Comprar seguidores no Instagram vale a pena?

Saiba porque você não deve comprar seguidores no Instagram

Você e todos que contam com um perfil para negócios no Instagram buscam aumentar seu número de seguidores, certo?

Afinal de contas, esta é uma das principais redes sociais do mundo, o que faz dela uma peça-chave em diversas estratégias de marketing digital.

Muitos querem um grande número de seguidores porque isto pode passar credibilidade para quem acaba de chegar em seu perfil. Em vários casos, esta corrida para aumentar seus dígitos na rede acaba resultando na compra de seguidores: uma maneira rápida e barata para alcançar este objetivo, mas será que esta estratégia vale a pena?

Confira o nosso artigo e tire suas próprias conclusões para definir se comprar seguidores no Instagram vale a pena ou não.

Por que as pessoas desejam comprar seguidores no Instagram?

Empreendedores e profissionais que não tem um conhecimento profundo sobre a importância do Instagram para seus negócios podem tomar atitudes arriscadas. Por isso, contar com um profissional especializado na área ou ter sua própria especialização é tão importante para alcançar resultados na rede social.

Se você deseja entender a importância de seguidores reais e engajados com seu perfil, busque se aprofundar e estudar mais sobre as redes sociais. Nossa recomendação específica é o curso Insta para Negócios, que cobre o uso comercial da plataforma e pode auxiliar na criação de estratégias para sua empresa.

Curso Insta Para Negócios

Qual a real importância dos seguidores para o seu perfil?

O Instagram conta com um algoritmo que o deixa mais inteligente e eficiente a cada atualização. Mudanças vêm e vão na rede social, isso é o que fez ela começar a priorizar a relevância dos perfis ao invés do seu número de seguidores.

Por isso é tão importante ter seguidores ativos. Pessoas que assistem, comentam, enviam e salvam suas publicações geram relevância para o seu perfil, fazendo com que o Instagram reconheça estas interações e dê destaque ao seu conteúdo, aumentando seu alcance.

Em contrapartida, seguidores comprados podem aumentar especificamente apenas esta estatística em seu perfil, mas isso provavelmente não irá refletir na melhoria de outros dados do seu Instagram.

Isto acontece porque, em geral, seguidores comprados não têm interesse nos tipos de conteúdo oferecido ou são em grande parte perfis falsos. O que irá resultar em pouco ou nenhum engajamento, não trazendo melhorias para outras métricas que são mais importantes. Para o Instagram a quantidade nem sempre quer dizer qualidade e credibilidade.

Sinal de aviso estilizado com elementos do Instagram

Conheça os riscos e as desvantagens de comprar seguidores no Instagram

Além de trazer resultados objetivamente inferiores, a compra de seguidores também traz desvantagens ao seu perfil.

É fundamental conhecer os pontos negativos desta estratégia antes de fazer qualquer decisão. Confira abaixo como esta prática pode afetar sua marca no Instagram.

Desrespeita os Termos de Uso e pode trazer penalidades

Comprar seguidores no Instagram é uma prática que viola as Diretrizes da Comunidade e os Termos de Uso do Instagram, o que pode gerar penalizações e até mesmo o banimento de sua conta.

Este é um desdobramento da política contra perfis falsos e spam que a empresa aplica em sua plataforma. O próprio algoritmo do Instagram é preparado para encontrar e acabar com estes perfis falsos, eliminando suas curtidas, comentários e interações.

Comprar seguidores no Instagram faz você correr o risco de ter uma grande base de seguidores com perfis falsos, pela própria natureza do serviço oferecido, que geralmente é repleto com perfis deste tipo e pode tornar sua conta um alvo do algoritmo.

A empresa busca preservar e gerar relações humanas verdadeiras, manter sua estratégia dentro destas diretrizes irá ajudar a manter o perfil do seu negócio na plataforma, além de gerar conteúdo de valor para sua marca.

Não gera relevância, nem engajamento

Acabamos de ver que os riscos desta prática são realmente altos, até mesmo ao comprar seguidores reais, mas os resultados valem a pena? Bem, além de acrescentar a quantidade de dígitos em uma métrica específica, esta prática não traz nenhum outro benefício.

É muito provável que os perfis que passaram a seguir você, sejam falsos ou não tenham interesse no que é oferecido. Isto significa que este novo público irá interagir muito pouco com suas publicações, sem gerar relevância nem engajamento.

O conteúdo produzido pode até mesmo ser de altíssima qualidade, mas se seu público não interagir com ele, sua relevância continuará sendo baixa e seu Instagram continuará alcançando poucas pessoas.

Por mais que exibir um grande número de seguidores seja uma métrica tentadora, é preciso lembrar que perfis falsos não se tornarão leads. Investir neles pode ser uma grande falha em sua estratégia, porque eles não irão comprar do seu negócio.

Coloca em jogo a credibilidade do seu perfil

Não é muito difícil para usuários do Instagram identificarem um perfil que adere a este tipo de prática.

Contas com muitos seguidores, mas com pouquíssimas interações tendem a indicar que marca ou personalidade em questão está comprando sua base de seguidores para Instagram. Isto pode ser interpretado de maneiras negativas pelos usuários da rede, clientes e até mesmo parceiros comerciais, diminuindo sua oportunidade de fechar novos negócios no Instagram.

Pode confundir suas métricas e relatórios

A maré de novos seguidores irá atrapalhar a análise de seus dados, pois eles estarão misturados com o crescimento orgânico do seu perfil.

Os relatórios de engajamento, taxa de conversão e várias outras métricas relacionadas à sua performance na rede se tornarão valores apenas ilustrativos, pois não irão refletir o real desempenho de suas estratégias e reação do seu público verdadeiro.

Criar planejamentos de marketing digital com dados confusos pode até mesmo prejudicar estratégias e campanhas futuras, por usar informações que não refletem realmente quem acompanha e tem interesse em sua marca e conteúdo.

Bem, agora você já tem o conhecimento para decidir se comprar seguidores no Instagram vale a pena ou não para o seu negócio, mas antes de tomar qualquer decisão e começar a trilhar seu caminho na rede, confira qual são as práticas e alternativas à compra de seguidores.

O que você pode fazer ao invés de comprar seguidores no Instagram

Busque conquistar novos seguidores através de maneiras que não desrespeitam os termos de serviço do Instagram. É assim que conexões reais são feitas com seu público, garantindo que quem segue seu perfil valoriza sua marca e conteúdo.

Para fazer seu perfil crescer de uma maneira orgânica e saudável confira algumas dicas que irão ajudar você a ganhar seguidores reais.

Utilizando smartphone para ganhar seguidores no Instagram

Crie uma linha editorial e publique conteúdos de qualidade

Use as informações que você tem de seu público e crie personas. A partir daí, escolha temas, interesses e conteúdos que conversem diretamente com cada uma das personas criadas.

Busque variar nos formatos dos conteúdos e sempre utilize os Stories para interagir com seu público e avisar sobre novas publicações.

Use as hashtags corretamente

Não exagere nas hashtags! Por mais que o Instagram permita o uso de até 30 delas, usar 4 ou 5 traz os melhores resultados segundo a pesquisa realizada pela TrackMaven.

Fique de olho na concorrência

Monitorar o perfil da concorrência é uma estratégia saudável que ajuda você a acompanhar tendências e encontrar novas oportunidades para o seu negócio. Isso não significa imitá-los, mas sim trazer novas ideias para o seu conteúdo.

Interaja com seu público

Interaja com seu público e mostre-se ativo. Responda perguntas e comentários com agilidade, mostre que seu perfil se importa com seus seguidores. Assim, novas pessoas com interesse em seu conteúdo que chegarem até seu Instagram irão ver a importância que você dá ao seu público e poderão passar a seguir o seu perfil.

Patrocine seu conteúdo

Você já tem tudo que é preciso para produzir conteúdos de qualidade, então, patrocine suas publicações e encontre possíveis novos seguidores com interesse naquilo que está sendo oferecido em seu perfil.

Analise seus dados frequentemente

Analisar seus dados e gerar relatório com frequência ajuda a entender onde é preciso melhorar, seja para alcançar mais seguidores ou para gerar mais engajamento através de conteúdo.

Também é através destas análises que as personas criadas para sua página serão aprimoradas e atualizadas.

Escolha os melhores dias e melhores horários para publicar

Depois de conferir as estatísticas e métricas do seu perfil no Instagram, será mais simples entender seus seguidores e enxergar novas oportunidades.

Uma das principais é escolher publicar nos dias e horários com uma maior taxa de engajamento. Assim você garante a otimização do seu conteúdo, alcançando os melhores resultados possíveis.

Vai planejar sua nova estratégia para ganhar seguidores no Instagram?

Depois de conferir este conteúdo, sempre suspeite de sites que ensinam que ensima como comprar seguidores no Instagram e prometem muitos resultados.

Mas com todas estas dicas você já sabe se vai ou não comprar seguidores. Esperamos que você use bem o nosso conteúdo, escolha o melhor caminho para o seu negócio e aumente bastante o seu número de seguidores da melhor maneira possível.

Se usar o Instagram como um dos canais de vendas do seu e-commerce faz parte do seu planejamento, esteja preparado para receber os leads provindos do seu perfil. Uma ótima opção é o JivoChat, instale em sua página e aborde visitantes através de convites proativos diretamente através do chat online.

2020/08/ 4

Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...

Dicas para ecommerce, conversão e suporte