JivoChat no tempo de carregamento de páginas

Acesse outro artigo

Ao testar seu site em serviços como o Google PageSpeed, você pode encontrar dicas e recomendações relacionadas ao JivoChat. Os relatórios são corretos, mas nosso script não afeta a performance e velocidade do seu site para seus visitantes. Por que? Vamos verificar alguns pontos:

Como e quando o JivoChat é carregado?
O que serviços de teste recomendam e o que isso significa?
O JivoChat afeta a performance do meu site?

Como e quando o JivoChat é carregado?

O código atual de instalação do JivoChat é um pequeno script com o atributo async.

<script src="//code.jivosite.com/widget/_WIDGET_ID_" async></script>

Isso significa que o chat é carregado de maneira assíncrona e não interfere no carregamento do seu site a na exibição de conteúdo na tela. Em poucas palavras, a sequência é a seguinte: primeiro, todos os recursos do seu site são carregados, e, somente após a página toda já ter sido carregada por completo, o JivoChat inicia o carregamento.

O script principal do chat, chamado bundle_*.js, inicia o carregamento somente após o evento (window) onload é executado na página. Isso significa que o evento só ocorre após o navegador ter carregado de maneira completa o HTML, imagens, estilos (CSS) e outros recursos do site.

A imagem abaixo mostra um exemplo do carregamento do script do chat após a finalização do carregamento do site. Primeiro, todos os recursos do seu site são carregados, e somente depois que o site está carregado e pronto para ser usado, o script do JivoChat inicia a execução:

O que serviços de teste recomendam e o que isso significa?

Muitas recomendações fornecidas por serviços de testes de sites são somente informativas e podem não estar relacionadas diretamente com o seu site, mas sim com scripts de terceiros que você insere no site (exemplos: Google Analytics, Yandex.Metric, Facebook, etc.). Portanto, você não consegue alterar estes parâmetros - somente desativando os scripts por completo.

1. Servir bens estáticos com uma política de cache eficiente:

Se você aumentar o tempo de duração de cache de seus arquivos, eles ficarão guardados por mais tempo localmente. Isso irá reduzir o tempo de carregamento do site para visitantes recorrentes.

Essa é uma dica muito boa para imagens, recursos e scripts que raramente são alterados. Porém, isso não funciona para outros serviços que precisam ser atualizados de maneira frequente ou que fornecem informações atualizadas.

Por exemplo, o JivoChat carrega as configurações atuais do chat, status dos operadores, verificar a disponibilidade do callback, além de outras informações necessárias para o funcionamento do chat. Isso precisa ser realizado regularmente, então não podemos aumentar o tempo de cache - isso tornaria o chat inutilizável.

2. Reduza o impacto de códigos de terceiros:

Nosso widget possui um tempo de carregamento. Há dois pontos importantes aqui: primeiro, os resultados de testes no Google PageSpeed e outros serviços similares são emulados para sistemas fracos - em dispositivos modernos, tudo ocorre de maneira muito mais rápida; segundo, o serviço recomenda que recursos de terceiros sejam carregados por último no site - isso é exatamente o que ocorre com o JivoChat.

O JivoChat afeta a performance do meu site?

Em poucas palavras: de acordo com os serviços de teste, sim, mas seus visitantes não notam nenhuma diferença e não são afetados.

O Google PageSpeed (ou outros serviços similares) estimam o tempo total de carregamento da página, incluindo todos os recursos e scripts, e apresentam um resumo deste tempo. Portanto, do ponto de vista de uma máquina, um site com o JivoChat leva mais tempo para ser carregado do que levaria sem o JivoChat. Porém, do ponto de vista de visitantes, não há nenhuma diferença: o chat é carregado de forma assíncrona e somente após o restante do seu site já estiver totalmente funcional. O usuário pode começar a buscar a informação/produto que deseja enquanto o script do JivoChat é carregado. Muito antes do visitante ter qualquer dúvida, o JivoChat já estará carregado e pronto para ser usado.

Então, do ponto de vista de serviços de teste, o JivoChat reduz a velocidade do seu site, porém do ponto de vista de seus visitantes, isso não ocorre de forma alguma.

Outros serviços para analizar a velocidade de carregamento do seu site:

https://www.dareboost.com/
https://gtmetrix.com/

Nossas recomendações:

Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco pelo chat: iniciar conversa.

Ainda tem dúvidas? Nossa equipe de suporte está disponível 24/7 no chat do nosso site e ficará feliz em ajudar você.