15 motivos para ter um blog para ecommerce

Gerar conteúdo pode ser uma boa maneira de ajudar seu negócio a ser descoberto na web

Promover seu ecommerce nas redes sociais é um bom negócio, mas existe um motivo pelo qual não é a melhor opção que ela seja a única a receber seus esforços em marketing digital. Como a plataforma é de terceiros, você fica obrigado a se sujeitar as suas regras e, mesmo que as siga corretamente, uma mudança pode afetar seu alcance consideravelmente. Por isso, é primordial que sua loja tenha um site próprio - confira aqui uma lista com 20 sites para começar seu ecommerce - e considere também gerar conteúdo através de um blog localizado em seu site, da mesma maneira que temos aqui no Jivochat. Existe uma boa gama de razões para isso e você pode conferir estes 15 motivos para ter um blog para ecommerce logo abaixo!

1. Melhorar seu ranking no Google

Os robôs fo Google vasculham a internet para analisar e indexar sites para a ferramenta de busca, ranqueando-as de acordo com sua relevância. Ou seja, quanto mais relevante seu ecommerce for, melhor ele ficará posicionado no Google. Uma boa maneira de melhorar seu SEO isso é através de conteúdo e links, que podem ser criados a partir de um blog institucional. Cada conteúdo criado com links internos é uma melhora no ranking do Google para uma palavra-chave relevante a seu negócio.

Para ter maior noção do impacto que um bom posicionamento do Google significa para sua ecommerce, confira a tabela abaixo, criada pela empresa de consultoria em publicidade digital Chitika. Ela demonstra a proporção de cliques recebidos de acordo com os 10 maiores posicionamentos na ferramenta de busca:

Estudo

Veja aqui: 18 dicas para seu ecommerce ficar em primeiro lugar no Google

2. Aumenta o número de páginas em seu site

Complementando o item anterior, ter um blog que produza conteúdo constantemente aumenta o número de páginas em seu site. Isso significa que ele fica cada vez maior, o que causa o aumento no ranqueamento do Google e outras ferramentas de busca. Utilizar técnicas de SEO e linkbuilding tornam esse aumento ainda mais efetivo.

3. Dar uma voz à sua empresa

Embora fatores como preço ainda sejam primordiais na decisão de compra de uma pessoa, muitos consumidores procuram maior conexão, seja com outras pessoas ou marcas. Através de um blog, é possível dar voz à sua empresa, ao invés de apenas uma vitrine com descrições de produtos.

Isso permite a eles acompanhar o que sua empresa está fazendo no mercado, quais são as notícias relevantes de sua área e, principalmente, conhecer mais sobre o seu negócio. Através do blog para ecommerce, você aumenta as chances de um visitante saber mais sobre seus produtos ou serviços, auxiliando no processo de compra e dificultando sua migração para um concorrente.

Leia também: 20 aplicativos para sua equipe de marketing digital

4. Ter um blog para ecommerce gera confiança

Assim como dar uma voz à sua empresa, ter um blog para sua loja virtual é uma maneira de gerar confiança nos visitantes que acessam o site. A afirmativa se torna ainda mais verdadeira caso seja atualizado com frequência. Ter um blog passa a impressão de que seu negócio é operado por seres humanos como os próprios visitantes, ao invés de só uma vitrine onde eles desembolsam dinheiro para conseguir produtos.

5. Pode o tornar uma autoridade na sua área

Com uma voz e gerando confiança na pessoalidade do seu negócio, o blog também o ajuda a ficar marcado como uma autoridade em sua indústria. Tutoriais, análises de mercado e estudos de caso são tipos de conteúdo que pode abordar em seu blog, entre outros. Isso ajudará na construção tanto de sua marca pessoal como conhecedor na sua área de atuação assim como na marca da empresa.

Autoridade

6. Informar

Não é apenas de conexão, ranqueamento no Google e montar reputação que vive um blog para ecommerce. Na verdade, sua função mais básica é bastante simples: informar seu visitante. É através do blog que pode solucionar dúvidas em específico sobre os produtos que vende. Também é possível informar em quais situações um serviço específico pode ser de grande ajuda e até mesmo como funciona seu processo de produção, por exemplo.

7. Contar sua história

Uma das maneiras de alcançar uma conexão que fidelize seus clientes através do blog é contar boas histórias. Além de atiçar e prender a atenção de um visitante, é possível usar o blog de seu ecommerce como um próprio registro histórico da trajetória de sua marca. Ou seja, não apenas uma ferramenta para alcançar e engajar, ter um blog é uma maneira de contar como sua marca evolui ao longo dos anos e quais foram os principais acontecimentas dessa jornada.

8. Múltiplas entradas para os visitantes

No item 2, mencionamos o aumento no número de páginas que um blog proporciona. Isso não permite apenas um ranqueamento maior de sua página principal, mas múltiplas maneiras de entrarem em seu site. Através das palavras-chave, o escopo de termos que faz seu site aparecer nos motores de busca aumenta, melhorando assim o tráfego de sua ecommerce.

Portas

9. Mantém pessoas visitando seu site

Mesmo que um visitante não venha a comprar nada em uma primeira visita, manter um blog pode fazer com que se interesse em receber mais conteúdo vindo de sua empresa. Isso pode se refletir em novas visitas futuras - o que pode resultar nas tão sonhadas conversões - ou em assinaturas para receber promoções e conteúdo por email. Ou seja, uma ótima maneira de melhorar seu email marketing

10. Permite ajudar na resolução de problemas

Como mencionamos no item 6, o blog serve também para informar. Mas isso não significa que delegue toda resolução de problemas para sua equipe de atendimento online ou se limite a uma seção de perguntas frequentes (FAQ). Um dos tipos de conteúdo que pode fazer é justamente auxiliando na resolução de alguns problemas em específico. Desde listas com situações comuns ou um tutorial mais detalhado para um problema mais complexo, esse tipo de conteúdo é um dos que mais atrai visitantes.

11. Se comunicar com seus clientes

Apesar do live helper chat ser a melhor ferramenta para comunicação com seus clientes ou visitantes - confira no link as possibilidades que o Jivochat oferece nessa área -, você pode usar o blog nesse sentido. Caso tenha uma seção de comentários, vale a pena conferir quais são os assuntos mais abordados pelas pessoas e assim comentar ou tratar sobre ele em posts futuros, quando relevantes para sua área de negócios.

Sabia que é possível incluir um chat online em seu blog? Confira as 6 razões para instalar um agora mesmo!

12. Melhora sua presença nas redes sociais

Aliar sua estratégia de social media junto com seu blog é um caminho sólido para crescimento do tráfego. Os posts que fizer no blog podem ser publicados em sua fanpage, por exemplo, aumentando seu alcance, principalmente quando compartilhado nas mídias sociais. Vale considerar que bom engajamento nelas também melhora seu ranqueamento nos motores de busca.

Redes Sociais

13. Ajuda a criar uma comunidade para sua marca

Um benefício compartilhado com a presença nas redes sociais, o blog ajuda a aumentar a lealdade ao gerar uma comunidade no entorno de seu negócio. Uma das maneiras de aumentar a fidelidade dos clientes através do blog é responder pessoalmente a comentários e mensagens recebidos, por exemplo.

14. Mais uma ferramenta para promover suas vendas

Uma das técnicas que devem ser usadas em posts de blog - tanto para ecommerce quanto outros setores - é a chamada para ação. Elas podem ter diferentes objetivos, porém, no ecommerce, é provável que as use para fechar novas vendas. Ou seja, cada publicação é uma possibilidade de efetuar uma venda, mesmo que não esteja falando apenas sobre um de seus produtos.

15. O blog é uma das ferramentas mais baratas de marketing digital

O blog é uma das melhores ferramentas de marketing digital que pode ter acesso. Isso acontece pois cada post publicado faz seu negócio crescer. Um post feito hoje ainda pode gerar tráfego para seu site mesmo daqui a dois anos, dependendo do assunto abordado. Enquanto as mídias sociais são bastante úteis para promover seu negócio no momento presente, um blog é a melhor maneira de manter um tráfego constante através do bom posicionamento no Google.

Marketing

Conheça as funcionalidades do Jivochat e como ele pode ser integrado ao seu blog para ecommerce!

Como mencionamos no início do texto, é possível utilizar chat online também no seu blog. Entre as funcionalidades do Jivochat, é possível instalá-lo através de um plugin para a plataforma WordPress. Confira os planos e como o Jivochat é a melhor ferramenta para atendimento online!

2016/12/20

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