5 estratégias de abordagem no chat para vender mais no E-commerce!

Saiba como vender mais no seu ecommerce utilizando essas estratégias matadoras.

Já usou chat web para se comunicar com seus clientes? Não? Pois saiba que se tem uma coisa que você precisa ser especialista é na arte de conquistar e atrair seus consumidores por meio da internet.

No Marketing Digital é muito comum ouvir falar de atração de clientes para conversão das vendas, mas você já se perguntou o que acontece nesse meio tempo?

O que as pessoas fazem entre o primeiro acesso ao site e o fechamento da compra?

É preciso conhecer o perfil do seu cliente para oferecer a ele opções “atualizadas” de pesquisa no site de uma forma que o direcione a compra.

Não se esqueça que estamos falando do marketing na web, algo completamente diferente da atração de clientes feita no “corpo a corpo”.

Afinal, diferente das estratégias de atração e conquista de cliente “corpo a corpo”, na web existem abordagens completamente distintas para ter êxito no objetivo final: vender!

Para conseguir conquistar os clientes na web existem formas de abordagem diferentes dessas pessoas e esse é o X da questão, já que alguns gestores sentem dificuldade em conseguir se aproximar dos clientes no ambiente “online”.

Esse problema acontece porque algumas empresas estão habituadas a lidar com seus clientes pessoalmente, no corpo a corpo, dentro da loja física, é quase uma batalha de Romanos!

Dessa forma a grande questão é como atrair clientes usando uma ferramenta de moderna e eficiente dentro do site que ajude a esclarecer dúvidas e não seja invasivo.

Mas, qual ferramenta usar, o que é exatamente um chat web e porquê você deveria utilizar um desses no seu site?

Vamos lá, uma pergunta por vez, não é mesmo?

Por que usar um chat?

Você já desistiu de uma compra por que a descrição de um produto não estava bem explicada ou por que ninguém esclareceu a sua dúvida?

Se sim, pense se isso não está acontecendo com o seu cliente, afinal, de acordo com um estudo feito pela plataforma Birdie, 80% dos consumidores desistem de comprar um produto por falhas na descrição.

Os cuidados com a experiência do usuário dentro da sua página deve ser uma preocupação constante dos empresários e especialistas em conteúdo.

Com o uso do chat, as chances de esse tipo de desistência acontecer são menores já que essa é uma forma de conversar em tempo real com outra pessoa por meio da internet.

Por isso o chat web é usado dentro de e-commerces!

Já imaginou perder uma venda por que o cliente tem uma dúvida mas não pode falar com ninguém e não tem tempo de esperar a resposta do “Fale Conosco”?

O chat facilita a comunicação das pessoas com a sua empresa sem a necessidade de fazer uma ligação ou envio de emails.

Dessa forma, quanto mais você e seu cliente estiverem alinhados, maiores são as chances de converter uma dúvida em uma venda!

Money Money Money

Mas, como abordar essas pessoas sem parecer um robô intrometido?

Atraia a atenção do usuário e o traga para o chat web

Se você estiver investindo em vendas online com uma e-commerce, é quase uma necessidade instalar um chat web no site.

Mas não adianta colocar qualquer ferramenta e achar que o cliente sozinho vai levantar a mão para questionar algo!

Já que você está dentro da internet, trabalhe uma das estratégias do Marketing Digital, e direcione o estilo do seu chat web para o perfil do seu cliente ideal.

Seu chat precisa ter um design que se harmonize com o layout do site. Além disso, ele precisa oferecer respostas completas, respostas que só um ser humano poderia dar, nada genérico.

Entretanto, não é só com um bom design que você conseguirá ter a atenção dos usuários e potenciais clientes do seu site.

Como você já leu por aqui, existem formas de conseguir atrair clientes usando uma abordagem assertiva e personalizada com cada usuário no site.

São essas abordagens que fazem um usuário comum do site se tornar um potencial cliente para sua empresa, por isso, anote essas dicas de ouro e aproveite ao máximo seu chat!

  1. Apresente-se de forma amigável!

Utilize uma linguagem mais aberta e esteja sempre disposto a ajudar o usuário em qualquer questão ou problema.

Para isso, frases como “Em que posso ajudar”, “Pegue seu cupom de desconto para esse produto” ou “Conheça nossas vantagens”, podem ser excelentes formas de chamar a atenção do usuário para o chat.

No primeiro contato é importante que você saiba como esclarecer dúvidas e oferecer caminhos possíveis para esse potencial cliente, assim não é muito recomendado ficar quieto, esperando uma ação do usuário.

Dica 1 Como Vender Mais

  1. Esclareça a dúvida inicial de forma clara e breve

No momento em que você se mostrar interessado em ajudar um usuário, ele começará a fazer perguntas relacionadas as dúvidas sobre um produto ou serviço oferecido no site.

A partir disso você precisará ter muita atenção no que vai responder, afinal, um chat tem o objetivo de ser breve.

Então não adianta querer criar um livro cheio de palavras complicadas para explicar o funcionamento ou os benefícios de um produto ou serviço para esse usuário.

Tenha sempre em mente que uma informação bem transmitida significa que você foi claro e breve na resposta e que essa informação não teve ruído, ou seja, que ela não foi interrompida por nenhuma mensagem do cliente.

  1. Indique conteúdos do seu blog que podem ajudar o cliente

Depois que você respondeu de forma clara e breve a dúvida do usuário seja rápido para mostrar a ela um conteúdo do seu site ou do blog da empresa que reforce sua explicação.

Para isso, inclua um link que levará o usuário a um novo endereço para ajudá-lo a entender melhor sobre o assunto.

Dessa forma você conseguirá prender um pouco mais da atenção do usuário, além de demonstrar domínio de conhecimentos no assunto.

Chat Vender Mais Passo 2

  1. Questione se ele precisa de mais ajuda

Agora faça a parte mais delicada de toda a conversa com seu potencial cliente, questione se ele ainda possui dúvidas.

Só assim você saberá como poderá ajudá-lo com elas.

Se houver dúvidas, procure responder a todas da mesma forma que você fez na dica 2 e siga no fluxo, apresentando um conteúdo rico que pode certificar a sua informação.

Não se esqueça de questionar o cliente se ele possui novas dúvidas de uma forma direta e personalizada.

  1. Direcione-o à página de conversão

Agora que todas as dúvidas foram esclarecidas, direcione seu usuário e potencial cliente para a página de vendas.

Seja muito sutil porque o cliente estava interessado no seu produto, do contrário não haveriam as dúvidas, e o cliente não responderia sua primeira apresentação.

Por isso, inclua na sua resposta um link para a página de um produto com desconto ou serviços que foram buscados pelo usuário enquanto vocês conversavam.

Essa página deve conter um Call to Action (botão de ação) para direcionar o usuário a compra do produto ou serviço oferecido pelo seu e-commerce.

Vendendo mais

Passo a Passo

Aprenda a auxiliar os usuários e clientes em tempo real

Agora que você conhece o melhor método de abordagem para tratar com os usuários e potenciais clientes do seu site é importante começar a traçar um modo mais personalizado de atendimento virtual.

Não se esqueça que seus clientes precisam se sentir munidos de informações dentro do site e que se você utilizar um chat para cuidar dessas dúvidas que podem aparecer, as chances de conquistar o sucesso das vendas só tendem a crescer!

Agora sim, invista seus conhecimentos em uma abordagem personalizada e direta sempre que tiver a intenção de vender mais no seu e-commerce.

2018/06/19

Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...

Dicas para ecommerce, conversão e suporte