Como Vender Mais no Dia do Consumidor Com o Chat Online

Veja como o chat pode ajudá-lo a atingir os resultados esperados nesta data comemorativa

O dia do consumidor já é considerado por muitos como o Black Friday do primeiro semestre, sendo uma excelente oportunidade para ecommerces alavancarem seus negócios, aumentando o reconhecimento da própria marca e buscando conquistar mais clientes.

Porém, apenas oferecer descontos competitivos e ofertas exclusivas pode não ser o suficiente para diferenciar seu negócio dos concorrentes. Além disso, com o aumento de visitantes, sua equipe deve estar pronta para atender melhor.

Seja você dono de um ecommerce que já trabalha com o chat na página de sua loja virtual, ou um empreendedor buscando melhores formas de atrair e reter clientes, vai gostar das nossas dicas de como vender mais no dia do consumidor com o chat online.

Porquê investir no Dia do Consumidor

Antes de mais nada, é importante entendermos melhor o potencial desta data tão recente, criada em 2014 e celebrada no dia 15 de Março ao redor do mundo inteiro.

De acordo com dados do Ecommerce Brasil, o número de buscas pelo dia do consumidor no Google aumentou em 92% em relação à Internet e, além disso, apenas 30% dos brasileiros conheciam a data no começo do ano, mas após entendê-la melhor, 81% afirmam querer aproveitá-la para fazer compras.

Já para 2019, o esperado é que o dia do consumidor possa alavancar ainda mais vendas, especialmente considerando que vêm ganhando popularidade anualmente entre os clientes adeptos à comprar online.

Levando estes dados em consideração, seu ecommerce não pode perder esta chance de destacar-se no mercado. Portanto, comece agora mesmo a planejar suas estratégias para o dia do consumidor.

Como o chat online ajuda a vender mais

Em datas como feriados do fim de ano, Black Friday e o próprio dia do consumidor, é normal que ecommerces foquem seus esforços em estratégias de vendas e marketing digital.

Porém, para garantir a satisfação e aumentar as chances de realmente reter novos visitantes atraídos pelos preços baixos e ofertas especiais, é necessário que seu ecommerce esteja pronto para oferecer um atendimento diferenciado.

Considerando o aumento do número de visitantes nesta data, assim como as preferências do consumidor online, seu ecommerce não pode deixar de disponibilizar o chat online para oferecer atendimento instantâneo e em tempo real, de dentro da página de seu ecommerce.

Ofereça atendimento personalizado e trabalhe seu funil

Uma das maiores vantagens do chat online na loja é que ele permite seus representantes a acompanhar o visitante durante sua jornada pelas etapas do funil de vendas, desde o primeiro ponto de contato até a finalização da venda.

Utilize esta oportunidade para oferecer um atendimento personalizado, busque entender melhor as preferências e interesses do cliente para que possa segmentar seus leads e oferecer produtos relevantes.

Faça com que seu atendimento ao cliente seja um diferencial competitivo em relação à seus concorrentes. Lembre-se, seus concorrentes também estarão oferecendo descontos, portanto, chame atenção dos visitantes para os benefícios de comprar em sua loja, como programas de fidelidade, variedade de formas de pagamento e descontos no valor do frete, por exemplo.

Use convites proativos para abordagem

Sem um chat online, seu ecommerce não é capaz de abordar visitantes na loja com mensagens personalizadas, sendo necessário que o próprio cliente busque seus canais de sempre que encontrar uma dúvida. Como você já sabe, é mais provável que ele perca o interesse e busque por alternativas em seus concorrentes, abandonando o carrinho de compras.

Por outro lado, utilizando este canal de atendimento na loja virtual, você poderá utilizar os chatbots para enviar convites proativos à todos seus visitantes. Estes podem ser configurados para oferecer ajuda, informar sobre descontos especiais e até mesmo entregar cupons de desconto durante o dia do consumidor.

Não deixe de personalizar as mensagens dos seus convites proativos de acordo com esta data, chamando atenção do cliente e trazendo-o para o chat.

Disponibilize o chat online junto à landing page

Uma excelente ideia para aumentar suas chances de conversão e gerar leads a partir do dia do consumidor, é utilizar uma landing page exclusiva para esta data, chamando atenção para suas principais categorias de produtos, descontos e ofertas especiais.

O chat online serve como uma excelente ferramenta para esta estratégia, porém, é indicado que você não utilize o convite proativo para chamar a atenção dos clientes imediatamente. Isso pode acabar tirando a atenção da experiência única que seu ecommerce está buscando proporcionar com a landing page.

Ao invés disso, configure seu chat para que ele esteja presente, com um formulário de pré-atendimento simplificado para que possa rapidamente captar os dados destes novos visitantes e transformá-los em leads.

Maior conveniência para os consumidores mobile

De acordo com uma pesquisa do Mundo do Marketing, em 2018, ecommerces de Móveis, Multicategorias e Moda tiveram 46,7%, 42,39% e 37,41% de suas vendas através de dispositivos móveis, respetivamente. Além disso, dados da Statista apontam que mais de 50% do tráfego online já ocorre a partir de smartphones e tablets.

A partir destes números, é possível afirmar com certeza que uma grande parcela de visitantes estará acessando sua loja pelo mobile no dia do consumidor. E quando falando sobre o consumidor mobile, sabemos como é inconveniente ter de alternar entre aplicativos ou abas do navegador para receber atendimento ou procurar soluções.

Felizmente, o chat online também impacta diretamente a satisfação do consumidor mobile por oferecer a conveniência de poder receber atendimento de dentro da página.

Além disso, o Call Back é uma ferramenta especialmente útil para os clientes em smartphones, visto que eles não precisarão esperar na linha para receber atendimento, bastando informar o número de telefone e aguardar uma ligação de seus representantes.

Vender Mais no Dia do Consumidor Para Consumidores Mobile

Não perca essa oportunidade

O dia do consumidor, assim como a Black Friday, acontece apenas uma vez por ano. Portanto, não perca esta oportunidade de impressionar visitantes e fidelizá-los através de um atendimento de qualidade, profissional e veloz.

Para atingir os melhores resultados neste dia, utilize todos os recursos do JivoChat e seja capaz de transformar visitantes em clientes com convites proativos, mensagens rápidas, compartilhamento de arquivos, ferramenta de call back e muito mais. Não perca esta oportunidade de vender mais, instale agora mesmo!

2019/02/28

Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...

Dicas para ecommerce, conversão e suporte