8 Sites para criar infográfico online

atualizado 16 de agosto de 2023
Tempo de leitura15 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Desde que os infográficos começaram a aparecer na cena de design gráfico há alguns anos atrás, eles se tornaram um elemento básico na comunicação. Auxiliando na compreensão de conteúdos complexos com a ajuda de imagens, textos, ilustrações e ícones.

Esse modelo de design atrai muito a atenção dos usuários, já que a maioria das pessoas conseguem assimilar os conteúdos visuais.

Pensando cientificamente, os infográficos que misturam imagens e textos estimulam os dois lados do cérebro, auxiliando na absorção mais rápida das informações contidas ali.

Entretanto, a criação de infográficos pode soar desafiador, afinal, é preciso mesclar um design atrativo com um conteúdo de qualidade. Mas não se preocupe, pois é mais simples do que parece.

Infográficos são 30 vezes mais aptos a serem lidos ao se comparar com textos corridos. Devido a sua capacidade de engajar o público com infográficos, preparamos uma lista com sites para criar infográfico online.

Crie sua loja virtual com a Wix

O que é infográfico?

Antes de apresentar os sites para criar infográfico online e começar a desvendar os mistérios por trás da criação de infográficos, é preciso primeiramente compreender o que são esses conteúdos visuais.

Os infográficos são conteúdos visuais que usam tanto textos verbais, quanto não verbais, como imagens, ilustrações, pictogramas, entre outras. Esse tipo de conteúdo pode ajudar muito no marketing digital da sua marca nas redes sociais.

Então, os infográficos são uma mistura perfeita entre textos, recursos visuais e design, na qual elas se completam com o objetivo de sempre melhorar a compreensão do leitor.

Dessa forma, não se pode pensar que apenas a informação textual é responsável por transmitir o conhecimento, já que nos referimos a um trabalho conjunto de todos esses elementos.

No nosso dia a dia somos bombardeados de infográficos a todo momento, em diversos meios de comunicação, como nos noticiários, ao ler um jornal, livros e principalmente dentro da internet, em ebooks, sites e redes sociais.

Os infográficos podem ser uma excelente saída quando queremos transmitir informações não muito atrativas, ou que apresentam um certo nível de complexidade.

Por que usar infográficos?

Agora que você já entendeu o que é um infográfico, chegou o momento de entender a importância que eles podem realizar na sua estratégia. Podendo ser úteis em diversas situações, como por exemplo:

  • Informar uma visão rápida e geral de um assunto;
  • Explicar um processo complexo;
  • Mostrar resultados ou dados de pesquisa;
  • Resumir um relatório ou uma postagem longa;
  • Comparar e contrastar várias opções;
  • Aumentar a conscientização sobre um problema ou causa.

Então, quando é necessário informar alguém um resumo rápido sobre algo que pode ser complicado de explicar apenas com palavras, um infográfico pode ser uma ótima opção de conteúdo.

Quais são os modelos de infográfico?

Antes de criar um infográfico, é necessário conhecer o modelo que irá utilizar, isso vai depender do objetivo do seu infográfico, bem como dos tipos de dados que você está utilizando. Por isso, separamos os principais modelos de infográficos, são eles:

  • Infográficos estatísticos;
  • Infográficos informativos;
  • Infográficos de cronograma;
  • Infográficos de processo;
  • Infográficos geográficos;
  • Infográficos de comparação;
  • Infográficos hierárquicos;
  • Infográficos de lista;
  • Infográficos de marketing;
  • Infográficos para governo;
  • Infográficos de currículo.

Sites para criar infográfico online

Agora que você já entendeu o que é infográfico, seus tipos e para que serve, vamos mostrar as melhores ferramentas e sites para criar infográfico online.

1. Shutterstock: Creative Flow

Quando se trata de sites para criar infográfico online, o Shutterstock: Creative Flow se destaca por oferecer templates prontos para serem utilizados e com inúmeras opções de customizações com apenas alguns cliques.

Começando totalmente do zero ou utilizando os templates prontos de vários modelos de infográficos, como infográfico educacional, de negócios, entre muitos outros.

O Shutterstock: Creative Flow conta com uma biblioteca ampla com diversas opções de imagens para transformar dados brutos em gráficos incríveis. Com milhares de fotos, ícones e ilustrações.

Biblioteca de infográfico do Canva

A ferramenta para criar infográfico online conta com uma interface muito fácil de usar e intuitiva. Basta clicar e arrastar para você poder criar modelos de infográficos incríveis, mesmo sem contar com conhecimentos gráficos aprofundados.

Editor de infográfico do canva

O Shutterstock: Creative Flow conta com diversas ferramentas que possibilitam a criação de design de diferentes categorias, desde cartões de visita, panfletos, currículos e logotipos até publicações para as redes sociais.

Ela funciona basicamente como uma ferramenta de clica e arrasta onde você vai moldando os elementos conforme a sua criatividade, o que garante mais autonomia e originalidade para o seu trabalho.

banner shutterstock para cria infográfico online

2. Adobe Spark

O Adobe Spark é um produto da mesma empresa responsável pelos programas de design mais robustos do mercado, como o Adobe Photoshop e o Adobe Illustrator.

O Spark, diferente dos demais produtos da Adobe, foi pensado para quem não possui conhecimentos avançados na área de design, sendo extremamente intuitivo, prático e possibilitando a criação de artes profissionais em poucos minutos.

A plataforma do Spark possui várias ferramentas de criação de diferentes categorias de designs. Desde artes para redes sociais, apresentação de slides e capa de vídeos até infográficos e miniatura do YouTube.

Dentro do Adobe Spark, é possível criar infográfico online a partir de modelos prontos feitos por profissionais, totalmente customizável. O Spark tem uma biblioteca bastante variada de templates para diversos tipos de designs.

Além disso, no Spark é possível realizar upload de arquivos do seu computador para usar na criação do seu infográfico ou utilizar uma entre milhares de imagens gratuitas da sua biblioteca. 

O Spark, assim como outras plataformas, salva o seu projeto dentro da ferramenta para que você sempre volte a realizar alterações. Além de permitir realizar download em qualidade de impressão.

Se deseja conhecer mais funcionalidades do Adobe Spark, confira nosso artigo falando tudo sobre essa plataforma.

3. Venngage

Outro site para criar infográfico online é a Venngage. Assim como outras plataformas listadas, a Venngage é uma ferramenta online de design gráfico criado para pessoas com poucas ou nenhuma experiência e conhecimento na área.

Com uma vasta biblioteca de modelos prontos, esta ferramenta permite que qualquer pessoa crie um infográfico em poucos cliques. Além disso, conta com vários elementos visuais para compor o seu design.

Com uma biblioteca de mais de 40 mil ícones, arquivos de fotos, templates e modelos de gráficos e infográficos. Além de contar com diversas fontes e a possibilidade de importar para a plataforma os seus próprios dados.

A Venngage permite criar projetos em equipe e compartilhar o seu infográfico através de uma url para todos os membros. Além de poder compartilhar o infográfico por meio de um código de incorporação.

Os seus projetos de design ficam armazenados e salvos dentro da plataforma da Venngage e é possível continuar de onde parou. Caso você tenha finalizado e deseja imprimir ou enviar para alguém.

A Venngage permite exportar seu panfleto em formatos PNG ou PDF com qualidade de impressão.

4. Easel.ly

O Easel.lu é um site para criar infografico online que diferente das outras plataformas listadas até agora, está totalmente em inglês. Porém, mesmo estando em outro idioma, conta com uma interface bastante intuitiva e fácil de usar.

O Easel.ly possui uma grande biblioteca de templates para infográficos, onde basta escolher o modelo que deseja, e customizar da forma que quiser. Podendo aproveitar de todos os recursos e elementos da sua biblioteca.

É possível inserir diferentes tipos de gráficos, ilustrações, além de customizar as cores, blocos, imagens e muito mais. Um diferencial desta plataforma são os modelos de currículo no formato de infográfico.

Quando finalizar a edição do seu infográfico, além de fazer o download ou compartilhar com o seu email, é possível convidar mais pessoas para colaborar com a edição, ou transformar em um código para incorporar em seu site.

5. Infogram

O Infogram é uma plataforma de soluções de design que conta com um editor de infografia online, onde é possível criar infográficos a partir dos inúmeros modelos prontos disponíveis em seu site.

Com o Infogram é possível criar gráficos de colunas interativos, gráficos de pizza e gráficos de barra. Ou também criar visuais mais complexos, com mapas, gráficos de figuras e muito mais.

O Infogram permite o compartilhamento do projeto com membros de uma equipe, para que todos possam trabalhar na criação do mesmo infográfico. Além de contar com uma biblioteca de diversos elementos para compor o seu design.

Além disso, ao compartilhar o projeto com a sua equipe, é possível se comunicar com os demais membros utilizando um chat dentro da própria plataforma. Também é possível integrar outras plataformas dentro do seu infográfico.

6. Visme

O Visme é uma das ferramentas mais populares para criar infográfico online. Apesar de ser pago, ele oferece um plano básico gratuito que permite a criação de 3 projetos mensais e o acesso a uma grande quantidade de modelos prontos para serem utilizados.

Com o Visme é possível criar infográficos, apresentações, currículos, conteúdos interativos, relatórios, e muito mais. É uma ferramenta bem simples e fácil de usar, além de todos esses modelos contarem com templates profissionais prontos.

Em poucos minutos é possível transformar todos os dados escritos em conteúdo visual de acordo com a necessidade do seu infográfico.

7. Piktochart

Não é necessário possuir nenhum tipo de conhecimento em design gráfico e edição de fotos para utilizar o Piktochart. Isso se dá pelo fato da ferramenta funcionar como um tipo de tutorial, seguindo os passos dentro do Piktochart é possível construir o seu infográfico.

O Piktochart conta com centenas de templates prontos para você escolher e começar a criar o seu infográfico online. Esses modelos prontos são totalmente customizáveis, podendo alterar textos, cores e elementos, deixando o seu projeto com a sua cara.

Além disso, o Piktochart conta com ferramentas bastante intuitivas para você criar os gráficos e tabelas a partir dos seus dados para serem entendidos e visualizados.

8. Visual.ly

Outra opção de site para criar infográfico online é o Visual.ly. Esta plataforma oferece diversos modelos prontos para serem editados. E para usar, basta acessar com uma conta já existente do Facebook ou do Twitter e começar a editar o seu infográfico.

O Visual.ly funciona como um repositório de vários trabalhos. Com o Visual.ly é possível criar infografico online a partir de templates pronto, onde basta escolher qual deseja usar e customizá-lo da forma que você quiser.

Um diferencial desta plataforma é a possibilidade de conectar-se com suas redes sociais e criar infográficos baseados em seu comportamento dentro delas.

Esquema do fluxo de um infográfico

Componentes de um infográfico

Na hora de criar o seu infográfico pode surgir dúvidas de que elementos devem compor um infográfico.

Elementos como textos, imagens, ícones, gráficos, entre outros, devem ser personalizados de acordo com a identidade visual da sua marca e da mensagem que você deseja transmitir.

Cada elemento tem a sua importância e significado na forma que você deseja transmitir sua mensagem ou informações. Por isso, é importante ficar atento às escolhas.

Textos

Os textos devem ser sempre colocados de maneira simples e concisa, focando na facilidade da leitura e compreensão dos dados.

Procure equilibrar a quantidade de textos com a quantidade de imagens. A fim de criar uma leitura rápida e objetiva, utilize tópicos, listas e itens.

Gráficos e formatos

Os infográficos sempre trazem consigo dados de pesquisas e estatísticas. Para utilizar essas informações, devem considerar a utilização de gráficos, de forma simples e podendo ser colocado em diversos formatos, como linhas, pizza, barra, entre outros.

Fontes diferentes

As fontes do seu infográfico devem ser legíveis e claras, porém elas podem ser intercaladas para criar um visual diferente e gerar destaque para textos importantes. Utilizar tipografia de caligrafia para dar destaque a títulos pode ser um exemplo.

Imagens

Junto dos textos, as imagens são fundamentais para fazer com que o usuário visualize o texto e as informações apresentadas no infográfico, antes mesmo de ler, identificando visualmente sobre o que o infográfico se trata.

Ícones, ilustrações, imagens vetoriais, podem ser incluídas dentro da imagem. É importante tomar cuidado e sempre tentar criar um equilíbrio entre o estilo, as cores e as imagens.

Cores

As cores são responsáveis pela identificação da sua marca, orientação da leitura, além de despertar o sentimento e chamar a atenção do leitor.

Geralmente usam cores para dar destaque a alguma informação importante, além das empresas colocarem a sua identidade visual dentro dos infográficos.

Como criar infográfico?

Agora que você já se entendeu melhor sobre o mundo dos infográficos, chegou a hora de você criar o seu próprio e começar a utilizar esse modelo de design para passar informações. Separamos algumas dicas para você criar seu infográfico.

Ilustração com etapas de um infográfico

Defina seus objetivos

É muito importante definir o objetivo de qualquer estratégia de marketing, para saber quais serão os resultados que pretende obter, e também saber por que e para quem você estará produzindo este material.

Para te ajudar a encontrar a respostas dessas perguntas, é necessário ainda definir algumas outras perguntas, como:

  • Quem é a minha persona?

É muito importante definir a persona que terá contato com o seu infográfico. Pois, este dado determinará o tipo de abordagem, a linguagem, o estilo visual e muito mais.

  • Qual dúvida meu conteúdo pretende sanar?

Após definir a persona, é importante entender qual problema você gostaria de solucionar, esta é uma das bases para desenvolver o infográfico, pois só assim saberá o que irá escrever.

  • Onde ele será veiculado?

Esta resposta está diretamente relacionada a sua estratégia e a sua persona. Pois, atraves dela será definida as plataformas mais propícias para veicular seu infográfico.

Pensando no ganho de engajamento por parte do público e, também, para determinar o formato do seu infográfico.

Colete dados

Os infográficos são materiais ricos, trazendo sempre informações e dados interessantes, atuais e, principalmente, confiáveis.

Dessa forma, o passo seguinte para criar infográfico é sair em busca das informações necessárias para elaborar o seu material. Sempre consulte sites que são referência no tema que será abordado.

É importante sempre deixar anotado quais foram as fontes de cada informação exposta no infográfico. Muitos materiais expõem suas fontes de pesquisa no rodapé, criando credibilidade às informações e a sua marca.

Selecione e redija

Agora que você já separou todas as informações, dados e referências, está na hora de selecionar os melhores entre eles, tomando como base quais se adequam a sua proposta e quais são mais relevantes para a sua persona.

Elimine dados que acabam sendo muito parecidos, os menos atuais e os que não causam tanto impacto dentro do seu infográfico.

Concluído isso, está na hora de encaixar essas informações em pequenos blocos de textos, além de criar um título memorável. Aposte em palavras que transmitam a ideia de algo surpreendente, inédito.

Faça um esboço

Antes de começar a criar o seu infográfico, é necessário fazer um esboço. Fazendo isso, você pode definir o lugar onde cada informação e elemento visual irá se encaixar. Faça até mesmo mais de uma variação e veja qual te agrada e te chama mais atenção.

Esta etapa é importante pois ela poderá definir com antecedência a hierarquia das informações, disposição dos elementos, o estilo e muitos outros detalhes do seu infográfico.

Crie seu infográfico

Agora que você já tem uma ideia de como ele ficará após finalizar o seu esboço, chegou a hora de criar seu infográfico. 

É importante definir o Layout, muitas ferramentas que listamos dos sites para criar infográfico disponibilizam templates prontos, mas caso você opte por começar um do zero, é preciso pensar em um fluxo natural da informação, que seja intuitivo e claro para o leitor.

Também é importante utilizar cores que sigam a paleta da sua marca, a fim de garantir uma coesão entre o seu conteúdo e o seu negócio. Também é importante escolher uma tipografia legível e que se comunique com o estilo do seu infográfico.

Outro elemento que precisa ficar atento na hora de criar o seu infográfico é o tamanho, dependendo de onde o seu material será divulgado, é importante ficar atento para garantir uma maior legibilidade.

Todo infográfico conta com elementos visuais para ajudar na transmissão da informação do seu material. Além disso, é necessário disponibilizar área de respiro para que o leitor consiga ler de forma mais confortável.

Revise e faça testes

Após finalizar toda a montagem do seu infográfico, separe um tempo para revisar e testar ele. É fundamental para que não passe nenhum erro de informação ou de escrita na hora de publicar o seu material.

Além disso, analise como está o material em diferentes dispositivos. Para saber se ele está em um formato e tamanho legível.

Gere tráfego e leads

Agora com todas as etapas finalizadas, faltará apenas inserir um call to action, ou chamado para ação, caso seu infográfico seja direcionado a alguma ação como ler um blog post, baixar um ebook, ou compartilhar o material nas redes sociais.

Isso será definido de acordo com os objetivos da sua estratégia que foi traçado no primeiro passo deste guia.

Descobriu o melhor site para criar infográfico online?

Esperamos que esta lista de sites para criar infográfico online e essas dicas tenham te ajudado a elaborar o seu material de forma completa e com todas as informações para chamar atenção dos leitores.

Se você busca produzir outro tipo de material para divulgar informações para seu público, comece a utilizar vídeos em suas estratégias. Para te ajudar, confira nosso artigo com os 20 melhores programas de edição de vídeo.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download