Comprimir PDF: 11 ferramentas grátis

atualizado 28 de outubro de 2022
Tempo de leitura7 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

O PDF é um formato de arquivo usado frequentemente, devido a sua praticidade e segurança, além de ser muito escolhido por quem precisa enviar documentos por e-mail ou para impressão, por causa da sua compatibilidade com diversos sistemas.

A compactação de um PDF é uma das várias ações que podem ser realizadas em um editor de arquivo PDF, tornando os arquivos menos e mais leves para envio por e-mail ou por outras plataformas.

Por que compactar PDF?

Mas antes de listar algumas ferramentas, por que precisamos comprimir arquivos PDF? Em certos momentos os arquivos podem acabar ficando muito pesados devido ao número de páginas ou número de imagens dentro dele.

Geralmente, a compressão de um PDF é um processo no qual os bytes e bits são melhorados, com a finalidade de reduzir o tamanho do arquivo. Porém mantendo a mesma formatação e qualidade do PDF.

Sendo assim, preparamos uma lista com algumas ferramentas online para ajudar a comprimir PDF grátis e otimizar e agilizar o envio de arquivos em um PDF mais leve.

1. Soda PDF

O Soda PDF é outra plataforma online que permite editar, converter seu PDF em outros arquivos, visualizar, agrupar e muito mais. Além das inúmeras ferramentas que possui nessa plataforma, também é possível fazer upload dos arquivos salvos em nuvem.

A plataforma também possui uma versão offline, podendo ser baixado o programa para o seu computador e realizar todas as edições que deseja por lá.

Para compactar PDF através do Soda PDF, escolha o arquivo que deseja reduzir, clique em compactar e aguarde alguns segundos até o seu download ficar pronto.

O arquivo finalizado pode ser salvo no computador ou enviado para o seu email ou algum serviço de armazenamento em nuvem.

2. ApowerPDF

O editor de PDF online da Apowersoft é uma ferramenta que possibilita comprimir PDF online. Além disso, a ferramenta também pode ser utilizada para editar, agrupar e converter arquivos PDF. Tudo de forma gratuita pelo seu navegador.

Também é possível fazer o download do programa do editor de PDF da ApowerPDF para o seu computador e utilizá-lo de maneira offline. Porém o programa possui algumas limitações na versão gratuita.

Para comprimir um arquivo no editor de PDF online é bem simples, clique no botão "Editar Online" após isso abra o arquivo de PDF que deseja compactar e clique em "Arquivo" e em seguida selecione "Reduzir tamanho do arquivo" ao final faça o download do seu PDF.

3. LightPDF

O LightPDF permite editar seus arquivos PDF de forma bem simples e gratuita através do seu navegador, sem precisar realizar o download de nenhum outro programa. Na plataforma é possível converter, compactar, proteger, desbloquear, juntar PDF, entre outras funções.

Para compactar PDF online no LightPDF é bem intuitivo, selecione o arquivo de PDF que deseja comprimir ou arraste o arquivo na área indicada. Após escolher o seu arquivo, aguarde alguns segundos e o download do seu novo arquivo estará pronto.

4. Smallpdf

Com uma interface bem intuitiva e fácil de usar, o Smallpdf é uma das ferramentas mais completas que existem para editar arquivos PDF online. A plataforma é gratuita, entretanto possui alguns serviços pagos.

Para reduzir PDF em um arquivo mais leve, clique em "Escolher arquivo" ou arrastar e soltar na área indicada. Em seguida aguarde alguns segundos e o seu novo PDF compactado estará disponível para download.

O Smallpdf possui um limite de tamanho de 5 GB por arquivo, mas mesmos os PDFs de tamanho máximo são compactados rapidamente. Além da plataforma totalmente online no navegador, o Smallpdf possui versões em aplicativos para smartphones.

5. iLovePDF

Um dos editores mais populares na internet, o iLovePDF é uma ferramenta totalmente gratuita e com inúmeras funções para organizar e editar os seus PDFs. É possível agrupar, converter, numerar páginas, adicionar marca d’água, entre muitas outras funções.

Para comprimir PDF com o iLovePDF é bem fácil, selecione o arquivo que deseja compactar, além dos arquivos do seu computador, é possível importar arquivos salvos no Google Drive ou no Dropbox.

Após escolher os PDFs que deseja comprimir, aguarde alguns segundos e o seu novo arquivo vai estar disponível para download.

Imagem de ícones de arquivos em PDF diminuindo de tamanho da direita para a esquerda

6. Adobe Acrobat

A plataforma online Adobe Acrobat permite realizar diversas funções de edição de PDF online, além de converter arquivos em PDF, agrupar, proteger, é possível também comprimir PDF online.

E assim como outras plataformas, é bem simples utilizar o Adobe Acrobat para compactar PDF, basta selecionar o arquivo ou arrastá-lo para a área, escolher qual modo de compactação deseja:

  • Alta compactação: Menor tamanho, baixa qualidade;
  • Média compactação: Tamanho médio, boa qualidade;
  • Baixa compactação: Maior tamanho, melhor qualidade.

Ao escolher o modo, aguarde alguns segundos e o seu arquivo vai estar disponível para download. O compactador online do Acrobat só suporta arquivos em PDFs de até 500 MB.

7. FreePDF Converter

O FreePDF é uma plataforma completa de edição de PDF, assim como outros nessa lista, é possível converter diversos arquivos para PDF, agrupar, cortar, proteger, entre outros. A plataforma é gratuita, porém possui um serviço pago que melhora a experiência no site.

Para compactar PDF no FreePDF, é bem fácil, basta selecionar o arquivo e selecionar as opções de compressão, podendo até editar do jeito que você quiser. Após isso basta esperar e clicar para realizar o download do seu novo arquivo.

8. PDF Compressor

Diferente de algumas plataformas, o PDF Compressor permite compactar até 20 arquivos ao mesmo tempo e sem limite de tamanho de arquivo. Para compactar PDF, basta selecionar os arquivos que deseja diminuir, ou arrastar para a área indicada.

Esperar o processo de todos eles, e se desejar pode baixar todos os arquivos de uma vez só em um arquivo ZIP, ou realizar o download de cada um separadamente.

9. Wecompress

Um diferencial do Wecompress em relação a outras plataformas, é a possibilidade de comprimir outros tipos de arquivos além do PDF, como por exemplo: PowerPoint, Word, Excel, JPEG, PNG e TIFF online.

O compressor PDF do Wecompress, tem o limite de 50 MB por arquivo na versão gratuita, e para compactar PDF online é bem simples, selecione o arquivo que queira reduzir, aguarde alguns segundos e o seu download estará disponível.

10. PDF24 Tools

Com diversas opções de ferramentas para edição de PDF, o PDF24 é uma plataforma online que possibilita comprimir PDF, juntar, adicionar imagens, desagrupar e várias outras funcionalidades.

Além da versão web online e gratuita, o PDF24 também possui uma versão offline para computador, além de possuir versões para iPhone e Android.

Para comprimir PDF online pelo PDF24, basta arrastar os arquivos PDF para a área indicada ou selecionar os arquivos direto do seu computador. Após escolher o arquivo, aguarde alguns segundos e seu download vai estar disponível.

É possível ajustar a qualidade da compressão do arquivo, para que você tenha a qualidade e o tamanho necessário no seu novo arquivo PDF.

11. PDF2Go

O PDF2Go é uma ótima opção de site para comprimir PDF. A plataforma conta com diversas ferramentas de gerenciamento de PDF, com opções de edição, segurança e reparação.

Além de contar com upload de serviços de armazenamento em nuvem e busca direta pelo seu computador, o PDF2Go permite escolher arquivos através de um link da internet.

Ao escolher o seu arquivo, você escolherá o modo como deseja compactar o PDF:

  • Compactação básica: Tamanho médio do arquivo e alta qualidade;
  • Compressão forte: Tamanho do arquivo pequeno e qualidade média;
  • Predefinido: Insana (qualidade insana, imagens com 20 dpi), Mínima (qualidade mínima, imagens com 40 dpi), Normal (qualidade de tela, imagens com 72 dpi), eBook (qualidade baixa, imagens com 150 dpi), Impressão (qualidade alta, imagens com 300 dpi), Pré-Impressão (qualidade alta, preservação de cores, imagens com 300 dpi);
  • Compactação adicional: todas as páginas em tons de cinza.

Ao escolher o modo, aguarde alguns segundos até liberar o download deste arquivo compactado.

O que é DPI?

DPI é uma sigla que significa Dots Per Inch, em portugues Pontos por Polegada, também conhecido pela sigla PPP. Ele representa o número de pontos que são encontrados em uma polegada de certa imagem. Comumente, DPI é classificado como a resolução da imagem.

Aprendeu como comprimir PDF?

Esperamos que essa lista de ferramentas tenha te ajudado a encontrar uma ideal para você poder compactar PDF de forma simples e rápida.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download