Trabalho remoto: entenda o que é

atualizado 14 de outubro de 2022
Tempo de leitura14 minutos
Thais L.
Thais L.
Redatora

Em 2020 houve um aumento nas vagas de trabalho remoto, de acordo com o site Globo, enquanto isso algumas empresas optaram por abrir vagas Home office.

No entanto, é muito comum que os dois termos sejam confundidos, quando na verdade eles estão empregados em duas modalidades diferentes de trabalho.

Embora ambos ofereçam vantagens e maior flexibilidade para quem precisa, existem algumas diferenças que tornam cada modalidade de trabalho mais característica.

Vamos abordar a seguir, o funcionamento de um trabalho remoto, as diferenças entre o trabalho remoto e o home office, como se organizar para trabalhar remotamente. 

O que é trabalho remoto?

Trabalho remoto é uma modalidade de trabalho onde os profissionais podem flexibilizar suas agendas alternando o local onde desempenham suas funções e atividades. 

Ou seja, o colaborador da empresa não precisa estar necessariamente no escritório da empresa para desempenhar um trabalho remoto.

Um exemplo,  algumas empresas que possuem suas sedes em outros estados, e não possuem filiais para que seus colaboradores possam trabalhar, no entanto elas podem possuir um espaço chamado coworking, que pode funcionar como um escritório para seus funcionários.

Ainda é possível que a empresa contrate um colaborador e que esse precise realizar viagens, dessa forma também está realizando um trabalho remoto pois não está nas dependências da empresa. 

Ou seja, o colaborador pode desempenhar suas funções em qualquer lugar que ele esteja, mas isso não exclui ainda a possibilidade dele ter reuniões e encontros físicos com os clientes.

A opção de trabalho remoto é especialmente importante quando se tem filhos. O ResumeLab BR no estudo "Sem Crianças no Escritório" entrevistou mais de 900 trabalhadores e 86% acreditam que os funcionários devem ser tratados de forma igualitária em relação à forma como escolhem trabalhar (remoto ou presencial)

Qual a diferença entre trabalho remoto e o home office?

Você já sabe que o trabalho remoto é uma possibilidade de trabalhar em qualquer lugar do mundo, seria como um trabalho à distância para a maioria das empresas, enquanto o Home office, na verdade, é uma das modalidades do trabalho remoto.

Para diferenciá-los podemos perceber algumas características específicas como:

O local

Essa talvez seja a principal diferença entre um trabalho remoto e o home office. 

Trabalhar remotamente não significa que você vai trabalhar de casa, mas sim que não vai estar nas dependências da empresa, como já mencionamos pode ser em viagens, em coworking, mas também pode ser feito de casa.

Já o Home office significa que você precisa, obrigatoriamente, estar em casa disponível no horário estipulado pela  sua carga horária de trabalho. 

Dessa maneira, é mais fácil para o profissional que trabalha em regime de home office organizar um espaço, dentro de casa, específico para desempenhar a sua função. 

Pode ser um cômodo ou até mesmo uma mesa de trabalho. 

Enquanto quem trabalha remotamente possui uma maior flexibilidade do que o Home office dando ao profissional a chance ou possibilidade de escolher onde trabalhar, se a política da empresa permitir.

Esse profissional pode:

  • Alugar um espaço próprio.
  • Trabalhar de casa.
  • Desempenhar regime híbrido quando a empresa tiver filiais ou cedes na cidade onde ele trabalha.
  • Utilizar cafés, espaços compartilhados para trabalhar.
  • Trabalhar em viagens.

Ainda é possível que esse profissional realize encontros físicos com clientes ou tenha reuniões presenciais.

A estrutura do local de trabalho

A estrutura do local de trabalho desses profissionais também é um ponto que pode diferenciar as duas categorias.

Pois, uma vez que o trabalho remoto pode ser desempenhado em diferentes espaços, nem sempre esse profissional vai se encontrar em um ambiente adequado para desempenhar aquele trabalho. 

Basta que você leve em consideração aqueles profissionais que precisam realizar viagens dentro das suas empresas, nem sempre ele vai ter uma estrutura de trabalho adequada ou uma internet rápida.

Já no home office é possível que o profissional, já sabendo da periodicidade do trabalho que irá desempenhar, consiga montar uma estrutura adequada às suas necessidades. 

A convivência com os colegas

Dependendo da modalidade de trabalho remoto é possível que eventualmente você se encontre com seus colegas presencialmente, ou crie uma rotina de trabalho com eles.

Já para o trabalho home office, é muito comum que empresas possuam trabalhadores de diferentes localidades, tanto a nível nacional como internacional, o que dificulta o encontro com os colegas de trabalho.

Porém, com a tecnologia, a distância é minimizada com a plataformas de transmissão de vídeo e também chats online, assim como o JivoChat, que é uma plataforma para quem deseja otimizar seu atendimento online, mas também pode ser utilizada para o gerenciamento de equipes facilitando a comunicação entre os colaboradores.

Produtividade no ambiente de trabalho

Se por um lado o trabalho remoto oferece a oportunidade de você escolher o local onde deseja trabalhar, no home office você não tem chance de escolha, ou trabalha de casa, ou de casa.

Muitas pessoas não veem problemas em trabalhar em casa, mas existem aquelas que se sentem menos produtivas.

Pois não conseguem separar vida profissional e pessoal estando no mesmo ambiente em que trabalham.

Dessa forma o trabalho remoto permite que o colaborador escolha o lugar em que se sente mais produtivo para desempenhar suas funções. 

Assim ele pode buscar um ambiente de trabalho mais profissional, ou então experimentar outros espaços que contribuam com um aumento da sua produtividade.

Liberdade

Como vimos em vários aspectos, o trabalho remoto dá mais liberdade para o profissional sendo mais flexível do que o home office.

Apesar de não apresentar tanta flexibilidade de horários, é possível que o profissional tenha mais liberdade em adaptar sua agenda com o trabalho remoto, bem como o agendamento de clientes ou pacientes, reunião com os mesmos.

Dessa forma é possível que esse profissional se sinta mais motivado a exercer suas funções. 

Principais profissões para exercer trabalho remoto

Apesar de ainda ser uma modalidade nova no Brasil, e que está passando por transformações por conta do impulsionamento dessas atividades no período de pandemia, existem algumas carreiras ou profissões onde o modelo de trabalho remoto é mais frequente.

Profissionais da área de comunicação

É uma área que está em expansão por causa dos avanços tecnológicos no mercado digital.

Dentre esses profissionais podemos citar, os redatores, profissionais da publicidade, marketing e do jornalismo que atuam como social media em agências, e utilizam  plataformas de gerenciamento de redes sociais, como a SocialGram, que são plataformas que facilitam o trabalho remoto desses profissionais permitindo o agendamento de posts e outros recursos.

Designers também são profissionais da comunicação que podem desempenhar seus trabalhos remotos, também atuam em agências de publicidade  através de ferramentas como o Canva, que é uma plataforma que funciona inteiramente online e ainda permite que equipes trabalhem em conjunto e compartilhem arquivos tornam-se um facilitador para esse tipo de trabalho.

Além disso, os Gestores de Tráfego e os profissionais de UI Design também são opções, e estão incluídos como profissionais que trabalham  a distância.

Crie imagens profissionais gratuitamente com o Canva

Profissionais da área da educação

Atualmente o ensino EAD se encontra em expansão no Brasil, já é possível que profissionais da área de educação sejam contratados para trabalhar remotamente.

Basta que você veja a quantidade de faculdades EAD disponíveis no mercado, é possível trabalhar como tutor online ou ministrar aulas em cursos superiores.

Também há a possibilidade de atuar como professor de cursinhos pré-vestibulares totalmente remotos. 

Uma plataforma que tem sido muito utilizada por profissionais da educação para ministrar aulas é o Google Classroom, que inclui uma série de recursos.

Profissionais de vendas e SAC

Durante o cenário da pandemia muitas empresas transferiram seus funcionários de call center para o regime de home office.

Dessa forma é possível que esses profissionais desempenhem trabalhos remotos, além do atendimento ao consumidor via plataformas de atendimento online como o Whatsapp business, chats online, redes sociais e etc...

As empresas saem ganhando e veem vantagens nessa prática uma vez que não precisam alugar um escritório para acomodar seus colaboradores.

Profissionais do T.I

As áreas ligadas à tecnologia da informação apresentam boas possibilidades para quem gostaria de tentar uma carreira remota, pois é um trabalho 100% realizado a partir do computador.

Muitos profissionais e empresas veem vantagens em trabalho remoto, pois esses profissionais geralmente necessitam de um ambiente com maior nível de concentração.

Profissionais da saúde

Em alguns casos já é possível que profissionais da saúde atuem remotamente através do uso de ferramentas de videoconferência.

Basta que esse profissional se informe e confirme no  Conselho Federal de Medicina quais são as atividades que ele pode exercer por intermédio dessas plataformas. 

Muitas questões e dúvidas dos pacientes podem ser resolvidas via videoconferência, evitando que o paciente passe pelo desgaste de ter de se deslocar até o consultório médico sem necessidade para isso.

Também é válido para os profissionais da Psicologia, que podem prestar atendimento online de acordo com as diretrizes do Conselho de Psicologia. 

Vantagens do trabalho remoto

O trabalho remoto possui muitos atrativos e dentre as vantagens, nós podemos destacar:

  • Liberdade de escolha do seu local de trabalho:  Já abordamos esse assunto nos primeiros tópicos, essa possibilidade permite que você teste diferentes locais de trabalho se preferir.
  • Você pode ter contato com profissionais de outras localidades: além de promover a inclusão social, o trabalho remoto permite que você tenha contato com outros profissionais através da sua empresa e amplie o seu networking.
  • Reduz os custos para a empresa: A redução de custos de locação ou aquisição de locais é algo que pode acabar refletindo no aumento do salário do profissional.
  • Os colaboradores ficam mais satisfeitos: Sentem-se mais valorizados e tendem a associar a possibilidade de trabalho remoto como confiança nas suas habilidades e entrega de resultados por parte dos colaboradores.
  • Menos estresse e mais produtividade: Os funcionários não precisam passar pelos transtornos do deslocamento, além de que tem sua qualidade de vida melhorada e se sentem mais produtivos em regimes de trabalho remoto.

Onde encontrar vagas de trabalho remoto?

Se você se identificou com alguma das profissões citadas acima, elas são apenas algumas das amplas possibilidades que você possui de trabalhar remotamente.

Existem algumas plataformas onde você pode pesquisar quais são as vagas disponíveis para você começar o seu trabalho remoto, algumas delas oferecem uma interface em inglês, mas é possível encontrar vagas no Brasil. Confira

1. Remotar

É uma plataforma que oferece vagas em todo território do Brasileiro, é uma ótima oportunidade para quem está em busca de vagas remotas. 

2. Remote oK

Plataforma internacional com o foco nas áreas de T.I, comunicação e suporte ao consumidor, também é possível encontrar vagas freelancer nessa plataforma

3. Arc Dev

Plataforma para quem atua como desenvolvedor, ela ajuda desenvolvedores a encontrar uma oportunidade de trabalho e também acelera o processo seletivo. 

4. Trampos

Embora o foco não seja totalmente trabalho remoto, é possível que você encontre vagas remotas através do filtro na seção "onde quero trabalhar".

5. Up Work

Plataforma internacional oferecendo possibilidade de vagas em diversas áreas, é possível encontrar trabalhos temporários ou de longa duração.

6. Linkedin

É uma rede social focada no seu currículo profissional, embora nem todas as vagas apresentadas na rede social sejam de home office, é possível encontrar várias com a especificação de trabalho remoto.

Imagem vetorizada de duas pessoas, trabalhando em ambientes diferentes enquanto compartilham arquivos

Como trabalhar remotamente?

Para que você consiga desenvolver seu trabalho remoto com sucesso, atingindo os objetivos que estão sendo propostos, você precisa saber que é necessário disciplina, e também balancear as atividades.

Pois nem tudo no trabalho remoto é vantajoso, e  algumas pessoas que não irão conseguir se adaptar ao trabalho remoto.

Por isso, existem alguns pontos que você deve observar para melhorar a sua adaptação no  trabalho remoto: 

Cuide da sua saúde mental

Principalmente se você estiver começando agora, é normal que você sinta uma mistura de sentimentos a respeito do trabalho remoto.

Somos todos indivíduos diferentes e algumas pessoas são mais sociáveis do que outras.

Por isso é comum que você se sinta solitário, isolado, estressado, frustrado, ansioso, desmotivado e ao mesmo tempo aliviado, relaxado, energizado ou produtivo.

Dê tempo para que você consiga se adaptar a essa transição.

Uma das grandes dificuldades do trabalho remoto é saber a hora de parar de trabalhar, e isso pode acabar afetando a sua qualidade de vida. 

Por tanto lembre-se de trabalhar apenas pelo tempo combinado com a empresa, tudo é uma adaptação e com certeza com o passar do tempo você já vai estar adaptado a sua nova rotina.

Tente levar uma rotina mais saudável.

Anote todas as tarefas que você precisa realizar no dia, e comece pelas mais difíceis. 

Observe a sua produtividade e não tente assumir responsabilidades que você não vai conseguir manter. 

Desenvolver inteligência emocional pode ser uma boa aliada para o trabalho remoto. 

Cuide da sua saúde física

Com o trabalho remoto é possível que você tenha que passar horas na mesma posição, por isso faça pausas periódicas ou coloque um alarme para que você tenha tempo de levantar e se esticar.

Você também pode fazer caminhadas pela sua casa, ir para um cômodo diferente do que você está trabalhando e fazer um lanche de alguns minutos.

Dessa forma, você vai se sentir mais relaxada e conseguir melhorar a sua produtividade. 

Utilize móveis confortáveis e ergonômicos, dê preferência a cadeiras com suporte para descanso das costas. 

Pratique exercícios físicos para melhorar a sua qualidade de vida, pois profissionais que trabalham remotamente tendem a ser mais sedentários. 

Comunique-se com o seu time

A comunicação dentro da empresa é essencial para que você possa desempenhar um bom trabalho, por isso esteja preparado para responder e-mails, mensagens de voz ou até mesmo atender vídeo chamadas no momento em que sua equipe precisar.

E deixe claro quais são os meios mais rápidos para que possam eles entrar em contato com você, e quais são os horários que você está disponível para atendê-los.

Tente se conectar com seus colegas de trabalho mantendo contato com eles nos canais direcionados à interação. 

Crie um ambiente adequado para que você consiga responder chamadas e videoconferências sem interrupções ou barulhos.

E não esqueça de mencionar como está sendo o seu progresso no trabalho, quais são as expectativas para um novo projeto, demonstre que você está inserido na equipe.

Peça feedbacks para o líder da sua equipe para saber qual está sendo seu desempenho e também se você tem algum aspecto que precisa ser melhorado. 

Esteja informado sobre a cultura da sua empresa

Verifique como seus colegas de trabalho se comportam dentro dos chats, e como é a comunicação entre eles.

Evite ter uma postura inadequada, observe quais são os gifs, memes e também quais são os assuntos abordados, dentro dos chats disponibilizados para a interação dos funcionários na sua empresa. 

Vestir-se adequadamente também está incluído em manter uma postura adequada, mesmo que não seja um trabalho presencial é indicado que o profissional esteja sempre pronto para eventuais chamadas no horário de trabalho.

Quero oferecer vagas de trabalho remoto na minha empresa é uma boa escolha?

Apresentamos alguns benefícios em trabalhar remotamente, mas se você quiser investir em vagas remotas será necessário avaliar o contexto de mercado em que a sua empresa está inserida e também da política que você pretende desenvolver. 

Assim como toda ação de marketing, deve-se pensar a curto, médio e longo prazo e a partir desse ponto avaliar as melhores possibilidades de crescimento para o seu negócio.

Você também pode pesquisar sobre as vagas em empresas concorrentes, para ver o quanto essa é uma possibilidade viável no seu campo de atuação.  

Não esqueça que para formar uma equipe de funcionários remoto você precisa ter bons softwares de gestão para se manter atualizado sobre o andamento dos projetos da sua equipe. 

Também será necessário ter uma política de boas práticas para orientar seus colaboradores, e evitar falhas na comunicação interna, como horários de trabalho definidos e os canais de comunicação que serão utilizados.

Ofereça feedback do trabalho que está em andamento, bem como os pontos que o funcionário deve melhorar.  

Realize reuniões periódicas e utilize plataformas ou ferramentas acessíveis para realizar videoconferências para que todos os colaboradores possam participar.

Estimule seus colaboradores a manter as câmeras ligadas durante as reuniões e também as interações entre a equipe.

Trabalhe para motivar seu time, através de frases motivacionais e técnicas de endomarketing, como o envio de mensagens, e-mails e interações nas redes sociais.

Mesmo que seja um trabalho remoto, é necessário promover um ambiente adequado em que seus funcionários se sintam incluídos. 

Trabalho remoto estará presente no futuro?

O trabalho remoto, embora recente no Brasil, é mais reconhecido no âmbito internacional.

O cenário da pandemia acelerou o crescimento dessa modalidade de trabalho dentro do país e ele apresenta grandes possibilidades de desenvolvimento.

Pois cada vez mais as empresas estão engajadas em aumentar a sua produtividade. Já vimos que o aumento de produtividade é uma das vantagens do trabalho remoto.

No entanto, é preciso estar consciente de que nem todas as pessoas ou empresas podem se adaptar a esse modelo de trabalho

E que é necessário um esforço em conjunto da parte dos colaboradores e também dos empreendedores para que o resultado seja satisfatório para ambas as partes. 

Não se esqueça que o trabalho remoto também deve envolver muitas reuniões virtuais, e por isso você deve estar bem adaptado e saber como falar em público.

Aprovei que você está procurando oportunidades para crescer no ambiente digital e faça a sua carteira de trabalho online e sem precisar sair de casa.

Confira a comunidade da Domestika se você está em busca de qualificação profissional.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download