Criar loja virtual grátis: 10 melhores plataformas em 2024

atualizado 12 de março de 2024
Tempo de leitura9 minutos
Rafael G.
Rafael G.
Diretor de conteúdo

O mercado de ecommerce continua em constante crescimento no Brasil e, de acordo com uma pesquisa da BigData, em 2023 foi registrado um aumento de 17.14% no número de lojas virtuais, chegando a mais de 2.2 milhões.

Uma excelente forma de começar a vender online sem a necessidade de grandes investimentos no início do negócio é criar uma loja virtual grátis. Para ajudar nesse processo, separamos as melhores ferramentas para criar loja virtual grátis e algumas dicas para você começar a vender online. Confira!

Melhor site para criar loja virtual grátis

Preparamos uma lista com diversas opções para que você possa estudar e avaliar os diferenciais oferecidos antes de escolher em qual site criar sua loja virtual grátis sem precisar investir.

Além disso, aproveite nossas dicas de como melhorar o potencial de venda da sua loja online grátis ao final do artigo!

1. Nuvemshop

Começamos nossa lista de melhor site para criar loja virtual grátis com a Nuvemshop, essa ferramenta oferece todos os recursos, funcionalidades e extensões necessários para começar a vender na internet, além de oferecer planos escaláveis.

A Nuvemshop é uma excelente opção para quem deseja criar sua loja de dropshipping - uma forma de venda online na qual você não mantém o estoque de seus produtos, agindo como intermediário entre o fornecedor e o cliente final.

Na plataforma, você encontrará ferramentas para otimizar a logística de entrega, recuperar carrinhos de compra abandonados, sistemas ERP e, é claro, o próprio JivoChat. Vale a pena conferir e descobrir como é fácil começar a vender na internet.

Planos Nuvemshop

Não deixe de conferir também nossa avaliação completa da Nuvemshop.

2. Wix

O Wix, um dos criadores de sites mais robustos e completos, atende empresas no mundo inteiro e oferece todos os recursos que você precisa para criar loja virtual grátis, mesmo que não tenha conhecimento em programação.

Ofereça pagamentos online com segurança para seus clientes, cadastre os dados de clientes para agilizar compras futuras, aproveite o primeiro ano de domínio gratuito e cadastro de produtos ilimitados, assim como recursos para recuperação de carrinho de compras abandonados e ferramentas de marketing.

Antes de acessar e aprender como criar uma loja virtual grátis, confira a avaliação completa do Wix.

Captura de tela do Wix

3. Shopify

A Shopify também disponibiliza um período de testes de 14 dias para que você possa criar uma loja virtual grátis e experimentar todas as suas funcionalidades.

Essa ferramenta se destaca por permitir que você consiga começar a vender através de essencialmente todos os canais digitais e pode, inclusive, dar suporte à sua loja física caso já trabalhe no varejo, sendo ainda uma das melhores plataformas de dropshipping no mundo.

Criamos uma avaliação completa da Shopify na qual falamos sobre todos seus diferenciais, vale a pena conferir.

4. Loja Integrada

Com a Loja Integrada, você cria uma loja virtual gratuitamente, com o limite de até 5000 visitas por mês, cadastrar 75 produtos e já conta com formas de envio como SEDEX, PAC, transportadoras, Melhor Envio, assim como formas de pagamento via checkout transparente e Mercado Pago.

Além disso, a Loja Integrada oferece uma grande lista de aplicativos que você pode instalar em seu site de vendas para otimizar resultados, incluindo o próprio chat online do JivoChat.

Planos Loja Integrada Confira nossa avaliação da Loja Integrada e confira os diferenciais dessa plataforma para aprender como criar loja virtual grátis.

5. Cartpanda

Outra ferramenta para quem procura o melhor site para criar loja virtual grátis, a Cartpanda conta com o plano "Light", onde você tem acesso a recursos como: checkout de 1 página, produtos ilimitados, visitas ilimitadas e será cobrado por uma taxa transacional para vendas através da plataforma.

Isso significa que você pode começar a vender na internet sem dificuldades, com uma loja grátis e sem riscos ou custos para começar.

Vale mencionar que a Cartpanda também é uma das melhores plataformas brasileiras para dropshipping nacional.

6. Weebly

O Weebly oferece em seu plano grátis, segurança SSL gratuita para o seu site, 500MB de armazenamento, endereço de domínio com a marca Weebly.

Com seu site pronto, para adicionar carrinhos de compras e recursos de ecommerce será necessário adquirir pelo menos o plano Pro que, inclusive, disponibiliza domínio grátis e armazenamento ilimitado, além de remover os anúncios do Weebly de sua página e inserir recursos como busca no site, processamento de pagamentos e mais.

Destaques:

  • Temas responsivos, otimizados para mobile e altamente personalizáveis;
  • Centro de aplicativos para otimizar sua loja virtual;
  • Gerencie sua loja através do aplicativo mobile.

Planos da Weebly

7. Jumpseller

A Jumpseller é uma plataforma que oferece planos profissionais escaláveis, sendo capaz de atender ecommerces de pequeno, médio e grande porte, especialmente por disponibilizar funcionalidades-chave para quem busca começar a vender na internet.

Felizmente, você pode experimentar qualquer um dos planos disponíveis e criar uma loja virtual grátis por 14 dias, na qual conseguirá cadastrar seus produtos e começar a atrair clientes antes mesmo de precisar colocar a mão no bolso.

Destaques:

  • Venda através de múltiplos canais de vendas online;
  • Oferece galeria de temas, gateways de pagamento, métodos de envio;
  • Produtos ilimitados e certificado de segurança desde o plano básico.

8. Dooca

A Dooca é outra alternativa que permite criar uma loja virtual grátis e testar seus recursos durante um período de 14 dias, no qual você conseguirá montar a sua loja e conhecer os diferenciais da plataforma.

Além disso, ela conta com temas gratuitos, lojas de clientes, integrações com diversos tipos de serviços (incluindo o JivoChat) e também disponibiliza uma equipe de consultores que podem ajudá-lo a personalizar e otimizar a construção de sua loja.

Destaques:

  • Após o período grátis, a plataforma oferece planos com mensalidade fixa, pedidos ilimitados e certificado de segurança SSL grátis;
  • Diversos temas gratuitos de sites responsivos para a sua loja virtual;
  • Integração com soluções de produtos, ERP, marketplaces, logística, atendimento e muito mais.

9. iSET

A iSET é uma plataforma de ecommerce brasileira que além de oferecer planos profissionais e escaláveis, disponibiliza um perído para que você possa testar a plataforma por 30 dias grátis aproveitando nosso cupom.

Desde o plano básico "Starter", você já poderá receber 20 mil visitas por mês, cadastrar produtos ilimitados, integrar seus canais de vendas com marketplaces e usufruir de até 20 integrações de frete e enviar 1000 disparos de e-mail para seus clientes. Vale a pena acessar e conferir.

Destaques:

10. Oruc

A Oruc é mais uma opção para quem procura pelo melhor site para criar loja virtual grátis, oferecendo planos escaláveis e profissionais e, inclusive, te permitem criar um pacote personalizado para a sua empresa.

A melhor parte é que você pode experimentar qualquer um dos planos gratuitamente por um período de 15 dias.

Ao montar sua loja virtual grátis com a Oruc, você já conseguirá cadastrar produtos, estruturar suas páginas de vendas e aproveitar recursos como integrações B2W, Via Varejo e começar a vender sem pagar por taxas de fidelidade ou sobre as suas negociações.

6 Dicas de como montar uma loja virtual grátis de sucesso

Além de conhecer o melhor site para criar loja virtual grátis que podem ajudá-lo a montar a sua loja virtual com facilidade e sem a necessidade de saber programar ou ter conhecimentos em web design, confira dicas que vão ajudá-lo na hora de criar a sua loja. Confira!

1. Defina um Nicho

Antes de começar a pensar em criar uma loja virtual e a vender na internet, é essencial analisar o mercado e definir o segmento em que você deseja atuar (eletrônicos, perfumaria, calçados, esporte e lazer, entre outros). As opções são diversas atualmente, e novos setores continuam surgindo no varejo brasileiro e mundial.

2. Saiba quem é o público-alvo da sua marca

O público-alvo é um grupo de pessoas com características em comum, como idade, classe social e comportamento de compra.

Ele é fundamental para orientar as decisões do seu negócio, especialmente em relação à precificação e ao marketing. Concentrar esforços em conquistá-lo deve ser sua prioridade, pois sem ele, vender se torna mais difícil.

3. Defina o modelo de negócio

É importante analisar qual modelo de negócio você vai escolher. Atualmente, existem dois principais: o tradicional, no qual você armazena os produtos em seu próprio estoque, e o dropshipping, no qual o fornecedor envia as mercadorias diretamente aos clientes da sua loja virtual.

No modelo tradicional, os benefícios incluem um tempo de envio mais rápido e o conhecimento sobre seus produtos (quantidade disponível, por exemplo), enquanto as desvantagens incluem um maior investimento financeiro e a necessidade de espaço físico.

Já no dropshipping, as vantagens incluem uma maior variedade de produtos e mobilidade (você pode trabalhar de qualquer lugar, já que não precisa ter um estoque), enquanto as desvantagens incluem possíveis barreiras alfandegárias (já que os fornecedores geralmente são do exterior) e um faturamento potencialmente menor.

4. Capriche na descrição do seus produtos

Muitas pessoas acreditam que as descrições de produtos servem apenas para informar os visitantes sobre as mercadorias, o que é verdade. No entanto, descrições bem elaboradas fazem diferença em vários aspectos de uma loja virtual e na jornada do cliente.

Como parte essencial das descrições, é importante deixar claro os materiais dos quais os produtos são feitos, suas origens e medidas, os problemas que eles resolvem, como usá-los e o que os torna diferentes da concorrência - ou seja, o que os torna especiais.

5. Configure os meios de pagamento e defina a forma de envio

Ao criar uma loja virtual, uma das etapas essenciais é configurar os métodos de pagamento. Sem eles, não será possível realizar vendas nem gerar faturamento.

No que diz respeito aos métodos de envio, é aconselhável pesquisar os disponíveis em sua região, como Correios ou transportadoras, para avaliar o custo-benefício de cada um e determinar qual permitirá que você ofereça fretes com menor custo para o consumidor.

6. Divulgue a sua loja virtual com estratégias de marketing

Por fim, mas não menos importante, é o momento de divulgar sua loja virtual. As possibilidades são diversas, mas é importante não se desesperar nem tentar fazer tudo de uma vez, pois o universo do marketing digital é amplo.

Você pode começar com estratégias orgânicas (gratuitas) e, posteriormente, investir em estratégias pagas (como anúncios no Google e em mídias sociais). No que diz respeito às estratégias gratuitas, as mais eficazes geralmente incluem as redes sociais e o e-mail marketing.

Encontrou o melhor site para criar loja virtual grátis?

Esperamos que tenha encontrado o melhor site para criar loja virtual grátis e que nossas dicas sejam úteis para que esteja pronto para alavancar suas vendas, aumentar a sua visibilidade e atender clientes no ambiente digital.

Para você que está pensando em adentrar este mercado e começar a vender na internet, não deixe de conferir como você pode alavancar o WhatsApp para vender mais e integrá-lo à sua plataforma de atendimento profissional do JivoChat.

Além disso, também é possível adicionar um botão de WhatsApp para que seus clientes possam se comunicar através do aplicativo com apenas 1 clique.

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