando e então clique no botão para gerar seu código QR e baixá-lo.

Agora basta publicar a imagem de seu código onde desejar ou até mesmo imprimir para usá-la.

Captura da tela do site de gerar QR Code do JivoChat

Ferramentas de leitor de QR Code

Após compreender melhor o que é o QR Code e como criar o seu. Então, separamos uma lista de ferramentas de leitor de QR Code, para você poder ler os códigos que encontrar ou que te enviaram.

1. Câmera iOS

Nos aparelhos com sistema iOS, é possível utilizar a câmera dos dispositivos como leitor de QR Code. Siga os passos abaixos para utilizar a câmera nativa dos iPhones ou iPads como leitor de QR Code:

Passo 1: primeiramente, abra o aplicativo Câmera a partir da tela de início do dispositivo, da Central de Controle ou diretamente a partir da Tela Bloqueada.

Passo 2: no aplicativo de Câmera, selecione a câmera principal do dispositivo iOS e posicione-a em direção ao código QR que deseja ler.

Passo 3: não mexa o dispositivo até que receba uma notificação no topo da tela informando o conteúdo do código. Então, toque na notificação para abrir o link associado ao código QR.

Print da tela do iPhone após realizar a leitura de QR Code

2. Camera Android

Assim como em dispositivos iOS, em um smartphone ou tablet Android, é possível utilizar a própria câmera como um leitor de QR code nativo. Confira os passos para fazer isso através da câmera do seu smartphone:

Passo 1: primeiramente, abra o aplicativo de Câmera de seu dispositivo Android.

Passo 2: com o aplicativo de Câmera aberto, toque e segure por poucos segundos o botão Home de seu dispositivo (o botão que você usa para voltar para a tela inicial do smartphone).

Passo 3: assim que o assistente do Google Lens aparecer, selecione o botão indicado pela seta vermelha na imagem abaixo para abrir o aplicativo para ler QR code.

Passo 4: centralize o QR Code que deseja ler na sua câmera e pronto, o aplicativo Câmera do Android será capaz de interpretá-lo sem problemas.

3. Pageloot Leitor de Qr Code

A Pageloot é uma ferramenta de QR Code, onde é possível realizar leitura e gerar códigos QR direto do navegador. Além disso, é possível baixar o aplicativo para dispositivos iOS e Android.

Para utilizar o leitor de QR Code online no site da Pageloot é bem simples, basta fazer o upload da imagem do código QR na área indicada ou autorizar que o site utilize a sua câmera para fazer  a leitura do código.

Em seguida, aguarde alguns segundos, até que o seu código seja lido e crie o site, ou arquivo que ele direciona.

4. Kaspersky QR Scanner

Além do famoso antivírus do Kaspersky, a empresa também disponibiliza outros aplicativos para celulares focados na segurança digital, gerenciador de senhas e também um próprio leitor de QR Code.

Disponível para dispositivos iOS e Android, o Kaspersky QR Scanner é a ferramenta de leitura de código QR, onde um diferencial é a identificação de possíveis links perigosos nos códigos.

Após escanear a imagem do código, o aplicativo exibe um aviso na tela sobre a segurança da página.

Além disso, o aplicativo ainda mantém as leituras mais recentes em um histórico, para que você não perca nenhum conteúdo importante. O leitor pode ser utilizado para abrir links, armazenar cartões de contato ou acessar redes Wi-Fi.

Ilustração de uma leitura de QR Code

5. QR Code & Barcode Scanner

O aplicativo QR Code & Barcode Scanner é um aplicativo gratuito, porém com opções de compras internas, disponível para dispositivos android e iOS. Esta ferramenta é uma opção versátil para quem tem a necessidade de gerenciar códigos QR com frequência.

Além da função de leitor de QR code, o aplicativo possui um histórico que separa os acessos mais recentes em uma guia. Também permite criar e compartilhar o próprio QR Code rapidamente.

Com este aplicativo, é possível criar um QR Code para sites, redes Wi-Fi, documentos, cartões de contato, entre outras opções. Podendo personalizar o seu código com diferentes cores, ícones e formato da borda.

Como falamos, o QR Code & Barcode Scanner possui uma versão Pro, oferecida em um pagamento único. Onde essa versão remove a exibição de anúncios e disponibiliza ainda mais recursos para a personalização dos seus códigos QR.

Outros aplicativos

Além dos aplicativos criados com a finalidade de ler códigos QR, existem outros aplicativos que possuem a funcionalidade de leitor de QR Code integrado onde você consegue realizar a leitura.

1. Snapchat

A rede social, Snapchat, com mais de 166 milhões de usuários ativos mensais, permite realizar leitura de códigos QR. Basta direcionar a câmera para o QR code, tocar e segurar a tela para abrir o endereço.

2. Shazam

O famoso aplicativo de reconhecimento de músicas, o Shazam, também pode ser utilizado para realizar leituras de QR Code para conteúdo interativo, ofertas especiais e capacidade de comprar itens ou compartilhá-los com outras pessoas.

3. Pinterest

No Pinterest, a rede social de imagens, também é possível realizar a leitura de códigos QR em sua função de descoberta visual do Lens.

Aprendeu a utilizar o leitor de QR Code?

Agora que você já conhece tudo sobre a tecnologia do QR Code, comece a utilizar o leitor de QR Code para ler códigos compartilhados.

O QR Code pode ser uma ferramenta útil para estratégias de marketing digital, por isso, confira nosso artigo sobre Marketing Digital e como utilizá-lo.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download