Contabilizei - a história por trás da aventura de dois sócios não-contadores

atualizado 17 de novembro de 2023
Tempo de leitura5 minutos
Luciano Larrossa
Luciano Larrossa
Mágico do Marketing

Contabilidade no Brasil não é algo fácil. Como um dos países mais burocráticos do mundo, sendo considerado o 175° no ranking de facilidade para abrir negócios pelo Banco Mundial, em uma lista de 190 países. Ou seja, somos o décimo quinto pior país para se começar a empreender.

Por conta disso a história do Vitor Torres e do Fábio Bacarin se torna ainda mais impressionante. Fundada em 2014 em Curitiba, a Contabilizei inovou os serviços de contabilidade, levando-o para o universo digital e com custo acessível. Acompanhe abaixo a história dos fundadores - que não são contadores de formação! -, como funciona a Contabilizei e como se tornou uma das maiores startups no Brasil.

Você também pode atingir o sucesso instalando o JivoChat em sua página. Confira os principais diferenciais e recursos dessa solução profissional para atendimento online.

Veja também: DogHero - Saiba como um serviço de babás para cachorros se tornou uma das maiores startups de 2016

Transformando a contabilidade em aventura

Se existe algo na jornada de ambos os fundadores é que dificilmente se tornariam empreendedores. Enquanto, no desejo de ser aventureiro, o Vitor tenha se alistado ao Exército, onde serviu como segundo tenente por três anos, o Fábio foi funcionário de uma instituição pública por sete. Considerando a estabilidade de trabalhar como funcionário público no Brasil e os confortos que isso traz, chega a ser difícil imaginar alguém saindo desse modelo. Mas foi o que ambos fizeram.

Fundadores

Saindo do Exército, Vitor atuou como analista e consultor em São Paulo, saindo do país e morando dois anos na Inglaterra, trabalhando na mesma área. Retornando ao Brasil, ele criou sua primeira empresa, a Mind On, dedicada à educação corporativa e, em seguida, a aceleradora de startups Supernova, a primeira do Estado do Paraná. Foi nela que conheceu Fábio, que chegou à aceleradora com a ideia de uma plataforma online para transformar cardápios de restaurantes em aplicativos mobile de maneira fácil e rápida. O projeto chegou a ser iniciado, mas foi rejeitado não por culpa do modelo criado por Fábio, mas pela própria falta de conhecimento do meio pela Supernova.

A aventura começou quando Vitor passou a sentir na pele as dificuldades com a parte contábil na criação de uma empresa, algo que notava quando trabalhava com consultoria, mas nunca havia lidado com esse problema diretamente. E daí surgiu a ideia de criar uma empresa que facilitasse esse processo, tornando-o o mais digital possível. Após uma longa procura por um sócio que atuaria como desenvolvedor, foi no Fábio que ele encontrou a pessoa que entraria de cabeça nessa aventura, que começou em 2012, dois anos antes de sua fundação.

Programa de Afiliados JivoChat: 30% de comissões recorrentes!

Como funciona a Contabilizei?

Com forte foco no uso da tecnologia de armazenamento em nuvem e na acessibilidade, a Contabilizei conta com serviços para empresários de diversos tipos, que vão desde a consultores de TI, passando por médicos e engenheiros, mas também agências de viagem, entre diversos outros. Assim como um escritório de contabilidade tradicional, o serviço online também oferece a entrega da contabilidade completa de sua empresa. A plataforma da Contabilizei permite que as empresas emitam suas notas fiscais dentro dela, recebendo também as guias de impostos com as datas de vencimento.

Através de seu aplicativo mobile, o Contabilizei lembra os empreendedores de datas de vencimento, assim como organizam as atividades contábeis que deve fazer por sua prioridade, usando um sistema de cartões. Caso existam dúvidas, o atendimento pode ser feito direto do app através de um chat online, além da possibilidade de receber suas guias de impostos diretamente no smartphone. Cada empresa possui um tipo de plano de acordo com informações como número de funcionários, tipo de empresa e modelo contábil, entre outros.

Aplicativo

Leia também: Conheça a história da Alexandra Moraes, que criou um modelo de negócio inovador no Instagram!

De 2014 a 2017: como a Contabilizei se tornou uma das maiores startups do Brasil

Depois de um ano sendo sustentada pelas finanças pessoais do Vitor e do Fábio, que revelaram ficar um ano sem renda durante a concepção da Contabilizei, que levou dois anos até o início do negócio. A plataforma começou atendendo a um nicho em específico, devido a complexidade da contabilidade no país, que era a de empresas de serviços micro ou pequenas.

Em 2014, a empresa recebeu um investimento anjo da Curitiba Angels - focada em investir e acompanhar o crescimento de empreendedores considerados de alto potencial -, o que ajudou o negócio a deslanchar. Ainda em 2014 a base de clientes aumentou em 1.200%, de acordo com matéria da Endeavor Brasil.

Em 2015, o rendimento do negócio aumentou 700% e ganhou novos sócios, ninguém menos que os criadores do Mercado Livre, uma das melhores alternativas ao eBay no Brasil. Recentemente, a empresa adquiriu para seu time o ex-líder da divisão de marketing e vendas do Twitter, Fábio Grandi, além de lançar seu sistema gratuito para emissão de nota fiscal eletrônica.

Emissor de NF

Veja também: Das saladas delivery por WhatsApp a um restaurante

Se até serviços de contabilidade estão migrando para o ambiente digital, por que você também não migra?

Se o Contabilizei traz um dos tipos de serviços mais offline que existem a um ambiente digital, o que impede de levar sua loja física ou prestadora de serviços para a internet? Assim como não é necessário excluir seu ambiente físico - a não ser que seja vantajoso para seu negócio -, você passa a adotar com mais possibilidades de atendimento e alcance ao utilizar plataformas online.

Enquanto a Contabilizei pode ser seu escritório de contabilidade online, o chat online do Jivochat pode ser sua solução para atendimento virtual. Com ele, é possível atender seus clientes independente do lugar onde estiver, assim como instalá-lo em seu aplicativo móvel. Conheça todas as funcionalidades e comece já a desenhar como será a presença digital de sua empresa!

Fontes:

Destino Negócio Endeavor Brasil Entrevista com Vitor Torres no Jornada Kamoi Loureiro Contabilidade

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download