Como aprender Excel sozinho? Confira as principais dicas

atualizado 29 de abril de 2022
Tempo de leitura6 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

O Excel é uma ferramenta essencial para a organização e administração de empresas, por facilitar o gerenciamento e controle de informações com planilhas completas.

Além disso, também é possível utilizar as funcionalidades do programa para auxiliar na organização de sua vida pessoal.

As fórmulas e cálculos que podem ser aplicados nas planilhas são perfeitas para facilitar o dia a dia tanto pessoal quanto profissional. 

Para aprender mais sobre o que o programa pode fazer e entender como melhorar na utilização desta ferramenta, confira nosso artigo e conheça as melhores formas de como aprender Excel.

Crie sua loja virtual com a Wix

O que é possível fazer com o Excel?

O Excel é um programa completo que oferece todas as ferramentas necessárias para realizar cálculos empresariais complexos e organizar sua rotina de estudos. É possível fazer tudo com muita agilidade e praticidade. 

Um dos principais usos do programa é a para fazer cálculos do setor financeiro, controlar valores e controlar metas de um negócio. 

Muitos profissionais que trabalham com informática também usam a ferramenta para precificar seus produtos ou serviços, planejar um cronograma de demandas para seu time, desenvolver formulários e atender vários outros tipos de demandas.

Já na área pessoal, é possível contar com planilhas para controlar gastos mensais, controlar valores de investimento em renda fixa e variável, criar lista de compras, orçar viagens, festas, controlar seus estudos e muito mais. 

Quais as vantagens de aprender Excel?

Existem várias vantagens em aprender o Excel do básico ao avançado, confira as principais:

  • Facilidade de visualização de dados por gráficos
  • Cálculos precisos e corretos
  • Rapidez
  • Praticidade
  • Controle financeiro pessoal e empresarial
  • Organização do dia a dia

Como aprender Excel?

Aprender a usar o Excel sem ajuda é uma tarefa bem desafiadora que irá necessitar de muita determinação e planejamento para seus estudos. 

Caso você ainda não saiba por onde começar, confira a seguir as principais dicas sobre como aprender Excel.

Crie um cronograma

Independente do seu objetivo ou da área de conhecimento, a constância é o fator determinante para garantir o aprendizado.

Ou seja, é preciso manter uma rotina de estudos para garantir que está aprendendo e evoluindo. Por tanto, desenvolva um cronograma com os horários em que estudará.

Dê preferência aos horários em que se sente mais produtivo, caso seja possível. Mantenha o foco em criar uma rotina de estudo, portanto, as sessões não precisam ser longas. 60 minutos diários podem ajudar bastante a alcançar sua meta.

Use um roteiro de estudos

Direcionar o tempo investido durante suas sessões de estudos em objetivos claros pode ajudar a melhorar seus resultados. Portanto, desenvolva ou procure por um roteiro de estudos sobre Excel.

  1. Conheça as telas e opções da ferramenta: comece tentando aprender sobre todas as funções, tendo uma noção completa da ferramenta.
  2. Confira as funções: defina quais são seus objetivos e aprenda sobre quais funções serão necessárias para alcançá-los.
  3. Crie um documento simples: confira aulas gratuitas e aprenda a criar um documento simples do zero.
  4. Explore as fórmulas:as fórmulas são muito importantes no Excel, elas são usadas para fazer cálculos e até mesmo criar listas simples. Um exemplo comum é a fórmula de adição, representada pelo =SOMA.
  5. Descubra os atalhos: aprenda sobre os atalhos das funcionalidades que mais serão usadas por você para tornar o uso da ferramenta mais prático.
  6. Compartilhe e aprenda os conceitos: participar de grupos de discussão e conversar com amigos mais experientes no assunto também pode ajudar a aprender mais.

Estude a teoria e pratique

Estudar a teoria é muito importante, mas praticar é essencial para garantir que o conteúdo seja assimilado. 

É importante entender que não será possível fazer cálculos e formas complexas logo no início. Contudo, ao longo do tempo e com a prática, será possível aprender sobre as funcionalidades, atalhos e formatações.

Assista aulas grátis online

Por fim, aproveite o conteúdo gratuito na internet sobre como aprender Excel gratuitamente. Procure no YouTube por tutoriais e aulas gravadas ao vivo que estejam disponíveis para o público em geral.

É importante integrar este tipo de estudo em seu cronograma e plano de estudos. 

Em quanto tempo é possível aprender Excel?

O tempo para aprender a usar o Excel sozinho é algo que varia muito de pessoa para pessoa, de acordo com sua dedicação e planejamento. 

É importante ter em mente que quanto mais se aplicar e se esforçar, melhores serão os resultados. Por isso é muito importante estudar diariamente. 

Qual o melhor curso de como aprender Excel?

É possível aprender a usar o Excel sozinho, mas este é um caminho que apresenta mais dificuldades e pode demorar mais tempo para gerar resultados expressivos.

Uma das melhores formas de aprender a usar a ferramenta é estudar através do conteúdo desenvolvido por quem domina o programa. 

Hoje existem diversas opções de cursos online que ensinam sobre as funcionalidades e os segredos do uso do Excel pessoal e profissional.

Confira a seguir algumas das principais opções de cursos disponíveis na internet.

Curso Online de Excel - Expert Cursos

Este curso sobre Excel foi desenvolvido como um método de estudo que prioriza ao máximo o tempo disponível dos seus alunos.

Por contar com essa natureza, o material conta com um conteúdo muito objetivo que ensina o passo a passo de utilização das ferramentas.

As aulas vão do básico ao avançado, contam com 30 horas de conteúdo e oferecem um certificado de capacitação profissional na finalização.

Alguns dos principais conteúdos são:

Fonte

Alinhamento e numeração

Apresentação e configuração do layout

Planilhas e funções

Comandos

Tabelas dinâmicas

WFour Cursos - Excel

A WFour Cursos conta com uma metodologia própria para ensinar seus alunos a criar documentos, planilhas, usar as funcionalidades e trabalhar profissionalmente com in usando o programa.

As aulas começam no nível básico e vão até lições profissionais, oferecendo um passo a passo para tudo de uma forma bem didática.

Alguns dos principais conteúdos ensinados são:

AutoSoma

Criação de gráficos

Preenchimento relâmpago

Congelar linhas e colunas

Mover e copiar planilhas

Alterar aparência 

Curso de Excel online do Básico ao Avançado

Este é um curso gratuito indicado para quem deseja aprender do básico ao avançado sobre várias funcionalidades da ferramenta.

O material conta com 5 módulos de nível básico e 5 módulos do nível médio ao avançado. São 3 horas totais divididas em 10 aulas.

O curso é recomendado para pessoas que têm pouca ou nenhuma experiência usando o programa. Contudo, não é possível interagir e tirar dúvidas com os instrutores.

Habilidades de Excel para negócios: fundamentos

Por fim, este é mais um curso gratuito sobre fundamentos de Excel para negócios.

O material prepara os alunos para utilizar a ferramenta de forma profissional, dominando a interface da ferramenta, fazendo cálculos básicos com fórmulas e funções, visualizando dados e criando planilhas profissionais em apenas 6 semanas.

O conteúdo é recomendado para pessoas com nível iniciante, com uma duração total de 26 horas.

Como aprender Excel: preparado para dominar a ferramenta?

O Excel é uma ferramenta essencial para empresas, portanto, profissionais capazes de dominar este programa podem encontrar boas oportunidades de emprego.

Além disso, usar o Excel em sua vida pessoal também pode trazer várias vantagens na hora de se organizar.

Caso tenha interesse em conhecer mais cursos online para aprender sobre outras atividades e profissões, confira nosso artigo com os melhores cursos da internet para aprender online.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download