Marketing de Conteúdo: Como Esta Estratégia Beneficia Seu Ecommerce?

Descubra a importância de oferecer conteúdo para seus clientes e qual o impacto disso em seu ecommerce

Já pensou em aumentar suas oportunidades de venda e ser capaz de fidelizar clientes ao entregar conteúdo para seu público alvo? De forma realmente simplificada, é disso que se trata o marketing de conteúdo. Mas afinal, como implementá-lo em seu próprio negócio?

Certamente você já é familiar com a ideia de consumir conteúdo de diversas empresas, através de blogs, vídeos e até mesmo nas redes sociais. Esta é uma estratégia que realmente apresenta grande potencial de impulsionar seus resultados. Por isso, vamos nos aprofundar um pouco no marketing de conteúdo e como ele pode beneficiar seu ecommerce.

O que é marketing de conteúdo?

Seguindo a própria definição do Content Marketing Institute, “marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que foca em criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter uma audiência claramente definida - e, por fim, impulsionar ações rentáveis por parte dos consumidores.”

Esta definição consegue englobar realmente tudo que o marketing de conteúdo representa nos dias de hoje. Além disso, é importante ressaltarmos que tudo isso faz parte do escopo dos seus processos de Inbound Marketing.

Como apresentado pela Content Trends, a pesquisa mais renomada sobre marketing de conteúdo no Brasil, mais de 71% dos negócios já empregam esta estratégia em algum formato, resultando em 2.2 vezes mais visitas e 3.2 vezes mais oportunidades de negócio.

Como implementar o marketing de conteúdo em minha empresa?

Para que seu ecommerce tenha bons resultados ao produzir e distribuir conteúdo, é importante avaliar diversos fatores, não basta simplesmente publicar um artigo em seu blog ou um vídeo no YouTube. Por isso, entenda melhor como funciona a execução desta estratégia.

Antes de mais nada, é imperativo que você saiba exatamente qual é o perfil do seu cliente, ou melhor, sua persona. Por isso, antes de apostar em uma estratégia de marketing digital, considere alavancar seu atendimento ao cliente e gestão de relacionamento (CRM) para certificar-se que será capaz de criar conteúdo que realmente chame a atenção.

Tipo de conteúdo

O primeiro passo antes da criação de qualquer conteúdo é a definição de seu objetivo de acordo com o posicionamento no funil de vendas.

Você deve identificar se estará desenvolvendo um conteúdo para o topo do funil, focado em atrair visitantes a partir de conteúdo educacional e informativo, meio do funil voltado para leads que querem entender melhor como seu produto pode atender suas necessidades ou fundo do funil, como um conteúdo direcionado para ações de pós-venda que visam a reativação de clientes.

Claro, nada impede que seu negócio atue em todas as etapas do funil, mas é importante determinar exatamente quem é o público para cada tipo de conteúdo e ajustar suas ações de forma a garantir que o que será produzido o atinja.

Determine seus canais

Quando escolhendo qual será seu canal principal de distribuição de conteúdo, deve-se levar em consideração principalmente o perfil do seu público alvo. Será que eles estão mais adeptos a receber conteúdo em forma de artigos em um blog, ou vídeos seriam mais efetivos? Tudo isso vai depender do seu nicho de mercado e quem você está tentando atingir.

Existe uma enorme variedade de canais para distribuir seu conteúdo, são eles:

Entre diversos outros modelos. De acordo com uma pesquisa da Contently, 81% dos entrevistados apontam que conteúdo em vídeo é o mais difícil de se produzir, mesmo assim, 70% dos negócios conquistam um melhor ROI ao utilizar elementos visuais em seu conteúdo.

É importante salientar que os canais podem se cruzar, ou seja, um vídeo publicado em seu canal no YouTube também pode ser compartilhado nas redes sociais, assim como você pode fazer um disparo de e-mail marketing chamando seus leads para ler um novo artigo.

SEO e consistência

Otimização para mecanismos de pesquisa, ou SEO (Search Engine Optimization) é um dos fatores mais importantes na hora de trabalhar seu marketing de conteúdo. Afinal, o objetivo é que, independente do tipo de material produzido, ele consiga atingir o público almejado, de forma orgânica.

Para garantir que o seu material tenha um bom posicionamento nas pesquisas, faça uso de palavras-chave, utilize URLs amigáveis, fique atento aos parâmetros do Google, evite completamente o black hat (formas de burlar o algoritmo do Google), entre diversas outras formas de otimizar seu conteúdo.

Não se esqueça de ser consistente em relação à sua estratégia de conteúdo, tanto para melhorar seu ranqueamento quanto para conseguir realmente fidelizar clientes através desta estratégia. Portanto, certifique-se de desenvolver um cronograma e sempre alimentar seus canais com material novo e, principalmente, atual.

Analise seus resultados

A melhor forma de avaliar os resultados da sua estratégia de conteúdo é através da execução de testes A/B, assim como a análise das métricas do seu ecommerce, muitas das quais podem ser observadas através do próprio Google Analytics. Não deixe de acessar nosso material explicando melhor como você pode calcular suas próprias métricas.

Assim como qualquer outra ação de Inbound ou Outbound Marketing, você deve estar sempre acompanhando o desempenho do seu conteúdo. Afinal, todo seu processo de idealização, produção, SEO, distribuição e divulgação envolvem horas de trabalho da sua equipe.

É importante certificar-se que seu conteúdo está servindo como um investimento positivo e não apenas gerando custos adicionais para sua empresa. Este material do Neil Patel apresenta uma excelente lista de ferramentas que podem ajudá-lo a mensurar e impulsionar seus resultados.

Marketing de Conteúdo e Seus Benefícios

Benefícios do marketing de conteúdo

Você começou a criar conteúdo relevante, otimizado para SEO, bem distribuído e divulgado através de seus canais, e agora? O que você realmente pode esperar em retorno desta estratégia? Vamos entender alguns dos principais benefícios do marketing de conteúdo.

Aumenta a visibilidade da sua marca e atrai tráfego

Um dos principais (e mais óbvios) benefícios de uma estratégia de conteúdo bem executada é a capacidade de fazer com que sua marca se destaque no mercado, aumentando as chances de que seu público alvo encontre o seu negócio, entre os diversos concorrentes disponíveis online.

Muitas vezes, o primeiro ponto de contato com sua marca pode ser exatamente um conteúdo educativo voltado para o topo do seu funil. Você também pode engajar seu público diretamente através do conteúdo, para isso, lembre-se de fazer perguntas, levantar discussões e claro, solicitar feedback.

Serve para educar o mercado

Especialmente para ecommerces B2B, empresas que trabalham oferecendo serviços, ou mesmo SaaS (Software as a Service), o marketing de conteúdo é uma das melhores formas de apresentar para seus clientes o porquê deles precisarem dos seus produtos e como suas soluções podem ajudá-los a ter sucesso.

Trabalhar com foco nas soluções para as dores dos clientes também serve para aumentar o reconhecimento da sua marca, posicionando seu ecommerce como um especialista no assunto e dando credibilidade às suas próprias soluções.

Aumenta suas chances de conversão e ajuda a gerar leads

Naturalmente, todo este trabalho visa gerar oportunidades de negócio e vendas para sua empresa. De acordo com uma pesquisa da Demand Gen realizada em 2018, 71% dos consumidores B2B afirmaram consumir conteúdo em blogs durante sua jornada, especialmente durante o processo de tomada de decisão. Este número subiu em 5% em relação a 2017.

Aproveite o tráfego gerado por sua estratégia de marketing de conteúdo e utilize outros canais de comunicação, como o próprio atendimento através do chat online para abordar os novos visitantes e aumentar suas chances de conversão.

Ganhe dinheiro ao entregar conteúdo

Agora que você sabe como funciona o marketing de conteúdo, não deixe de considerá-lo como uma oportunidade de melhorar o desempenho de suas ações de marketing e aumentar as vendas em seu negócio.

Além disso, não podemos deixar de mencionar que esta também é uma das melhores formas de compartilhar links de afiliado das suas ferramentas, especialmente quando estiver trabalhando com indicações, listas de soluções para seu público, entre outros modelos de conteúdo. Inclusive, uma delas é através dos convites proativos do JivoChat, não deixe de conhecer!

Falando nisso, o programa de afiliados do JivoChat - uma plataforma completa de chat online projetada para ajudá-lo a converter visitantes em clientes no ecommerce - oferece aos seus parceiros 30% em comissões recorrentes, não deixe de conferir agora mesmo!

2019/03/26

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