Como Vender Mais Com Um Chatbot na Página de Produto da sua Loja Virtual

Descubra como utilizar o chatbot para abordar seus clientes e aumentar suas conversões

No mercado competitivo de ecommerces, você deve sempre buscar novas ferramentas e inovar sua forma de atender os clientes. Isso te proporciona vantagens competitivas em relação à seus concorrentes, destacando sua loja e chamando atenção do consumidor.

Por isso, além de oferecer uma ferramenta de chat online para seus visitantes, capaz de atendê-los em tempo real e instantâneamente, é importante conhecer e descobrir como vender mais com um chatbot da JivoChat na página de produto da sua loja virtual.

O que são chatbots

De acordo com o próprio dicionário da universidade de Oxford: “chatbot é um programa de computador desenvolvido para simular conversas com usuários humanos, especialmente através da Internet.” Essa é uma definição bem simples de se compreender, porém, não incorpora a capacidade real deste recurso.

Os chatbots servem para automatizar seu atendimento online, visando otimizar o tempo de sua equipe e aumentar sua eficiência. Alguns chatbots são capazes até mesmo de responder perguntas frequentes que visitantes fazem no chat online na loja.

Entretanto, nem todo visitante gosta de ser atendido por um robô, preferindo um contato humano com um de seus representantes. Nessa situação, os chatbots ainda podem servi-lo com diferentes recursos.

Como os chatbots podem ajudá-lo a vender mais

Responder perguntas frequentes de forma instantânea é útil, mas dificilmente um chatbot irá percorrer seu cliente pelo funil de vendas, desde o primeiro ponto de contato até a compra. Isso é algo que depende de alguém da sua equipe oferecendo um atendimento personalizado e de qualidade.

Portanto, o ideal é utilizar esse recurso em conjunto com sua equipe, otimizando o tempo de resposta e aumentando a qualidade do atendimento ao cliente. Entenda alguns dos benefícios diretos que o chatbot traz em relação à sua taxa de conversão.

Leia também: 10 Dicas Para Aumentar as Taxas de Conversão do Seu E-commerce

Chatbot na Página de Produto Suporte Via Chat

Convites proativos

De longe, um dos recursos mais eficientes e com maior potencial adquiridos ao utilizar um chatbot em sua ferramenta de chat na loja são os convites proativos. A partir da possibilidade de identificar qual página seus visitantes estão acessando, você poderá configurar pop-ups que aparecem para os mesmos de acordo com cada situação.

Os convites proativos podem ser empregados para diferentes estratégias, entenda como você pode utilizá-los melhor especificamente na página de produto.

1. Ofereça suporte

Um dos maiores motivos que faz com que clientes em potencial desistam de uma compra é a falta de informações ou dúvidas enquanto acessando a página de produto. Perguntas sobre prazo de entrega, valor do frete ou mesmo detalhes mais específicos de produtos são frequentes no chat online.

Em situações como essa, um convite proativo enviado automaticamente com mensagens oferecendo assistência na hora da compra é uma excelente forma de alertar o cliente para a disponibilidade do chat como um canal de atendimento instantâneo.

2. Alerte para descontos e ofertas especiais

Se o cliente está na página de um produto no qual seu ecommerce está oferecendo alguma promoção, desconto ou oferta especial, você pode utilizar um convite proativo para informá-lo rapidamente.

Lembre-se, promoções com tempo limitado ajudam a aumentar o senso de urgência na hora da compra, aumentando suas chances de conversão.

3. Repasse informações úteis para o cliente

Na página de produto, você pode utilizar o chatbot para fazer recomendações sobre novos produtos disponíveis em sua loja, da mesma categoria que o cliente está acessando, assim como repassar informações sobre disponibilidade de estoque, por exemplo.

Sempre faça com que o pop-up do convite proativo chame atenção do cliente para o chat, configure mensagens inteligentes e acionáveis.

Retenção de clientes

Os convites proativos aumentam suas chances de reter o cliente em sua página. Isso porque ele terá menos chances de desistir da compra simplesmente por ter encontrado alguma dúvida, além de poder utilizar um canal de atendimento dentro da loja para obter suas respostas, não sendo necessário procurar em fontes externas.

Ao chamar o cliente para o chat, seus agentes poderão percorrê-lo pelo seu funil de vendas, ajudando a encontrar o produto perfeito para ele e auxiliando no processo de tomada de decisão.

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Chatbot na Página de Produto Atrair Clientes

Captação de leads

Mesmo quando sua equipe de atendimento não estiver disponível, como em horários não comerciais, caso não ofereça atendimento 24 horas, o chatbot poderá ajudá-lo a captar leads, exibindo um formulário para que o visitante possa preencher seus dados, assim como suas dúvidas e problemas encontrados.

A partir disso, sua equipe de suporte poderá entrar em contato através de outros canais de comunicação para recuperar aquele lead e possivelmente convertê-lo.

Segmente sua base de clientes

Lembre-se sempre de segmentar seus leads baseado nas informações como suas preferências e produtos de interesse. Dessa forma, você poderá entender melhor seu público alvo e empregar isso em sua estratégia de marketing digital.

Em suas campanhas de e-mail marketing, envie conteúdo direcionado e relevante para cada cliente, aumentando suas taxas de abertura e melhorando seus resultados.

Conveniente para clientes mobile

Uma enorme parcela de seus visitantes utilizam seus smartphones e tablets para acessar sua loja e pesquisar por produtos. Para estes clientes em potencial, nem sempre é fácil identificar o chat online disponível na loja.

Portanto, os pop-ups dos chatbots podem ajudá-lo a apresentar este canal de forma conveniente. Especialmente para clientes mobile, não precisar sair de sua página para obter atendimento é um diferencial realmente valioso.

Leia também: Atendimento Mobile no Ecommerce Com JivoChat

Comece agora mesmo a impressionar seus visitantes

Agora que você entende o potencial dos chatbots na página de produto da sua loja virtual, fica fácil entender como eles aumentam suas chances de conversão e impactam diretamente nas suas vendas, além da satisfação do cliente.

Comece hoje mesmo a chamar seus clientes para o chat através de convites proativos com o JivoChat. Além da página de produto, você também poderá utilizar os convites proativos em outras sessões de sua loja virtual, ou até mesmo no blog do seu ecommerce!

2019/01/10

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