Baixar música grátis: 15 melhores sites

atualizado 1 de setembro de 2023
Tempo de leitura14 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

As plataformas de streaming de música oferecem um bom serviço para pessoas que desejam uma forma prática de ouvir suas músicas preferidas. No entanto, a maioria dessas ferramentas dependem de conexão com a internet.

Isso significa que não é possível ouvir suas playlists em situações onde a conexão não é boa ou até mesmo não está disponível. Além disso, pessoas que utilizam músicas para projetos pessoais, eventos e edição de vídeos precisam dos arquivos disponíveis em seus computadores ou celulares.

Uma forma prática de contornar a dependência dos serviços de streaming de música é baixar músicas diretamente para seus dispositivos através de plataformas confiáveis.

Desta maneira, é possível contar com os arquivos à sua disposição, sem gastar dinheiro, de uma forma segura.

Como baixar música mp3 no PC

Confira nossa lista de sites para baixar música grátis e encontre formas para fazer o download de músicas para uso pessoal, conhecer novas bandas e até mesmo encontrar músicas completamente gratuitas para suas edições. Vamos lá?

1. ByClick Downloader

A quantidade de vídeos de músicas disponíveis no YouTube é enorme. É bem provável que o acervo musical dos seus artistas preferidos esteja completamente disponível na plataforma de compartilhamento de vídeo.

É possível encontrar até mesmo covers, remixes e novas versões de diversas músicas famosas.

Você pode ter o acesso a todo este conteúdo para utilização pessoal através do YouTube By Click, uma ferramenta rápida e segura para fazer o download de músicas do YouTube e baixar vídeos grátis.

Uma das grandes vantagens de utilizar o By Click é a possibilidade de baixar todas as músicas de uma playlist criada no próprio YouTube.

Além disso, o programa também oferece uma excelente qualidade de download, mantendo os arquivos em HD e vídeos de 720p até 8K.

Para baixar música grátis com o Byclick é muito simples, graças a sua interface bem amigável e intuitiva. Basta escolher uma pasta para baixar música grátis, ou deixar a pasta padrão definida pela ferramenta.

Passo 1: Escolha a opção para baixar música MP3 grátis;

Captura de tela do programa para baixar música ByClick Downloader

Passo 2: Caso tenha a versão premium do Byclick, escolha a qualidade;

Passo 3: Clique em colar URL e clique em baixar;

Passo 4: Pronto! O download da sua música irá começar.

2. Musify

O Musify é uma das melhores ferramentas disponíveis para baixar música grátis, especialmente porque ele suporta grandes plataformas como o SoundCloud, MixCloud, Bandcamp, entre mais de 1000 sites.

Além disso, para você que busca uma forma de baixar música do Spotify, isso também é possível com o Musify.

Você pode fazer o download de músicas, álbuns e playlists completas para arquivos mp3, FLAC, WAV e M4A.

A ferramenta é capaz de baixar áudios em segundos e conta ainda com funções de conversão de formato de arquivos, o que pode ajudá-lo a garantir compatibilidade com diversos dispositivos, vale a pena conferir.

Captura de tela do programa para baixar música  Musify exibindo diversas músicas em download

3. Jamendo

O Jamendo é um site que oferece espaço para artistas independentes veicularem e disponibilizarem suas músicas gratuitamente para o público.

O serviço conta com mais de 400 mil faixas e 40 mil artistas independentes dos mais diversos gêneros musicais, incluindo artistas brasileiros.

Procurar novas bandas e músicas através do site remete à sensação nostálgica de encontrar CDs com faixas apaixonantes na prateleira de uma loja.

Por tanto, se você gosta de música independente, dê uma chance ao Jamendo.

4. SoundCloud

O SoundCloud funciona como uma espécie de rede social para músicos e pode servir como aplicativo para baixar arquivos de música.

Artistas podem criar seus perfis, compartilhar suas músicas através da do streaming e até mesmo conseguir um selo de verificação, mostrando sua autenticidade.

É preciso admitir que nem todo o conteúdo do site está disponível para download, no entanto, existem inúmeros artistas que oferecem um enorme acervo com música de qualidade de qualquer gênero.

Baixar mp3 de músicas no SoundCloud é algo bem simples, porém, o artista deve ter disponibilizado o download de seu conteúdo. Basta apenas clicar no ícone de 3 pontinhos de cada faixa e clicar no botão "Download".

Captura de tela do site para baixar música Soundcloud com o texto "Conecte-se À SoundCloud"

5. Free Music Archive

O Free Music Archive conta com um grande acervo de músicas livres de royalties que podem ser baixadas apenas para entretenimento e para o uso comercial na edição de vídeos, podcasts e até mesmo anúncios.

Vale lembrar que apesar do uso gratuito em seu negócio, os artistas ainda podem exigir sua autoria para liberarem o uso completo.

O site conta com uma enorme variedade de gêneros musicais e não exige cadastro para que os usuários possam fazer o download de conteúdo.

Por tanto, se você vai editar algum vídeo e precisa de uma trilha sonora perfeita, a pesquisa no Free Music Archive vale a pena.

Captura de tela do programa para baixar música  Free Music Archive

6. Hulkshare

O Hulkshare, assim como o SoundCloud, funciona como uma rede social para artistas e amantes da música, onde todo o conteúdo está disponível gratuitamente para ser escutado através do streaming.

Artistas também podem escolher disponibilizar o download de suas faixas gratuitamente.

A plataforma de compartilhamento de música está crescendo rapidamente, hoje conta com aproximadamente 3 milhões de usuários e mais de 400 mil artistas disponibilizando seu trabalho no site.

Para baixar música grátis no site selecione um artista ou uma faixa e confira se o botão "Download" foi disponibilizado pelo artista, então, clique nele e inicie a transferência do seu arquivo.

7. Bandcamp

Diversos artistas independentes talentosos disponibilizam seu trabalho para download no Bandcamp. O site oferece um espaço para que os próprios músicos disponibilizam o download de seus álbuns e faixas.

Isso torna a navegação uma experiência única e bem agradável, pois cada artista tem sua própria página que pode ser customizada de acordo com suas preferências.

Apesar de se tratar apenas de conteúdo independente, o site consegue oferecer uma boa quantidade de gêneros diferentes para os mais variados gostos.

8. Last.fm

O Last.fm ficou conhecido por funcionar como uma rádio na internet, ganhando muita popularidade através do streaming de música.

No entanto, o site também conta com uma seção dedicada para baixar música mp3 gratuitamente.

Para conferir esta seção, basta acessar o site Last.fm, clicar no item "Downloads gratuitos de músicas" no inferior da página e baixar suas músicas preferidas da seleção criada pelo próprio site.

Captura de tela do programa para baixar música Last.fm

9. SoundClick

Assim como outros itens em nossa lista, o SoundClick oferece um espaço de qualidade e fácil navegação para que artistas independentes de todo o mundo possam disponibilizar suas composições para o público, sendo um excelente aplicativo para baixar música.

O design do site é bastante otimizado e intuitivo, semelhante ao layout das maiores plataformas de streaming do mundo.

Encontrar novos artistas e fazer o download músicas no SoundClick é muito fácil, basta apenas acessar o site, escolher um de seus gêneros preferidos, pesquisar pelas suas faixas favoritas e clicar no ícone de download, uma seta que aponta para baixo.

10. ReverbNation

O ReverbNation, assim como outros itens em nossa lista, é um espaço onde artistas independentes cheios de talento podem divulgar suas músicas e disponibilizá-las para o download gratuito.

Com o intuito de manter uma comunidade engajada, o site também oferece uma plataforma especial para usuários premium que realmente amam música independente.

Para baixar músicas grátis através da plataforma você só precisa utilizar o recurso de pesquisa e adicionar o filtro "Free MP3s Required" para que o resultado de suas buscas gere discos e faixas que estão disponíveis para o download gratuito.

Captura de tela do site para baixar música  ReverbNation

11. Blue Music

O Blue Music é outro site para quem procura como baixar música online grátis. Com uma interface simples e rápida, a ferramenta oferece uma excelente qualidade nas músicas baixadas.

Para baixar música é bem simples, copie o link do vídeo do YouTube que você deseja baixar a música e cole na área indicada no site. Então, clique em "Baixar" e escolha a opção Download em MP3 ou MP4.

12. Snappea

Outra opção interessante nessa lista para baixar música online grátis, o Snappea permite baixar músicas e vídeos do YouTube diretamente do navegador, sem precisar instalar qualquer programa no seu computador.

Para baixar a sua música grátis, copie e cole a URL no campo de pesquisa do Snappea. Em seguida, clique em "Buscar", selecione o formato de áudio entre as opções e clique em "Baixar" para converter o vídeo em MP3.

13. AceThinker Music Keeper

Disponível para Windows e Mac, o AceThinker Music Keeper é um programa para baixar música online grátis. Com esse programa é possível baixar através da URL da música que você deseja baixar ou então através da pesquisa de palavras chave.

O AceThinker funciona como um mecanismo de busca que permite pesquisar e descobrir músicas com palavras relacionadas. E, então, você pode baixar sem dificuldades.

14. DoremiZone

Outra opção interessante nessa lista para baixar música online grátis, o DoremiZone permite baixar músicas e vídeos do YouTube, Instagram, Tik Tok diretamente do navegador, sem precisar instalar qualquer programa no seu computador.

Para baixar a sua música grátis, copie e cole a URL no campo de pesquisa do DoremiZone. Em seguida, clique em "Baixar", selecione o formato de áudio entre as opções e clique em "Baixar" para fazer o download.

15. OKmusi

O OKmusi é outro site para quem procura como baixar música online grátis. Com uma interface simples e rápida, a ferramenta oferece uma excelente qualidade nas músicas baixadas.

Para baixar música é bem simples, copie o link do vídeo do YouTube que você deseja baixar a música e cole na área indicada no site ou pesquise o nome da musica ou cantor. Então, clique em "Baixar" e escolha a opção Download em MP3 ou MP4.

Como baixar música do YouTube

O YouTube é o último item da nossa lista de sites para baixar música grátis.

É preciso entender que o site não conta com um botão de download nos vídeos disponíveis, mas as ferramentas de como baixar vídeo do YouTube oferecem uma solução alternativa para o download de músicas para uso pessoal.

Além disso, a plataforma de compartilhamento de vídeos também conta com uma biblioteca de efeitos sonoros e músicas livres de direitos autorais para que os criadores de conteúdo tenham uma alternativa gratuita na produção dos seus vídeos.

Captura de tela do acervo para baixar música YouTube Library

Como baixar música no celular

Existem diversas formas de baixar música no smartphone e outros dispositivos móveis.

Algumas das ferramentas já apresentadas no artigo oferecem aplicativos dedicados para sistemas operacionais como o Android e iOS - o próprio YouTube Music oferece esta função.

Entretanto, se você está buscando por opções focadas no download de músicas para celular, recomendamos os seguintes aplicativos. Vale mencionar que a maioria das opções disponíveis para mobile não são grátis.

Como baixar músicas no Spotify (Android | iOS)

Ao pagar pela versão Premium do Spotify, você terá a opção de fazer o download de músicas em seus dispositivos para que possa escutá-las mesmo no modo offline do aplicativo, ou seja, quando não tiver acesso à internet.

Além de ser o aplicativo de streaming de música mais popular, ele se mantém no primeiro lugar no ranking de apps de música da App Store, no iOS.

A opção permite baixar música e baixar inúmeras playlists diferentes, com curadoria da própria plataforma ou criada por outros usuários.

O app também oferece recomendações interessantes de músicas feitas de acordo com seu gosto e faixas executadas no programa.

Há ainda outras vantagens ao adquirir o plano pago do app, como por exemplo, ignorar anúncios.

Como baixar músicas no Apple Music (Android | iOS)

O Apple Music é um aplicativo oficial da Apple e está disponível tanto para dispositivos Android quanto iOS, não sendo exclusivo para iPhones ou Macbooks.

Com ele, também é possível baixar músicas mp3 para que possa ouvi-las no modo offline do aplicativo. O app conta com mais de 75 milhões de músicas, vale a pena conferir.

Utilizando a plataforma é possível comprar CDs completos ou faixas únicas para download. Uma das principais vantagens do aplicativo é poder contar com lançamentos disponíveis para baixar de forma legal.

Como baixar música no Deezer (Android | iOS)

Não ficando muito atrás do Spotify, o Deezer conta com mais de 100 milhões de downloads apenas na Google Play, sendo uma excelente opção para streaming de áudio e claro, também oferecendo funções para que você possa achar músicas para baixar em mp3 grátis, desde que já tenham sido enviadas à sua conta no Deezer.

Além disso, também é possível baixar arquivos de música para ouvir offline com o app em seus dispositivos móveis. Ele também está disponível para Android e iOS.

Hoje é possível utilizar o deezer free para ter acesso gratuito a músicas, podcast e rápidos, além de recomendações personalizadas de acordo com seu gosto musical.

Já a versão paga, o deezer Premium permite baixar músicas mp3, ouvir suas playlists sem anúncios e ser usado em vários dispositivos.

O App oferece até mesmo ofertas com parceiros, usuários TIM, globoplay, Mercadolivre, TIM LIVE e Itaú podem ter vantagens no aplicativo.

Como baixar música no Amazon Music (Android) | (iOS)

Sabia que a Amazon também tem seu serviço de transmissão de dados voltado para a música? A empresa conta com diversas faixas e discos de artistas muito populares no Amazon Music que podem ser ouvidos através do streaming.

No entanto, também é possível pesquisar por suas páginas e encontrar músicas que podem ser baixadas gratuitamente.

Fazer o download de músicas pela opção é algo bem fácil. Acesse a página onde os álbuns gratuitos estão disponíveis ou filtre sua busca por músicas gratuitas e adicione os álbuns que não apresentam uma etiqueta de preço no seu carrinho.

Dicas para baixar músicas com segurança

Todas as ferramentas e sites mencionados em nossa lista possibilitam o download de músicas com facilidade e segurança.

Entretanto, é importante tomar alguns cuidados especialmente com o uso do conteúdo criativo baixado e como você o usa, especialmente considerando questões de pirataria e a legislação por trás disso. Por isso, confira as dicas abaixo para baixar os arquivos e usá-las de forma legal.

Busque músicas sem direitos autorais

Você pode estar se perguntando se baixar música é legal no Brasil. Músicas sem direitos autorais são disponibilizadas gratuitamente por seus criadores e podem ser usadas para essencialmente qualquer fim, ou seja, você pode incluí-las em seus vídeos, transmissões ao vivo e outros canais públicos.

Todavia, na maioria das vezes é necessário creditar a autoria da música, como, por exemplo, na descrição de seu vídeo do YouTube.

Além disso, você não pode fazer o download músicas e comercializá-las de qualquer forma, mesmo para as músicas sem direitos autorais - isso é considerado pirataria e é completamente ilegal.

Atenção: pirataria é crime. A JivoChat não apoia e não concorda com a distribuição de material sob infração de direitos autorais e alerta que você pode ser punido legalmente por praticar pirataria.

Dê preferência à artistas independentes ao baixar músicas online

Em plataformas como o SoundCloud, ReverbNation e outras opções citadas, você consegue encontrar diversos artistas independentes que disponibilizam músicas para download gratuito e, frequentemente, sem direitos autorais.

Se você optar por baixar músicas de artistas famosos e mundialmente renomados, as chances são que todos os direitos das músicas sejam retidos pelos seus respectivos produtores e gravadoras, impedindo o uso legal das músicas baixadas em seus próprios conteúdos.

Escolheu a melhor maneira de baixar música grátis?

Apesar do grande domínio dos serviços de streaming no mercado de música, ainda existem diversas formas seguras e legais de baixar suas músicas preferidas para ouvi-las em qualquer situação.

Se além de músicas, você tiver interesse em baixar vídeos do YouTube e de várias outras plataformas, confira os recursos do YouTube By Click para fazer downloads rápidos e seguros.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download