10 Melhores formas de criar landing page grátis

atualizado 22 de março de 2024
Tempo de leitura14 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Quando o assunto é marketing digital, as landing pages atuam como uma das protagonistas na conversão de visitantes do seu site ou blog em leads para o seu funil de vendas.

Contar com landing pages em sua estratégia digital é uma prática versátil que pode gerar muitos resultados. Elas são usadas em diversos segmentos de mercados com vários objetivos, como captura, conversão e até mesmo vendas.

Outra grande vantagem de usá-las é a sua acessibilidade. Hoje, você encontrará várias ferramentas robustas e preparadas para atender grandes negócios, mas não se preocupe, também existem opções acessíveis e até mesmo gratuitas para pequenas empresas e empreendedores autônomos desenvolver suas estratégias digitais.

Mas antes de prosseguirmos para nossa lista e começarmos a conferir onde criar landing page grátis através algumas das melhores ferramentas, precisamos entender completamente o que elas são e como usá-las.

O que é uma landing page?

Antes de entender como criar landing page grátis, é preciso entender o que é landing page dentro do contexto do marketing digital.

A landing page, que também é conhecida como página de captura, é uma página criada com o propósito de gerar conversões.

Que podem acontecer de diversas maneiras de acordo com seu objetivo principal: seguindo uma página, assistindo a um vídeo, preenchendo um formulário, comprando.

Ou seja, você pode criar várias páginas diferentes e independentes do seu site de acordo com suas metas e campanhas ativas.

Para otimizar seus resultados com este recurso, busque criar páginas objetivas, sem distrações e um chamado para ação em destaque que esteja alinhado às metas definidas em sua estratégia.

Oferecer valor em troca do acesso à sua landing page é essencial para que conversões sejam obtidas, caso contrário, você terá visitantes, mas não os converterá em leads.

Esta oferta pode ser feita na forma de conteúdo com vídeos, PDFs exclusivos, cupons de desconto, entre tantas outras coisas que seu público possa enxergar com algo valioso.

Conheça a diferença entre Landing page e Homepage

Embora existam diferenças determinantes, os termos podem confundir algumas pessoas. Para esclarecer suas dúvidas, confira o conteúdo a seguir e entenda melhor o que muda entre os dois tipos de páginas e aprenda a diferencia-las.

Homepage é a página principal de um site, onde os usuários podem escolher os diferentes caminhos para acessar os recursos oferecidos pelo site. Ela geralmente conta com diferentes imagens, links e pode conter anúncios.

Landing page é uma página criada com o propósito de fazer seus visitantes executarem uma ação determinada, geralmente em troca de conteúdo de valor para eles.

Geralmente contam com apenas um chamado para ação em destaque e poucos elementos, para manter o foco no objetivo principal.

Como criar uma landing page grátis?

Campanhas muito grandes e elaboradas podem exigir ferramentas mais completas para criar landing page grátis, mas se você tem um negócio médio, pequeno ou é um autônomo, ferramentas que oferecem soluções gratuitas podem ser uma excelente opção.

Contar com uma landing page bem feita, independente do recurso usado para sua criação, irá completar sua estratégia de marketing digital concedendo ao seu empreendimento a oportunidade de conquistar novos leads.

Confira a seguir 10 das melhores ferramentas com opções para criar sua landing pages grátis hoje mesmo.

1. Wix

O Wix é uma ótima opção para empreendedores que buscam um alto grau de customização de suas páginas de captura e claro, também te permite criar landing page grátis.

Essa ferramenta conta com um editor inteligente de arrastar e soltar elementos que facilita a personalização, além de oferecer mais de 900 templates gratuitos e personalizáveis que foram estrategicamente planejados e adaptados para cada nicho de mercado.

Com ela é possível criar landing pages únicas e eficientes, além obter informações essenciais sobre seu público através de relatórios e testes A/B.

Ao utilizar a versão gratuita da Wix você terá acesso a:

  • Uma grande coleção de ferramentas e aplicações
  • Domínio Wix gratuito
  • Criador de texto com IA
  • Criador de imagem com IA
  • Templates personalizáveis
  • Hospedagem gratuita
  • Suporte dedicado
  • Coleção de imagens e ícones

A Wix também conta com um guia simplificado de como criar uma landing page na sua plataforma em apenas 8 passos:

  1. Escolha um template landing page;
  2. Dê um nome à sua landing page;
  3. Adicione seu conteúdo;
  4. Inclua imagens;
  5. Escolha seu domínio;
  6. Confira seus links e textos;
  7. Preencha a meta descrição e título SEO;
  8. Publique!

Confira ainda nossa avaliação completa da Wix para saber mais.

Exemplo de landing page

2. Brevo

Sendinblue que antes era conhecido pelos seus serviços de automação de marketing e ferramenta de e-mail marketing agora é Brevo! E oferece também um excelente construtor de landing pages, agora.

Crie o design que você desejar, adaptado à sua marca e sem precisar saber programação iniciando a partir de modelos de landing page prontos e personalizáveis ou começando do zero.

O editor de landing pages da Brevo é baseado em arrastar e soltar e a ferramenta te permite adicionar páginas adicionais para criar um processo de captação de leads guiado.

E claro, os leads capturados podem ser cadastrados diretamente e trabalhados no CRM oferecido pela solução.

Para criar uma landing page gratuita na Brevo, basta seguir o passo a passo:

  1. Acesse a página oficial;
  2. Crie o design a partir do editor drag & drop;
  3. Escolha o objetivo de sua página de captura e determine seus CTAs;
  4. Adicione novas páginas para criar um processo guiado;
  5. Publique sua landing page!

Exemplo de landing page

3. E-goi

A E-goi é outra excelente solução para quem busca uma forma simplificada de criar landing pages grátis.

Além de oferecer soluções de e-mail marketing e diversos outros recursos profissionais para empresas de diversos nichos, criar landing page grátis é fácil com o construtor de páginas de captura  da ferramenta e também é possível criar formulários pop-up para captar leads.

O editor é baseado em arrastar e soltar e você pode usar modelos profissionais, personalizando-os como preferir para criar a sua landing page.

A melhor parte é que depois disso tudo, ainda poderá aproveitar a segmentação automática oferecida pela plataforma.

Exemplo de landing page

4. SITE123

Se você gosta dos resultados que os formulários podem trazer em suas campanhas, o Site123 pode ser a opção perfeita para criar landing page grátis que funcionam.

A ferramenta busca oferecer maneiras simples para construir sites e páginas, o que é ótimo para que não tem um conhecimento aprofundado em design ou programação. Por isso, o criador de sites tem uma opção limitada de customização, mas ainda sim pode entregar resultados caso o básico seja bem executado.

Os modelos prontos são um excelente ponto de partida para quem está criando sua primeira landing page e busca aprimorar sua estratégia digital.

A versão gratuita do Site123 conta com os seguintes recursos:

O pacote premium da ferramenta conta com um valor acessível de assinatura e oferece a integração com sua loja virtual e a conexão com seu domínio.

Exemplo de landing page

5. GreatPages

Com o GreatPages você pode criar sites institucionais ou landing pages em minutos, sem depender de um desenvolvedor, e é o único software brasileiro com tecnologia pixel a pixel perfect, uma evolução do drag and drop.

Você pode escolher entre um dos nossos modelos de alta conversão ou começar do zero. Além disso, a plataforma possui uma série de elementos focados em conversão, como: pop-ups, contagem regressiva, vídeos, formulários e muito mais.

Conheça alguns dos principais benefícios da ferramenta:

  • Construa suas páginas para todos tamanhos de tela.
  • Sites incríveis sem escrever uma linha de código.
  • Publique com SSL (https) e Hospedagem inclusas.
  • Melhor posicionamento orgânico no Google.
  • Escalabilidade e confiabilidade da Google Cloud.
  • Equipe de atendimento preparada para ajudar.

Os planos variam de acordo com a quantidade de domínios inclusos no pacote e também conta com reunião de onboarding para que você possa aproveitar ao máximo tudo que a ferramenta possibilita. Teste 7 dias gratuitos e conheça!

Exemplo de landing page

6. RD Station

Ferramenta de automação de marketing líder na América Latina, o RD Station Marketing reúne os principais recursos de Marketing Digital em um único software e possui mais de 120 modelos editáveis de landing pages.

Para criar landing page grátis com o RD Station basta acessar o criador no estilo "drag & drop", que permite arrastar e soltar elementos facilmente, para personalizar a página e deixar de acordo com a identidade visual da empresa, sem precisar de conhecimento em programação.

Alguns pontos de destaque de suas landing pages:

  • Domínio da empresa e subdomínio personalizável;
  • Campos de proteção de dados de acordo com a LGPD;
  • Páginas com certificado de segurança;
  • Mais de 120 modelos editáveis;
  • Otimizações de SEO;
  • Teste A/B nativo;
  • Relatórios por landing page RD Station;
  • Customização avançada do HTML, CSS e Javascript;
  • Formulário inteligente, que evita repetir perguntas ao mesmo lead.

O RD Station Marketing possui planos à partir de R$ 19 por mês, mas você pode testar a ferramenta de graça por 10 dias, que além da criação e publicação de landing pages, possui envio de email marketing, sequência automática de emails, pop-ups, botão do Whatsapp, importação de contatos e integração com outras ferramentas.

Exemplo de landing page

7. Webnode

Esta é uma ferramenta para quem não tem muitos conhecimentos técnicos e busca simplicidade na criação de suas páginas.

O Webnode busca proporcionar recursos para que qualquer pessoa possa criar sites ao nível profissional em alguns minutos e sem a necessidade de qualquer especialização na área.

Este é um criador de landing pages 100% gratuito que irá hospedar sua página sem cobrar nada. Estas características fazem do Webnode uma ótima recomendação para empreendedores autônomos e pequenas empresas que estão começando a investir em estratégias de marketing digital.

Os recursos que merecem destaque na versão gratuita são os seguintes:

  • Hospedagem gratuita;
  • Configurações ajustáveis de SEO;
  • Excelente acervo de templates prontos para uso.

Vale ressaltar que o Webnode conta com uma ótima função para sites multilíngues, mas este é um recurso que só pode ser acessado através de suas versões pagas.

Exemplo de landing page

8. Weebly

O Weebly é um criador de sites completamente gratuito e muito fácil de usar, não poderíamos deixá-lo fora de nossa lista de ferramentas para criar landing page grátis. Ele pode até não contar com landing pages prontas para uso, mas tem vários itens no seu acervo de template landing page que podem ser transformados em excelentes páginas de captura.

Esta é uma opção versátil que conta com a integração de outras ferramentas de marketing, utilização de formulários, várias opções de customização e um uso muito simples.

Empreendedores que buscam uma ferramenta sem custos para criar landing pages grátis podem fazer páginas incríveis com o Weebly. Em sua versão gratuita você conta com:

  • Domínio com sua marca;
  • Otimizações para SEO;
  • Formulários de contato e captura de leads;
  • Suporte por chat e e-mail.

As versões pagas da ferramenta são bem acessíveis e adicionam opções avançadas de funcionalidades e customização.

Exemplo de landing page

9. Instapage

Com uma excelente velocidade para o carregamento de páginas e uma opção avançada de otimização para landing pages, esta é uma das melhores ferramentas disponíveis no mercado.

O Instapage conta com um acervo completo de recursos que auxiliam a criação de ótimas páginas de conversão e fornece dados precisos para a análise dos pontos forte e fracos de suas campanhas.

Destacamos as principais utilidades que estão disponíveis na plataforma:

  • Número de conversão ilimitado;
  • Heatmap para visualizar o comportamento de visitantes;
  • Análise de conversões;
  • Integração com outras ferramentas de marketing;
  • Testes A/B;
  • Modelos de layout disponíveis.

Utilize esta poderosa ferramenta para criar suas landing pages de graça através do período de teste que dura 14 dias.

Caso esta seja a ferramenta perfeita para o seu negócio, após a etapa de avaliação, você pode escolher assinar um dos planos pagos: o Business, apenas com recursos mais importantes e necessários, ou o Enterprise, com acesso a tudo que o Instapage oferece.

Exemplo de landing page

10. Launchrock

Sua nova campanha ou lançamento está prestes a começar e você precisa de uma opção rápida para criar landing page grátis? Confira o Launchrock.

O criador de páginas de captura oferece apenas recursos básicos e rápidos para edição. Isso pode afastar quem tem experiência e busca variedade na customização, em contrapartida, pode auxiliar profissionais iniciantes com sua fácil navegação e foco apenas no que é necessário para funcionar.

A ferramenta conta com apenas alguns templates prontos e exemplos de landing page, mas ainda é possível criar sua página do zero.

Os empreendedores que optarem pela versão gratuita do Launchrock vão contar com os seguintes adicionais:

  • Ferramentas de SEO;
  • Templates de landing page simplificados;
  • Dados sobre quem está visitando sua página.

O Launchrock é uma ótima ferramenta para quem está fortalecendo a utilização dos princípios básicos do marketing digital e oferece um relatório modesto para avaliar a performance de suas páginas.

Exemplo de landing page

Contrate uma agência de marketing digital para criar suas landing pages

Você também pode optar por contratar uma das melhores agências de marketing digital no Brasil para criar suas landing pages.

Inclusive, algumas agências profissionais oferecem como serviço administrar grande parte de sua estratégia digital para ajudá-lo a construir autoridade e propagar a sua marca na internet.

5 dicas para criar landing pages

Depois de entender melhor como funcionam e sua importância, o plano de criar páginas de captura para o seu negócio deve estar se concretizando

Antes de escolher a opção que mais se encaixa em seu perfil e do seu empreendimento, confira algumas dicas que podem ajudar você a criar uma landing page de sucesso.

Escolha um objetivo específico

Se o seu objetivo com a página de captura é o preenchimento de formulário para gerar leads, não crie outras distrações como redirecionamentos para outras páginas ou pedidos para que sigam suas redes sociais.

Pedir para que visitantes realizem diferentes ações pode atrapalhar e até mesmo evitar que o seu objetivo principal seja cumprido. Independente de qual seja ele, mantenha sua landing focada na meta principal.

Faça um design responsivo e mobile first

Para aumentar as chances do objetivo pelo qual sua landing page foi criada seja alcançado, busque utilizar designs responsivos, limpos e que destacam os textos de chamado para ação.

Ao criar seu template, também é importante ter em mente a quantidade de pessoas que consumem conteúdo através do mobile e escolher uma ferramenta que te permite criar landing page grátis, mas que seja otimizada para dispositivos móveis.

No Brasil, essa quantidade é enorme, segundo uma pesquisa da FGV, em 2019 existiam cerca de 234 milhões de smartphones em uso no país.

Criar designs que facilitam a navegação de usuários mobile pode ter um impacto bastante positivo no seu número de conversões.

Utilize avaliações de clientes e testemunhais

O seu produto ou serviço tem avaliações positivas de clientes? Incorpore estes comentários em sua landing page.

Contar com testemunhais que ressaltam os benefícios do que você oferece reforça a autoridade da sua marca e pode impactar positivamente na geração de leads.

Escolha bem e de destaque para o Chamado para ação (Call to Action)

Pense em um texto simples, rápido de ler, que colabore com seu objetivo e comunique-se bem com o seu tipo de público. Então, coloque este texto em local de destaque dentro de sua página.

Ofereça algo que irá gerar valor aos visitantes da página

Para que uma landing page obtenha sucesso é primordial que algo de valor seja oferecido para quem está acessando aquela página.

Podem ser PDFs exclusivos, vídeo-aulas, cupons de desconto, assinatura em listas VIP, acesso antecipado a um produto, entre outras coisas. O importante é que esta oferta gere valor e faça os visitantes da página tomarem a ação escolhida em sua estratégia.

Hora de criar landing page grátis e gerar mais leads

Esperamos que o nosso conteúdo tenha ajudado você a encontrar a melhor maneira de criar páginas de captura que possam ajudá-lo a gerar mais leads e, com isso, mais oportunidades de negócios!

Caso você esteja buscando mais maneiras para melhor os resultados das páginas de captura, não se esqueça de adicionar um chat online em sua landing page para abordar visitantes através de convites proativos com o JivoChat.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download