Como vender no Instagram [Guia Completo]

Índice

O Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo, contando hoje com mais de 1 bilhão de usuários ao redor do mundo e mais de 500 milhões de acessos diários.

Atualmente saber como vender pelo Instagram é quase um requisito básico para quem tem lojas virtuais ou físicas. Pois existem grandes chances de que o seu público-alvo também faça uso de uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil e no mundo.

E como você provavelmente já sabe, é possível criar perfis comerciais na rede social e até mesmo transformá-lo em uma vitrine de seus produtos  para começar a vender pelo Instagram.

Levando isso em consideração, cada vez mais empreendedores, lojistas e donos de e-commerce buscam aprender como vender no Instagram e como impulsionar suas ofertas através da plataforma.

Entretanto, não basta simplesmente publicar uma imagem com seu produto e acreditar que essa ação é o suficiente para converter e gerar vendas, é preciso ir além e ser estratégico.

E foi pensando nisso que elaboramos esse artigo,  nesse conteúdo te ensinamos como vender no Instagram e começar a gerar resultados na rede social.

Aprenda como vender pelo Instagram 

Para aprender como vender no Instagram é necessário conhecer a plataforma, seus recursos de venda, além de criar o seu perfil profissional e estudar quais são as estratégias de vendas utilizadas atualmente.

Por isso, abordaremos alguns aspectos básicos e que devem ser levados em consideração para quem deseja saber como começar uma loja no Instagram ou como montar um Instagram de vendas.

1. Aprenda tudo sobre o Instagram através de um curso

Para quem deseja vender pelo Instagram, tornar-se um profissional que sabe tudo sobre o Instagram é um dos principais fatores que podem ajudar a conquistar o sucesso na plataforma. 

Cada rede social possui seus próprios recursos e ferramentas que continuam evoluindo constantemente, por isso não se deve descartar a possibilidade de conhecer qual é o potencial desses recursos para vendas através dos cursos disponíveis no mercado.

Existem diversos cursos recomendados para empreendedores e profissionais liberais que desejam saber como vender pelo Instagram, esses cursos vão te ensinar como vender pelo Instagram aplicando estratégias certas e encurtando o seu caminho para obter sucesso. 

No curso Insta para Negócios, por exemplo, Desde a criação de um perfil comercial, até o uso de hashtags, assim como o curso Insta para Negócios.

Profissionalize seu perfil no Instagram com o curso Insta para Negócios!

2. Saiba o que vender no Instagram

Escolher o que vender pelo Instagram pode ser uma tarefa difícil, principalmente para quem está começando a criar uma loja virtual ou ainda nem começou a vender online. Assim, o primeiro passo é escolher um nicho ou segmento de mercado.

Você pode vender desde produtos personalizados, produtos importados, roupas, acessórios, itens de decoração, eletrônicos e muitas outras possibilidades. 

O mais indicado é que para obter sucesso em aprender como vender no Instagram é necessário escolher um nicho de mercado pelo qual você já tenha certa afinidade.

Além de soar mais natural para o seu público você poderá encontrar maneiras de vender com mais facilidade.

Além disso, é  a definição do seu nicho de mercado que irá te ajudar a definir um público-alvo para quem você irá direcionar o seu discurso dentro do Instagram, como veremos mais adiante. 

Nosso conteúdo sobre nicho de mercado pode te ajudar a escolher o que vender no Instagram e como escolher o nicho ideal para você.

3. Crie um perfil comercial

Depois de escolher o que vender no Instagram, o primeiro passo para  aprender, de fato, como vender pelo Instagram é criar um Instagram comercial na rede social. 

Dessa forma, você terá acesso aos recursos exclusivos que somente quem possui uma conta comercial pode acessar e que são muito úteis para potencializar suas vendas pela plataforma. 

Existem duas formas de criar um perfil comercial no Instagram: você pode migrar seu perfil pessoal para um perfil comercial ou criar uma conta inteiramente nova exclusiva para a sua empresa.

Além disso, ao migrar a sua conta para um perfil comercial, você poderá utilizar o recurso Instagram Shopping. 

O Instagram Shopping funciona como uma vitrine onde você pode expor seus produtos e que direciona o cliente para a sua loja virtual ou a sua página do Facebook. 

Os requerimentos para criar um Instagram Shopping são os seguintes, como apresentados no site oficial da empresa site oficial da empresa:

  • Sua empresa deve estar localizada em um mercado aceito (o Brasil faz parte dos mercados aceitos, então você poderá usar o recurso)

  • Sua empresa deve vender bens materiais

  • Sua empresa deve cumprir todas as políticas comerciais do Instagram

  • Sua conta do Instagram deve ser comercial (como explicamos na primeira dica)

  • Sua conta deve estar conectada à uma página do Facebook ou a um catálogo da sua loja virtual

No blog oficial do Instagram você encontrará um passo a passo ensinando como criar perfil comercial, recomendamos que o siga e depois volte para este artigo para continuar lendo!

Imagem vetorizada do Instagram Shopping

4. Personalize o seu perfil

Conta comercial criada? Um dos passos fundamentais para aprender como vender no Instagram é personalizar seu perfil de acordo com a sua marca.

Quando dizemos personalizar um perfil estamos também falando em aplicar elementos da sua identidade visual, como uma imagem com logotipo e a elaboração de uma bio que seja útil e informe o consumidor.

Essas características te ajudarão a transmitir profissionalismo e dessa forma você conquistará a confiança do consumidor com mais facilidade. 

Aposte também na criatividade para fazer o seu perfil se destacar entre os concorrentes e utilize o recurso de fontes personalizadas do Jivo. 

Printscreen do Instagram do JivoChat

5. Analise seus concorrentes

Para criar a sua estratégia e vender no Instagram é preciso realizar a análise da concorrência, você provavelmente já tem um público-alvo e um nicho definido, agora o que vai fazer é procurar quem são os seus concorrentes.

Identifique quem são aqueles que atuam no mesmo nicho que o seu e analise qual tipo de conteúdo e recursos eles utilizam para se comunicar com o público.

A intenção não é copiar o conteúdo do concorrente e sim encontrar ideias para Instagram comercial e tentar diversificar o seu conteúdo para ganhar vantagem competitiva e atrair mais clientes para o seu negócio.

Lembre-se que para fazer sucesso e se destacar é preciso buscar um diferencial para o seu negócio principalmente para quem deseja aprender como vender pelo Instagram. 

Por isso, dedique-se a visitar as contas dos concorrentes e entender como você pode oferecer um diferencial para o seu público. 

6. Faça imagens de boa qualidade

O Instagram é uma rede social principalmente baseada no compartilhamento de publicações com imagens, fotos ou vídeos - especialmente vídeos curtos.

Cerca de 90% dos recursos do Instagram se baseiam em entregar conteúdo visual aos seus seguidores e por isso, você deve garantir que esse conteúdo seja de qualidade profissional.

Ou seja, fotografias profissionais de seus produtos, imagens bem trabalhadas e vídeos com excelente qualidade de áudio e visual são aspectos muito importantes para quem deseja aprender como vender no Instagram.

E mesmo que você não seja um designer gráfico, é possível fazer o uso de ferramentas gratuitas para criar imagens profissionais para publicar nas redes sociais, como é o caso do Canva, por exemplo.

Acredite, a qualidade das imagens e vídeos de seu perfil comercial na rede social faz toda a diferença e impactará positivamente a primeira impressão que seus seguidores e clientes terão ao visualizá-las.

Crie imagens profissionais gratuitamente com o Canva

7. Utilize Marketing de conteúdo para fazer suas publicações

Se você quiser aprender a como vender pelo Instagram utilizando uma estratégia que realmente pode te trazer resultados, você precisa aprender sobre  Marketing de conteúdo.

Apesar de muitas pessoas pensarem que para engajar os seguidores dentro da plataforma basta publicar fotos dos seus produtos, esse raciocínio está errado.

Embora a exibição dos produtos deva ter um destaque principal, você também deve utilizar o seu perfil do Instagram para trazer informações de qualidade e educar o seu público.

Se você quer mesmo atrair público e depois convertê-los em compradores, é necessário saber quais são os conteúdos que despertam interesse, ou seja, qual o tipo de conteúdo o seu público quer consumir dentro da rede social.

E além disso, é necessário entender que antes de realizar uma compra o seu futuro cliente irá passar pela jornada de compras.

Entender como conduzir seus clientes através de cada etapa da jornada de compra, pois dessa forma, você tem mais chances de que eles interajam com as suas publicações, e consequentemente melhorem o seu alcance orgânico dentro da plataforma.

Portanto, explore o seu nicho de mercado para entender mais sobre os conteúdos que podem ser interessantes para o público.

Priorize também manter um calendário ou cronograma de publicações, pois permite que sua audiência sinta previsibilidade e consistência em suas campanhas na rede social.

A nossa dica é que você invista em criar um planejamento mensal ou no mínimo semanal e preparar todas as suas publicações na rede social.

Siga o seu cronograma e faça testes para encontrar o intervalo ideal de publicações em seu perfil. Talvez publicar todos os dias não seja o que mais gera engajamento para você. 

Tudo dependerá de seu próprio público, nicho de mercado e de sua estratégia de Marketing digital dentro da rede social.

Aplicativo completo de gestão de Instagram!

Além de criar conteúdo em vídeo e imagens, você também deve dedicar uma atenção especial às legendas das suas publicações. 

Apesar do Instagram ser uma rede social onde os conteúdos multimídia são os que mais obtém destaque pelo público, não quer dizer que eles não prestem atenção também nas legendas das imagens. 

As legendas podem levar informações importantes para o seu público e por isso você deve dedicar um tempo para elaborá-las

Na hora de escrever a sua legenda evite escrever textos longos e cansativos, seja objetivo e destaque os pontos principais de um assunto ou tema.

Utilize uma linguagem semelhante à utilizada pelo seu público, uma vez que o foco do seu objetivo é transmitir uma mensagem a ele.

Evite escrever textos que possam ter duplo sentido, evite confundir o seu público e seja claro.  E não esqueça de revisar o seu texto, caso encontre algum erro você sempre pode editá-lo, mesmo após a publicação.

Printscreen do Instagram do JivoChat

8. Responda aos seus seguidores no Direct

O atendimento ao cliente não pode ser deixado de lado na rede social e, como você provavelmente já sabe, o Instagram conta com sua própria ferramenta de chat online: o Direct.

Fique sempre atento às mensagens enviadas por seus seguidores e busque oferecer o melhor tempo de resposta possível para que consiga manter um alto padrão de qualidade e seja capaz de oferecer um bom atendimento.

Não há como vender pelo Instagram se você não responder às perguntas de seus clientes em potencial, atrasar retornos ou deixar de interagir com seu público.

Alternativamente, recomendamos direcionar o atendimento para o chat online em sua loja virtual, caso já tenha um instalado.

Para isso, considere instalar o JivoChat gratuitamente e, dessa forma, poderá facilitar o acompanhamento de todas as sessões de atendimento.

Banner de integração do JivoChat com Instagram

9. Faça transmissões ao vivo

Como mencionamos acima, além das publicações de imagens e vídeos curtos na rede social, também é possível fazer transmissões ao vivo e interagir com seus seguidores e clientes em tempo real.

Fazer uma live te permite não apenas engajar quem já te acompanha, mas também aproveitar a oportunidade para compartilhar conteúdo que seja relevante para a sua audiência.

Independentemente de que você tenha a intenção de educar seu público sobre o mercado, apresentar um novo produto, tirar dúvidas ou destacar novidades de seu negócio é importante que você aprenda a como fazer lives no Instagram.

E embora seja comum que novos empreendedores tenham receio de fazer isso, é  necessário criar um bom formato para a sua live.

Pois é preciso ter presença na frente da câmera, conhecer por completo todos os seus produtos e serviços e ser carismático o suficiente para prender a atenção de quem já te segue.

Se você realmente quer dominar a rede social, esse é um passo importante para aprender como vender pelo Instagram todos os dias.

10. Invista nos Stories 

Para saber como vender pelo Instagram, você precisa investir na comunicação e interagir com o seu público. 

O Instagram tem uma ferramenta chamada Instagram Stories que permite que você utilize o storytelling para contar as suas histórias do dia a dia.

Os Stories são um recurso de conteúdo de curta duração, e que só ficam disponíveis pelo período de 24 horas.

Eles podem ser utilizados estrategicamente tanto para promover os seus produtos quanto para entreter os seus clientes. 

A vantagem de utilizar os Stories é que você, através da aba insights, pode ter acesso a dados de visualizações, quantos clicks a sua publicação foi capaz de alcançar. 

Dessa forma você pode acompanhar o seu crescimento e desenvolvimento dentro da plataforma. 

Você também pode utilizar os Stories para mostrar o seu dia a dia, quem são os membros da sua equipe e até mesmo fazer perguntas para alcançar mais engajamento. 

Nos Stories encontramos recursos e ferramentas como:

  • Mãos livres: Que permite que você grave vídeos sem precisar ficar pressionando o botão play.

  • Música: Permite que você adicione uma trilha sonora para o seu vídeo.

  • Boomerang:  Filma vídeos curtos como se fosse um gif

  • Transmissões ao vivo:  As famosas lives

  • Inserção de links: E se você tiver mais de 10 mil seguidores no seu perfil ainda é possível realizar a inclusão de links nos Stories.

Você também pode utilizar os destaques do Instagram para incrementar a sua estratégia de vendas no Instagram.

Os destaques são Stories que você pode fixar ao seu perfil, e ao contrário dos Stories originais, eles não somem após 24 horas, dessa maneira o público pode acessá-los sempre que precisar.

Você pode utilizar os destaques para informar o público a respeito de promoções, exibir características mais detalhadas sobre um produto, responder as perguntas mais frequentes e ainda deixar depoimentos e feedbacks dos seus clientes.

Utilizar os destaques é uma maneira de facilitar o acesso à informação do seu público, deixando em destaque informações que ele iria demorar um tempo para encontrar se estivessem no feed.

11. Recursos de vídeo

Além das transmissões ao vivo e dos Stories, o Instagram possui outras ferramentas que são voltadas para apresentar conteúdo em vídeos.

Se você conhece a plataforma, TikTok, então você também pode investir na ferramenta do Instagram chamada Reels.

Com o Reels você pode encontrar maneiras divertidas de mostrar  para o público os seus produtos, pois ele possui diversos recursos de edição para você utilizar e engajar o seu público.

Outra vantagem de utilizar os Reels é que o engajamento orgânico da ferramenta permite que você alcance mais pessoas. 

Além dos Reels, cujo conteúdo é mais focado em entretenimento, você também pode utilizar o IGTV para fazer vídeos mais longos e abordar um conteúdo explicativo.

Por exemplo, você pode abordar as funcionalidades de um produto, ou responder perguntas e apresentar funcionalidades aos fãs.

Não deixe de utilizar os recursos de vídeo, pois eles tendem a atrair a atenção do seu público com maior facilidade e consequentemente aumentar a taxa de engajamento.

Instagram Direct

Dicas de como turbinar as vendas pelo Instagram

Depois de aprender a como vender pelo Instagram utilizando os diversos recursos da plataforma, você ainda pode seguir algumas dicas para melhorar as suas vendas e também a divulgação do seu perfil. 

*Em nosso conteúdo “Como ganhar dinheiro com Instagram” você vai aprender 21 formas de ganhar dinheiro dentro da rede social.* 

Explore Hashtags populares em seu nicho

As hashtags servem como uma forma de demarcar o conteúdo de suas publicações e garantir que elas atinjam toda a audiência que já as acompanha.

A melhor forma de encontrar quais são as hashtags mais usadas em seu nicho de mercado é exatamente pesquisando o que seus concorrentes já estão fazendo nas redes sociais.

Nada te impede de trabalhar as mesmas hashtags - desde que elas sejam livres e não criadas pelas próprias marcas de seus concorrentes, claro.

Além disso, não tenha medo de tentar criar suas próprias hashtags caso tenha oportunidade de fazê-lo.

Mesmo que sua hashtag não seja tão popular quanto o #shareacoke, ela ainda pode funcionar bem entre seu grupo de seguidores e clientes, elevando seu alcance na rede social.

Esteja atento na hora de criar suas hashtags, pois elas não podem conter caracteres especiais.

E tenha cuidado ao utilizar as hashtags para o Instagram, pois se você adicionar hashtags demais a uma publicação a sua conta pode ser considerada como spam e você pode acabar caindo no famoso “Shadowban”.

É recomendado utilizar no máximo 30 hashtags por publicação e tentar adicioná-las preferencialmente ao final da legenda para que elas não atrapalhem a leitura do texto.

Não esqueça, de incentivar os seus seguidores a utilizá-las toda vez que comprarem um produto com você, pois aumenta a sua chance de que mais gente venha a conhecer a sua marca.

  Use ferramentas de automação

Hoje, é possível encontrar diversas ferramentas de automação para Instagram, como o Gerenciagram, Bume, entre outros.

Elas podem ajudá-lo a automatizar diversos aspectos de sua interação com seguidores na rede social, como seguir automaticamente os seguidores de seus concorrentes, programar publicações, entre outros.

Entretanto, não recomendamos automatizar a sua interação com seguidores, especialmente através das mensagens no Direct.

Personalize o atendimento e não abuse de respostas gravadas e automáticas, pois a verdade é que, de acordo com múltiplas pesquisas de comportamento, seus clientes preferem o atendimento humano.

Ferramentas como o SocialGram, por exemplo, podem te ajudar a manter seu calendário de publicações em dia, pois é possível programar suas publicações. 

Incentive os seus clientes a deixarem feedback

Um aspecto muito importante e que está também relacionado a credibilidade que a sua empresa transmite ao consumidor é permitir que ele tenha acesso a feedback de clientes que já compraram com você.

O feedback pode despertar o gatilho da prova social no consumidor. O gatilho da prova social é importante, pois através dele é possível utilizar a experiência positiva para atrair novos consumidores.

Você pode utilizar os destaques para repostar os feedbacks dos seus clientes ou até mesmo pedir para eles interagirem através de comentários na sua página.

Mostre para o seu público que você oferece um serviço e também atendimento de qualidade e estimule os seus clientes a realizarem mais compras com você.

Faça parceria com influenciadores

Da mesma forma que o Feedback desperta o gatilho da prova social, apostar em pessoas que seu público confia para  exibir ou fazer reviews sobre os produtos também tem sua relevância para o público.

Então, pesquise sobre quais são os principais influencers digitais que o seu público segue e apoia para entrar em contato com eles para realizar parcerias pagas.

Além de aumentar o alcance das suas publicações, as parcerias também estimulam e incentivam o público a realizar compras na sua loja. 

Faça promoções exclusivas para quem te segue nas redes sociais

Para incentivar o seu público a seguir as suas redes sociais você pode fazer promoções exclusivas para quem acompanha os seus conteúdos.

É uma maneira de incentivar o seu público a ficar sempre de olho nas suas publicações, interagir com elas e ainda divulgá-las.

Você pode fazer promoções para quem compartilha ou indica a sua loja para amigos, por exemplo. 

Aproveite a rede social para fazer eventos como queima de estoque, ou então apostar em datas comemorativas e invista em marketing promocional.

Fazer um sorteio é outra excelente forma de engajar visitantes e atrair novos seguidores para a sua conta de forma orgânica e por isso não poderíamos deixar essa dica fora de nosso guia sobre como vender pelo Instagram.

Hoje, é possível encontrar diversas ferramentas de sorteio para Instagram com uma pesquisa rápida no Google.

Esse tipo de ação te permite não apenas oferecer algo em retorno à sua audiência, mas também a atingir novos consumidores em potencial interessados em participar do sorteio.

Isso significa que é possível fazer com que seus próprios seguidores propaguem o sorteio ao compartilhá-lo em seus círculos de contato - representando uma ótima estratégia para ganhar visibilidade na rede social.

Você pode descobrir tudo sobre como elaborar um sorteio e como fazer sorteio para alcançar mais seguidores no nosso conteúdo: Como fazer sorteio no Instagram. 

Divulgue sua loja virtual também no ambiente físico

Invista em cartões de visitas para divulgar a sua loja virtual entre parentes, amigos e conhecidos.

Eles podem aumentar rapidamente o número de seguidores da sua loja, principalmente se você está aprendendo a como vender pelo Instagram agora. 

Para facilitar você pode gerar um QR Code com o link da sua loja virtual e aplicar nos seus cartões de visita.

Conheça o gerador de QR Code do JivoChat e facilite o acesso do seu público aos seus produtos e a sua loja no Instagram.

Estatísticas do Instagram

Descubra qual é o melhor horário para postar no Instagram

Para ter sucesso você também precisa estar atento ao horário em que o seu público se encontra mais ativo dentro da rede social.

Dessa forma, você tem mais chances de que as suas publicações sejam entregues ao seu público, pois o alcance orgânico do Feed do Instagram é bem baixo.

Apesar de que melhor horário para postar no Instagram possa variar muito de um público para outro, ele é essencial para que você possa otimizar o seu calendário de publicações. 

Utilize o recurso Insights

Esse recurso está disponível para quem possui uma conta comercial, e é através desse recurso que você deve realizar um acompanhamento das suas métricas no Instagram. 

Muitas pessoas acompanham as métricas diretamente da página principal no perfil, mas é na aba insights que você possui acesso a informações mais detalhadas sobre o seu cliente e perfil.

Na visão geral dos insights, por exemplo, é possível ter acesso a quantas contas foram alcançadas pelas suas publicações, quantas contas interagiram com o seu conteúdo e quanto seguidores você adquiriu  em determinado período.

Ainda é possível ter dados mais completos sobre os seus seguidores como gênero das pessoas que te seguem, onde eles residem, qual é a sua faixa etária e quais são os horários que eles estão mais ativos nas redes sociais.

Todas essas informações são úteis para que você possa investir em conteúdo de qualidade para as suas [personas](/blog/marketing/o-que-e-persona.html).

Por fim, é importante enfatizarmos a importância de acompanhar de perto todos os resultados de suas campanhas na rede social.

Não fique preso apenas a números como a quantidade de impressões, mas foque também no nível de engajamento que cada publicação atingiu para que consiga identificar o que realmente funciona para a sua marca e para o seu público dentro do Instagram.

Afinal, engajamento, compartilhamentos, comentários e cliques nos links compartilhados em suas postagens podem indicar novos leads para o seu negócio.

Comece a construir um relacionamento com seus clientes através do compartilhamento de conteúdos relevantes para os mesmos.

Faça anúncios pagos no Instagram Ads

A rede social também oferece a sua própria ferramenta de anúncios. 

De forma semelhante ao Google Ads, Facebook e outras redes sociais, você poderá impulsionar publicações para atingir o grupo de seguidores de acordo com como você segmentá-lo.

O mais importante é segmentar seus anúncios corretamente e, para isso, será necessário estudar exatamente quem é o seu público e definir a Persona para as suas campanhas.

Alguns anúncios podem ter uma taxa de engajamento maior para o público masculino, outros para o público feminino, assim como alguns anúncios podem ser direcionados para certas faixas etárias.

O próprio Instagram Ads poderá ajudá-lo a segmentar os anúncios para que você tenha boas chances de retorno - o que consequentemente impacta significativamente suas chances de vender pelo Instagram.

Aprendeu como vender pelo Instagram?

Esperamos que você consiga aproveitar todas as nossas dicas para configurar seu perfil, personalizá-lo e começar a compartilhar publicações que sejam relevantes para o seu público.

Caso esteja usando o Instagram como um dos canais de vendas de sua loja virtual, não se esqueça de preparar seu website para receber o tráfego vindo da rede social. 

Para isso, considere instalar o JivoChat em sua página e seja capaz de abordar visitantes através de convites proativos diretamente através do chat online.

Boas vendas!

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