Como ter dois WhatsApp [GUIA COMPLETO]

atualizado 5 de junho de 2023
Tempo de leitura10 minutos
Thais L.
Thais L.
Redatora

Saber como ter dois WhatsApp no mesmo celular pode ser vantajoso para quem utiliza os mensageiros instantâneos na vida pessoal e também na vida profissional.

Na maioria das vezes, é a partir desse ponto que surge a necessidade de adquirir um novo número, para separar os contatos e evitar desgastes. 

Uma  alternativa seria utilizar dois aparelhos, mas convenhamos que é um tanto quanto inviável no dia a dia, entretanto, algumas marcas, atualmente, oferecem a opção dual chip.

E apesar de ser uma opção mais vantajosa, nem todos os mensageiros disponibilizam a opção de fazer o uso de duas contas no mesmo aplicativo, ao mesmo tempo.

Esse é o caso de um dos mensageiros instantâneos mais populares entre os brasileiros, o WhatsApp.

Originalmente o WhatsApp não oferece a possibilidade de utilizar duas contas mesmo se você tiver um aparelho telefônico com dois chips.

Entretanto, existem alternativas que permitem que você tenha dois WhatsApp no mesmo telefone.

Nesse artigo iremos apresentar algumas opções para quem deseja saber como ter dois WhatsApp tanto para Android quanto para usuários de iPhone. 

Como ter dois WhatsApp para Android

Se você já se perguntou "como posso ter dois WhatsApp no mesmo aparelho" ou "como ter dois WhatsApp com números diferentes", nesse tópico iremos te apresentar as respostas para esses questionamentos. 

Uma das vantagens em saber como ter dois WhatsApp no mesmo aparelho telefônico, é fazer com que você consiga se organizar melhor, pessoal e profissional.

Principalmente de você está iniciando um negócio e deseja manter os contatos com seus clientes separados. 

Dessa maneira, você não corre o risco de se perder em meio às mensagens, e também não precisa perder a sua privacidade.

Outra vantagem é  que se você possui sistema Android, além de aprender como usar dois WhatsApp no mesmo celular, um dos métodos que iremos te abordar também serve para outros aplicativos.

Ou seja, você poderá ter mais uma conta de Facebook, Instagram e outros aplicativos.

1. Como ter dois WhatsApp através de aplicativos nativos

Saber como duplicar o Whatsapp através de um aplicativo nativo é muito simples, pois algumas marcas fabricantes de dispositivos móveis facilitam esse processo.

Elas incluem no sistema nativo do celular a possibilidade de realizar a clonagem dos seus aplicativos.

Para casos como o do WhatsApp é muito útil, pois você não vai precisar ocupar espaço na memória baixando aplicativos de terceiros para conseguir utilizar dois WhatsApp no mesmo celular.

Selecionamos as marcas mais utilizadas para te mostrar qual é o caminho de como ter dois WhatsApp, ou como duplicar o WhatsApp a partir de seu sistema nativo. Confira:

  • Dois WhatsApp no mesmo celular Xiaomi (MIUI):  Acesse Configurações > Apps >  Dual Apps e depois disso basta você apertar em cima do marcador do aplicativo que deseja clonar e pronto! Esse recurso permite que você clone outros aplicativos, além de mensageiros. 
  • Dois WhatsApp no mesmo celular Samsung: Acesse Configurações > Recursos Avançados > Dual Messenger, localize o WhatsApp e aperte no marcador, no botão mais à direita  do ícone. Posteriormente ele irá perguntar se você deseja instalar o aplicativo, basta confirmar e finalizar! 
  • Dois WhatsApp no mesmo celular LG: Acesse configurações > Geral > Dual App, selecione o aplicativo que você deseja clonar e aperte em instalar, aguarde e pronto!
  • Dois WhatsApp no mesmo celular Asus: Acesse configurações > Avançado> Twin apps, é só escolher o aplicativo e mover o marcador para que ele seja instalado na sua tela inicial.
  • Dois WhatsApp no mesmo celular Huawei: Vá em Ajustes> Aplicativos> App Twin e ative o botão do aplicativo do qual deseja criar um Twin. Dois ícones para o mesmo aplicativo serão exibidos na tela inicial para que você faça login em suas contas separadas simultaneamente.

Para as demais marcas de aparelhos, o caminho é praticamente o mesmo: 

  • Você só precisa procurar qual é o aplicativo correspondente, duplicar o WhatsApp e um novo ícone de aplicativo irá aparecer na tela inicial do seu dispositivo.
  • Depois disso basta configurar o aplicativo assim como você configurou o seu primeiro WhatsApp.

Se o seu celular for da fabricante Motorola, infelizmente eles ainda não possuem essa ferramenta, mas não fique desanimado.

Ainda é possível utilizar as opções que veremos a seguir. 

Imagem mostrando o caminho para chegar até a clonagem de aplicativos pelo sistema nativo do celular

2. Como ter dois WhatsApp através do WhatsApp Business

Talvez esse recurso já seja conhecido até mesmo para quem deseja saber como ter dois 

WhatsApp, mas vamos falar um pouco mais sobre ele.

Facilmente encontrado na Google Play Store, o WhatsApp Business é um aplicativo diferente do WhatsApp convencional.

Ele traz alguns recursos exclusivos para quem é empreendedor e deseja usá-lo para atender os seus clientes, ou então na sua estratégia multicanal.

Estamos falando das famosas listas de transmissão do WhatsApp Business, e também de outros recursos para WhatsApp marketing

Por conta desses recursos, ele é um aplicativo mais completo e não é tão intuitivo quanto o WhatsApp convencional.

Apesar do foco do WhatsApp Business ser comercial, nada impede que você faça uso pessoal desta ferramenta. 

Saiba agora como baixar dois WhatsApp no mesmo aparelho.

Para instalar o WhatsApp Business você precisa:

  • Entrar no aplicativo Google Play Store;
  • Procurar WhatsApp Business na barra de pesquisa;
  • Baixar e instalar;

A instalação do WhatsApp Business é bastante semelhante à do WhatsApp convencional.

Você só precisa ficar atento após a instalação, pois é bem provável que você possa utilizar o número  que você utiliza no seu WhatsApp convencional.

Esteja atento a essa etapa para configurar o número desejado.

Se a sua intenção é utilizar o WhatsApp Business para falar com seus clientes, o recurso mensagens automáticas já está ativado, e para desativá-lo basta ir em configurações. 

Para fazer uso pessoal e deixar o seu WhatsApp Business mais parecido com o convencional, basta acessar a aba de configuração do perfil,  selecionar a opção "Não é um negócio" na categoria do empreendimento para poder incluir seu nome.

Mude de uma conta comercial no WhatsApp, para uma conta pessoal, ou configure o seu WhatsApp e aproveite para explorar as vantagens do WhatsApp Business.

3.  Como ter dois WhatsApp utilizando o Parallel Space

Se você não pode utilizar alguma das opções acima e ainda deseja saber como ter dois WhatsApp no celular, você pode baixar o aplicativo Parallel Space.

Ele é semelhante aos aplicativos nativos de clonagem, e apresenta uma solução para quem utiliza um dispositivo que não tem esses aplicativos.

A Motorola, por exemplo, como já citamos, é um dos fabricantes que não possui aplicativos nativos para a clonagem, então o Parallel Space seria uma solução para quem utiliza essa e outras marcas.

Para instalar o Parallel Space no seu celular:

  • Abra a Play Store e procure o aplicativo;
  • Baixe e instale o aplicativo;
  • Abra o aplicativo;
  • Assim que o aplicativo abrir  ele vai exibir uma janela sobre os termos de uso do aplicativo;
  • Aperte no botão "Agree and continue", lembre-se de ler os termos antes de aceitar;
  • Você verá a janela de boas vindas, pressione o botão "Continua" e conceder as permissões que esse aplicativo precisa;
  • Após apertar em "começar", ele irá analisar quais dispositivos instalados são compatíveis para a clonagem;
  • Quando ele exibir a lista de dispositivos basta que você selecione o WhatsApp e selecione em "Adicionar ao Parallel space" e pronto! 

Caso você receba alguma mensagem sobre o seu dispositivo ser 64bits, é porque você vai precisar baixar o Parallel Space 64Bit Support, ele melhora a instabilidade do Parallel Space e também sua compatibilidade. 

Os passos são simples, confira: 

  • Você será redirecionado para a Google Play Store, baixe o aplicativo e instale:
  • Volte para o Parallel Space e clique sobre o ícone do WhatsApp, ele vai abrir uma janela indicando que você precisa concordar em utilizar o Google 64bits, concorde e conceda as permissões;
  • Caso o seu telefone seja protegido por senha, você terá que adicionar a senha e depois disso é só esperar ser redirecionado para a página do WhatsApp, entrar com seu segundo número e usufruir do aplicativo. 

E caso você queira tornar o WhatsApp ainda mais acessível basta:

  • Para acessar facilmente o aplicativo, toque e segure no ícone do WhatsApp no Parallel Space;
  • Mova-o para uma nova posição na tela até Criar um Atalho;
  • Pronto! O WhatsApp ficará disponível na tela inicial do seu celular.

O ponto negativo em ter que usar Parallel Space é que você não pode fazer o backup das suas conversas do WhatsApp que foi criado dele, é uma medida de segurança do desenvolvedor.

Ainda semelhante ao Parallel Space podemos encontrar outros aplicativos como:

  • Dual Space: O Dual Space cria um diretório no seu dispositivo que permite a um mesmo app ser utilizado de forma duplicada.
  • DO Multiple accounts: Esse aplicativo permite que você tenha mais de duas contas WhatsApp em execução ao mesmo tempo.
  • 2Accounts: podem fazer login em duas contas do mesmo aplicativo em um único dispositivo e permitir a execução em um ambiente paralelo.
  • Super Clone: É um aplicativo bastante estável e permite que você utilize mais de duas contas.

Imagem mostrando o aplicativo Parallel Space para você ter dois WhatsApp

Como ter dois WhatsApp no mesmo celular usuário de iPhone

Se você é usuário do sistema IOS, do iPhone, deve saber que os aplicativos que utilizamos para Android não podem ser utilizados no seu iPhone. 

A maneira mais fácil de como ter dois WhatsApp no seu celular é utilizando o WhatsApp duplo, ou seja através da instalação do WhatsApp e do WhatsApp Business.

Mas para isso você precisa se assegurar de que o modelo do seu iPhone é compatível com o e-sim, que nada mais é do que um chip virtual onde você pode conseguir um segundo número. 

A outra opção ao uso do e-sim, é pegar um chip e colocar em outro telefone para receber o código e ativar o WhatsApp Business.

Também é possível você utilizar um número residencial, mas nesse caso esteja atento para enviar o código de confirmação via telefone e não via SMS, na hora que for ativar a sua conta.

Você encontra o WhatsApp Business na App Store, basta baixá-lo e instalar. 

Após a instalação e ativação da sua conta no WhatsApp Business é só você configurá-la como se fosse uma conta pessoal. Confira:

  • Entre Configurações para configurar seu perfil;
  •  Selecione a opção  Categoria do negócio > Não é um negócio;
  • Depois disso você verá que a tela de perfil exibirá um campo para você preencher com o seu nome e não com o nome do seu empreendimento como era visível antes;
  • E pronto! Basta inserir sua foto de perfil e nome para começar a usar o segundo número. 

Se você optar por utilizar o WhatsApp Business, não esqueça de explorar as outras configurações desse aplicativo.

Como mencionamos anteriormente neste artigo, o WhatsApp Business é feito para quem possui um empreendimento, por isso ele apresenta mais opções de configurações.

Você pode utilizá-lo para uso pessoal, no entanto, fique alerta, pois ele pode vir com algumas configurações pré ativadas.

Como mensagens automáticas e mensagens de boas vindas, mas essas opções podem ser facilmente encontradas e desativadas.

Embora existam aplicativos que também clonam mensageiros, como o Parallel Space, ter dois WhatsApp no iPhone envolve a questão do chip, como já comentamos. 

Depois de entender como ter dois WhatsApp conheça outros recursos da  ferramenta

Nesse artigo, você foi capaz de compreender como ter dois WhatsApp no seu celular.

Se você está iniciando um negócio virtual deve cuidar para não ter o seu WhatsApp clonado, pois pode ser um transtorno tanto para você quanto para os seus clientes. 

Além disso, cuidado para não ser banido do WhatsApp ao utilizar as listas de transmissão e tentar promover o seu negócio, pois existem políticas de uso que você deve seguir. 

Você também pode instalar o WhatsApp no pc para facilitar a comunicação com os seus clientes ou utilizar a versão do WhatsApp para a Web.

E se saber como ter dois WhatsApp não é o suficiente para que você qualifique o seu atendimento ao cliente busque por soluções como o JivoChat.

O JivoChat é uma ferramenta de chat online, mas que permite que você integre diversos canais de comunicação.

Você pode integrar com o JivoChat ao WhatsApp Business, o Instagram e também o Facebook Messenger para receber as mensagens dos seus clientes em uma única tela.

Permitindo que você qualifique o seu atendimento e possa atender seus clientes com mais rapidez.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download