Email marketing para iniciantes - 14 dicas para começar a usar

Uma dos métodos mais eficientes de marketing digital, o email marketing deve fazer parte de sua estratégia

Se está a apenas mandar emails com ofertas para os visitantes de sua ecommerce, talvez seja uma boa hora para revisar essa estratégia. Não significa que esse método não traga resultados, mas cada vez mais o email marketing tem se mostrado um dos melhores aliados para fechar vendas no ecommerce. Empresas como a Amazon o usa extensivamente para contatar seus usuários cadastrados. Se não usa de maneira alguma, é uma boa ideia aproveitar o começo de 2017 com estas 14 dicas de email marketing para iniciantes e dar o pontapé inicial para o uso dos emails para alavancar seus negócios.

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1. Estabeleça um objetivo para cada email

Não envie emails a esmo, apenas por mandar. Cada email deve ter um objetivo claro, como fechar mais vendas através de um cupom de desconto, para promover o blog de seu negócio ou anunciar competições ou sorteios, entre outras possibilidades. Com uma meta fixada, se torna mais fácil segmentar sua lista, criar o conteúdo e acompanhar seus resultados.

Objetivos

2. Ofereça diversos caminhos para alcançar seu objetivo

Com uma meta pré-determinada no email que enviará, assegure-se de oferecer diversos caminhos para que o destinatário chegue a esta meta. Por exemplo, inclua uma imagem atrativa que, ao clicada, leva à landing page que deseja que o cliente visite. Porém, lembre-se de também incluir um link para a mesma página no texto do email, além de lembrar-se de usar chamadas para ação (CTA). Cada pessoa funciona de maneira diferente, então seus emails devem ser flexíveis para que seu aproveitamento fique cada vez melhor.

3. Envie emails através de uma conta personalizada

Esqueça os emails com endereço “noreply”. Uma das melhores estratégias de email marketing atualmente é o envio de emails personalizados. Não apenas o texto dentro do email deve estar customizado para o cliente, mas isso também deve partir de seu negócio. Ou seja, evite enviar emails que não pareçam ter sido enviados por uma pessoa, usando contas com seu nome ou de membros de sua equipe. Enviar emails desta maneira aumenta o engajamento dos assinantes com sua empresa, melhorando a probabilidade de responderem e se mostrarem interessados em alguma oferta sua.

4. Teste diferentes formatos de personalização

Como falamos no item anterior, emails personalizados aumentam a chance de interação por parte do assinante. Porém, existem diversas formas de personalizar seus emails. Por isso, encorajamos fortemente que teste vários modelos, até encontrar o que ressoa melhor com os subscritos, aumentando a taxa de aberturas, respostas e conversões. A princípio, nossa recomendação é que os emails contenham ao menos o primeiro nome do recipiente.

Personalização

5. Segmente sua lista de emails

Mesmo que seus emails sirvam a algum nicho em específico, ainda assim seus assinantes se comportarão de maneira diferente e terão interesses diversos relacionados à sua área. Por isso, analisar seu comportamento e segmentá-los através de listas é uma maneira de criar conteúdo específico e direcionado. Mesmo que esteja a enviar emails apenas para um grupo menor de seus assinantes, as chances de ter seus emails abertos aumenta consideravelmente, alavancando também a taxa de engajamento e conversões.

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6. Pare de enviar emails para quem não os abre

Se alguns de seus segmentos ou assinantes em um geral possuem baixa taxa de engajamento ou abertura, se livre deles. Quanto menor forem essas taxas, mais penalizados seu domínio será, aumentando as chances dos emails de sua empresa irem direto para a caixa de spam dos assinantes.

Isso não significa que deve apenas tirar os emails da lista e que está tudo bem. É imprescindível que estude os fatores responsáveis pela diminuição nas taxas para criar novas maneiras de alcançar os objetivos. No entanto, é melhor recomeçar com novos assinantes que manter uma lista que não interage com seu conteúdo.

7. Teste diferentes horários e dias para enviar seus emails

Mesmo que pesquisas venham a apontar que quartas de manhã e sextas-feiras à noite são os melhores dias da semana e horários para enviar emails, não se atenha a isso. A verdade é que não será o único a ler essa pesquisa e muitos passarão a também enviar emails nestas configurações. Por conta disso, a concorrência será ainda maior e pode ser que não alcance os resultados desejados. Por isso, sempre teste diferentes horários e dias para enviar seus emails, adaptando-os de acordo com a resposta dos assinantes.

Tempo

8. Evite listas importadas

Exceto em casos nos quais já trabalha com email marketing e está migrando seu negócio para um novo servidor, por exemplo, evite listas importadas, especialmente se forem antigas. Utilizar estas listas não renderá os resultados desejados, já que os assinantes possivelmente não se lembrarão de você, podendo inclusive marcá-los como spam.

9. Não compre listas de email

Fuja de listas de emails à venda. Seu uso é ainda mais arriscado do que a importação de listas antigas. Uma lista de emails comprada externamente conta com endereços que possivelmente não possuem a menor identificação com o seu negócio, além de não terem autorizado que os envie emails. Comprar listas de emails fará com que jogue dinheiro no lixo, já que o investimento não apenas deixará de dar retorno, como pode penalizar seu domínio.

10. Capte emails através de formulários

Considerando os dois itens anteriores, nossa dica é que capte emails através de cadastros em seu site ou formulários de contato. Capturar emails dessa forma traz maiores chances de ter seus emails abertos, já que o assinante ativamente se prontificou a receber comunicados de seu negócio.

Formulário

Uma boa maneira de apresentar esses formulários é através do próprio Jivochat, que permite incluir um formulário pré-atendimento em seu chat online, facilitando a captação. Conheça outras funcionalidades nessa página.

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11. Não se preocupe muito com cancelamentos de assinatura

Dentre todas as possibilidades no que se refere à más notícias no email marketing, o cancelamento de assinatura é a mais tranquila de se lidar. Outro fato é que, eventualmente, elas acontecerão. Dizemos para que não se preocupe muito porque um cancelamento é a maneira menos danosa de alguém dizer que não deseja mais receber emails, já que ele poderia marcar seus emails como spam, por exemplo. Porém, se os cancelamentos vem ficando cada vez mais frequentes, é necessário que tente identificar o motivo para tal.

12. Responda rápido à diminuição das taxas de abertura

O primeiro sinal que deve ficar atento no email marketing é na queda da taxa de abertura, já que ela precede marcações de spam ou cancelamentos de assinatura. Ao identificar que seus assinantes não estão abrindo seus emails, apresse-se em suprimir sua lista, removendo os mais inativos para evitar penalizações. Para inverter esse cenário, teste diferentes formatos e horários de email e observe se isso fará sua taxa de abertura voltar a crescer.

13. Pare de enviar emails se estiver sendo marcado como spam

Se o seu negócio estiver sendo marcado constantemente como spam ou alto índice de cancelamentos, diminua ou pare imediatamente de enviar emails aos seus assinantes. Primeiro, identifique o motivo pelos quais seus emails estão recebendo a marcação. Continuar a enviar emails nessa situação pode machucar sua reputação, resultando em seu domínio indo parar na “lista negra” dos provedores.

Lista Negra

14. A linha de Assunto é o item mais importante do email. Pense bastante nela antes de enviar

O Assunto é o grande diferencial entre um email aberto e um enviado para a pasta de spam. Por isso, pense bastante em sua confecção antes de apertar o botão de “Enviar”. Evite enviar assuntos que não sejam claros e objetivos e, principalmente, não envie títulos como “você ficará CHOCADO com essas PROMOÇÕES GRÁTIS”, mesmo que seu email cumpra a promessa.

Um macete para evitar mandar emails com linhas de assunto que não serão abertas é revisá-lo e se perguntar se você mesmo abriria esse email caso fosse um assinante. As dicas de personalização e testes também valem aqui: faça diversos experimentos e fique com os que melhor funcionarem.

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Com essas dicas de email marketing para iniciantes, acreditamos que bons resultados chegarão em breve para seu negócio. Para complementar suas estratégias, não deixe de conferir as funcionalidades do Jivochat, nossa plataforma de chat online. Através dela, poderá captar emails com os formulários pré-atendimento e auxiliar os assinantes a encontrar as promoções e produtos que divulga, encaminhando-os para a venda ou conversão.

2017/01/17

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