Melhores banco de vídeos gratuitos: 10 opções para te ajudar

atualizado 2 de janeiro de 2024
Tempo de leitura7 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Os vídeos são considerados a sensação na internet, esse formato de conteúdo consumido online tem se consolidado cada vez mais. Seja através do YouTube, ou agora por novos aplicativos voltados a essa mídia, como o TikTok.

Atualmente com a força dos vídeos na internet, surgiu a necessidade de uma estratégia de marketing eficiente, pensando em vídeos como uma forma de criar engajamento com o seu público.

Além da possibilidade de produção autoral de vídeos para sua campanha ou para a sua rede social, existem diversos bancos de vídeos na internet. São inúmeros os sites que oferecem diversos tipos de conteúdo para incrementar o seu vídeo.

Os bancos de vídeos, assim como de imagens, possuem um acervo com diversas opções para incrementar as suas produções. Por isso, separamos alguns sites com ótimos vídeos gratuitos ou que caibam no seu orçamento.

10 Melhores bancos de vídeos

1. Pixabay

O Pixabay é um site de banco de vídeos gratuitos, fotografias, vetores e ilustrações. Com uma grande quantidade de vídeos, com alguns em alta resolução (em 4K), o site oferece conteúdo sobre a licença Creative Commons 0 (CC0).

Creative Commons 0 é a licença livre para uso pessoal ou profissional sem a necessidade de atribuição. Além disso, não é necessário fazer login ou criar uma conta para fazer download e é possível pesquisar os conteúdos em portugues.

2. Videezy

O Videezy é um banco de vídeos gratuito com um grande acervo com diversos formatos e resoluções, incluindo vídeos em 4K. O site possui um filtro de pesquisa bem detalhado e possibilita pesquisar em portugues.

Além de vídeos, o site possui vetores, imagens, projetos do Photoshop (PSD) e também projetos para o After Effects para motion graphics elegantes e práticos, bem fácil de ser baixado.

Apesar do material poder ser utilizado de forma gratuita, é necessário dar os créditos ao autor no final do seu vídeo. O Videezy possui alguns planos pagos, com mais opções de vídeos e recursos.

3. Pexels

Um dos melhores bancos de vídeos e imagens presente na internet, o Pexels possui um grande banco de vídeos gratuitos em alta resolução. O site é bem simples e fácil de utilizar, separado em categorias e conta com um mecanismo de busca bem eficiente.

O Pexels oferece conteúdo sobre a licença Creative Commons 0 (CC0), podendo utilizar todos os vídeos para fins pessoais ou comerciais sem a necessidade de pedir permissão ou dar créditos ao autor, apesar deles incentivarem isso.

Para utilizar o Pexel não é necessário criar uma conta ou realizar o login, basta procurar o vídeo que deseja utilizar e fazer o download.

4. Coverr

Outra opção de banco de vídeos gratuitos é o Coverr, com uma extensa biblioteca de vídeos em alta resolução para download. Os vídeos podem ser utilizados para fins comerciais ou não, e não é necessário dar os créditos ao autor.

Um dos principais diferenciais do Coverr em relação às demais opção é a possibilidade de simular como o vídeo ficaria em um header de site, antes mesmo de baixá-lo. Basta clicar em "see as a cover" e o vídeo é mostrado dessa forma.

5. Videvo

O Videvo é um site de banco de vídeo gratuito e possui diversas outras opções de mídias gratuitas ou pagas, como por exemplo: trilhas sonoras, efeitos sonoros e motion graphics. A plataforma possui opções gratuitas e pagas.

O site possui uma excelente ferramenta de buscas e trabalha com algumas opções de licença. Uma delas é a Videvo Standard License, que permite baixar os vídeos gratuitamente, porém a única restrição é que você não pode disponibilizar para download.

A outra é através da licença Creative Commons 3.0 (CC 3), que permite utilizar em qualquer projeto mas é necessário dar créditos ao criador original.

6. Splitshire

Criado pelo web designer Daniel Nanescu, o Splitshire é um banco de vídeo e imagem gratuito para utilizar de forma pessoal e comercial. Com um grande acervo de imagens ao ar livre filmadas com drone, basta clicar no título e fazer o download.

As unicas restrições de uso são em relação a utilizar as imagens em conteudos inapropriados como violencia, racismo ou discriminação.

7. Vidsplay

O Vidsplay é um site de banco de vídeo gratuito, apesar da interface bem simples, eles possuem um acervo enorme de vídeos. Os vídeos podem ser utilizados tanto para projetos pessoais quanto para comerciais, basta dar os créditos ao autor.

8. Clipcanvas

O Clipcanvas é um banco de vídeos bem prático, possui diversos vídeos gratuitos e pagos, diferente de outras plataformas listadas, para fazer download do material é necessário criar uma conta e fazer o login.

Ele possui uma grande variedade de vídeos em full HD e possibilita uma reprodução automática ao posicionar o mouse sobre a miniatura do clipe. Além dos vídeos, o Clipcanvas oferece backgrounds e algumas animações para After Effects.

9. Ignite Motion

O Ignite Motion é uma plataforma de banco de vídeos gratuita bastante utilizada por quem procura fundos animados para uso pessoal ou comercial. A quantidade de vídeos é um pouco limitada comparada com outras plataformas, mas são bem simples de baixar.

10. Footage Crate

O Footage Crate é um site de banco de vídeos gratuito focado em efeitos visuais (VFX). A plataforma também possui trilhas sonoras, efeitos sonoros, transições e elementos 3D. Para utilizar os materiais é necessário realizar um cadastro.

O site oferece opções pagas e gratuitas, porém as opções free são um pouco limitadas. A plataforma é bem fácil de ser utilizada.

Ilustrações de diversas plataformas de vídeos.

Aprenda a produzir os seus próprios vídeos

A produção e o compartilhamento de vídeos na internet se popularizou e mudou a maneira como consumimos esse tipo de conteúdo online. A facilidade do acesso a smartphones com câmeras faz com que qualquer pessoa possa produzir e publicar em suas redes sociais.

Além disso, os vídeos possuem um grande potencial para estratégias de marketing digital, e abrem novas oportunidades para divulgar negócios e produtos. Além de criar uma conexão da marca com o consumidor.

Seja para começar a ser um Videomaker profissional, ou apenas alguém que gosta de produzir vídeos, separamos algumas ferramentas para te ajudar nas suas edições.

Editores de vídeos

1. Apowersoft Beecut

Banner do Beecut - editor de vídeo da Apowersoft

A Apowersoft é uma empresa que possui diversas ferramentas e soluções de multimídia, como remover marca d'água, fazer captura de tela, conversor de vídeos e também um excelente editor de vídeo, o Beecut.

A ferramenta é bem intuitiva e possibilita e permite adicionar transições de cenas, sobreposições, filtros, efeitos visuais e muitas outras opções de edição de vídeo. Além de cortar, dividir, mesclar os seus vídeos.

2. Movavi

O Movavi é uma ferramenta de edição de vídeo bem intuitiva e atrativa para novos usuários e para quem já possui uma certa experiência com edição de vídeo. Além das funções básicas, a ferramenta também possui alguns recursos mais complexos.

Com apenas 20 minutos, é possível dominar todas as ferramentas do Movavi, segundos os seus criadores. Além de opções de ajustes de cor, a plataforma possui uma linha do tempo otimizada que ajuda na hora da edição dos vídeos.

3. InVideo

Uma excelente opção para quem deseja começar a editar vídeos e utilizar modelos prontos é o InVideo. Além disso, a plataforma possui um banco de vídeos profissionais para quem é assinante.

Uma das ferramentas de edição de vídeo mais fáceis do mercado, além de contar com elementos de edição como introdução, encerramentos entre outras, a plataforma oferece um armazenamento dos vídeos na nuvem.

A plataforma é gratuita, porém possui alguns planos pagos com mais recursos e opções que podem dar um toque mais profissional ao seu trabalho, ajudando na hora da edição do seu vídeo.

4. Canva

O Canva é um software de design gráfico gratuito, fácil de usar e completamente online (não é necessário baixar nenhum programa).

Criado há mais de 10 anos, já conta com mais de 75 milhões de usuários ativos em 190 países. Para se ter uma ideia, mais de 36 designs são criados a cada segundo com a nossa ferramenta!

Além de ser um editor de vídeos, o Canva também conta com uma vasta galeria que abrange imagens, animações e templates para você criar vídeos incríveis utilizando a ferramenta.

Encontrou o banco de vídeo ideal para o seu projeto?

Agora que você conhece diversas plataformas de banco de vídeos gratuitos, esperamos que essa lista tenha facilitado na hora de você produzir conteúdos para o seu negócio ou para a sua rede social.

Caso queira conhecer mais ferramentas para edição de vídeo, não deixe de conferir o nosso artigo com os melhores editores de vídeos.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download