Curtidas no Instagram [GUIA COMPLETO]

atualizado 9 de dezembro de 2022
Tempo de leitura12 minutos
Thais L.
Thais L.
Redatora

As curtidas no Instagram são um recurso dentro da plataforma para expressar quando gostamos de uma publicação.

Com mais de 1 bilhão de usuários e 500 milhões de acessos diários, o Instagram atrai seu público por possuir uma série de recursos diferentes e atrativos para o seu público. 

Um dos primeiros recursos  lançados pela plataforma, e que continua sendo muito utilizado  são postagens no feed.

Para interagir com as publicações de feed, você pode utilizar os comentários ou as curtidas.

As curtidas são práticas, pois basta tocar na publicação duas vezes para curti-la.

Por conta dessa praticidade se tornam as favoritas entre os usuários da rede social. 

Além de demonstrarem popularidade dentro da plataforma, as curtidas fazem parte de uma importante métrica que é a taxa de engajamento para quem utiliza o Instagram business. 

Para que você saiba mais sobre como funcionam as curtidas no Instagram, como ganhar mais curtidas e sua importância, nós preparamos esse artigo com essas e muitas outras informações. 

O que são curtidas no Instagram?

As curtidas no Instagram são recursos que promovem a interação dentro do Instagram.

É através desse recurso que você pode expressar a satisfação com determinado conteúdo. 

Mas para quem deseja utilizar a rede social para divulgar seus projetos como: digital influencers ou quem usa o Insta para Negócios, as curtidas são muito mais do que apenas uma interação.

Elas fazem parte de uma métrica muito importante, chamada de métrica de engajamento. 

O engajamento são todas as interações do usuário com sua marca, e nisso podemos incluir as curtidas. 

As curtidas também são importantes para melhorar o alcance de uma publicação, pois o Instagram trabalha através de algoritmos.

Ou seja, quanto mais curtidas uma publicação conseguir em menos tempo, maior é a chance dela ser entregue para seus seguidores e até mesmo aparecer no discovery.

Nesse cenário, muitos usuários encontram vantagens em trabalhar para adquirir mais curtidas dentro da plataforma. 

 Vantagens de ter curtidas no Instagram

Provavelmente você não sabe, mas se estiver pensando em utilizar o Instagram para empreender, as curtidas oferecem uma série de vantagens. Confira:

  • Se você tem um site pode gerar tráfego para ele através do Instagram, pois as pessoas já demonstraram ter interesse no seu conteúdo.
  • Melhora o alcance das suas publicações.
  • Melhoram sua presença online, você passa a ser reconhecido pela qualidade do que entrega.
  • Atraem mais curtidas, pois é mais fácil das pessoas interagirem com algo que recebeu um número relevante de curtidas.

Através das curtidas você pode avaliar o seu crescimento dentro do Instagram.

E se você ainda não sabe como ganhar curtidas no Instagram, pois no próximo tópico iremos te ensinar alguns passos relevantes na hora de você pensar na sua publicação.

Como ganhar curtidas no Instagram

Ganhar mais curtidas no Instagram requer dedicação e paciência, pois é um processo lento até que você consiga alcançar os resultados esperados.

Além disso, você vai investir parte do seu tempo para produzir um conteúdo de boa qualidade dentro da rede social, e fazer uso de algumas estratégias de marketing digital.

No entanto, tenha em mente que investir seu tempo adquirindo fãs reais para o seu perfil é muito melhor do que comprar seguidores ou curtidas, e mais adiante nós vamos te explicar o por quê.

Conheça sobre seu público

O primeiro passo antes de pensar sobre suas publicações, é pensar no público para o qual você irá apresentar e oferecer o seu conteúdo.

Se você já tiver uma conta com alguns seguidores, você pode se perguntar:

  • Quem são essas pessoas?
  • O que levaria elas a curtir suas publicações?
  • Quais são os interesses desse público?

Se ainda estiver pensando em criar uma conta, você primeiro precisa definir um nicho.

Pois, sem ter um nicho específico é muito difícil que você consiga engajar as pessoas a compartilharem seu conteúdo.

A partir da definição do nicho você pode pesquisar sobre a concorrência, para saber o que o seu público alvo gosta de ver. 

Ao pesquisar pela concorrência observe qual é o conteúdo que eles publicam, e quais possuem mais interações. 

Essas provavelmente são as publicações mais interessantes para a sua audiência, não copie, mas tente abordar assuntos tão relevantes quanto os seus concorrentes. 

Aposte em produzir conteúdo de valor

Se você conseguiu definir o seu nicho e também identificar qual é o seu público alvo é hora de definir quais são os melhores conteúdos para esse público.

Pense que é muito comum que as pessoas curtam publicações que vão de encontro com seus interesses, e ainda mais aquelas publicações que agregam algum tipo de informação.

Esse conteúdo é chamado de conteúdo de valor, pois é um conteúdo produzido com qualidade e traz informações relevantes para que os seus seguidores permaneçam engajados.

Essa é a estratégia de Marketing de conteúdo que é utilizada por empresas, digital influencers e também empreendedores. 

Se você quer saber mais sobre como crescer o seu empreendimento dentro do Instagram e ganhar mais visibilidades e curtidas, no curso Insta para Negócios,  você aprende estratégias para conseguir criar conteúdos incríveis para conquistar o seu público alvo.

Invista em marketing de conteúdo para deixar as suas publicações mais interessantes.

Mas não esqueça de pensar na publicação como um todo, assim sua legenda, imagem e texto devem conversar entre si para trazer informações relevantes.

Utilize os Stories 

O Instagram possui uma ferramenta chamada Instagram Stories

Essa ferramenta permite que você faça publicações "rápidas" em um feed próprio, e que duram apenas 24 horas.

O Instagram Stories possui uma série de recursos interativos para você explorar, mas você também pode utilizá-lo como estratégia, aliando seu uso a suas publicações no feed para ganhar mais curtidas no Instagram.

Por exemplo, faça uma prévia de algum assunto que será publicado no dia seguinte, é uma maneira de deixar seus seguidores curiosos e ansiosos pela sua publicação.

É possível também que você compartilhe suas publicações mais antigas nos Stories para estimular seus novos seguidores a interagirem com elas no seu feed.

Aposte em imagens de boa qualidade

O Instagram é uma das redes sociais que mais se destaca pelo visual e a estética das imagens. 

Mesmo que você escolha fazer publicação pessoal, os usuários estão acostumados a ver fotos de boa qualidade e filtros que deixam as imagens mais bonitas e atrativas.

Por tanto, não fique atrás, e escolha publicar apenas aquelas imagens que apresentam uma boa qualidade.

O próprio Instagram oferece uma série de ajustes antes de você publicar uma imagem, dentre elas estão alguns filtros aplicáveis que você pode utilizar. 

Aposte também em designs bonitos, e que sejam diferentes do que os seus seguidores estão acostumados a ver no feed deles. 

Algumas plataformas, como o Canva, facilitam a criação de designs, pois oferecem recursos como layouts, vetores e molduras para você deixar suas publicações mais atraentes. 

Utilize hashtags para ganhar curtidas no Instagram

Você sabia que utilizar as hashtags corretas podem aumentar o alcance das suas publicações?

Por tanto, antes de fazer uma publicação pesquise sobre as hashtags que sejam referentes ao seu nicho.

Para pesquisar as hashtags você pode ir na aba discovery, no Instagram,  inserir o símbolo # e escrever a sua hashtag.

Perceba que ao começar a escrever uma hashtag o próprio Instagram vai sugerir algumas hashtags que provavelmente estão relacionadas com a sua hashtag de pesquisa..

Ou você pode utilizar um gerenciador de hashtags como o tagsfinder, para descobrir quais são as hashtags mais utilizadas no seu nicho.

O recomendado é utilizar no máximo 30 hashtags. 

De uma maneira geral as hashtags mais utilizadas para ganhar curtidas são:

  • photooftheday
  • instagood
  • nofilter
  • tbt
  • picoftheday
  • love
  • nature
  • swag
  • lifeisgood
  • instapic
  • instadaily
  • selfie
  • instamood
  • bestoftheday

Promova o seu conteúdo 

Para que mais pessoas tenham acesso às suas postagens, compartilhe-as nas demais redes sociais que você utiliza.

O Instagram possui integração com o Facebook permitindo que você publique em ambas as redes sociais ao mesmo tempo.

Você também pode fazer postagens que estimulem seus seguidores a marcar seus amigos nas suas publicações para que eles também conheçam o seu perfil.

Reserve de 15 a 30 minutos para deixar comentários positivos nas publicações de outras pessoas, assim você ganha mais visibilidade.

E lembre-se de agir com respeito, e não divulgar seu link do seu perfil nos comentários de terceiros, pois você pode ser reportado.

Ao comentar nas publicações de outras pessoas tenha cuidado para não cair no Shadowban,  tente se manter no limite de 60 comentários por hora. 

Investir em anúncios pagos é uma maneira mais rápida de ganhar alcance e visualização, garantir que seu conteúdo seja entregue para mais pessoas. 

Através dos anúncios também é possível trabalhar com a segmentação do seu público e exibi-los apenas para o público que é do seu interesse.

Escreva textos objetivos 

Além de conteúdo adequado, na hora de escrever suas publicações, você precisa escrever textos para que o seu público compreenda a mensagem que você deseja transmitir. 

Tente ser claro e objetivo para que o público não perca o interesse. Assim como a imagem, o texto é uma parte fundamental para a comunicação dentro do Instagram.

Se você optar por incluir texto nas suas imagens, escolha incluir apenas alguns pontos chaves, para não sobrecarregar as imagens, e dê preferência por publicar o resto do texto na legenda. 

Na legenda, vale a pena investir em uma boa copy, e você também pode trabalhar seu storytelling, na hora de escrever seus textos e até mesmo usar letras diferentes para dar destaque ao seu conteúdo. 

E não esqueça do Call to Action para finalizar seus textos e indicar aos seus seguidores qual é a interação que você espera que ele faça.  

Interaja com o seu público 

A interação é muito importante para melhorar o seu relacionamento com os seus seguidores.

E por isso é importante que você estimule-o a interagir com suas publicações, os Stories são uma boa opção para você que deseja manter um relacionamento diário com seus seguidores.

Faça perguntas através das enquetes dos Stories, mostre as novidades e até os seu dia-a-dia.

Não esqueça também de retribuir a atenção que você recebe.

Curta, comente e compartilhe os comentários que são deixados nas suas publicações. 

Seja sincero com seus seguidores e tente inovar sempre trazendo novidades a eles.

Existe limite de curtidas no Instagram? 

Se você se perguntou até quantas publicações você pode curtir, é bom saber que o Instagram não aceita que você execute ações repetitivas, pois ele pode considerar essas ações como ferramentas de automação.

Essas ferramentas de automação vão contra as políticas de uso da plataforma, e uma vez que você passe a curtir muitas publicações, ou até mesmo dar unfollow ou seguir muitas pessoas de uma só vez você corre o risco de cair em shadowban.

De acordo com um estudo feito pela mLabs, que é uma plataforma de gerenciamento de redes sociais, o Instagram permite que contas recentemente criadas curtam até 200 a 400 publicações por dia. 

Por isso, fique atento antes de sair distribuindo várias curtidas por aí, pois se você cair em shadowban é suas postagens não serão entregues para pessoas que não estão incluídas no seu grupo de seguidores. 

Porque não comprar curtidas no Instagram

Embora existam muitas opções de compra de curtidas sendo divulgadas em toda a internet, você deve estar ciente de que o Instagram não incentiva a ação, pois ela vai contra os seus termos de uso.

Comprar curtidas no Instagram pode te trazer algumas desvantagens como:

Perda da sua conta

Uma vez que foi identificada que você comprou curtidas ou seguidores é bem provável que o Instagram, na melhor das hipóteses te coloque em shadowban, ou que você perca a sua conta.

Então pense que você pode colocar todo o seu trabalho por água abaixo e ter que começar do zero. 

Redução de engajamento

É bem provável que você precise comprar mais de uma vez para manter o seu engajamento dentro da plataforma e não bagunçar suas métricas.

Você vai gastar dinheiro que poderia ser investido em anúncios pagos que têm maior retorno. 

Fraude de aplicativos

Uma outra desvantagem seria referente ao uso de aplicativos para ganhar curtidas.

Através desses aplicativos você expõe os seus dados pessoais, pois na maioria das vezes não há garantia de que esses aplicativos realmente funcionam.

 Até que você perceba que foi vítima de um golpe é tarde demais.

No entanto, você pode pesquisar por comunidades no Facebook de troca de likes, além de divulgar o seu trabalho, você vai estar ajudando o trabalho de outras pessoas. 

Como ocultar curtidas no Instagram para meus seguidores

As curtidas estão localizadas embaixo das suas publicações, e elas aparecem junto com o nome do usuário que curtiu a sua publicação.  

Para visualizar quem curtiu e quantas pessoas curtiram sua publicação basta que você toque em cima dos nomes que curtiram sua publicação. 

Em 2019, o Instagram lançou uma nota avisando para os usuários que as curtidas dentro da plataforma seriam desativadas.

O argumento utilizado pelo Instagram foi que a plataforma queria um ambiente seguro e que não virasse uma competição por likes.

Apesar de um tempo desativadas, o Instagram logo voltou a exibir as curtidas, no entanto a plataforma também trouxe um recurso que permite que desative o número de curtidas.

Desativar o número de curtidas em todas as publicações

Para ativar o recurso você só precisa: 

  • Ir em configurações.
  • Depois encontre o botão de publicações.

Print Screen de como desativar as curtidas de todas as publicações no Instagram

  • A primeira opção é Curtidas e visualizações, basta desativar a chave  para deixar de ver o número de curtidas em todas as publicações.

Print Screen de como desativar as curtidas de todas as publicações no Instagram, continuação.

Desativar as curtidas em publicações novas

Quando você for realizar uma nova publicação no Instagram, basta que você  toque em "Configurações avançadas".

Print Screen de como desativar as curtidas de publicações novas no Instagram

Depois desse passo ative a chave "Ocultar o número de curtidas e de visualizações nesta publicação".

Desativar as curtidas em publicações antigas

Localize a publicação no feed e toque nos três pontinhos de opções. Então, selecione a opção "Ocultar número de curtidas".

Print Screen de como desativar as curtidas de publicações novas no Instagram

Agora você já sabe o que são curtidas no Instagram...

E como fazer com que suas publicações conquistem o seu público alvo para que você consiga mais curtidas.

Embora esse caminho seja demorado, ele é essencial para quem deseja crescer dentro da plataforma.

Você também pode contratar um profissional de Social Media ou um Gestor de tráfego para atuar no desenvolvimento da sua rede social.

Outra estratégia muito importante é conhecer mais sobre as outras ferramentas do Instagram, e como elas podem contribuir.

E se você ainda não criou a sua conta no Instagram, crie para não perder as novidades e todos os recursos que ele oferece.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download