Como Vender na Internet? [Guia Completo]

Aprenda tudo que precisa e descubra como vender na internet pode ser mais simples do que imagina

O mercado de ecommerces no Brasil está em constante crescimento. Sabendo disso, cada vez mais pessoas têm interesse em empreender e aprender como vender na internet.

Diferente do que muitos pensam, isso realmente não é algo complexo, assim como não requer conhecimentos de programação ou design para colocar seu site no ar.

Seja com uma plataforma de ecommerce ou através dos principais marketplaces, neste artigo, apresentaremos diferentes formas para você lançar seu negócio online. Vamos lá?

Encontre seu canal de vendas

Primeiramente, é importante entender que existem diversos canais de vendas disponíveis. Entre eles, os três principais e mais utilizados são:

Confira cada um deles em detalhe neste artigo e saiba o que é necessário para começar a ofertar produtos ou serviços através dos mesmos.

Com vender na internet com sua própria loja

Primeiramente, sendo uma das opções mais óbvias, você pode optar por vender na Internet a partir de sua própria loja. Para isso, existem essencialmente duas principais formas.

A mais comum é escolher entre os sites para criar loja virtual. Com isso, você poderá aproveitar ferramentas prontas, assim como diversos recursos projetados para facilitar sua vida e ajudá-lo a colocar a loja no ar o mais rápido possível, como:

Entretanto, é importante considerar que a maioria das plataformas de ecommerce cobram através de planos mensais ou anuais.

Mesmo assim, considerando a quantidade de benefícios, a praticidade e a conveniência entregue de grandes plataformas como a Shopify, Nuvemshop, Tray, entre outras, podemos afirmar que os preços são justos, mesmo para quem está apenas adentrando nesse mercado.

Como vender na internet com sua própria loja

Como vender através de um marketplace

Marketplaces são plataformas que abre as portas para que lojistas e usuários possam cadastrar seus produtos e colocá-los a venda.

A melhor forma de explicar como funcionam é a partir de um exemplo, como é o caso do Mercado Livre, Amazon, Ebay e outros gigantes disponíveis no mercado.

Nesse cenário, você têm muito menos liberdade do que em uma loja virtual própria, mas consegue aproveitar as ferramentas de pesquisa e o próprio tráfego dos marketplaces para alavancar seus negócios.

Vender na internet através de um marketplace não é complicado. Cada plataforma conta com seus próprios termos e condições, assim como taxas cobradas sobre o valor de cada negociação.

Portanto, basta escolher em qual delas deseja começar a vender, criar sua conta e conferir como começar. No brasil, os principais nomes entre marketplaces são:

Vale mencionar ainda que, hoje, várias plataformas de ecommerce já oferecem integração nativa com marketplaces, permitindo que você possa vender através dos dois canais de vendas.

Como vender nas redes sociais

Por fim, o terceiro principal canal de vendas online são as próprias redes sociais, como o Facebook e o Instagram.

Como nós já apresentamos neste guia sobre como criar uma loja no Facebook e também levando em consideração o lançamento do Instagram Shopping, já é possível vender seus produtos diretamente a partir de páginas ou perfis de negócios nas redes sociais.

Instagram Shopping

Mas claro, esse não é o único método de se utilizar estas plataformas para vender na internet. Desde o ínicio já existiam diversos grupos direcionados à compra e venda de produtos no Facebook, por exemplo.

Esses grupos podem servir como um canal de vendas menos formal que uma loja virtual ou um marketplace, permitindo que usuários negociem entre si, colocando preço, local de venda e descrição a partir de recursos embutidos na própria plataforma.

Assim como em relação aos marketplaces, muitas plataformas de ecommerce já oferecem integração para que você possa ofertar produtos nas redes sociais e gerar tráfego para sua loja virtual.

Entretanto, os canais de vendas não são o único aspecto que você precisa compreender para empreender online. Portanto, confira nossas dicas para que possa atingir os resultados esperados.

Dicas para vender na internet

Conheça os principais aspectos de seu negócio que afetam diretamente suas chances de converter visitantes em clientes, independente do canal de vendas escolhido.

Antes de qualquer dica, o primeiro passo é identificar exatamente quem é o seu público alvo e onde se encontram. Dessa forma, poderá otimizar estratégias e aumentar o engajamento a partir da criação da persona.

Invista no atendimento online

Primeiramente, é importante lembrar que o atendimento ao cliente é um dos pilares para o sucesso de negócios digitais em qualquer nicho.

Portanto, invista em canais de atendimento modernos, projetados para ajudá-lo a atender consumidores e vender online.

No que diz respeito a vender na internet, o chat online é considerado o canal com o maior potencial em impulsionar suas taxas de conversão, pois permite uma comunicação em tempo real entre a empresa e o consumidor.

Invista em uma solução de chat online profissional e integre-a à outros canais de atendimento, como o telefone, email e redes sociais para estar presente em todos os pontos de contato com o cliente.

Integre canais de vendas

Assim como no atendimento, caso decida trabalhar com múltiplos canais de vendas, como sua própria loja virtual, loja nas redes sociais, vendas no marketplace e até mesmo através do dropshipping, terá melhores resultados ao integrá-los.

Dessa forma, consumidores poderão fazer um pedido online e solicitar para receber na loja física, por exemplo. Invista em uma estratégia omnichannel, com foco no sucesso do cliente, para aumentar suas chances de fidelização.

Como vender na internet de forma omnichannel

Tenha uma excelente logística de entrega

Problemas com entrega ou o próprio valor do frete estão entre os maiores desafios de se trabalhar com vendas no ambiente online.

Portanto, independente do canal de venda escolhido, certifique-se de otimizar a entrega de produtos e evite fazer com que clientes abandonem o carrinho de compras ao descobrir o valor do frete.

Para isso, vários negócios buscam trabalhar com frete gratuito a partir de um determinado valor da negociação e otimizam suas páginas de produto para que o cliente possa ver o valor do frete sem ser surpreso posteriormente, no momento da tomada de decisão.

Invista em SEO e marketing digital

Lançar seu negócio online é apenas o primeiro passo. Afinal, nada garante que consumidores poderão encontrar seu negócio em meio à tantas outras alternativas.

Se o objetivo é aumentar o reconhecimento de sua marca e vender na internet, é importante investir em estratégias de marketing digital e em SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para os mecanismos de busca).

Trabalhe com plataformas de e-mail marketing, anúncios pagos nas redes sociais ou no próprio Google através do Google Ads para levar sua marca, produtos e ofertas à frente do público alvo.

Esteja presente no mobile

Por fim, para adentrar com tudo no mercado de hoje, é necessário reforçar sua presença nos dispositivos móveis.

Como aponta uma pesquisa do Mundo do Marketing, em 2018, grande parte das vendas de ecommerces de moda, multicategorias e móveis ocorreu através do mobile, ou seja, usuários acessando pelo smartphone ou tablet.

Inclusive, esse é um dos motivos pelo qual vale a pena investir em um chat online integrado a aplicativos de mensagens para atender online, considerando a popularidade dessa plataforma de comunicação no dia a dia do consumidor brasileiro.

Já conhece o programa de afiliados da JivoChat? Descubra como ganhar dinheiro online de uma forma diferente.

Vendas mobile

Pronto para vender na internet?

Com todas essas dicas, esperamos que você tenha as informações que precisava para começar a abrir seu próprio empreendimento digital e ganhar dinheiro vendendo produtos ou serviços online.

Não se esqueça, independente do canal de venda, foque em oferecer soluções para o consumidor e preze pelo bom atendimento ao cliente.

Recomendamos ainda que, após lançar seu negócio, instale o JivoChat gratuitamente em sua página para conversar com visitantes em tempo real, integrar seus canais de comunicação e impulsionar os negócios.

Aprendeu como vender na internet? Desejamos muito sucesso!

2019/10/16

Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...

Dicas para ecommerce, conversão e suporte