Ferramenta para captura de vídeo: conheça 7 ferramentas

atualizado 23 de setembro de 2021
Tempo de leitura4 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Saber como gravar a tela do computador é uma dúvida que alguns profissionais que estão começando a trabalhar com vídeos e cursos online geralmente têm.

Pessoas que produzem vídeos para o YouTube muitas vezes também precisam de programas que capturam sua área de trabalho para complementar seu conteúdo. 

A boa notícia é que existem várias ferramentas eficientes e gratuitas que permitem gravar o vídeo de sua tela, capturar o áudio e a imagem de sua webcam para tornar seu material ainda mais completo.

Confira a lista que preparamos para você encontrar a melhor ferramenta de captura de vídeo e comece a produzir seu conteúdo.

Qual o melhor programa de captura de vídeo?

Existem diversas opções disponíveis na internet capazes de produzir materiais de conteúdo. Estas ferramentas são bastante simples, mas são completamente eficazes no que fazem.

Confira a lista a seguir e escolha a alternativa que oferece os melhores recursos para o tipo de conteúdo que deseja produzir.

1. Movavi Screen Recorder

O Movavi é um gravador de tela para PC gratuito que permite gravações de webinários, chamadas online, tutoriais em vídeo, aulas ao vivo, streaming e eventos online.

Simples e prático, a ferramenta permite escolher a tela que será capturada e ajustar configurações. Após escolher suas definições, basta apenas clicar no botão REC para começar a gravar. 

O programa também permite editar as gravações com recursos simples de edição para otimizar o seu tempo e salvar no seu formato preferido. 

A opção também permite programar gravações, mostrar teclas e mouse, desenhar em seus vídeos, capturar apenas o áudio, capturar sua webcam e criar cenas com voz, tela, microfone e sua webcam.

2. Apowersoft Screen Recorder

O ApowerREC é um gravador de tela grátis para Windows, Mac, Android e iOS. A ferramenta é bastante prática e conta com vários recursos. 

É possível gravar a tela com webcam, gravar sons do sistema e microfone, adicionar anotações em seus vídeos e fazer edições básicas após a finalizar sua gravação.

O programa conta com tarefas de gravação, que permitem agendar gravações com horários específicos de início e fim. 

Também é possível gravar com zoom, enfatizar uma área da tela com a função Spotlight e gravar apenas uma janela ou programa específico.

3. Ezvid

O Ezvid é um programa para captura de vídeo um pouco mais simples, porém, vem acompanhado de um editor de vídeo onde é possível cortar gravações e adicionar textos. 

A ferramenta é fácil de usar, conta com uma interface simples e também permite capturar seus vídeos com a imagem de sua webcam. 

Seu editor conta com algumas músicas inclusas e permite desenhar anotações em sua tela. 

Uma de suas principais vantagens é a compatibilidade. O programa funciona em computadores Windows XP3, 7, 8 e 10. 

Contudo, um ponto negativo relevante é que os arquivos não podem ser exportados, podem somente serem carregados no seu canal do YouTube.

4. Loom

O Loom é uma alternativa bastante rápida e prática para gravar a tela do seu computador. 

Com o programa é possível gravar a tela do seu computador, seu áudio e a webcam, permitindo até mesmo anotações e desenhos no vídeo.

A interface é bastante fácil de usar e intuitiva, permitindo que os vídeos gravados sejam compartilhados com facilidade.

É possível baixar e instalar o programa em sistemas Windows e Mac ou usar uma extensão em navegadores Google Chrome.

5. FlashBack 

A proposta do FlashBack é ser uma ferramenta de captura de vídeo que também conta com um editor de vídeos robusto. 

A ferramenta pode ser testada gratuitamente e permite gravar sua tela, sons e sua webcam. É possível cortar seus arquivos, fazer clipes, adicionar elementos, legendas, comentários e até mesmo música. 

O programa não tem limitação para o tamanho de suas gravações, permite salvar os vídeos ou compartilhá-los no YouTube.

Confira também nossa lista com os melhores sites para baixar vídeos do YouTube.

6. Free Screen Video Recorder

Uma das opções mais simples e fáceis de usar, o Free Screen Video Recorder conta com 4 formas de capturar sua tela e um editor integrado para ajustar seus vídeos.

O software também permite gravar múltiplas janelas, redimensionar imagens, destacar os movimentos do cursor e gravar vídeos com o som do microfone. 

O programa é completamente gratuito e pode ser utilizado em sistemas operacionais Windows XP SP3, Vista, 7, 8 e 10.

7. Krut Computer Recorder

Mais uma opção que foca na simplicidade, o Krut é um programa grátis que pode ser usado para captura de vídeo. 

O conteúdo capturado pode ser salvo em um formato padrão de vídeo ou em arquivos separados para imagens e áudio. 

O programa também permite gravar a partir de um tempo pré-determinado, gravar movimentos em sua área de trabalho, conferir prévias das gravações, destacar o mouse e oferecer uma sincronização de vídeo e áudio de alta qualidade.

Preparado para fazer a captura de vídeo para seus conteúdos?

Seja para desenvolver seu próprio curso online, criar tutoriais para sua equipe ou produzir vídeos para o YouTube, esperamos que a nossa lista tenha ajudado a escolher a melhor alternativa. 

Caso você também tenha interesse em aprender mais sobre a edição de vídeo, confira nosso artigo que apresenta as melhores ferramentas de edição de vídeo para iniciantes e profissionais.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download