Como tirar vírus do celular [Guia Completo]

atualizado 8 de abril de 2024
Tempo de leitura5 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Os smartphones se tornaram equipamentos indispensáveis para nosso dia a dia, tanto para se comunicar através de ligações e aplicativos de mensagens, quanto com ferramentas e aplicativos que usamos na nossa vida pessoal e profissional.

Como passamos boa parte do dia com nossos celulares, acabamos armazenando muitas informações pessoais e profissionais nos aparelhos. Por isso, criminosos digitais começaram a querer atacar e roubar esses dados.

Já estamos acostumados a utilizar antivírus para proteger nossos computadores, mas para continuar protegendo seus dados é necessário utilizar um bom antivírus para celular.

Entretanto, se você já acabou tendo seu aparelho contaminado por algum aplicativo ou arquivo malicioso e quer saber como tirar vírus do celular, não se preocupe, preparamos este passo a passo para te ensinar. Confira!

Foto de um celular com um alerta em vermelho de vírus

Que tipo de vírus o celular pode pegar?

Diferente dos vírus de computador que podem entrar em seu sistema, se propagar e danificar o dispositivo, os vírus e malwares de celular são diferentes. Conheça os tipos de malware mais comuns que podem infectar seu celular:

  • Sequestrador de navegador: Esse malware toma o controle das configurações do navegador do seu celular e manipula promovendo conteúdos duvidosos;
  • Adware: Enche seu celular de anúncios com links maliciosos;
  • Spyware: Este malware monitora e coleta as atividades realizados pelo usuário no celular;
  • Trojan: Possuem aparência de aplicativos comuns, mas infectam o celular;
  • Ransomware: Rouba os dados através de criptografia e pede um resgate em troca da recuperação dele.

Independentemente de qual seja o vírus que esteja infectando seu celular, é fundamental removê-lo o quanto antes.

Como saber se o celular está com vírus?

Antes de mostrarmos como tirar vírus do celular, é necessário identificar se o problema em seu celular é realmente causado por um vírus. Dessa forma, geralmente os vírus de celular mostram algumas características específicas, como:

  • Mostrar propagandas sem sua autorização;
  • Causar erros em aplicativos;
  • Redirecionar automaticamente para páginas na internet;
  • Roubar senhas;
  • Danificar e modificar arquivos;
  • Deixar o sistema lento.

Além disso, é preciso ficar atento a alguns sinais para identificar se o seu celular está com vírus ou não, como a aparição de ícones estranhos, por exemplo.

Geralmente todo ícone está relacionado a um app, caso ele não tenha vindo de fábrica ou não tenha sido instalado pelo usuário, pode ser um sinal de ameaça.

Caso seu smartphone trave e não volte, ou fique executando ações por conta própria, também pode ser um vírus. Outro sinal comum é a bateria, caso ela esteja acabando muito rápido sem um motivo aparente, o aparelho pode estar danificado.

Outro ponto importante para ficar atento é em relação a publicidade em excesso, mensagens ou posts que você não lembra de ter compartilhado ou aplicativos solicitando seus dados.

Como tirar vírus do celular?

Depois de conhecer alguns tipos de vírus que atacam celulares e de saber os sinais que precisa se atentar, caso seu celular realmente esteja contaminado, existem algumas formas de recuperar o seu aparelho.

Utilizando antivírus para celular

A primeira alternativa para tirar vírus do celular é utilizando um aplicativo de antivírus, existem diversos programas que podem fazer isso, mas nesse passo a passo falaremos do Avast.

O Avast é um dos melhores antivírus para celular do mercado, ele possui uma interface bem leve e intuitiva e é constantemente atualizado.

Disponível para dispositivos Android e iOS, quando estiver precisando saber como tirar vírus do celular, o Avast Free Antivirus é uma das melhores soluções, além dos dispositivos móveis, a ferramenta também protege computadores Windows e macOS.

Esta versão conta com bloqueio contra vírus e malware, além de proteção contra ransomwares. O Avast possui um excelente custo-benefício em seus planos pagos.

Nesses planos é possível utilizar ferramentas muito eficientes de escaneamento em tempo real, inclusive em sites enquanto navega pela internet. O Avast também possui recursos para proteger seu dispositivo contra ameaças relacionadas ao internet banking.

Além disso, os planos mais completos contam com serviços de limpeza e VPN, para bloquear o rastreio de terceiros. Se quiser conhecer mais sobre o Avast, clique aqui.

Para remover vírus do celular com o Avast é muito simples, geralmente o processo é similar para todos os antivírus.

Foto de uma pessoa segurando um celular com um cadeado em cima

Após baixar o aplicativo na loja do seu sistema, abra o aplicativo e clique no botão para escanear seu dispositivo, em "Virus Scanner", caso ele encontre alguma ameaça é possível clicar em "Resolve All" para mostrar um relatório dos arquivos infectados.

Agora, para apagar todos os arquivos, clique em "Remove All" e clique em "Yes" para tirar todos os arquivos e aplicativos infectados do seu celular.

Tirar vírus manualmente do celular

Outra forma de tirar vírus do celular é manualmente, geralmente essa etapa pode se diferenciar dependendo do fabricante do celular. Mas ela consiste em retornar as configurações do aparelho para as configurações de fábrica.

Para começar, abra as configurações do seu celular, acesse o menu pessoal e clique no ícone de "Backup & Reset". Em seguida, escolha a opção "Restaurar dados de fábrica" e clique em "Reiniciar celular".

Após isso, o celular irá reiniciar limpando todos os dados e informações do dispositivo. Antes de fazer isso, é recomendado fazer um backup de arquivos e informações importantes para você não perder esses dados.

Como se prevenir de aplicativos maliciosos?

Para proteger seu celular e se manter afastado dos vírus, é preciso prestar atenção com algumas coisas, separamos algumas dicas para te proteger e evitar que o celular pegar vírus, confira:

  • Sempre baixe seus aplicativos pela loja oficial do sistema, e sempre de desenvolvedores conhecidos;
  • Fique atento as permissões de aplicativos: verifique sempre os acessos estão sendo solicitados;
  • Utilize uma senha forte para desbloquear seu celular;
  • Criptografe seus dados: isso evita que alguém possa acessá-los caso seu celular seja roubado ou você o perca;
  • Cuidado com conexões Wi-FI: Muitos criminosos utilizam pontos de acesso aberto para aplicar golpes, evite utilizar redes públicas e desative a opção buscar conexões sem fio abertas;
  • Utilize um bom VPN;
  • Apague aplicativos desnecessários: Muitos aplicativos que você não utiliza no aparelho podem aumentar a chance de alguns deles estarem envolvidos em atividades maliciosas.

Aprendeu como tirar vírus do celular?

Esperamos que o conteúdo do nosso artigo e nossas dicas tenham te ajudado a tirar vírus do seu celular.

Se você deseja adicionar uma camada extra de segurança aos seus dados enquanto assegura o anonimato na rede, confira nosso artigo listando os melhores VPN Grátis.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download