Portfolio: o que é e como montar o seu

atualizado 2 de novembro de 2023
Tempo de leitura20 minutos
Thais L.
Thais L.
Redatora

Um bom portfolio pode fazer toda a diferença na hora de apresentação ou de uma reunião com um cliente.

Pois ele mostra as suas habilidades, deixando claro que você possui as habilidades que provavelmente foram descritas no seu currículo.

Existem diversas maneiras de montar um portfolio bonito e atrativo aos olhos de quem vai receber esse material.

Além disso, existem diferentes tipos de portfolios e a escolha de qual utilizar vai depender do tipo de atividade que você exerce.

Se você já enviou currículo para uma empresa deve estar ciente de que muitas delas pedem para enviar um portfolio em anexo. 

Por isso, no  artigo de hoje nós vamos esclarecer o que é portfolio, quais são os tipos de portfolios e como montar um portfolio bonito para você apresentar aos seus clientes.

O que é portfolio?

Da maneira que abordamos portfolio no início desse texto você já deve estar ciente do que se trata um portfolio.

Lembra quando você frequentava a escola, ou a aula de artes, e tinha todos os seus trabalhos guardados em uma pasta pra professora olhar?

Bem, o portfolio segue mais ou menos o mesmo esquema de organização.

Ele é um local onde você vai armazenar os seus melhores trabalhos para expor a um público de interesse.

Quando falamos de melhores trabalhos estamos falando daqueles trabalhos que se destacam dos demais, seja pela sua qualidade ou pela aplicação de uma técnica diferente. 

No dicionário de língua portuguesa o significado da palavra portfolio é "dossiê ou documento com registro individual de suas habilitações ou de experiências."

E o ponto principal é que ele difere do currículo por trazer exemplos práticos  da sua experiência profissional e não somente um levantamento das suas habilidades e capacidades. 

Dessa maneira, o portfolio é uma ótima oportunidade para que as pessoas conheçam mais sobre o seu trabalho.

Ele também pode abrir muitas portas para você e para a sua carreira. 

Além de te conferir vantagens contra a concorrência, afinal ele é a prova de que você consegue desempenhar as habilidades que estão no seu currículo além de mostrar que você segue uma organização.

Quais são os modelos de portfolio?

Existem dois modelos básicos de portfolio, o primeiro modelo é o portfolio impresso e o segundo é portfolio digital.

 Veremos quais são as principais características que diferenciam cada um dos modelos.

Portfolio impresso

Antes do acesso a internet fosse possível a um número maior de pessoas, os portfolios eram feitos exatamente da maneira que especificamos no tópico acima.

Os profissionais organizavam seus trabalhos em pastas, e isso era muito comum, apesar de trabalhoso.

 Esses profissionais precisavam imprimir todos os seus melhores trabalhos em folhas A3 ou A4, catalogá-los e ainda se deslocar com eles. 

Hoje em dia, é muito raro encontrar empresas que tenham preferência em pedir portfolios na versão impressa, pois a maioria preza pela praticidade.

Mas se por um acaso você precisar realizar o envio desse portfolio antes de imprimir, peça a opinião de um profissional da área para que ele avalie a qualidade dos seus trabalhos e aponte os possíveis erros e falhas presentes.

Dessa forma você tem um feedback antes mesmo de apresentar a um recrutador, e a chance de melhorar, adaptar ou escolher trabalhos mais adequados para a vaga.

Também não esqueça que o material deve ser resistente, uma vez que ele será manuseado, e trabalhe a criatividade para apresentar seus trabalhos dentro do portfolio. 

Portfolio digital

Com o avanço da tecnologia surgiram muitas plataformas no ambiente digital trazendo opções mais amplas para quem deseja criar seu portfolio.

E uma das maneiras mais adequadas para apresentá-lo é através da criação de um documento no formato PDF, pois eles são seguros e raramente apresentam problemas de formatação. 

Existem muitos programas que podem ser utilizados para criar um documento em pdf como o Microsoft Powerpoint, Adobe InDesign e o Soda PDF.

O Soda PDF é um programa com um valor bastante acessível no mercado e permite que você edite arquivos em pdf, inserindo texto ou imagens entre outras funcionalidades.

Também existe a possibilidade de você fazer um portfolio online, mais adiante nesse artigo apresentaremos algumas plataformas que tornam a execução de um portfolio online possível.

Utilizar plataformas virtuais para armazenar o seu portfolio te confere um leque de possibilidades.

Existem muitas plataformas com interfaces e ferramentas  diferentes você trabalhar na customização e deixar seu portfolio mais atraente.

Entre as principais, podemos citar: Wix, DeviantArt, WordPress e Cargo Collective.

A maioria delas é bastante intuitiva, e você consegue utilizá-las mesmo sem ter muito funcional sobre as ferramentas.

Uma das vantagens do portfolio digital ou online também é a facilidade de divulgação.

Se você optar por criar pdf para realizar o seu portfolio basta que você anexe ele em e-mails ou então faça upload em sistema de armazenamento online e gere um link para o arquivo.

Se você optar por utilizar as plataformas online, você terá um endereço de link para o seu trabalho.

Além disso, possuir um portfolio online mostra que você está por dentro do uso dos recursos digitais, e isso é bem visto aos olhos dos empregadores. 

No entanto, esteja atento para a velocidade de carregamento dessas plataformas, tente optar por usar plataformas mais leves para que o profissional possa ter acesso aos seus trabalhos mais facilmente. 

Como fazer um portfolio

Criar um portfolio de uma maneira geral é simples, o difícil é você escolher quais trabalhos deve incluir e qual formato você deve fazer esse portfolio. 

Por isso, separamos algumas características que você deve estar atento quando for montar o seu:

Defina um objetivo para o seu portfolio

Primeiramente pense no público que será apresentado o seu portfolio, você está em busca de mais clientes? Ou quer vender um produto? Ou é um portfolio escolar?

A partir que você tem essa definição você consegue definir qual dos modelos citados acima é o mais adequado.

Já citamos aqui que muitas das empresas atualmente preferem o portfolio online pela praticidade que isso lhes confere

Mas pode ser que um portfolio escolar seja melhor visualizado no modelo impresso.

Lembre-se que se você estiver em busca de novos clientes você deve utilizar uma linguagem adequada para atingir o seu público.

Não cometa erros ortográficos, pois esses fazem você perder a credibilidade.

O objetivo de um portfolio é mostrar que você tem competência para realizar as atividades, então não esqueça que toda a comunicação dentro de um portfolio deve ser voltada para o que cliente saiba o que você é capaz.

Definindo o objetivo é mais fácil de você escolher as imagens que vai utilizar na criação do seu portfolio.

Escolha os trabalhos cuidadosamente

Se você é um profissional com anos de experiência no mercado e está precisando fazer um portfolio somente agora, escolha apenas os seus trabalhos mais relevantes.

Você pode ter vários trabalhos, e muito provavelmente pode ter aqueles que você gostou mais, mas tente manter o gosto pessoal longe da sua escolha e optar pelos trabalhos que receberam um melhor feedback dos seus clientes.

Limite um número de trabalhos para apresentar, o cliente não precisa ver todos os seus trabalhos para tomar uma decisão, ele quer ver apenas os melhores que mostrem as suas habilidades.

Por isso escolha trabalhos com base:

  • Na data: quanto mais atuais melhor.
  • Na técnica: tenha pelo menos um trabalho de cada técnica ou estilo.
  • No interesse do seu público: Se você abrange mais de uma persona, certifique-se de que portfolio exibe todos os tipos de público

De dez até quinze trabalhos seriam um número ideal para você apresentar aos seus clientes.

Atribua crédito aos terceiros

Se você está elaborando um portfolio acadêmico, por exemplo, e no seu portfolio possuem artigos científicos que provavelmente você não executou sozinho, não esqueça de atribuir os créditos ao trabalho.

O mesmo vale para todas as áreas no caso de trabalhos realizados em conjunto.

Pois como já reforçamos aqui, o portfolio muitas vezes está demonstrando quais são as suas habilidades então o cliente ou profissional que está com o seu portfolio em mãos deve ter a certeza de que você é capaz de realizar determinada tarefa. 

Seja sincero na hora de organizar seu portfolio e evite passar por situações constrangedoras, como assumir uma vaga que utiliza uma aplicação técnica que você não conhece. 

Dar crédito a quem executou e trabalhou junto  com você também reforça o seu senso de trabalho em equipe, gratidão  e reconhecimento.

Organize seu portfolio

A organização categórica, por relevância ou também por data é algo que deve ser levado em conta de acordo com a sua área de atuação.

Por exemplo, algumas áreas requerem que o portfolio seja organizado por datas, para seguir uma ordem cronológica, mas mesmo assim você ainda categoriza-lo para facilitar a organização de quem irá receber esse material.

Organizar por relevância é uma escolha que na maioria das vezes  vai de encontro com a expectativa de quem está analisando seu material.

Afinal, se você tiver 15 trabalhos para apresentar no seu portfolio, por exemplo, não faz sentido deixar o seu trabalho mais bonito e relevante para o final da lista, não é?

Por isso, tenha cuidado na hora de organizar o seu portfolio para mostrar sempre as suas melhores obras nas primeiras páginas.

E tente incluir as peças de mesma qualidade do início ao fim do portfolio, elaborar um portfolio bonito demanda tempo e dedicação. 

Não aposte naquelas peças que você acha que não ficaram tão boas, essas não devem ser incluídas lembre-se dessa dica: Vale mais investir na qualidade do que na quantidade.

Esteja atento ao design

Seu portfolio deve se destacar dos demais, por isso é importante que você esteja atento a todos os detalhes.

Desde a confecção da capa, até o conteúdo do seu portfolio.

Algumas plataformas online oferecem chances de personalização, por tanto: TOME CUIDADO!!! 

Na hora de selecionar as cores para o layout do seu portfolio, verifique se elas não estão atrapalhando a leitura ou visualização dos textos e imagens.

Além disso, lembre-se de utilizar imagens de qualidade excelente,

A escolha da tipografia também deve ser levada em conta:  ela é uma tipografia que facilita a leitura? Ou ela atrapalha?

Fica a seu critério definir qual vai ser o design utilizado, mas é importante que seu nome fique bem visível. 

No conteúdo do seu portfolio tente preencher os espaços em branco ou vazios, e organizar suas imagens para que fiquem alinhadas e mantenham um padrão de organização.

Tente deixá-lo o mais harmônico possível. 

Como Fazer o seu portfolio Online

Mencionamos anteriormente que existem muitas opções de plataformas para que você possa criar o seu portfolio.

O importante é que você escolha uma plataforma fácil de ser utilizada para que a visualização  do seu portfolio não vire uma tarefa que demande tempo e gere estresse.

1. Wix

Com o Wix você cria o seu site para apresentar o seu portfolio .

Ele é uma plataforma fácil de usar e você não precisa entender muito de design, pois ela te oferece alguns modelos prontos.

Ele oferece planos gratuitos e pagos  com uma série de recursos que contribuem para que você consiga se guiar dentro da plataforma.

2. WordPress

O WordPress é uma ferramenta que, assim como o Wix, permite que você crie o seu próprio site para divulgar o seu portfolio.

A plataforma é sinônimo de profissionalismo e também possui planos pagos e gratuitos.

3. Behance

Behance é um plataforma utilizada internacionalmente por profissionais da área do design e também da ilustração.

Nessa plataforma é possível que você divulgue seus trabalhos dentro de uma comunidade e utilize hashtags para que eles sejam mais facilmente encontrados. 

4. Canva

É uma plataforma online com o foco no design pois ela permite que você crie layouts e designs para seu portfolio e que destaquem seus trabalhos.

No entanto, não é possível armazenar seu portfolio no Canva, sendo necessário que você baixe ele na versão PDF.

5. DeviantArt

O Deviantart possui uma espécie de mural onde você expõe seus trabalhos para todos os usuários que tiverem acesso a plataforma. 

Também é uma plataforma internacional, e o mais legal é que você pode ter um feedback dos seus trabalhos através de um feedback.

Imagem vetorizada de uma mulher segurando lápis e olhando para seu portfolio na tela do computador

Categorias de portfolios

Você já tem conhecimento de como fazer seu portfolio, mas como mencionamos o que vai determinar algumas características mais específicas na elaboração do seu portfolio é o objetivo que você atribui a ele e também a categoria do serviço que você presta. 

Portfolio de Negócios (ou empresarial)

Ele é utilizado para apresentar os serviços que uma empresa já executou, comumente utilizado na prospecção de novos clientes. 

Para transparecer profissionalismo, esse portfolio deve possuir as informações básicas da empresa, não conter erros de português e de preferência um design alinhado com a identidade visual da empresa, essa é uma maneira de adquirir credibilidade.

Lembre-se que estamos falando do mundo corporativo onde existe muita competição, que e muitas empresas já sabem como cativar seus clientes então você deve encontrar uma maneira de se destacar.

Dessa maneira existem algumas características que você pode adicionar no seu portfolio empresarial quando for apresentá-lo para um novo cliente:

  • Reserve uma sessão para abordar um breve histórico da empresa, seus valores e também quais são as inovações que ela traz para o mercado.
  • Exiba foto dos seus produtos ou dos serviços que são oferecidos, podendo apresentar uma pequena descrição, mas com limite do número de caracteres.
  • Mostre alguns dos clientes mais importantes da sua empresa, basta exibir o logo para que seu prospecto consiga identificar de quem se trata.
  • Mostre brevemente sua equipe com algumas qualificações
  • E por fim apresenta informações de contato. 

Dessa maneira seu possível cliente tem todos os dados necessários para avaliar seus serviços e possivelmente dar sequência na jornada do cliente.

Portfolio Acadêmico

O portfolio acadêmico pode ser utilizado por um aluno que deseja manter seus trabalhos organizados ao longo do curso ou por aqueles estudantes que desejam conseguir uma oportunidade de trabalho.

Geralmente as empresas dão preferência para aqueles trabalhos que foram feitos para clientes reais.

No entanto, a fim de verificar as habilidades de um possível estagiário é muito comum que elas aceitem que o candidato utilize trabalhos acadêmicos no seu portfolio.

Por tanto, essa é a chance de você exibir seus trabalhos que receberam uma boa avaliação, e além disso o portfolio acadêmico também pode conter títulos que sejam relevantes. 

E você pode incluir textos das suas aulas, atividades, trabalhos, apostilas, exercícios, pesquisas, artigos científicos, resumos. 

Se você possuir conhecimentos técnicos específicos e certificações, também podem ser incluídas.

Dessa maneira observamos que o portfolio acadêmico pode seguir a estrutura de um trabalho acadêmico.  Seu conteúdo deve ser:

  • Capa.
  • Folha de rosto.
  • Sumário.
  • Considerações iniciais.
  • Desenvolvimento (não esqueça de incluir datas).
  • Considerações finais.
  • Anexos.

Portfolio fotográfico

Para profissionais que trabalham com fotografia, é importante que ao abrir o portfolio os clientes consigam compreender qual é o estilo de fotografia utilizado por esse profissional.

Lembre-se que comentamos sobre utilizar a criatividade, não é? Pois a concorrência existe e você quer se destacar em meio a ela. 

Por isso, se você trabalhar com fotografias de casamento, por exemplo, conte histórias através das suas fotos e tente contextualizá-las para gerar mais afinidade de quem está analisando seu portfolio.

Lembre-se que para um fotógrafo os elementos visuais são muito importantes, e que provavelmente seu possível cliente vai reparar nesses detalhes, afinal ele quer um profissional para registrar algum momento importante da sua vida. 

Por isso, para montar um bom portfolio fotográfico você precisa:

  • Determinar os seus objetivos e a sua audiência: Em qual área você trabalha? Em eventos? Para quem são as fotos? Empresas? Pessoas físicas?
  • Destacar os seus pontos fortes: Você tem boas fotografias em preto e branco ou então se fotografa melhor as paisagens. Tudo depende das suas habilidades nesse ponto.
  • Selecionar as fotos de acordo com o seu público: É natural que você esteja acostumado com uma área específica da fotografia, no entanto se você pretende mudar de público se assegure que no seu portfolio você possui pelo menos uma foto para cada um dos seus públicos alvos.

Em resumo, dedique um tempo para que você consiga selecionar suas melhores fotos, pois seu portfolio precisa ser bem elaborado, e pode servir como um cartão de visitas.

Portfolio escolar

Lembra que no início desse artigo falamos sobre aquela época de escola onde todos os seus trabalhos eram arquivados?

Aquele tipo de portfolio se chama portfolio escolar, e ele ainda é amplamente utilizado nas escolas, pois é uma maneira prática de um professor acompanhar como o aluno está se desenvolvendo ao longo do curso. 

Dessa forma, o portfolio escolar compreende um compilado dos trabalhos realizados pelos alunos durante um curso ou ano letivo.

Ele melhora a qualidade do ensino, pois através dele é possível que um professor identifique quais são as dificuldades de cada aluno.

Assim esse professor pode trabalhar nesses pontos  para que esse aluno supere as suas dificuldades.

Também aumenta o senso de responsabilidade nos estudantes, pois o portfolio é construído por eles.

É uma maneira dos pais acompanharem o desenvolvimento de seus filhos e melhorarem a comunicação com a escola e os professores. 

Se você quer saber como fazer um portfolio escolar saiba que ele deve possuir os seguintes elementos:

  • Ficha do aluno: Contendo nome do aluno, série, ano e instituição de ensino;
  • Registro de avaliações trimestrais ou semestrais;
  • Anotações e registros das aulas;
  • Trabalhos, provas e pesquisas realizadas;
  • Produções artísticas.
  • Autoavaliação.

Mas cabe aos professores definirem quais serão os elementos que estarão incluídos dentro do portfolio, e se ele será utilizado como instrumento de avaliação. 

Portfolio de design

Assim como os fotógrafos, designers em suas diferentes áreas costumam elaborar seus portfolio com base nas imagens para apresentar seus trabalhos.

O design possui diversas áreas e dentro delas nós podemos citar os profissionais:  do Design Gráfico, Design de Interiores, IU Designers, Designers de Produto e etc…

Todos esses profissionais devem mostrar seu trabalho por meio de imagens ou fotografias de boa qualidade. 

Por tanto, esse profissional deve ter em mente que precisará conquistar seus clientes através de um portfolio organizado e bem elaborado. 

E que esse portfolio precisa refletir o trabalho e também a personalidade desse profissional.

Através desse portfolio o cliente precisa reconhecer quais são as habilidades do Designer.

Portanto, invista em criar um portfolio com:

  • A sua marca: É importante que você já tenha uma marca definida e uma identidade visual, para que possa se destacar dos outros profissionais.
  • Apresentação: Faça uma breve apresentação pessoal, e profissional. Inclua a sua formação e também seus hobbies.  
  • Melhores trabalhos: Inclua os seus melhores trabalhos, os que tiveram melhor feedback ou que ficaram mais bonitos.
  • Área de atuação: Mesmo que você seja um design gráfico, pode ser que você tenha preferência em trabalhar em uma determinada área ao invés da outra, então deixe isso claro para o seu cliente.
  • Trabalhe seu storytelling: Conte como foi realizar aquele trabalho, explore o briefing do cliente e como você solucionou algo que para ele era uma dor.
  • E não se esqueça de reservar um espaço no seu portfolio para deixar seu contato.

Portfolio de Artes

Quando falamos de portfolio para artistas estamos englobando artistas de diferentes categorias e o portfolio de cada categoria possui suas características específicas.

Mas uma característica deve ser comum a todos: artistas também devem caprichar na qualidade das imagens dos seus trabalhos.

Independentemente do local onde você vai expor seus trabalhos ou se vai aplicar para uma vaga. 

Cada artista possui a sua maneira de trabalhar, traços únicos e estilos únicos também.

Por tanto, o profissional deve pensar em uma maneira de destacar esses traços dentro do portfolio. 

Também deve estar atento se o formato de apresentação dos seus trabalhos está adequado com o local onde esse profissional está aplicando para a vaga, pois algumas profissões podem exigir configurações específicas.

Dessa maneira um profissional das artes deve se atentar para:

  • portfolio de artes visuais: posicionar as obras uma após a outra, colocar uma capa e contra capa, que pode ser seguida de uma breve descrição sobre o artista e suas artes. Nas imagens deve colocar a obra, o título da obra e o ano, material e a técnica utilizada.
  • Profissionais de música, dança e teatro: deve ter uma capa com seu nome, e a seguir seus trabalhos organizados por ordem cronológica, contendo de 1 a 3 foto de boa qualidade. Cada imagem deve vir acompanhada de título, função exercida, direção, roteirista e local da apresentação. 

Lembre-se que a apresentação é tudo por isso o seu portfolio deve estar organizado em bem escrito.

Portfolio de produtos

Assim como em um catálogo, as imagens exibidas no seu portfolio de produtos devem ser de alta qualidade para que o cliente possa analisar melhor seus produtos ou a execução dos seus serviços.

Já a precificação dentro do portfolio não é obrigatória e também não existe uma regra específica, ficando a seu decidir utilizá-la ou não.

A decisão de usá-la ou não pode vir através do conhecimento do seu público. 

Pois, lembre-se que deixar o preço à vista, em um primeiro momento, pode afastar o cliente.

No entanto, existem algumas estratégias de venda que você associa para que os clientes se sintam mais interessados pela sua oferta, no curso Avalanche de Vendas você aprende técnicas para despertar o interesse dos seus clientes na concorrência. 

Também existem aqueles clientes que são mais diretos e que o preço influencia muito na sua decisão de compra, por isso cabe a você avaliar qual é a melhor estratégia para sua empresa.

Existem vários cursos de Marketing digital que podem te auxiliar a atrair mais clientes e consequentemente fidelizá-los para gerar mais vendas através do marketing de conteúdo.

E não se preocupe se você não tem certeza que consegue tirar ótimas fotos dos seus produtos pois com o Curso Fotografia Online, você tem a chance de aprender como tirar as fotos mais interessantes para utilizar no seu portfolio. 

Também pode pesquisar na internet como tirar fotos de produtos para ecommerce, para não cometer erros básicos e de iniciantes.

Como divulgar seu portfolio 

Se você deseja captar mais clientes através do seu portfolio, saiba que a internet proporciona muitas oportunidades  para que você consiga divulgar seus serviços ou produtos e ganhar seu reconhecimento. 

Para divulgar o seu portfolio você pode seguir algumas dessas sugestões:

  • Compartilhe o link do seu portfolio: Você pode compartilhar o link do seu portfolio nas suas redes sociais, como o Facebook e o Instagram, na sua assinatura do e-mail e até mesmo em cartões de visita. Também pode divulgá-lo em plataformas de trabalho online.
  • Faça network: Utilize a internet a seu favor, entre em grupos relacionados com o seu trabalho e comece a divulgação. Interaja com pessoas que possam precisar do seu serviço.
  • Invista em marketing de conteúdo: Por que não ter um blog sobre o seu trabalho e trabalhar na otimização SEO para que quando as pessoas pesquisem um conteúdo encontrem você e seus trabalhos?
  • Adicione mais conteúdos ao seu portfolio e divulgue-os: Sempre que você estiver realizando um trabalho pode compartilhar nas redes sociais junto ao link do seu portfolio  e utilizar as hashtags para ser encontrado com mais facilidade. 
  • Promova seu serviço: Faça algumas ações de marketing como sorteios ou ofereça uma amostra grátis para ganhar mais visibilidade.

Exemplos de portfolios para te inspirar

Separamos uma lista de diferentes portfólios virtuais caso você ainda não saiba por onde começar. Confira: 

1. Kenneth Reitz

É um fotógrafo que também escreve blogs e produz podcasts.

2. Charles Lu

Charles é um Designer gráfico conhecido mundialmente que já desempenhou projetos para marcas famosas como a Netflix.

3. Ruwen Liu

Artista e ilustradora, seu trabalho é focado em fantasia e ficção

4. Michal Pawelczyk

É um web designer e trabalha com o desenvolvimento de sites.

5. Lightfarm Studio

É uma produtora de arte visual brasileira e foi responsável pelo desenvolvimento do design da mascote da Samsung.

Pronto para trabalhar no seu portfolio?

O portfolio é uma peça principal para o reconhecimento de um profissional dentro de uma empresa.

Por isso, oferecemos um guia para que você consiga elaborar o seu portfolio de maneira a atender as expectativas dos seus clientes ou de um recrutador.

Também é possível que você divulgue o seu portfolio através da internet aumentando as suas chances de captar mais clientes.

Mas não se esqueça que você deve adaptar o conteúdo do seu portfolio conforme a sua área de atuação e sempre definir o objetivo para conseguir estruturar um bom material.

Boa sorte com os seus projetos!

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download