20 Dicas de como trabalhar pela internet e carreiras para começar

atualizado 20 de janeiro de 2024
Tempo de leitura23 minutos
Thais L.
Thais L.
Redatora

Trabalhar pela internet e gerar renda sem sair de casa é uma realidade mais próxima do que se imagina, especialmente com a variedade de oportunidades de negócios online disponíveis atualmente.

As possibilidades são as mais variadas: trabalhar para empresas virtuais, atuar como freelancer em sua área profissional, realizar indicações de produtos e serviços, criar produtos digitais, construir uma audiência nas redes sociais, produzir conteúdo e muito mais.

Portanto, é possível construir uma carreira completamente voltada para o ambiente online ou simplesmente utilizar essa plataforma para obter uma renda adicional. Independentemente da escolha, a internet oferece oportunidades para diversos perfis.

No campo do marketing digital, por exemplo, existe uma alta demanda com ainda poucos profissionais qualificados. Se você está em busca de como trabalhar pela internet e ganhar dinheiro, confira nosso artigo.

É possível ganhar dinheiro trabalhando na internet?

Se ainda resta alguma dúvida, afirmamos que é totalmente possível trabalhar pela internet e ganhar dinheiro sem precisar sair de casa. Em 2022, por exemplo, de acordo com uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), uma a cada quatro pessoas no Brasil tinha a capacidade de trabalhar remotamente.

Esse número equivalia a 20,4 milhões de pessoas, correspondendo a 24,1% do total da população economicamente ativa no país. Estes são motivos suficientes para se interessar em aprender a trabalhar pela internet e aproveitar a tendência da transformação digital, não acha?

Investir em negócios online representa uma forma de ingressar no mercado digital e gerar renda. Desde a criação de lojas virtuais até a produção de conteúdo, existem inúmeras oportunidades para se destacar nesse mercado, que, apesar da concorrência, possui um potencial considerável.

Claro, isso não significa que seja uma jornada simples. No entanto, quando se tem clareza sobre o trabalho online que se deseja realizar e em qual nicho atuar, fica mais viável trilhar um caminho rumo ao sucesso.

Ilustração de um computador e dinheiro saindo

Quais são as vantagens de trabalhar pela internet?

Atualmente, trabalhar pela internet se tornou mais acessível do que nunca. A crescente demanda por serviços altamente especializados oferece excelentes oportunidades de trabalho.

Isso significa que, mesmo residindo em uma pequena cidade do interior, é possível trabalhar para empresas localizadas em grandes metrópoles e receber uma remuneração satisfatória.

Essa possibilidade permite evitar muitos dos problemas associados às grandes cidades, mantendo, ao mesmo tempo, os benefícios de uma remuneração competitiva. Se você possui um perfil mais aventureiro, existe ainda a opção de se tornar um nômade digital, explorando diferentes partes do mundo enquanto mantém uma carreira profissional ativa.

Essa flexibilidade mostra como é possível trabalhar pela internet e conquistar um equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Ao adentrar no ambiente digital em busca de uma renda extra, é possível descobrir novas oportunidades de carreira. Com uma variedade tão vasta de possibilidades, certamente há algo que se encaixa perfeitamente com o seu perfil.

20 ideias de como trabalhar pela internet e ganhar dinheiro

Começar um negócio online é uma alternativa viável tanto para pessoas desempregadas quanto para aquelas que aspiram mudar de carreira e seguir seus sonhos profissionais.

Em um mercado tão diversificado como o digital, manter-se atualizado com as novidades e acompanhar as transformações é fundamental, já que esse campo oferece um enorme potencial de crescimento.

Agora que você já está de como trabalhar pela internet e que ganhar uma renda significativa é possível, que tal explorar as principais alternativas? Pensando nisso, separamos as diversas opções disponíveis para ganhar dinheiro na internet. Confira!

1. Crie seu próprio Ecommerce

Se você tem interesse em ser o proprietário do seu próprio negócio, uma excelente opção de como trabalhar pela internet é iniciar um comércio eletrônico (e-commerce) para vender seus produtos ou serviços.

Atualmente, não é necessário possuir conhecimentos técnicos avançados para estabelecer sua própria loja virtual. Existem soluções prontas e projetadas para ajudar a começar a vender online em um curto espaço de tempo, como é o caso das plataformas de e-commerce.

Conheça as melhores plataformas para montar sua loja virtual:

Dessa forma, você poderá vender produtos sem sair de casa e não se esqueça que o JivoChat pode ajudá-lo a conquistar sua primeira venda gratuitamente a partir do chat online em sua loja virtual.

Caso esteja em dúvida sobre o que vender na internet, não deixe de conferir nosso artigo com mais de 100 ideias para começar!

Captura de tela do Wix

2. Escreva textos para sites e blogs

Já considerou ganhar dinheiro criando conteúdo para blogs de empresas? Se a escrita é algo que você aprecia, essa pode ser uma ótima oportunidade de trabalho online. Muitos negócios buscam parcerias especializadas para desenvolver toda a sua estratégia de Marketing de Conteúdo.

Dessa forma, é possível contribuir para o crescimento de várias empresas através do seu talento para redação. Para isso, é interessante investir em conhecimentos, aprofundando-se em Search Engine Optimization (SEO) e compreendendo como produzir conteúdos que possam alcançar uma posição relevante nas buscas do Google.

Existem também oportunidades para trabalhar no planejamento de pautas e na revisão de conteúdo. Portanto, essa pode ser uma excelente alternativa para progredir profissionalmente e alcançar seus objetivos por meio da internet.

3. Crie seu próprio blog

Outra ótima alternativa para trabalhar pela internet como redator é criar o seu próprio blog. Dessa forma, você terá a liberdade de produzir seus próprios artigos, estabelecer parcerias, recomendar produtos afiliados e manter controle total sobre o conteúdo a ser criado.

Existem inúmeras ideias sobre os temas que podem ser abordados em um blog, desde assuntos relacionados à beleza, viagens, culinária, música, jogos eletrônicos até o marketing digital, entre outros.

Iniciar o seu próprio blog é uma das maneiras mais simples de aprender a trabalhar em casa, visto que as plataformas facilitam o processo de criação e permitem que você comece rapidamente.

Hoje, colocar um blog no ar é extremamente fácil através de criadores de sites como:

4. Abra um negócio de Dropshipping

O Dropshipping é uma forma de comércio eletrônico que permite a venda de produtos sem a necessidade de gerenciar estoques, espaço físico para armazenamento de produtos ou logística de entrega.

Conforme detalhamos em nosso artigo sobre como iniciar um negócio de dropshipping, neste modelo você atua como um intermediário entre clientes e fornecedores ou fabricantes.

Essencialmente, o cliente realiza o pedido através de você, você recebe uma comissão e encaminha o pedido ao fornecedor, que fica responsável pela entrega do produto na residência do cliente. É um modelo que está se popularizando cada vez mais entre os e-commerces e aqueles interessados em trabalhar de casa.

5. Edite imagens e vídeos

Conteúdos em vídeo e imagens de qualidade estão em alta, representando uma forma poderosa de impulsionar os resultados de diversos negócios. Por exemplo, no Instagram, é comum encontrar conteúdo audiovisual de restaurantes que provocam água na boca só de assistir.

Esse tipo de serviço é altamente requisitado pelos negócios e se configura como uma excelente opção para quem busca como trabalhar pela internet.

Existem várias ferramentas disponíveis para edição de imagens, permitindo criar peças visuais excepcionais que agregam valor às estratégias de marketing das empresas.

Portanto, se essa oportunidade lhe interessa, é válido investir em conhecimento para desenvolver habilidades e encontrar oportunidades de ganhar dinheiro nesse campo.

Além disso, assim como no caso da redação de textos, é possível encontrar trabalho como freelancer em plataformas especializadas. Também é interessante investir na produção de conteúdos no Instagram para atrair clientes e aumentar sua receita.

6. Responda pesquisas online

Outro método para ganhar dinheiro online é participar de pesquisas de opinião. Embora não seja uma carreira por si só, é uma maneira de obter uma renda extra através desses questionários.

Esses tipos de pesquisas são essenciais para as empresas entenderem o comportamento dos consumidores, suas preferências, interesses e outros aspectos cruciais para o processo de tomada de decisão. Por esse motivo, algumas empresas remuneram bem por essas pesquisas, enquanto outras oferecem brindes e benefícios aos participantes.

Para explorar essa oportunidade, basta encontrar um site confiável, realizar o cadastro e responder aos questionários. Os valores recebidos podem variar dependendo do número de perguntas e da especificidade dos temas.

Conheça nossa lista com 10 ferramentas para ganhar dinheiro com pesquisa remunerada, clique aqui.

7. Ofereça aulas online

Uma ótima oportunidade para trabalhar pela internet e ganhar dinheiro em casa é oferecer aulas online. No Brasil, é possível encontrar diversos profissionais que ministram cursos online em uma ampla variedade de áreas, como:

  • Marketing digital;
  • Música;
  • Culinária;
  • Gestão empresarial;
  • Programação e tecnologia da informação;
  • Administração empresarial;
  • E muitas outras áreas de conhecimento.

Isso pode ser realizado por meio da criação de videoaulas, aulas ao vivo, aulas sob demanda e também através de materiais digitais, como infoprodutos, E-books, entre outros.

Você tem a opção de criar sua própria plataforma ou tornar-se professor em canais de educação à distância já estabelecidos, como a própria Kiwify, por exemplo, aprendendo assim como trabalhar pela internet oferecendo aulas.

8. Trabalhe pela internet vendendo como afiliado

O marketing de afiliados é uma das maneiras mais eficazes de trabalhar pela internet, muitas vezes exigindo apenas um computador ou smartphone com acesso à internet.

Ao se tornar afiliado de um produto ou negócio que oferece programa de afiliados, seu objetivo é promovê-lo dentro de seu círculo de contatos e através de outras estratégias, como anúncios pagos nas redes sociais, em seu blog, em um canal no Youtube, perfil nas redes sociais, entre outras. Existem várias maneiras de divulgar seu link de afiliado.

Assim, quando você gera um lead ou conquista um novo cliente para a empresa da qual é afiliado, recebe uma comissão conforme as especificações do programa.

Aqui estão algumas plataformas que você pode explorar para começar a vender produtos de alta qualidade como afiliado:

A maior vantagem é que você não precisa gerenciar estoques - a transação é realizada entre o cliente e o fornecedor, seu papel é gerar leads e negócios, tornando-se uma maneira simples de trabalhar em casa.

9. Torne-se um influencer

Uma maneira de trabalhar pela internet e ganhar dinheiro é através do marketing de influência. Para isso, é fundamental investir na criação de conteúdos envolventes que cativem a audiência e, como resultado, aumentem o alcance do seu perfil nas redes sociais.

Por exemplo, você pode lucrar usando o Instagram e compartilhando seu conhecimento. Suponha que você seja especialista em edição de fotos e queira ensinar essa habilidade. É possível usar essa rede social para atrair pessoas interessadas no assunto e influenciá-las.

Além disso, outra alternativa é estabelecer parcerias com grandes marcas em troca de uma comissão. Assim, você utiliza a influência que tem sobre seus seguidores para recomendar produtos. No entanto, é importante selecionar cuidadosamente os produtos, garantindo que estejam alinhados com sua identidade e história.

10. Trabalhe como assistente virtual

Atualmente, existem assistentes virtuais eletrônicos, como a Alexa da Amazon ou a Siri da Apple. No entanto, os programas baseados em inteligência artificial ainda têm limitações consideráveis em comparação com um assistente humano.

Por esse motivo, muitos negócios e empreendedores optam por contratar funcionários para desempenhar o papel de assistente virtual, e essa é uma oportunidade viável para trabalhar pela internet em casa.

Se você é organizado, tem habilidades para gerenciar perfis em redes sociais, realizar tarefas administrativas e gerenciar agendas, é possível encontrar oportunidades na área de assistente virtual nos mesmos sites indicados para freelancers de redação.

11. Crie um brechó online

Iniciar um brechó online é outra maneira de ganhar dinheiro sem sair de casa. Há algumas etapas que você pode seguir para começar essa empreitada. Primeiramente, selecione roupas e acessórios em bom estado que você não utiliza mais.

Em seguida, tire fotos de qualidade de cada item e crie um site ou uma conta em plataformas já estabelecidas, como Enjoei, Repassa ou Troc. Além disso, é possível utilizar as redes sociais para promover suas ofertas.

Este passo ajudará na divulgação dos produtos e na atração de interessados para realizar as compras. É importante oferecer um excelente atendimento ao cliente e manter tudo atualizado para construir uma base de clientes fiéis.

Aprenda como vender no Enjoei e venda no maior brechó online do Brasil.

12. Ofereça serviço de gestão de redes sociais

Atualmente, é difícil encontrar empresas que não invistam em seu marketing nas redes sociais. Portanto, uma oportunidade para trabalhar online e gerar renda é oferecer serviços de gestão dessas mídias.

Nessa função, você se responsabiliza por criar um calendário editorial, desenvolver postagens e gerenciar todo o conteúdo para ajudar a marca a aprimorar seus resultados progressivamente. É fundamental investir em conhecimento para realizar esse trabalho com excelência.

Você pode buscar por cursos online, ler artigos em blogs especializados, consultar livros sobre marketing digital e também assistir vídeos educativos no YouTube. Desse modo, é possível conquistar clientes e gerar resultados impactantes por meio do seu trabalho.

13. Lance infoprodutos

Para quem procura trabalhar pela internet e gerar renda, o mercado de infoprodutos é uma área em destaque. Trata-se de produtos completamente digitais, como cursos online, e-books, audiobooks e webinars.

Segundo uma pesquisa da Forrester Consulting, os produtos e serviços digitais já correspondem a 74% das vendas globais no e-commerce. Apenas em 2022, o número de compradores de infoprodutos ultrapassou 20 milhões.

Dessa maneira, uma estratégia inteligente para trabalhar online é criar seus próprios infoprodutos com base nos conhecimentos que você possui para compartilhar com o mundo, como um curso online sobre um tema no qual você é especialista.

A vantagem é que atualmente você pode utilizar a inteligência artificial para ganhar dinheiro na internet e facilitar a criação de infoprodutos através dela.

14. Crie um canal no YouTube

Além do Instagram, o YouTube é uma excelente plataforma para alcançar as pessoas e gerar renda trabalhando pela internet. Existem várias estratégias que podem ajudar você a expandir seu canal e obter ganhos financeiros.

Por exemplo, se você tem um hobby ou conhecimento valioso para compartilhar, pode usar essa plataforma para criar conteúdo relacionado a ele. A consistência na produção de vídeos de qualidade é fundamental para começar a ver resultados positivos.

Dessa forma, é possível ganhar dinheiro exibindo anúncios, fazendo parcerias com marcas, solicitando contribuições para o canal e até mesmo vendendo cursos que possam interessar ao seu público-alvo.

15. Trabalhe como gestor de tráfego

O gestor de tráfego é um profissional que pode obter ganhos significativos na internet, trabalhando no campo do marketing digital. Ele tem a responsabilidade principal pela administração do tráfego pago em agências e no mercado de infoprodutos.

Na prática, esse profissional desenvolve anúncios online, planeja campanhas e ajusta os investimentos para alcançar os melhores resultados, como aumentar o tráfego e as conversões nos sites dos clientes (geração de leads, assinaturas, vendas, etc.).

Na internet, há uma variedade de cursos disponíveis nessa área que possibilitam a capacitação para aproveitar as oportunidades dessa profissão. Como o curso Estratégias de Tráfego Pago para Google Ads e Facebook Ads.

16. Preste serviços de consultoria online

Se você já considerou trabalhar para empresas no conforto do seu lar, a consultoria se destaca como um dos caminhos mais promissores.

No entanto, para atuar nesse ramo, é fundamental possuir uma vasta experiência em alguma área empresarial específica. Áreas comuns incluem finanças, gestão, planejamento estratégico, recursos humanos, logística, marketing e vendas.

17. Seja um designer freelancer

Trabalhar pela internet como designer também é uma excelente alternativa para profissionais da área. Se você tem domínio em programas como Adobe Illustrator, Photoshop, Corel Draw e conta com um portfólio sólido, há várias oportunidades para trabalhar como designer freelancer no conforto do seu lar.

Além disso, modeladores 3D e animadores 2D e 3D são constantemente procurados na indústria de desenvolvimento de jogos eletrônicos e filmes.

18. Crie um podcast

Uma outra maneira de trabalhar online é criando um podcast. Existem diversas formas de monetizá-lo, como a venda de espaço para anúncios de empresas durante os episódios, promoção de seus próprios produtos, oferecimento de conteúdo exclusivo para a audiência e incentivo ao financiamento colaborativo por parte dos ouvintes.

Para isso, escolha um tema em que você tenha amplo conhecimento, pois isso agregará valor ao conteúdo oferecido. Investir em equipamentos de qualidade também pode aumentar a quantidade de ouvintes e garantir um alcance mais amplo.

Por último, é importante manter um cronograma consistente de lançamento de episódios e interagir com os ouvintes. Essa interação contínua permite que você aprimore o conteúdo ao longo do tempo, construindo uma audiência fiel.

19. Venda Fotografias e Vídeos Autorais

Desenvolver habilidades em fotografia ou edição de vídeos é uma oportunidade acessível para ganhar dinheiro online. Muitas empresas e profissionais autônomos buscam talentos que possam fornecer serviços de edição de fotos e vídeos para fortalecer sua presença online e aprimorar suas vendas.

Ao escolher essa rota, você não só atende a uma demanda do mercado, mas também cria uma fonte de renda. Definir uma precificação apropriada, considerando seu nível de experiência e a qualidade do seu trabalho, é crucial para estabelecer-se.

Utilizar plataformas digitais para promover suas habilidades e ampliar a visibilidade é fundamental para impulsionar a demanda pelo seu serviço. Manter uma consistência na qualidade do trabalho é essencial para garantir vendas contínuas e uma renda regular.

Por último, estar atento às tendências do mercado e às necessidades dos clientes é crucial para manter e expandir seu negócio de vendas de fotografias e vídeos originais.

20. Trabalhe como representante de suporte

Apesar de frequentemente estarem associados, telemarketing e suporte não representam necessariamente as mesmas funções. Se você não possui habilidades voltadas para vendas, pode direcionar sua busca por oportunidades em empresas de suporte, atendimento ao cliente e help desk.

Na maioria dos casos, você fará parte da equipe de atendimento e sucesso do cliente de forma abrangente, ou seja, lidará tanto com telemarketing quanto com suporte.

Além disso, é viável encontrar vagas dedicadas exclusivamente ao suporte, principalmente em contextos de suporte técnico - comumente envolvendo acesso remoto e, geralmente, relacionado às áreas de Tecnologia da Informação (TI).

7 sites para você começar a  trabalhar pela internet e ganhar dinheiro

Se você já é profissional em alguma área e gosta do que faz, talvez você não precise migrar de carreira, isto é, se existe a possibilidade de que você execute esse serviço remotamente e trabalhe em casa.

Você pode utilizar plataformas para vender o seu produto ou serviço e então trabalhar como um microempreendedor abrindo um CNPJ, ou então atuar como freelancer fazendo trabalho online remunerado.

Atualmente no mercado existem muitas plataformas para que você consiga atuar como freelancer e é bem possível que você consiga conquistar alguns clientes fixos através dessas plataformas, você também pode divulgar seus serviços através das redes sociais. 

Ao trabalhar remotamente, em determinados casos, você ainda precisará fornecer a seu cliente ou empresa um currículo.

Então facilite o processo e busque por modelos de currículos criados por especialistas em redação de currículos.

Confira a seguir quais são essas plataformas e como elas funcionam.

1. Workana

É uma plataforma de trabalhos freelancer para quem deseja trabalhar pela internet. 

Essa plataforma conecta clientes e prestadores de serviços de diversas áreas.

Para se registrar na Workana, ver os projetos que estão disponíveis, enviar suas propostas e conversar com o cliente você não precisa pagar nada.

Mas se você fechar negócio, você terá de pagar um "custo do serviço" que varia de acordo com o seu histórico dentro da plataforma.

Você pode cobrar até 30 reais por hora pelos seus serviços. 

Workana ainda protege seu trabalho garantindo que você receba o pagamento, assim que o cliente aprovar o resultado final.

Dentro do Workana as áreas que mais possuem contratação são:  TI & Programação e Design & Multimídia

2. Freelancer

É outra plataforma de trabalhos freelancer, ela é  internacional onde profissionais de diversas áreas oferecem seus serviços.

O registro na plataforma é gratuito, bem como, o envio de propostas. Você pagará uma taxa apenas se conseguir fechar negócio com o cliente.

O envio dos projetos é como um leilão e contas gratuitas podem dar apenas 6 lances por mês.

Os pagamentos pela plataforma são realizados via Paypal.

3. 99Freela

É uma plataforma brasileira de trabalhos freelancer para quem deseja trabalhar pela internet, e assim como a Workana e a Freelancer, abrange diversas áreas de serviços, mas principalmente nas áreas de Design, programação e criação de conteúdo. 

O cadastro na plataforma é gratuito, e você pode enviar propostas ilimitadas para potenciais clientes. 

No entanto, a 99Freela adicionou uma taxa de 7% a 15% na sua oferta.

A plataforma ainda conta com planos pagos que oferecem diversas vantagens para conquistar ainda mais clientes. 

4. Fiverr

Se você é bom em inglês e quer vender seus serviços, a Fiverr é uma plataforma que funciona como um marketplace para quem quer trabalhar pela internet.

Para se registrar na plataforma você não precisa pagar nada, a Fiverr fica com 20% do valor de cada serviço que você vende. O pagamento é realizado pelo Paypal.

Ela ainda permite que você elabore pacotes que vão do pacote básico até o premium dependendo da quantidade de serviços extras que você incluir.

Esses serviços extras possuem valores que você pré-determina assim o cliente tem a possibilidade de decidir incluí-los no pacote ou não. 

Na Fiverr você pode vender serviços de diversas áreas como: estética, saúde, marketing, design, educação, música, arte, entre outros.

5. GetNinjas

Mais uma plataforma para você oferecer seus serviços. Nela você encontra serviços como  conserto de eletrodomésticos, programação, designers e consultoria e muito mais. 

Mas ela não é exclusiva para quem quer trabalhar pela internet, sendo possível encontrar todos os tipos de profissionais freelancer. 

O cadastro na plataforma é gratuito, no entanto, se você quiser entrar em contato com algum cliente para realizar o serviço você precisa fazer o uso de moedas.

E a  GetNinjas não se responsabiliza pelas moedas que você já utilizou caso você não feche negócio com o cliente.

6. Vinteconto

Se você procura por uma maneira rápida de vender seus serviços, na plataforma Vinteconto você pode oferecer seus serviços nos valores a partir de R$ 20,00. 

Será aplicada uma taxa de 20% sobre o valor de cada venda.

É um ótimo site para quem busca vender seus serviços criativos, desde realizar a confecção de apresentações no powerpoint, modelo currículo, até logomarcas e identidade visual.

7. Meu Redator

Atualmente existem muitas possibilidades de trabalhar pela internet para quem gosta de escrever. 

Na plataforma Meu Redator você se cadastra para atuar produzindo conteúdo para empresas, no entanto você precisa ter conhecimento de copywriting, SEO e ainda de marketing de conteúdo. 

Para ter acesso a plataforma você precisa realizar um teste e somente após a aprovação pode ingressar na plataforma. 

Para resgatar o dinheiro dos seus serviços, você precisa ter o valor de no mínimo R$150,00 na sua conta da Meu Redator.

Imagem vetorizada de um trabalhador voltando para casa e tendo que escolher qual das opções  de porta que oferecem

10 Carreiras para quem quer trabalhar pela internet

Apresentamos algumas possibilidades para que você possa vender o seu serviço e começar a trabalhar sem sair de casa.

No entanto, algumas pessoas podem estar passando por transição de carreira, querem tentar algo novo ou suas carreiras atuais não permitem que elas trabalhem de casa.

Nesse caso, é necessário buscar uma outra opção. Existem muitas para quem deseja trabalhar pela internet banda larga

Mas lembre-se de que você vai precisar se capacitar nessa nova área para só assim conseguir oferecer o seu serviço.

Por isso, antes de decidir a sua nova carreira, pesquise sobre o mercado de trabalho da carreira que você escolheu para quem trabalha apenas remotamente. 

1. Social Media / Administrador de redes sociais

Para você que gosta de se manter atualizado de tudo que acontece dentro das redes sociais, um bom investimento, seria fazer um curso de Social Media, de Marketing Digital ou ainda um curso da área de comunicação. 

Esse profissional administra as redes sociais de diversas empresas, desde pequenas até grandes empresas, é responsável por desenvolver campanhas de mídia social, se comunicar com clientes, e transmitir os valores da empresa dentro das redes sociais. 

É uma profissão com grande probabilidade de crescimento, uma vez que os negócios têm se voltado cada vez mais para o ambiente virtual. 

2. Professor particular

Se você tem conhecimentos aprofundados em alguma área específica, por que não ajudar outras pessoas que também querem se capacitar? 

Você pode dar aulas, lançar um curso e vender na internet.

E se possuir diploma de licenciatura ou bacharelado ainda pode atuar elaborando materiais com o foco em vestibulares e no Enem. 

Mas lembre-se que as possibilidades de curso vão muito além das disciplinas escolares, basta que você seja um profissional capacitado.

3. Produção de conteúdo

Já apresentamos uma plataforma para quem deseja trabalhar pela internet como redator online. 

A demanda por esse profissional tem se intensificado bastante por conta da estratégia de Marketing SEO,  que visa em colocar o seu site na primeira página da pesquisa do Google.

Há também a possibilidade de escrever conteúdo para as redes sociais, e-mails e até mesmo de páginas de sites ou respostas de chats automáticos.

Lembre-se de que para atuar nessa área é preciso ter conhecimento de Marketing Digital e suas estratégias.

4. Venda de fotos online

Se você gosta de tirar fotos, saiba que existem várias plataformas em que você pode comercializar as suas fotos.

Muitas empresas estão em busca de fotografias que sejam representativas e relevantes para o nicho em que atuam, pois o algoritmo do Google também leva isso em consideração na hora de posicionar o site na rede de pesquisa.

5. Vendas

Você já pensou em trabalhar pela internet vendendo algum produto? 

A busca por compras no ambiente online tem aumentado junto com a expansão no número de ecommerces.

Atualmente existem muitas plataformas que facilitam para que você consiga montar o seu próprio ecommerce.

Você pode vender desde roupas, produtos personalizados, acessórios,  eletrônicos e muitas outras possibilidades, basta ser criativo.

Se não quiser abrir um ecommerce, também existe a possibilidade de você utilizar os marketplaces, como o Mercado Livre, OLX e até mesmo as redes sociais para vender os seus produtos.

6. Gestor de tráfego

Assim como o Social Media atua nas redes sociais, o Gestor de Tráfego também pode atuar,  mas na criação e otimização de campanhas para que os anúncios ganhem mais visibilidade.

Pode atuar também em todas as plataformas de anúncios pagas, como o Google Ads e ainda atuar na coordenação de tráfego orgânico.

Também é uma profissão que está bastante em alta por causa da crescente demanda do mercado digital.

7. Designer

O trabalho de um designer é muito importante para toda a comunicação online e offline. 

Se você gosta de trabalhar com programas de edição de imagens, por que não arriscar na carreira de designer? 

Esse profissional pode atuar na produção de peças para as redes sociais, sites, campanhas e até mesmo no desdobramento de peças publicitárias como banners, cartões de visita.

8. Programador

Cada vez mais requisitados nas áreas de T.I, os programadores trabalham desenvolvendo aplicativos, páginas de site ou na manutenção de sistemas de empresas.

Para ser programador você pode cursar alguma das áreas ligadas a computação ou ainda fazer cursos de programação e estudar as diferentes linguagens de programação disponíveis.

9. Marketing de afiliados

Você pode criar um blog, produzir conteúdo relevante e divulgar o produto de outras empresas, por meio do seu blog, que atuam no mesmo nicho.

Assim você ganha comissão pela divulgação dos produtos ou serviços das empresas, isso se chama Marketing de afiliados.

Para iniciar nesse mercado, você vai precisar conhecer as estratégias de Marketing e principalmente de SEO para que o seu blog esteja sempre na primeira página de pesquisa atraindo mais visitantes, e consequentemente mais vendas para o produto que você está divulgando. 

10. Youtuber / Influenciadores

Há ainda uma maneira de trabalhar pela internet criando conteúdo no Youtube, desenvolvendo vídeos para determinado público, e a partir do seu crescimento conseguir que o Youtube monetize seus vídeos e até mesmo ganhar patrocinadores.

Para influenciadores também precisam cativar seu público, e entregar conteúdo relevante para que ganhem mais engajamento e atinjam o patamar de influenciadores.

No entanto, esse mercado é muito difícil pois você precisa fazer com que seu público engaje, e se mantenha sempre de olho nas métricas e nas tendências.

Aprendeu como trabalhar pela internet?

Neste artigo, apresentamos algumas maneiras para aqueles que desejam trabalhar pela internet, seja vendendo seus produtos ou serviços, ou até mesmo mudando de área de atuação.

É importante lembrar que você sempre pode contar com o JivoChat para conversar com seus clientes em tempo real através de sua página.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download