13 Dicas de como vender no Instagram todo dia

Confira como alavancar seus negócios nessa rede social e vender mais no Instagram

O Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo, contando hoje com mais de 1 bilhão de usuários ao redor do mundo e mais de 500 milhões de acessos diários.

E como você provavelmente já sabe, é possível criar perfis comerciais na rede social e até mesmo transformá-lo em uma vitrine de seus produtos ou serviços e vender pelo Instagram.

Levando isso em consideração, cada vez mais empreendedores, lojistas e donos de Ecommerce buscam aprender como vender no Instagram e como impulsionar suas ofertas na plataforma para gerar negócios.

Entretanto, não basta simplesmente publicar uma imagem com seu produto e acreditar que isso é o suficiente para vender. Exatamente por isso, nesse conteúdo te ensinamos 15 dicas para vender mais no Instagram e começar a gerar resultados na rede social.

Aprenda tudo sobre o Instagram através de um curso

Tornar-se um profissional que sabe tudo sobre o Instagram é um dos principais fatores que podem ajudar a conquistar o sucesso na plataforma. Cada rede social tem suas próprias particularidades e continuam evoluindo constantemente, por isso, é essencial conhecer cada funcionalidade e saber como utilizá-las de maneira otimizada.

Por tanto, os cursos recomendados para empreendedores e profissionais liberais que desejam aumentar seus resultados são aqueles que cobrem cada aspecto da rede social. Desde a criação de um perfil comercial, até o uso de hashtags, assim como o curso Insta para Negócios.

1. Crie um perfil comercial

O primeiro passo para começar a vender no Instagram é criar um perfil comercial na rede social. Dessa forma, você terá acesso aos recursos exclusivos para negócios que usam o Instagram para engajar clientes e atrair novos consumidores.

Existem duas formas de se fazer isso: você pode migrar seu perfil pessoal para um perfil comercial ou criar uma conta inteiramente nova exclusiva para a sua empresa.

No blog oficial do Instagram você encontrará um passo a passo ensinando como conseguir um perfil comercial, recomendamos que o siga e depois volte para este artigo para continuar lendo!

2. Crie sua loja no Instagram Shopping

Para aprender como vender no Instagram, considere integrá-lo ao seu catálogo de produtos cadastrado na página do Facebook de sua empresa. Dessa forma, será possível compartilhar produtos e aproveitar recursos de vendas diretamente dentro da rede social.

Os requerimentos para criar um Instagram Shopping são os seguintes, como apresentados no site oficial da empresa:

A partir disso, basta se cadastrar no aplicativo, configurar seu Instagram Shopping e pronto, você poderá começar a criar publicações no feed ou no Stories que contenham produtos.

Será possível marcar produtos e conectá-los aos produtos de seu catálogo. Assim, será possível compartilhar preços com seus seguidores e usar as próprias publicações ou Stories para vender no Instagram.

Instagram Shopping

3. Personalize seu perfil por completo

Personalizar seu perfil de acordo com a sua marca é uma dica de ouro de como vender pelo Instagram, tanto para melhorar a visibilidade de seu perfil de negócios quanto para que seja capaz de transmitir profissionalismo.

Considere colocar a foto de sua logo em alta qualidade como imagem de perfil e comece a padronizar as cores de suas publicações e imagens de acordo com as cores de sua marca.

Branding é extremamente importante e ajuda seus seguidores e consumidores à identificá-lo imediatamente sempre que encontrarem uma publicação feita em seu perfil de negócios na rede social.

Novamente, preze pelo bom design e pela qualidade visual de todos os seus aspectos na rede social.

4. Preze pela qualidade das imagens e vídeos

O Instagram é uma rede social principalmente baseada no compartilhamento de publicações com imagens, fotos ou vídeos - especialmente videos curtos.

Mesmo que existam outros tipos de conteúdos disponíveis nas redes sociais, é esse tipo de material que você encontrará ao acessar um perfil comercial, seja nas publicações do feed ou no Stories do Instagram.

Exatamente por isso, garantir que esse conteúdo seja de qualidade profissional, como fotografias profissionais de seus produtos, imagens bem trabalhadas e vídeos com excelente qualidade de áudio e visual é muito importante.

Mesmo que você não seja um designer gráfico, é possível fazer o uso de ferramentas gratuitas para criar imagens profissionais para publicar nas redes sociais, como é o caso do Canva, por exemplo.

Acredite, a qualidade das imagens e vídeos de seu perfil comercial na rede social faz toda a diferença e impacta diretamente a primeira impressão que seus seguidores e clientes terão ao visualizá-las.

5. Faça transmissões ao vivo

Como mencionamos acima, além das publicações de imagens e vídeos curtos na rede social, também é possível fazer transmissões ao vivo e interagir com seus seguidores e clientes em tempo real.

Fazer uma live te permite não apenas engajar quem já te acompanha, mas também aproveitar a oportunidade para compartilhar conteúdo que seja relevante para a sua audiência, seja com o intuito de educar o mercado, apresentar um novo produto, tirar dúvidas ou destacar novidades de seu negócio.

É comum que novos empreendedores tenham receio de fazer isso. Afinal, é necessário criar um bom formato para a sua live, ter presença na frente da câmera, conhecer por completo todos os seus produtos e serviços e ser carismático o suficiente para prender a atenção de quem já te segue.

Entretanto, se você realmente quer dominar a rede social, esse é um passo importante para aprender como vender no Instagram todos os dias.

6. Crie um cronograma de publicações

Publicar de forma organizada e seguindo um cronograma pré-estruturado faz toda a diferença, pois permite que sua audiência sinta previsibilidade e consistência em suas campanhas na rede social.

Portanto, a nossa dica é criar um planejamento mensal ou no mínimo semanal e preparar todas as suas publicações na rede social.

Siga o seu cronograma e faça testes para encontrar o intervalo ideal de publicações em seu perfil. Talvez publicar todos os dias não seja o que mais gera engajamento para você, ou talvez seja.

Tudo dependerá de seu próprio público, nicho de mercado e de sua estratégia de marketing digital dentro da rede social.

7. Responda aos seus seguidores no Direct

O atendimento ao cliente não pode ser deixado de lado na rede social e, como você provavelmente já sabe, o Instagram conta com sua própria ferramenta de chat online: o Direct.

Fique sempre atento às mensagens enviadas por seus seguidores e busque oferecer o melhor tempo de resposta possível para que consiga manter um alto padrão de qualidade e seja capaz de oferecer um bom atendimento.

Não há como vender no Instagram se você não responder às perguntas de seus clientes em potencial, atrasar retornos ou deixar de interagir com seu público.

Alternativamente, recomendamos direcionar o atendimento para o chat online em sua loja virtual, caso já tenha um instalado. Para isso, considere instalar o JivoChat gratuitamente e, dessa forma, poderá facilitar o acompanhamento de todas as sessões de atendimento.

Instagram Direct

8. Explore Hashtags populares em seu nicho

As hashtags servem como uma forma de demarcar o conteúdo de suas publicações e garantir que elas atinjam toda a audiência que já as acompanha.

A melhor forma de encontrar quais são as hashtags mais usadas em seu nicho de mercado é exatamente pesquisando o que seus concorrentes já estão fazendo nas redes sociais.

Nada te impede de trabalhar as mesmas hashtags - desde que elas sejam livres e não criadas pelas próprias marcas de seus concorrentes, claro.

Além disso, não tenha medo de tentar criar suas próprias hashtags caso perceba oportunidades para fazê-lo. Mesmo que sua hashtag não seja tão popular quanto o #shareacoke, ela ainda pode funcionar bem entre seu grupo de seguidores e clientes, elevando seu alcance na rede social.

9. Faça anúncios pagos no Instagram Ads

A rede social também oferece a sua própria ferramenta de anúncios. De forma semelhante ao Google, Facebook e outras redes sociais, você poderá impulsionar publicações para atingir o grupo de seguidores de acordo com como você segmentá-lo.

O mais importante é segmentar seus anúncios corretamente e, para isso, será necessário estudar exatamente quem é o seu público e definir a Persona para as suas campanhas.

Alguns anúncios podem ter uma taxa de engajamento maior para o público masculino, outros para o público feminino, assim como alguns anúncios podem ser direcionados para certas faixas etárias.

O próprio Instagram Ads poderá ajudá-lo a segmentar os anúncios para que você tenha boas chances de retorno - o que consequentemente impacta significativamente suas chances de vender pelo Instagram.

10. Inclua links em sua biografia

A biografia de seu perfil no Instagram é uma das principais frentes na rede social para que você possa compartilhar links de forma pública.

Considerando isso, certifique-se de criar links diretos (e rastreá-los através de plataformas como o bit.ly ou serviços semelhantes) e compartilhe-os diretamente através da bio de seu perfil.

Aqui vão algumas ideias de links para a sua biografia que podem ajudá-lo a vender mais pelo Instagram:

11. Use ferramentas de automação

Hoje, é possível encontrar diversas ferramentas de automação para Instagram, como o Gerenciagram, Bume, entre outros.

Elas podem ajudá-lo a automatizar diversos aspectos de sua interação com seguidores na rede social, como seguir automaticamente os seguidores de seus concorrentes, programar publicações, entre outros.

Entretanto, não recomendamos automatizar a sua interação com seguidores, especialmente através das mensagens no Direct. Personalize o atendimento e não abuse de respostas gravadas e automáticas, pois a verdade é que, de acordo com múltiplas pesquisas de comportamento, seus clientes preferem o atendimento humano.

12. Considere fazer sorteios no Instagram

Fazer um sorteio é outra excelente forma de engajar visitantes e atrair novos seguidores para a sua conta de forma orgânica e por isso não poderíamos deixar essa dica fora de nosso guia sobre como vender no Instagram.

Hoje, é possível encontrar diversas ferramentas de sorteio para Instagram com uma pesquisa rápida no Google.

Esse tipo de ação te permite não apenas oferecer algo em retorno à sua audiência, mas também a atingir novos consumidores em potencial interessados em participar do sorteio.

Isso significa que é possível fazer com que seus próprios seguidores propaguem o sorteio ao compartilhá-lo em seus círculos de contato - representando uma ótima estratégia para ganhar visibilidade na rede social.

13. Avalie as suas estatística e esteja pronto para adaptar as suas estratégias de vendas no Instagram

Por fim, é importante enfatizarmos a importância de acompanhar de perto todos os resultados de suas campanhas na rede social.

Não fique preso apenas à números como a quantidade de impressões, mas foque também no nível de engajamento que cada publicação atingiu para que consiga identificar o que realmente funciona para a sua marca e para o seu público dentro do Instagram.

Afinal, engajamento, compartilhamentos, comentários e cliques nos links compartilhados em suas postagens podem indicar novos leads para o seu negócio.

Comece a construir um relacionamento com seus clientes através do compartilhamento de conteúdos relevantes para os mesmos.

Estatísticas do Instagram

Aprendeu como vender no Instagram?

Esperamos que você consiga aproveitar todas as nossas dicas para configurar seu perfil, personalizá-lo e começar a compartilhar publicações que sejam relevantes para o seu público.

Caso esteja usando o Instagram como um dos canais de vendas de sua loja virtual, não se esqueça de preparar seu website para receber o tráfego vindo da rede social. Para isso, considere instalar o JivoChat em sua página e seja capaz de abordar visitantes através de convites proativos diretamente através do chat online.

2020/07/29

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