14 estratégias de email marketing para usar no Natal

atualizado 17 de novembro de 2023
Tempo de leitura7 minutos
Luciano Larrossa
Luciano Larrossa
Mágico do Marketing

O momento mais agitado do ano para o comércio - seja ele físico ou ecommerce - já começou desde a chegada da Black Friday no final de novembro. Depois desse evento comercial, começa a contagem regressiva para o Natal e, com ela, um grande aumento na procura de presentes. Com isso, se torna primordial usar e abusar de estratégias de email marketing para que suas promoções, sorteios e eventos capturem a atenção de seus potenciais clientes. Para obter sucesso durante o feriado, confira abaixo 14 estratégias de email marketing para usar no Natal!

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1. Pesquise o que deu certo e errado nas ações anteriores

O primeiro passo é analisar o que foi feito em relação ao email marketing - e, na verdade, nas ações de marketing no geral - no ano anterior. É o momento de usar suas ferramentas analíticas para medir o que deu certo na campanha passada, o que poderia ser melhorado e descobrir os motivos para tal. Fazendo essa análise, você já descarta de antemão ações que não deram certo, ao invés de testá-las novamente.

Natal

2. Crie emails que podem ser lidos no celular

De todas as estratégias de email marketing dessa lista, esta é uma das que devem ser seguidas à risca. Uma pesquisa do instituto Litmus divulgado em março de 2016 revelou que 55% dos emails são lidos em um dispositivo móvel. Isso significa que mais da metade dos emails já são lidos nesses dispositivos. Ou seja, é imperativo que seus emails possam ser facilmente lidos em um celular, sob o risco de serem ignorados.

Mobile

É essencial que teste seus emails em ferramentas como o Window Resizer, uma extensão para o navegador Mozilla Firefox. Com ela, é possível conferir uma prévia de email em diversos tamanhos de tela.

3. Não hesite em divulgar promoções e descontos

Essa é a época do ano no qual todo mundo está mais receptivo ao recebimento de descontos e promoções exclusivas. Por isso, durante o mês não precisa segurar o pé no freio em relação a envio de emails desse tipo para a caixa de entrada dos assinantes de sua newsletter. Até mesmo emails diários com novas reduções de preço serão bem-vindos pela maioria dos consumidores.

4. Seja claro e use termos ligados ao feriado

Um dos principais motivos é a falta de clareza nos emails enviados. Por isso, seja claro nos assuntos de email enviados durante a época. Assuntos com os dizeres "Essa promoções de fim de ano vão VIRAR SUA CABEÇA" possivelmente ganharão uma passagem direta para o lixo eletrônico. Ao invés disso, seja conciso, com assuntos como "Promoção de Natal: 50% off em nossa seção de livros de ficção".

5. Crie conteúdos relacionados às festas de final de ano

Uma das formas para aumentar visitas e conversões de sua loja virtual, o marketing de conteúdo continua a ser um grande aliado também nessa época. Ao invés de enviar apenas emails com promoções sobre seus produtos, equilibre-o também com dicas para que o visitante possa aproveitar o melhor possível o período de férias. Uma loja de decoração, pode, por exemplo, criar um guia de dicas e tutoriais com as melhores formas de decorar sua casa para o Natal ou macetes para receber bem seus convidados em uma festa caseira de Ano Novo, entre outros.

6. Segmente seus emails

A principal dica de email marketing também vale aqui. Pesquise os hábitos dos compradores de sua ecommerce e separe-os de acordo com critérios como frequência de compra, tipos de itens comprados, idade ou outras demografias que considera relevantes para sua campanha. Vale tomar uma aproximação mais pessoal nos emails enviados, como referenciá-los pelo nome ou conferir promoções exclusivas para um determinado grupo segmentado. Isso o ajuda a ser diferente das outras lojas que também estão usando email marketing para atrair aquele potencial cliente.

Segmentação

7. Crie listas de sugestões segmentadas

Este item pode parecer bastante semelhante com o anterior, mas são bastante diferentes. Enquanto no anterior recomendamos a segmentação de seus assinantes, a sugestão aqui é oferecer dicas de presentes para outros grupos, lembrando que a temporada é mais voltada à compras para outros do que para si. Ou seja, envie listas de sugestões para agradar crianças, avôs, amigos que gostam de artes marciais ou parentes que gostam de cinema, entre outros. A loja Modcloth criou uma campanha que faz justamente isso, usando imagens e botões com links para guiar seu assinante para uma determinada categoria de clientes, como pode ver na imagem logo abaixo:

Grupos

8. Realize testes em diferentes dias e horários

O tempo pode parecer curto, mas ainda há tempo para testar quais são os melhores dias e horários para o envio dos emails. Dessa maneira, é possível descobrir quais são os melhores momentos do dia para disparar suas campanhas, especialmente nos dias mais próximos ao aguardado feriado.

9. Use ofertas limitadas para fisgar a conversão

Uma das tendências recentes é o oferecimento de ofertas limitadas. Como a temporada já evoca certo senso de urgência - principalmente em relação à chegada dos presentes encomendados -, nada mais oportuno para seu negócio do que incluir esse tipo de oferta. Diversas plataformas de email marketing já permitem enviar contadores regressivos nos emails de sua campanha e recomenda-mos utilizá-los. Com a oferta limitada, é possível fechar uma venda que talvez fosse deixada de lado caso fosse apresentada como um desconto normal.

10. Crie promoções especiais

Todas as lojas virtuais estão disparando suas campanhas de Natal enquanto lê este texto. Ou seja, já existirão diversos emails com campanhas de Natal sendo enviadas a potenciais consumidores. Isso pode fazer com que as suas acabem sendo negligenciadas se forem muito semelhantes a de seus concorrentes. Por isso, use e abuse de imaginação e criatividade para capturar a atenção de seus assinantes.

Imaginação

Em 2013, a rede de lanchonetes americana Tasty Burger criou uma promoção juntando email marketing e redes sociais com uma disputa para descobrir quem tinha o suéter de natal mais feio. O vencedor da disputa, realizada no Instagram, recebeu um cartão de presente no valor de $150. Falando em redes sociais...

11. Integre sua campanha com as mídias sociais

Como vimos no item anterior e no 7° número da lista, é essencial aliar sua campanha de email marketing também com a de social media. Seja com uma promoção no Instagram como fez o Tasty Burger ou publicando uma imagem usada no Pinterest como fez a Modcloth, existem diversas maneiras de integrar suas campanhas. Vale lembrar também que suas ofertas também devem ser divulgadas por lá. Para saber mais sobre como melhorar suas vendas no feriado através das redes sociais.

12. Não esqueça dos atrasados

Não importa o quanto as lojas recomendem: sempre existirá aqueles que deixarão as compras para a última hora. Para lojas físicas, intensificar as campanhas de email mareting com promoções especiais são uma estratégia segura e efetiva. Para as ecommerces, também existem algumas opções: frete especial e expresso para as compras chegarem a tempo do feriado - o que exige um bem estruturado processo logístico - ou um trunfo de última hora, cartões de presente de diferentes valores, ficando a cargo do comprador o valor em compras que deseja dar a alguém.

13. Faça parcerias com campanhas de doação

Essa época do ano também é mais propensa a doações a instituições de caridade, o que pode ser usado também como gancho para alavancar suas vendas, ao mesmo tempo que abdica de parte dos lucros para ajudar uma instituição. Caso já trabalhe com alguma delas, pode valer a pena criar uma parceria para arrecadação de donativos. Caso contrário, pode pesquisar por estas associações em sua região ou no local onde tiver mais presença e fazer contato. Outros tipos de ações também podem ser consideradas, como eventos com descontos para os participantes, por exemplo.

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14. Mantenha sua equipe de atendimento online de prontidão

Com o aumento do tráfego vindo das diversas campanhas, é essencial que tenha uma equipe de atendimento online à disposição para responder a eventuais dúvidas, além de auxiliar um visitante no processo de compra. Para isso, recomendamos acompanhar os horários de pico em acessos de sua ecommerce, ajustando o expediente de sua equipe.

Atendimento

Como está a movimentação de sua ecommerce para o Natal?

Com o aumento na procura, supomos que já esteja operando à 120% para atender a demanda. Complementando o último item de nossa lista, não podemos deixar de recomendar que conheça as funcionalidades do Jivochat e saiba como ele pode ser de grande ajuda no processo de conversão do visitante para cliente. Confira ferramentas como o convite pró-ativo e a possibilidade de realizar atendimentos também pelo celular através do aplicativo.

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