Ferramentas para Ecommerce: 21 Melhores para 2024

atualizado 20 de janeiro de 2024
Tempo de leitura18 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Quando você pensa em abrir uma loja virtual, é fundamental que você aproveite ao máximo as ferramentas de ecommerce mais eficazes para garantir seu sucesso. Além de impulsionar suas vendas, essas ferramentas também representam uma excelente maneira de economizar tempo e recursos.

Elas são capazes de aprimorar o atendimento ao cliente, oferecer soluções e estratégias de marketing digital e otimizar diversos aspectos das suas operações comerciais.

Neste artigo, vamos listar e explorar algumas das principais ferramentas para ecommerce que podem aprimorar significativamente o desempenho do seu negócio online.

Plataformas para criar ecommerce

Confira nossa lista com as principais alternativas de plataformas para e-commerce para você criar sua loja online.

1. Wix

O Wix tem sido uma das escolhas mais destacadas no mercado de ferramentas para ecommerce por vários anos. O construtor de sites oferecido pelo Wix é intuitivo, permitindo a criação de sites a partir do zero ou a partir de modelos personalizáveis através da funcionalidade de arrastar e soltar.

É considerada uma das plataformas mais amigáveis e práticas disponíveis, permitindo que mesmo os iniciantes estabeleçam suas lojas virtuais em um curto espaço de tempo.

O Wix oferece um plano de ecommerce acessível que abrange todas as funcionalidades essenciais, como a integração com as principais redes sociais para vendas. Além disso, a plataforma oferece a sua própria solução de processamento de pagamentos online e recursos de segurança.

A plataforma possui quatro tipos de planos pessoais que foram desenvolvidos para atender negócios de pequeno porte, três planos de negócios para empresas de médio porte e planos empresariais que são construídos de acordo com as necessidades do seu negócio.

Vantagens:

  • Recursos profissionais para loja virtual, com vitrines virtuais otimizadas.
  • Plataforma completa para venda em vários canais e gerenciamento do negócio através de um painel único.
  • Designs contemporâneos e soluções para vendas.
  • Recursos como recuperação de carrinho abandonado e vendas nas redes sociais.
  • Opções para vender por dropshipping com fornecedores nacionais.

Para conferir uma análise detalhada do serviço e seus recursos, acesse nossa avaliação completa da Wix.

Captura de tela Wix

2. Nuvemshop

A Nuvemshop é uma alternativa brasileira de ferramentas para ecommerce que oferece todos os recursos e ferramentas necessárias para criar lojas virtuais profissionais e vender online.

A plataforma permite a criação rápida, simples, eficiente e personalizável de sites de vendas para produtos e serviços.

O serviço também inclui um painel de aplicativos exclusivo para e-commerce. A Nuvemshop permite a venda em plataformas brasileiras de dropshipping.

O plano gratuito para iniciantes oferece uma boa quantidade de recursos e um número ilimitado de produtos, com dezenas de templates profissionais que são customizáveis e otimizados para mobile.

Vantagens:

  • Plataforma estável em servidores da Amazon.
  • App próprio para dispositivos móveis.
  • Dezenas de layouts personalizáveis.
  • Integração com canais de vendas no Instagram Shopping e Facebook Store.

Captura de tela Nuvemshop

3. Shopify

O Shopify também é uma das plataformas para ecommerce mais conhecidas e mais utilizadas no Brasil. O serviço ganhou muito destaque por oferecer facilidade aos seus usuários, permitindo criar uma loja em alguns minutos com a ajuda do assistente de integração e um construtor bastante intuitivo.

A plataforma oferece integração para aqueles interessados em trabalhar com Dropshipping, conectando os usuários diretamente aos fornecedores.

No que diz respeito ao design gráfico, os usuários têm à disposição uma variedade de modelos prontos que podem ser personalizados, evitando a necessidade de começar o site do zero.

A plataforma também disponibiliza sua própria ferramenta de análise de visitantes e dados de vendas da loja, além de abranger aspectos cruciais como marketing, processamento de pagamentos e logística de envio de produtos.

Um atrativo adicional do Shopify é a acessibilidade de seus planos, permitindo que você estabeleça sua loja virtual sem a pressão de altos investimentos iniciais. Isso torna a plataforma uma opção vantajosa para quem deseja começar do zero.

Vantagens:

  • Variedade de aplicativos para integração: a plataforma oferece a possibilidade de adicionar inúmeras funcionalidades em sua loja através de integrações.
  • Suporte: o serviço conta com um suporte 24/7 que pode ser feito por vários canais.
  • Análise de fraude: funcionalidade que ajuda evitar estornos ao identificar transações fraudulentas.
  • Recuperação de carrinho abandonado: um recurso importante para gerar mais conversões e está disponível em todos planos.

Captura de tela Shopify

4. SITE123

O SITE123 é uma ferramenta para ecommerce que concentra sua atenção na agilidade e facilidade, simplificando o processo de criação de sites em apenas alguns passos.

Além de sua funcionalidade como ferramentas para ecommerce, o serviço também oferece recursos para a construção de sites e blogs, utilizando ferramentas simplificadas.

Da mesma forma que outras alternativas da nossa seleção, não é necessário possuir habilidades em design ou programação para estabelecer sua loja virtual e dar início às vendas.

Os modelos disponíveis para a criação de sites e lojas online são adaptáveis e otimizados para dispositivos móveis. Essa característica implica que seu site se ajusta automaticamente a diferentes tamanhos de tela, resultando em uma experiência de navegação fluida nos dispositivos móveis.

Vantagens:

  • Permite criar cupons e utilizar ferramentas para vendas e marketing.
  • Conta com ferramentas para o inventário da loja.
  • Conta com métodos de pagamento para checkout rápido. 
  • Oferece um painel de gerenciamento intuitivo, onde é possível rastrear pedidos pela plataforma.

5. Loja Integrada

A Loja Integrada é uma excelente escolha para aqueles que desejam ferramentas para ecommerce para criar sua loja virtual de maneira ágil. Um dos pontos que a destaca é a inclusão de uma loja de aplicativos e temas.

Isso significa que os sites criados podem ser prontamente acessados pelos consumidores, proporcionando soluções adicionais que se integram perfeitamente à plataforma. O serviço disponibiliza ferramentas de atendimento, opções de pagamento e sistemas de envio.

A plataforma oferece diversos planos, permitindo que você opte pela alternativa que melhor se encaixa ao seu orçamento. A Loja Integrada é particularmente recomendada para aqueles que estão começando, já que conta com um plano básico gratuito.

Vantagens

  • Sem comissão sobre vendas: todos os planos não cobram comissões sobre vendas.
  • Plataforma intuitiva e fácil de usar: a Loja Integrada mantém o padrão das líderes de mercado, oferecendo uma experiência de usuário de qualidade.
  • Planos acessíveis: os planos profissionais contam com valores de contratação que são acessíveis.

Ferramentas de e-mail marketing para ecommerce

Para que você procura por ferramentas de e-mail marketing para ecommerce, elaboramos uma lista com as principais no mercado.

1. Brevo E-mail marketing

A Brevo é uma opção de ferramentas de e-mail marketing para ecommerce, que vai além de criar campanhas impressionantes. Ela também abrange e-mails transacionais, como confirmações de pedidos e pagamentos.

Ela é uma das principais ferramentas que une os dois serviços facilitando o trabalho de quem é lojista e ao unir os dois tipos de correio eletrônico mais comuns dentro de um negócio.

Além disso, a Brevo permite monitorar os resultados das suas campanhas por meio de estatísticas em tempo real e relatórios de desempenho. Essas e outras funcionalidades podem ser exploradas visitando o site da ferramenta.

A plataforma oferece quatro planos distintos, cada um deles repleto de vantagens, permitindo que você selecione aquele que melhor atende às suas necessidades atuais.

Destaques:

  • Plataforma com recursos completos de email marketing
  • Automação de marketing
  • Emails transacionais
  • Criação de Landing pages
  • Relatórios de campanha
  • Opções de planos

Para conferir uma análise detalhada do serviço e seus recursos, acesse nossa avaliação completa da Brevo.

Captura de tela da Brevo

2. Pipedrive E-mail marketing

O Pipedrive é outra opção excelente de ferramentas de e-mail marketing para ecommerce presente na nossa lista.

Através de seu recurso de arrastar e soltar, você pode criar designs personalizados ou escolher entre modelos já disponíveis. A seguir, a habilidade de segmentar destinatários é simplificada ao adicionar seus endereços de e-mail, aproveitando os dados armazenados no Pipedrive.

Ao acessar o nome de um contato, você terá acesso não apenas às informações e histórico desse contato, mas também a toda a comunicação por e-mail: quais mensagens foram recebidas, quais e-mails foram abertos e muito mais.

Essa funcionalidade viabiliza a promoção do interesse dos possíveis clientes e a personalização das suas ofertas de acordo com suas necessidades específicas. Essa ferramenta de e-mail marketing para ecommerce inclui:

  • Editor de e-mails
  • Análises de e-mails
  • Segmentação de e-mails

O Pipedrive conta com seis opções de planos pagos que podem ser adaptados conforme as exigências da sua empresa, e todos esses planos incluem um período de teste gratuito de 14 dias.

3. E-goi

A E-goi é uma das mais completas ferramentas de email marketing para ecommerce no mercado, oferecendo soluções multicanal para os seus clientes que vão além dos simples disparos de e-mail marketing.

No seu pacote completo, você encontrará soluções automatizadas para e-mail e dispositivos móveis, incluindo o envio de SMS, notificações e até mesmo chamadas de voz. Além disso, há a possibilidade de segmentar a sua base de clientes e utilizar modelos para recuperar carrinhos abandonados, por exemplo.

A E-goi disponibiliza relatórios detalhados para acompanhar o sucesso da sua campanha, incluindo taxas de abertura, número de cliques e também quantas conversões foram geradas a partir dos disparos.

Com uma ampla gama de recursos, a ferramenta oferece 4 planos distintos para que você possa escolher de acordo com a sua necessidade de uso.

Não deixe de conferir também o E-book gratuito deles sobre os segredos do E-mail marketing. Temos certeza que gostará de conferir as dicas e a melhor parte: sem custos!

Destaques:

  • Soluções multicanal
  • Soluções automatizadas
  • Relatório de acompanhamento de campanhas
  • Segmentação de clientes
  • Modelos prontos para e-mail marketing.

4. Nitronews

O Nitronews foi a primeira ferramenta de email marketing para ecommerce com planos totalmente gratuitos no Brasil.

Realizar suas campanhas de email marketing com o Nitronews é uma tarefa simples. Basta selecionar a sua lista de contatos, criar a sua mensagem e enviá-la.

Além disso, você tem a opção de agendar o envio dos emails e aproveitar outros recursos oferecidos pela plataforma, como a capacidade de segmentar contatos por qualidade, gerar relatórios detalhados, criar landing pages personalizadas e integrar a plataforma com outros serviços.

A plataforma possui 3 planos que variam de acordo com a quantidade de contatos ou de envios mensais

Nos planos pagos, está incluída uma consultoria gratuita feita por especialistas. O Plano Gratuito atual possibilita 10.000 envios mensais para até 2000 contatos.

Destaques:

  • Envios rápidos e inteligentes
  • Segmentação avançada
  • Desativação de contatos não engajados
  • Planos por quantidade de contatos ou envios.
  • Facilidade de suporte

5. RD Station

A RD Station é uma empresa que oferece diferentes soluções de marketing para seu negócio, entre elas, uma das mais excelentes ferramentas de e-mail marketing para ecommerce.

Dentro da RD Station, você terá acesso a diversos modelos de emails e um editor intuitivo no estilo arrastar e soltar, tornando a criação da composição do email marketing uma tarefa simples.

Além disso, você pode aproveitar recursos avançados de segmentação da sua base de clientes e acompanhar relatórios detalhados para avaliar o desempenho das suas campanhas.

Integrando essa ferramenta com o sistema de CRM da própria empresa, você poderá alcançar resultados ainda melhores. Isso porque poderá usar diversas métricas e dados para aprimorar a sua estratégia de e-mail marketing, o que é um grande diferencial.

A RD Station oferece quatro modelos de planos que se adequam ao tamanho do seu negócio e às suas necessidades específicas.

Destaques:

  • Plataforma com amplos recursos de marketing
  • Emails segmentados
  • Sequência de emails (autoresponder)
  • Emails agendados

Ferramentas de CRM para ecommerce

Vamos te apresentar a nossa lista com as melhores ferramentas de CRM para ecommerce para você encontrar a ideal para seu negócio.

1. Zoho CRM

Uma das melhores ferramentas de CRM para ecommerce, o CRM do Zoho oferece aos seus usuários a capacidade de analisar os processos de vendas em diferentes canais, além de disponibilizar ferramentas de comunicação da sua empresa com os clientes, incluindo um discador telefônico.

Uma das principais ênfases e funcionalidades do Zoho está em sua habilidade de se integrar com diversos tipos de canais de atendimento.

O Zoho CRM possui vários planos, todos os quais oferecem um período de teste gratuito. E não se esqueça de verificar os recursos exclusivos do plano Plus!

Além disso, a solução oferece um período de avaliação gratuita de 30 dias e oferece planos escaláveis para aqueles que desejam aproveitar ao máximo todos os recursos disponíveis.

Confira alguns dos destaques dessa ferramenta:

  • Automação de vendas e gerenciamento do processo;
  • Gestão de desempenho;
  • Vendas preditivas;
  • Vendas omnichannel.

2. Fleeg

O Fleeg é uma ferramenta de CRM para ecommerce, que se destaca por ser ágil e abrangente. É especialmente recomendado para empresas de pequeno e médio porte que buscam aprimorar o relacionamento com os clientes, gerenciar contatos e organizar processos de vendas.

Essa ferramenta oferece uma série de funcionalidades, incluindo controle de agendas de visitas, registro de contatos, priorização de contatos por meio do lead scoring, integrações com outras ferramentas de vendas e muito mais.

Além disso, o Fleeg permite que você acompanhe a origem dos contatos de vendas, indicadores de marketing e vendas, e outras métricas, tudo em uma única plataforma de CRM.

Uma integração notável é com o JivoChat: quando um cliente entrar em contato com você por meio do chat, as informações de contato serão automaticamente registradas no CRM, aumentando a produtividade da sua equipe.

Com um período de teste gratuito de 10 dias, é possível experimentar todos os planos de sistema CRM do Fleeg, conheça seus planos:

  • Free;
  • Pro;
  • Advanced;
  • Gestão de Leads.

Sua versão mais completa conta com recursos dos demais planos, além de recursos, como:

  • Formulários de Captura;
  • Disparo em Massa de E-mails;
  • Estatísticas de E-mail;
  • Landing Pages;
  • Qualificação Automatizada de Leads ;
  • Integração com Google Analytics;
  • Funil de Marketing.

3. Freshsales

Com a plataformas de CRM para ecommerce da Freshsales, você encontrará soluções de email, telefone, qualificação de leads cadastrados em seu CRM e poderá identificar oportunidades de negócios.

Além disso, a ferramenta possibilita a definição dos estágios do ciclo de vida pelos quais seus leads passam durante a jornada, o mapeamento das atividades de vendas e a aceleração das conversões.

Com mais de 10 mil clientes atendidos, a plataforma é também integrada a outras soluções oferecidas pela Freshworks, proporcionando uma abordagem mais completa para a gestão do relacionamento com clientes no contexto do ecommerce.

O seu plano gratuito já conta com recursos que se tornam um diferencial em relação aos concorrentes, como:

  • Gerenciamento de contatos e contas;
  • Estágios do ciclo de vida do contato;
  • Chat, e-mail e telefone integrados;
  • Importação de dados/suporte 24 horas em dias úteis;
  • Aplicativo móvel.

Além do seu plano gratuito, o sistema CRM da Freshsales possui outros 3 planos com diversos recursos, confira:

  • Growth;
  • Pro;
  • Enterprise.

4. Brevo CRM

A Brevo já apareceu em nossa lista e também oferece uma plataforma de CRM para ecommerce. Com uma ferramenta robusta e completa que conta com um plano inteiramente gratuito, com essa ferramenta é possível realizar mais vendas e obter um gerenciamento completo dos seus clientes.

O sistema de CRM da Brevo oferece uma plataforma centralizada para rastrear todos os relacionamentos comerciais. Através dessa ferramenta, é possível aproveitar a automação de marketing para otimizar a eficiência e produtividade da sua equipe.

A plataforma também dispõe de filtros para segmentar ações de acompanhamento, como o envio de e-mails transacionais. Esses recursos combinados permitem uma abordagem mais estratégica na gestão dos relacionamentos com os clientes, contribuindo para o crescimento e sucesso do seu negócio.

Além de um plano gratuito com diversos recursos, a Brevo conta com outros 3 planos:

  • Gratuito;
  • Starter;
  • Business;
  • Brevo+.

5. Pipedrive CRM

A Pipedrive é outra excelente opção de ferramentas de CRM para ecommerce, sendo uma das melhores opções no mercado.

Dentro de suas funcionalidades, você encontrará soluções abrangentes para gerenciar o processo de vendas. Isso inclui integrações de e-mail, painéis para criar e acompanhar atividades e metas da sua equipe, permitindo a delegação de tarefas e a garantia do progresso dos processos.

A sua interface é altamente intuitiva, permitindo uma configuração em poucos minutos, onde você pode definir as etapas do funil de vendas da sua empresa.

Vale a pena explorar essa oferta gratuita por um mês e conferir todos os recursos necessários antes de tomar a decisão de migrar para um plano profissional que melhor atenda às necessidades do seu negócio.

Com 4 opções de planos disponíveis, todos podem ser testados por um período de 14 dias, permitindo que você escolha a melhor opção com base em suas exigências específicas.

Ferramentas de anúncios para ecommerce

Quando se pensa em criar um ecommerce, um ponto importante no planejamento são os anúncios e publicidade. Para isso, existem várias ferramentas de anúncios para ecommerce que auxiliam nesse processo.

1. Brevo

Em seu Plano Business, o Brevo oferece uma ferramenta robusta para otimização de anúncios, permitindo definir um público-alvo e gerenciar o orçamento para criar propagandas altamente eficazes.

Dentro das opções disponíveis, é possível criar e personalizar anúncios, selecionando imagens e desenvolvendo CTAs que estejam alinhados com os objetivos pretendidos.

É importante ressaltar que, uma vez que todos esses sistemas são integrados, é possível conectar a estratégia de anúncios com outros pontos de contato, como o envio de e-mails, por exemplo.

Além disso, você pode aproveitar a funcionalidade de direcionamento inteligente do Facebook, que auxilia na identificação de novos consumidores cujas características se assemelham aos presentes na sua base de leads.

E, é claro, você terá a capacidade de segmentar e direcionar suas campanhas para os leads com maior probabilidade de engajamento, aprimorando ainda mais seus esforços de marketing.

Captura de tela da Brevo

2. RD Station

O RD Station é a principal ferramenta de automação de marketing no mercado da América Latina.

A plataforma se destaca pela sua usabilidade, tornando atividades como criar fluxos de automação, landing pages e várias outras tarefas mais simples e acessíveis, sem a necessidade de conhecimentos em programação.

Além disso, a plataforma realiza automaticamente ações como o monitoramento de leads, classificando e pontuando-os de acordo com seu potencial de compra.

O RD Station oferece uma variedade de planos que podem ser escolhidos de acordo com as necessidades do seu negócio.

A flexibilidade da ferramenta permite que você selecione um plano escalável de acordo com o tamanho da sua empresa e as funcionalidades desejadas, influenciando diretamente o investimento necessário. Conheça mais sobre a ferramenta conferindo funcionalidades inclusas em todos os planos:

  • Automação de marketing básica;
  • Landing pages;
  • Pop-ups;
  • E-mail marketing;
  • Gestão de contatos;
  • Integrações com diversas ferramentas.

3. AdsRock

Através da plataforma AdsRock, você pode criar e monitorar suas campanhas no Meta Ads de maneira fácil e automatizada. Com essa ferramenta, é possível criar suas campanhas e permitir que a inteligência artificial do programa otimize-as para obter resultados cada vez mais eficazes.

A AdsRock oferece uma variedade de planos que podem ser escolhidos de acordo com a quantidade de contas de anúncios que deseja cadastrar.

4. Gerenciador de Páginas do Facebook

Se você possui uma conta da sua loja virtual no Facebook ou Instagram, pode gerenciar suas páginas utilizando o Gerenciador de Páginas do Facebook.

Com essa ferramenta nativa da Meta, é possível monitorar campanhas de anúncios e interações, além de responder prontamente a comentários e mensagens.

Uma das principais vantagens é que você pode realizar todas essas ações diretamente pelo seu smartphone.

5. Google Ads

Se você procura por ferramentas de anúncios para ecommerce, o Google Ads é a plataforma que pode ajudar a impulsionar suas vendas e aumentar o tráfego para o seu site.

Através dos anúncios nesta plataforma, você tem a capacidade de fazer com que os seus produtos e serviços alcancem o seu público-alvo no momento mais adequado.

O Google Ads é uma ferramenta de publicidade que possibilita promover seus produtos e serviços em várias páginas na internet. Ao combinar essa estratégia com os Anúncios do Facebook, por exemplo, é possível ampliar a visibilidade do seu negócio e, consequentemente, suas vendas.

Ferramentas de atendimento para ecommerce

Para estabelecer uma relação de confiança duradoura com seus clientes, é crucial utilizar as ferramentas de atendimento para ecommerce adequadas.

1. JivoChat

O JivoChat é uma ferramenta de atendimento para ecommerce completa que te permite se comunicar com os visitantes do seu site em tempo real, além de ajuda-lo a centralizar e gerenciar toda a sua comunicação em uma única plataforma.

Mas não para por ai, o aplicativo também disponibiliza recursos de telefonia que podem ser integrados ao seus canais de atendimento e possui integração com as principais plataformas de CRM e CMSs do mercado.

Com esta ferramenta para e-commerce você consegue melhorar a sua relação com os clientes, retê-los por mais tempo e aumentar suas vendas, atendendo desde pequenos empreendimentos até grandes empresas.

O JivoChat está disponível em duas versões, a gratuita, permite até 5 operadores, acesso a plataforma em qualquer dispositivo, suporte 24 horas e outros benefícios. E a profissional que oferece estatísticas avançadas sobre conversas, integração com Google Analytics, Múltiplos departamentos, CRM e diversos outros benefícios.

Destaques:

  • Centraliza toda a comunicação da sua empresa em um único lugar;
  • Integração com as principais plataformas de CRM e CMS’s;
  • Planos acessíveis;
  • Recursos de telefonia integrados ao seus canais de atendimento.

Encontrou as melhores ferramentas para ecommerce?

Esperamos que nossa lista com as melhores ferramentas para ecommerce tenha te ajudo a encontrar soluções inteligentes que vão potencializar o seu negócio, impulsionar suas vendas e fidelizar seus clientes.

Além das ferramentas apresentadas para ajudar a montar um ecommerce de sucesso, não deixe de conferir nosso artigo com 20 dicas para aumentar as vendas do seu negócio.

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