Como construir um plano de marketing para redes sociais em sua ecommerce

As mídias sociais são um dos elementos mais importantes em seu marketing digital e um bom plano é essencial

As mídias sociais já se estabeleceram como peça essencial na estratégia de marketing digital de qualquer ecommerce, independente de seu ramo. Facebook, Twitter, Instagram e Snapchat são acessados milhões de vezes diariamente, com usuários curtindo, comentando e compartilhando publicações sobre os assuntos que mais os interessam. Como essas plataformas já são bem consolidadas, simplesmente publicar coisas em sua página já não é suficiente para gerar bons resultados para sua loja virtual. Portanto, reunimos abaixo algumas dicas para que aprenda a construir um bom plano de marketing para redes sociais em sua ecommerce. Saiba como começar nos parágrafos abaixo!

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Como estabelecer as metas para seu marketing de mídias sociais?

Da mesma maneira que precisou primeiro criar objetivos, estratégias e metas para dar o pontapé inicial em seu negócio, o mesmo deve ser feito em seu plano de marketing para redes sociais. Obviamente que uma loja virtual deseja vender mais e tem isso como objetivo final, mas essa não é necessariamente a melhor estratégia, dependendo do estado atual de engajamento e número de seguidores em suas páginas e perfis nessas plataformas.

Marketing para Redes Sociais

O primeiro passo para construir seus objetivos é pesquisar o estado atual de seus perfis, caso já possua um ativo. Analise a presença de sua marca na rede, compare seu alcance e engajamento com concorrentes e os estágios de seu funil de vendas para identificar suas forças e fraquezas atuais e qual tipo de objetivo deverá priorizar.

Dentre os passos descritos nesse texto, o estabelecimento de objetivos é um dos mais importantes, já que ele será o norte de suas ações no marketing para redes sociais. Essa análise prévia de sua presença digital é também é de grande importância, já que permitirá a você entender quais metas serão as mais benéficas para sua loja virtual e quais serão as métricas que deverá prestar atenção para acompanhar seu progresso.

5 tipos de metas que pode adotar em suas redes sociais

Atualmente, existem cinco tipos de métricas que norteiam as metas no social media marketing. São elas:

1. Aumento de alcance médio das publicações

Alcance

O alcance é a métrica que indica quantos usuários passaram por uma publicação de sua página em seu feed. Caso sua página ainda esteja no início de sua vida, provavelmente esse será seu primeiro objetivo a bater, já que não adiantará muito realizar uma grande promoção de descontos se poucas pessoas conseguirão ver sua publicação. Outra situação na qual o aumento de alcance de sua página é um bom objetivo a se tomar é no lançamento de algum novo produto, principalmente se ele for direcionado a um público diferente do que já o segue nas mídias sociais.

Entre algumas ações que pode tomar para alcançar esse objetivo, podemos destacar a produção de conteúdo viralizável ou educacional, como a publicação de GIFs e vídeos falando sobre sua marca ou os produtos que o oferece, de maneira a fazer com que usuários notem a existência de sua loja virtual e do tipo de produto que comercializa. Utilizar anúncios no Facebook para promover suas publicações de maior alcance orgânico também é uma boa ação a se tomar para alavancar ainda mais a aparição de sua marca nas mídias sociais.

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2. Número de fãs/seguidores

Muito de seu alcance é proveniente do número de seguidores que possui, de maneira que esse número e o alcance médio de suas publicações estejam diretamente interligados. Uma maneira de notar que aumentar essa métrica está em notar que seu alcance orgânico é baixo, atingindo números altos apenas com anúncios mas sem crescimento relevante no número de seguidores.

Para executar essa estratégia com maior sucesso, o ideal é que crie publicações que encorajem o visitante a curtir e seguir sua fanpage ou perfil, promovendo-as com anúncios caso necessário. Promoções e sorteios que tenham como requisito deixar uma curtida na página também podem ser bem-sucedidas, mas é necessário criar conteúdo relevante, ou correrá o risco desse seguidor deixar de acompanhar seu perfil após o sorteio.

3. Tráfego para o site advindo de redes sociais

Viralizar no Facebook, Instagram ou Snapchat é algo excelente, mas de curta duração se pouco aproveitado. Se a sua marca possui um bom alcance médio de publicações mas o acesso ao site não está correspondendo, isso significa que está no momento de usar seus perfis para direcionar os visitantes e seguidores para seu ecommerce.

Para analisar o tráfego vindo de suas mídias sociais, fique de olho no Analytics de seu site e veja quantas visitas oriundas de redes sociais ele está recebendo. Já para aumentar o tráfego propriamente dito, o ideal é criar conteúdo personalizado e informativo para seus seguidores, com links que o encaminhem para sua página. Caso tenha um orçamento disponível para anúncios, dê prioridade a promover os posts de seu blog, ofereça produtos gratuitos - como ebooks ou modelos de documentos -, que também o ajuda a conseguir leads para seu email marketing.

4. Nível de engajamento

Um dos principais benefícios das redes sociais é a possibilidade de criar uma comunidade fiel em torno de sua marca. Mesmo que tenha grande tráfego no seu site e suas publicações tenham bastante alcance, dificilmente terá seguidores fiéis ao seu negócio, que irão não apenas comprar de sua marca, mas também compartilhá-la e recomendá-la a seus contatos. Se esse é o seu caso, significa que o engajamento deverá ser a principal métrica de sua estratégia.

Para melhorar seu nível de engajamento, suas publicações nas mídias sociais deverão acompanhar tendências e notícias atuais, além de encorajar conversas e debates. Por exemplo, uma loja de jogos deve estar antenada aos principais anúncios da indústria para informar seus seguidores e fazê-los dizer o que acharam da novidade. Utilizar publicações com chamadas para ação como “nos diga abaixo o que achou dessa notícia bombástica” ou “qual seu jogo favorito do Super Mario?” poderão incentivar seus seguidores a comentar e compartilhar a notícia.

Engajamento

Além de tendências e notícias, publicar memes com piadas sobre sua área de negócios ou imagens que os encoraje a utilizar as reações no Facebook são algumas das ações que promoverão engajamento em sua página. Mas não basta apenas criar publicações como falamos até o momento: assegure-se de interagir sempre que possível e deixar seus canais de comunicação claros e responsivos, de maneira que o seguidor entenda que pode conversar com sua marca.

5. Conversões e vendas

Dificilmente conseguirá conversões e vendas diretamente pelas redes sociais. Apesar de existirem exceções como a Alexandra Moraes e seu negócio de modas online no Instagram e recursos futuros como o Instagram Shopping, normalmente suas vendas e conversões acontecerão em seu site. Se a sua dificuldade resiste justamente na conversão de leads ou no encaminhamento de um seguidor para efetuar uma venda em seu ecommerce, realizar esse fechamento deverá ser sua estratégia.

Para verificar como está o nível de vendas oriundas de mídias sociais, poderá analisar os relatórios de seu Google Analytics e analisar quais dos visitantes que fizeram uma compra ou converteram-se em leads vieram de suas redes sociais. Caso esteja forte nos itens anteriores, essa é a hora perfeita para criar promoções e promover descontos exclusivos em suas páginas e perfis.

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Qual plano de marketing para redes sociais é o ideal para sua ecommerce no momento?

Ao definir quais são as métricas mais importantes a melhorar para que seu negócio cresça, deverá definir qual será o plano de ação a ser adotado e qual número deverá alcançar para atingir essa meta. Para auxiliar nas conversões, vendas e ajudar na construção da comunidade em torno de sua loja virtual, o Jivochat permite realizar atendimento online tanto em seu site quanto em sua página de Facebook. Não deixe de conferir a lista completa acessando a página de planos do Jivochat e cadastre-se para 14 dias GRATUITOS para testar nossa plataforma!

2017/06/30

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