Como converter PDF em Word: 10 ferramentas grátis

atualizado 19 de julho de 2023
Tempo de leitura9 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

O PDF é um formato usado com muita frequência no compartilhamento de arquivos. Por ser leve, prático e necessitar de softwares especiais para sua edição, muitas pessoas escolhem esta opção de formato na hora de enviar seus arquivos por e-mails ou para impressões. Mas como converter PDF em Word?

O formato também é flexível e permite o armazenamento de dados em texto e imagens. No entanto, algumas pessoas sem acessos às ferramentas corretas podem ter dificuldade para extrair as informações de um PDF.

Apenas copiar e colar o conteúdo do arquivo em outra ferramenta não irá funcionar. No entanto, existem outras opções mais fáceis e efetivas. Se você deseja modificar o texto através do Microsoft Word ou até mesmo adicionar imagens a um arquivo use uma ferramenta para transformar PDF em Word online.

Para facilitar o gerenciamento e a edição dos seus arquivos, preparamos uma lista com as principais formas de como converter PDF em Word grátis.

Crie seu site com a Wix

O que é o PDF?

PDF é uma sigla que vem da língua inglês e significa Portable Document Format, em tradução literal fica Formato Portátil de Documento. A empresa Adobe foi a responsável pela criação do formato no início dos anos 90, sua intenção era desenvolver um arquivo fácil de ser compartilhado, visualizado e que oferece segurança e compatibilidade em diversos sistemas operacionais.

Muitas pessoas utilizam o PDF por se tratar de um arquivo fácil de visualizar e imprimir. Outra vantagem é que os arquivos convertidos para este formato mantêm sua qualidade original. Além disso, ele não é naturalmente editável, o que previne modificações sem as ferramentas de edição.

Melhores ferramentas para converter PDF em Word

Abaixo, confira diversas opções e encontre um conversor de PDF em Word que possa atender às suas necessidades.

1. ApowerPDF

O ApowerPDF é um editor de PDF bem completo da Apowersoft. Ele permite modificar textos, adicionar imagens, marcas d’água, entre outras funções, além de contar com uma interface bem simples.

Ele apresenta também funções de conversão de arquivo, possibilitando converter PDF em Word em poucos segundos. Para utilizar o ApowerPDF é necessário fazer o download do programa e ele possui algumas limitações na versão gratuita.

Para transformar PDF em Word, após realizar o download e abrir o programa, na tela inicial terá um ícone "Converter PDF" que após o clique abrirá uma tela onde você pode adicionar o PDF que deseja transformar.

Captura de tela do Apowersoft

Após selecionar o arquivo, basta escolher "PDF para Word" e selecionar o formato de saída e pronto, seu novo arquivo word estará pronto para ser baixado.

Captura de tela do Apowersoft

2. Soda PDF

Uma das plataformas mais completas para editar e gerenciar seus arquivos PDF é o Soda PDF. A possibilidade de realizar uploads de arquivos salvos em serviços de armazenamento em nuvem é um dos diferenciais da plataforma.

A ferramenta conta com diversos serviços de edição de PDF online através do seu navegador: como juntar, comprimir, converter PDF em diversos outros formatos de arquivos, entre várias outras funções.

Além da versão totalmente online gratuita, também é possível baixar o programa para o seu computador e usar a ferramenta offline.

Para converter PDF em Word usando o Soda PDF é simples, basta escolher o arquivo que deseja transformar ou arrastar e soltar na área indicada, aguardar alguns segundos para que seu arquivo seja finalizado e após isso o download estará disponível.

Captura de tela do Soda PDF

3. Smallpdf

O Smallpdf é uma ferramenta completa para converter PDF em Word. Sua interface é muito simples, intuitiva e amigável para usuários de todos os tipos.

Apenas um item pode ser convertido por vez através desta ferramenta. Porém, a conversão é feita muito rapidamente e é capaz de preservar a qualidade durante a mudança de formato.

Além da funcionalidade de converter arquivos para o formato Word, o Smallpdf também conta com a conversão para outros formatos como PPT, Excel e JPG. Também é possível fazer o contrário e converter estes arquivos para PDF.

A ferramenta, que também conta com uma versão de aplicativo, oferece recursos de edição para cortar e juntar PDF, girar, comprimir arquivos, assinar, proteger e desproteger seus PDFs.

Além disso, é possível fazer a conversão com OCR, um método em que páginas digitalizadas serão convertidas em um texto editável.

É possível fazer a conversão de arquivos em seu computador, do Google Drive, Dropbox e até mesmo de links da internet. Ao selecionar o seu arquivo, basta escolher a opção de conversão e aguardar alguns segundos até que o seu arquivo esteja pronto. Então, clique em "Baixar" para fazer o download.

Captura de tela do SmallPDF

4. iLovePDF

Este é um dos editores de PDF online mais populares na internet. Assim como o item anterior, esta ferramenta conta com um acervo completo de funcionalidades para conversão e edição de PDFs. É possível converter para Word, PPT, Excel e JPG, também é possível gerar arquivos em PDF a partir destes formatos.

Além disso, o site também conta com recursos para enumerar páginas, adicionar marca d'água, girar, proteger e desbloquear arquivos.

Converter seu PDF com esta opção também é muito fácil. Basta apenas arrastar e soltar o arquivo ou clicar em "Selecionar arquivo" para pesquisá-lo por suas pastas. Após a conversão, o download será liberado, mas também é possível copiar um link de compartilhamento e adicioná-lo em seu Google Drive ou Dropbox.

5. Nitro

Nitro é um serviço de conversão e armazenamento de arquivos. Assim como outros em itens de nossa lista, é possível fazer a conversão para Word, Excel e PPT, além da conversão reversa através dele. Geralmente, o resultado das conversões é bom, no entanto, a versão gratuita conta com algumas limitações.

Por tanto, se você deseja converter tabelas, relatórios e formulários mais complexos, talvez seja necessário a contratação de um dos planos premium para garantir mais qualidade. Além disso, o serviço conta com um número limitado de conversões mensais.

Para converter seu arquivo PDF para Word através da plataforma acesse o item "Tools". Clique na opção "Convert", selecione um item de seu computador ou outras plataformas de armazenamento na nuvem. Então, escolha o formato do arquivo DOCX e faça seu download.

6. PDFCandy

O PDFCandy é um editor de PDF online e gratuito que oferece um acervo de recursos para editar e converter arquivos. Além das conversões para o formato Word, é possível transformar arquivos em PNG, BMP, RTF, TIFF e transformar arquivos HTML, Excel, EPUB, MOBI, PPT e várias outras opções em PDF.

Além disso, o site conta com recursos para extrair texto e imagens, adicionar cabeçalho e rodapé, adicionar marca d’água, cortar, etc.

Converter PDF em Word online através desta ferramenta é muito simples. Arraste e solte o item que será convertido ou clique em "+ Adicionar arquivo" para pesquisá-lo em seu computador ou serviço de nuvem. Aguarde a conversão e faça seu download.

7. easyPDF

A ferramenta easyPDF funciona de forma muito semelhante a outros itens de nossa lista quando se trata de como converter PDF em Word. Além do foco no formato para Word, a plataforma conta com outros tipos de conversão e edição.

A plataforma é segura e mantêm seus arquivos anônimos, mas é limitada por uma conversão por vez. Algo que pode tornar o processo de transformar muitos arquivos mais trabalhoso.

Converter e baixar seu arquivo através da ferramenta é uma tarefa muito fácil. Acesse o site, para escolher seu arquivo é possível apenas arrastar e soltar, clicar no ícone de seta para cima para pesquisar em suas pastas ou importar um item do Google Drive ou Dropbox. Então, basta aguardar a conversão e fazer o download.

8. PDF Converter

Uma das grandes vantagens de usar o PDF Converter para transformar seus arquivos em DOCX é a possibilidade da conversão simultânea. Vários itens podem ser transformados ao mesmo tempo, poupando seu tempo e tornando este trabalho mais prático.

Além disso, a ferramenta também conta com toda a gama de recursos para a conversão em outros formatos e a edição básica, com recursos para juntar PDF e até mesmo comprimi-los.

Assim como várias outras opções, transformar um arquivo no PDF Converter é muito simples. Solte os arquivos na área branca no site ou clique no botão "Selecionar arquivo" para realizar uma busca em seus ficheiros. Aguarde as conversões e faça seus downloads.

9. PDF2Go

Outra opção na nossa lista de sites para entender como converter PDF em Word é o PDF2Go. Uma ótima opção para realizar a conversão dos seus arquivos. O site conta com diversas ferramentas para gerenciar seu PDF, com opções de edição, segurança e até reparação.

Além disso, é possível fazer a conversão com OCR, um método em que páginas digitalizadas serão convertidas em um texto editável.

É possível fazer a conversão de arquivos em seu computador, do Google Drive, Dropbox e até mesmo de links da internet. Após definir o arquivo que será convertido e selecionar o método de conversão, clique em iniciar, aguarde e faça o download deste arquivo.

10. PDF to Docx

O maior destaque do PDF to DOC é a possibilidade de realizar até 20 conversões simultâneas. Ao terminar a transformação, todos os itens convertidos podem ser baixados em um único arquivo compactado.

Além disso, o site para converter PDF em Word também conta com outros formatos em que o PDF pode ser convertido, mas a única opção que pode ser convertida de forma inversa é o JPG.

Faça sua conversão arrastando e soltando os arquivos no site ou pesquisando em suas pastas. Após a transformação ser finalizada, clique no botão "Download".

Como salvar arquivos do Word em PDF

Se você já está usando o Word para editar ou criar algum arquivo, saiba que é possível salvá-lo em PDF.

Fazer isso nas versões mais atualizadas do programa é muito simples. No entanto, se alguma dúvida surgir, confira o passo a passo a seguir.

  1. Clique em "Arquivo".
  2. Clique em "Salvar como".
  3. Na parte inferior da janela que será aberta, confira o menu com as opções de "Formato de Arquivo".
  4. Selecione a opção "PDF" e clique em "Salvar".

Estes passos podem ser diferentes em versões mais antigas do programa. Se este é seu caso e estiver encontrando dificuldades, confira os recursos dos itens de nossa lista. Todos eles contam com uma opção de como transformar Word em PDF.

Viu como é fácil converter PDF em Word?

Esperamos que o nosso artigo tenha apresentado ferramentas que possam ajudar a executar esta atividade com mais facilidade.

Caso você esteja procurando outras ferramentas de conversão, como conversor de vídeo, temos um artigo com uma lista de conversor de vídeo.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download