Como postar no Instagram pelo PC de 5 formas rápidas

atualizado 12 de março de 2024
Tempo de leitura11 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Hoje, os smartphones permitem que tarefas de todos os tipos possam ser realizadas na palma de sua mão.

No entanto, existem pessoas que se incomodam com a necessidade de utilizarem seu celular o tempo inteiro, além disso, as distrações das notificações que acontecem continuamente podem ter um impacto negativo em sua produtividade.

Muitos profissionais que precisam gerir redes sociais ou para seus próprios negócios preferem realizar este trabalho através de seus computadores.

Seja para não perde a qualidade de uma imagem durante a transferência de arquivos, para criar um fluxo de trabalho descomplicado ou até mesmo a praticidade de postar várias imagens de uma vez.

No entanto, o Instagram tem uma política muito restrita quanto ao uso do seu aplicativo e ao desenvolvimento de ferramentas de terceiros. Por isso, a rede social permite a publicação através do site apenas em dispositivos mobile.

A boa notícia para estas pessoas é que existem várias formas de como postar no Instagram pelo PC.

Existem opções muito otimizadas e bastante conhecidas que são pagas, porém, é possível utilizar maneiras gratuitas e completamente viáveis para postar em seu perfil do Insta gratuitamente.

Confira em nosso artigo as melhores maneiras de como postar no Instagram pelo seu computador e utilize a opção mais prática em seu dia a dia.

Aprenda a usar o Instagram profissionalmente

Aprender com profissionais é a maneira mais rápida de profissionalizar e otimizar seu perfil no Instagram. Através de sua experiência, será mais fácil conhecer as ferramentas e estratégias que geram resultados.

O curso Insta para Negócios é uma ótima opção para empreendedores, profissionais liberais e social medias que desejam agregar mais valor ao seu trabalho. Nas aulas você irá aprender desde o básico ao avançado, criando uma conta business e desenvolvendo estratégias para o seu negócio.

Curso de Instagram para Negócios

1. Utilize o modo mobile do Google Chrome

Ativar o modo mobile do seu navegador é uma das maneiras mais simples e rápidas de publicar no Instagram pelo PC sem a necessidade de baixar ou utilizar qualquer tipo de programa auxiliar.

Utilizando o navegador Google Chrome, acesse o site do Instagram e faça seu login. Então, aperte a tecla F12 de seu teclado, um console será aberto, então, clique no ícone de um tablet junto a um smartphone, na parte superior da tela.

Isso irá fazer com que o navegador do seu PC entre no modo mobile, então, as publicações feitas através dele serão permitidas pela rede social.

Postando no Instagram pelo Google Chrome

Aperte a tecla F5 para atualizar a página. A rede social entrará no modo smartphone e os ícones para a publicação de conteúdo nos Stories e no Feed estarão disponíveis, conforme destacado na imagem a seguir.

Postando no Instagram pelo Google Chrome passo 2

Para publicar, clique no ícone dos stories na parte superior para publicar nos stories ou no ícone "+" para publicar em seu feed.

Então, selecione a imagem ou vídeo desejado nos diretórios de seu computador e faça sua publicação.

2. Adicione extensões ao Google Chrome para utilizar o Instagram

As extensões para otimizar seu navegador são uma ótima alternativa de como postar no Instagram pelo PC.

Contudo, existem navegadores que não contam com extensões específicas para publicações. Portanto, avalie a possibilidade de usar outra opção apenas para realizar suas postagens.

Confira a seguir 3 opções de extensões que pode facilitar sua experiência, permitindo a publicação através do PC.

  • Inssist: esta é uma extensão exclusiva para o Google Chrome e a única que permite a publicação de vídeos além de fotos, stories através do seu navegador. Através desta ferramenta também é possível ter acesso aos Insights, métricas do seu perfil, e realizar o agendamento de conteúdo.
  • Web for Instagram: assim como o item anterior, esta alternativa é exclusiva para o Google Chrome. Utilizando esta extensão será possível baixar vídeos e fotos, conferir atualizações e publicar apenas fotos em seu perfil.
  • DP-Instagram: este é um add-on exclusivo para o Firefox. Ao utilizá-lo, seu navegador será forçado a funcionar na versão mobile e irá permitir a publicação de conteúdo no Instagram através do seu computador.

3. Publique em seu feed através do Estúdio de Criação

O estúdio de criação é a forma oficial de postar fotos no Instagram através do seu PC. Contudo, as publicações só podem ser feitas no feed e no IGTV, a ferramenta não conta com a opção de criar stories.

Para aprender a utilizar o estúdio de criação, siga os seguintes passos:

  1. Acesse o estúdio de criação e faça o login em sua conta do Instagram.
  2. Será necessário vincular seu perfil do Instagram a uma página do Facebook para ter acesso ao recurso. Faça isso acessando seu perfil, clicando em "Editar", então clique em "Página" e adicione sua página do Facebook.
  3. Após vincular as contas, o acesso ao estúdio será concedido.
  4. Selecione o ícone do Instagram na parte superior da página.
  5. Clique no botão azul "Criar publicação", no canto superior esquerdo da tela, e selecione o tipo de publicação que será feita.

Estúdio de criação

4. Emule um sistema Android em seu PC

Além do Instagram, tem outros aplicativos exclusivos para mobile que você gostaria de ter em seu PC? Considere começar a utilizar o BlueStacks, um emulador de Android feito para computadores.

Através dele, será possível acessar um ambiente bastante semelhante a um tablet ou smartphone Android real e poderá usar seus aplicativos como se estivesse em um celular.

A ferramenta está disponível tanto para sistemas operacionais Windows quanto iOS.

5. Programas de gerenciamento de redes sociais

Profissionais que precisam gerenciar diversos perfis de redes sociais e precisam de mais funcionalidades para gerar relatórios detalhados sobre suas redes geralmente utilizam programas de gerenciamento de redes sociais.

Normalmente, estas plataformas profissionais contam com os recursos necessários de como postar no Instagram pelo PC, permitindo que todos os tipos de publicação sejam feitos através delas, desde posts no Feed, até carrosséis e posts no IGTV.

Confira algumas opções interessantes de plataformas para o gerenciamento de redes sociais.

Aplicativo completo de gestão de Instagram!

  • SocialGram: O SocialGram é um dos melhores aplicativos para gerenciar perfil na rede social. Além de auxiliar em como postar no Instagram, com ele você também consegue impulsionar o seu perfil, ganhar mais seguidores e fortalecer o engajamento com seu público.
  • mLabs: assim como a opção anterior, o mLabs reúne o gerenciamento de diversas redes sociais diferentes em suas plataformas. É uma boa alternativa para quem, além de agendar publicações, também precisa responder muitas mensagens privadas.
  • Postgrain: esta é uma plataforma que oferece a oportunidade de agendar todas as suas publicações em um só lugar, seja feed, stories ou IGTV. A ferramenta também conta com um recurso para responder mensagens direta e um ambiente de trabalho em equipe.
  • Etus: esta opção de gerenciador busca reunir a administração de diversas redes sociais em um só lugar. Portanto, ao utilizar o Etus é possível agendar posts para Instagram, Facebook, Linkedin, Youtube, Twitter, Tumblr, Pinterest e Google My Business. Além disso, é possível fazer impulsionamentos e gerar ilimitados relatórios pela plataforma.
  • Hootsuite: esta é uma solução estrangeira que reúne diversas soluções para a administração de redes sociais e oferece treinamentos com certificação para seus usuários aumentarem seus resultados. A plataforma está toda em inglês, mas vale a pena conferir.

Mesmo assim, ainda recomendamos que faça um curso de Instagram para que realmente possa aprender como impulsionar o seu perfil e quais estratégias usar para engajar seguidores.

Dicas para profissionalizar seu feed no Instagram

Agora que você já conhece diversos métodos de como postar no Instagram pelo PC, confira algumas dicas que podem ajudar a melhorar a qualidade do conteúdo que é publicado em seu perfil, seja este um sorteio no Instagram, uma promoção, ou fotos de seus produtos.

Afinal, quando um novo usuário acessa seu perfil, esta pode ser a única chance de conquistá-lo e converte-lo em um seguidor.

Para obter sucesso e reter estas pessoas, contar com um perfil otimizado e um feed organizado é essencial.

Desta forma, os usuários poderão entender com facilidade e rapidez sobre o que se trata seu conteúdo, então, se for algo interessante, poderão passar a te seguir.

Para ajudar você a conquistar resultados expressivos com seu perfil, preparamos 5 dicas para profissionalizar seu feed no Instagram.

1. Entenda e defina qual é seu tipo de feed

Avaliar qual é seu objetivo com um perfil no Instagram é o primeiro passo para que o seu conteúdo possa ser estrutura e produzido de maneira eficiente para atrair novos seguidores e gerar engajamento.

A seguir, listamos algumas das principais categorias de perfis.

  • Feed corporativo: tem negócios como seu principal objetivo, geralmente, relacionado a vendas no Instagram. Produtos podem ser trabalhos para ter sua qualidade exaltada. Um trabalho de branding também pode ser realizado para reforçar a marca de uma empresa.
  • Feed pessoal: é o feed comum na rede social, utilizado por usuários comuns e influenciadores individuais. Seu objetivo é representar e reforçar a imagem de um indivíduo. Muitas fotos pessoas e de momentos relevantes podem ser utilizadas para gerar engajamento.
  • Feed portfólio: tem como objetivo apresentar as habilidades e o trabalho realizado por um profissional. Não se limita a trabalhos de design gráfico, cozinheiros, produtores de eventos, esteticistas e vários outros profissionais podem ter um portfólio atraente em seu perfil.
  • Feed de causa: normalmente está relacionado a uma causal social ou ambiental. Geralmente é utilizado por ONGs, mas empresas que buscam realizar trabalhos voluntários também utilizam este formato.
  • Feed artístico: é completamente dedicado a arte, seja um tipo específico ou uma variedade de formatos. Geralmente são encontrados no perfil de artistas plásticos, fotógrafos, desenhistas e vários outros tipos de artistas. É muito semelhante ao feed portfólio.

Por mais que as categorias existam, isto não significa que seu perfil não possa contar com diferentes tipos de conteúdo ao longo do tempo.

Mas entender qual é seu objetivo é importante criar publicações que atraiam a atenção dos seus seguidores.

2. Planeje seu conteúdo

Antes mesmo de buscar como publicar no Instagram pelo PC, planejar seu conteúdo com antecedência permite que publicações mais elaboradas e criativas possam ser feitas.

Se está em dúvida sobre o que postar no Instagram, pesquise o perfil de concorrentes e de influenciadores relacionados ao seu público para entender a linguagem visual aplicada nas publicações e crie a sua própria versão.

Então, organize um calendário editorial com os temas e a data das postagens que serão realizadas.

É muito importante manter a frequência de suas publicações e abordar assuntos diversos, para que seu feed não fique repetitivo.

3. Conte histórias através do seu conteúdo

Um dos recursos com maior potencial no marketing é o storytelling. Afinal, contar boas histórias é uma maneira excelente de atrair a atenção das pessoas.

Para aplicar este conceito em seu feed busque utilizar imagens sequenciais, repita alguns elementos e mostre seu desenvolvimento ou de sua marca através das imagens utilizadas.

Independente de como postar no Instagram pelo PC, o mais importante é que seus posts sejam relevantes e chame a atenção.

4. Utilize o mesmo padrão na edição das fotos

Escolher um padrão visual e utilizar o mesmo estilo na edição de suas imagens irá criar uma identidade visual em seu feed, seja através da forma com as fotos são compostas, das cores ou dos elementos gráficos.

Prezar pela estética das publicações em conjunto irá ajudar a manter seu feed harmonioso e irá passar a sensação de organização para os usuários que o visitarem.

Considere até mesmo utilizar ferramentas que apresenta prévias de como as fotos ficarão juntas em seu feed após a publicação.

5. Utilize o Instagram Insights e avalie seus resultados

O Instagram Insights é uma ferramenta oferecida pelo próprio Instagram que monitora o engajamento de seus seguidores e apresenta as principais métricas do seu perfil.

Acompanhar estes dados e analisá-los pode ajudar a entender o comportamento do seu público. Especialmente para quem está tentando ganhar dinheiro no Instagram.

Desta forma, será possível escolher o horário de maior atividade para realizar suas publicações e entender que tipo de conteúdo traz mais resultados.

Caso tenha interesse em gerar resultados em outras redes sociais, também comece a postar no TikTok.

Aprendeu como postar no Instagram pelo PC?

Esperamos que o conteúdo e as dicas que trouxemos em nosso artigo sejam úteis em seu dia a dia e tenham te ajudado a entender tudo o que precisa sobre como publicar no Instagram pelo PC.

Sabemos que existem várias maneiras de otimizar e aumentar os resultados do seu Instagram, publicar imagens e vídeos com qualidade é uma delas.

Caso seu objetivo seja profissionalizar sua rede social, lembre-se de conferir o conteúdo do Insta para Negócios e aprenda tudo que é preciso saber para crescer, engajar e converter no Instagram.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download