Loja Virtual Grátis no Wordpress - 5 formas de criar a sua

Saiba as melhores formas de criar uma loja virtual grátis através do WordPress e comece já a vender online

Começar uma loja virtual não é uma tarefa fácil, principalmente se é um empreendedor que está começando seu negócio. Embora as opções em relação a sites para vender online e plataformas de ecommerce sejam vastas, muitas delas podem se mostrar custosas e inviáveis para o estágio atual do seu negócio. Porém, esse custo pode ser bastante reduzido ao trabalhar com o WordPress, que permite criar loja virtual grátis.

Mesmo que tenha sido desenvolvida inicialmente como um local para criar blogs, esse é um dos principais mitos desmascarados sobre o WordPress, já que a plataforma evoluiu tanto a ponto de permitir a criação de todo tipo de site. Por isso, listamos ao longo desse artigo as 5 principais formas de criar uma loja virtual grátis no WordPress. Saiba como começar sua ecommerce com o pé direito e gastando pouco nos parágrafos seguintes!

Por que é importante economizar no começo de uma loja virtual?

Não adquirir gastos excessivos chega a ser uma regra para qualquer negócio, independente dele ser uma loja virtual. Como ainda não possui um rendimento fixo que compense e ainda está na fase de investir dinheiro de seu próprio bolso - ou financiamentos -, o ideal é que economize bastante para que o seu negócio possa ficar online pelo máximo de tempo possível dentro do orçamento disponível.

Dispender tudo de uma vez só é um movimento arriscado e quase suicida. Dizemos isso pois o tempo que seu negócio terá para decolar será bastante limitado, exigindo que apresente bons resultados já no primeiro mês. Vale lembrar que dificilmente um negócio se paga em um período tão curto. Nesse início de negócio, é importante que use o máximo de serviços gratuitos ou de baixo custo que puder, de maneira a ter um baixo custo de operação, maximizando seus ganhos e permitindo recuperar mais rápido seu investimento inicial.

Economizar

Por isso, é importante seguir algumas dicas para economizar no início de seu negócio. Algumas das mais importantes são: evitar gastar com dinheiro que não tem - usando cartões de crédito, por exemplo -, utilize serviços e softwares gratuitos sempre que puder, procure trocar produtos ou serviços ao invés de comprá-los e procure adquirir equipamentos usados sempre que possível, já que são mais baratos que novos.

Leia também: Confira mais 11 dicas para abrir seu negócio na internet sem gastar muito nesse artigo!

O que são plugins e como usá-los para montar uma loja virtual grátis no WordPress?

Por ser uma plataforma gratuita, o WordPress por si só é bastante simplório, com pouquíssima utilidade sem a utilização dos plugins. Mas o que são plugins? Funcionando como se fosse uma extensão de navegador, eles adicionam propriedades e funcionalidades ao seu site. É através deles que poderá usar o WordPress para montar sua ecommerce e torná-la funcional.

Plugins

Dica: Conheça os 9 melhores plugins para ecommerce que pode instalar no WordPress de sua página!

Encontrar e instalar plugins para o WordPress não é uma tarefa difícil, embora seja necessário tomar cuidado, já que algumas dessas extensões não são atualizadas ou podem apresentar conflitos com algum outro plugin. Para saber se um programa desses apresenta problemas, sempre recomendamos que veja a data de sua última atualização - plugins que não apresentam atualizações há mais de um ano devem ser instalados com cuidado - e os comentários feitos sobre ele. No próprio painel de controle da sua loja virtual é possível acessar o buscador de plugins. Mas, antes disso, confira abaixo nossa seleção dos 5 melhores para criar sua loja virtual grátis no WordPress.

1. WooCommerce

Uma das soluções mais flexíveis para WordPress, o plugin do WooCommerce foi criada para se integrar perfeitamente aos sites criados na plataforma de sites. Um dos maiores serviços para criação de ecommerce, o sistema é usado por cerca de 30% das lojas online criadas no WordPress, conforme informado em sua página de download.

Apesar de contar com funções pagas, as gratuitas são suficientes para montar sua loja sem problemas. Entre as funcionalidades, destacamos a possibilidade de incluir cálculo de frete em tempo real e a opção de oferecer entrega grátis em sua loja, além de permitir todo tipo de carteira digital como o PayPal e diversos outros serviços semelhantes. Sua loja online com o WooCommerce também é altamente customizável, contando com uma grande quantidade de temas para personalizar o visual de sua loja na internet.

2. iThemes Exchange

O iThemes Exchange é o plugin perfeito para quem tem a facilidade no uso como critério principal na criação de sua loja virtual. O plugin permite que instale funcionalidades base, ou seja, funções comuns à qualquer loja virtual como botões de compra, modos de pagamento simples e gerenciamento de pedidos. Outras ferramentas podem ser instaladas, estendendo e dando mais recursos ao plugin.

ithemes

Porém, a edição completa do plugin é proibitiva para quem está no início do negócio, custando 200 dólares anuais. Por outro lado, também é possível instalar apenas algumas ferramentas em particular, sem a necessidade de pagar esse valor, permitindo que instale apenas o que precise. No modo básico, o iThemes Exchange conta com integração com serviços de email marketing, pagamentos recorrentes - úteis caso venda serviços por assinatura -, botões de compra personalizáveis e variações do mesmo produto, além de cálculo de frete. Acesse o link para saber mais sobre o serviço, que está mudando seu nome para Exchange WP.

3. WP E-Commerce

O primeiro plugin para lojas virtuais no WordPress, o WP E-Commerce está online desde 2006. Disponibilizado gratuitamente em sua página principal, o plugin possui uma incrível gama de funcionalidades que pode instalar em sua loja. Entre elas, relatórios completos que podem ser exportados para o formato CSV, possibilidade de incluir cupons de desconto e marketing inteligente, que mostra a visitantes de sua loja itens relacionados ao que estão visualizando, botões para dar like em um produto no Facebook e integração com o Google Analytics para análise de visitas e diversas outras funções.

WP Ecommerce

4. MarketPress

Outra solução com funções gratuitas e pagas, o MarketPress é uma boa opção para começar sua loja virtual grátis e, quando suas vendas começarem a decolar, migrar para a versão por assinatura. Ele permite que venda tanto produtos físicos quanto digitais, além de permitir que venda em quase todas as moedas existentes atualmente.

Outras funções incluem checkout de apenas uma página, integração com redes sociais, possibilidade de usar cupons de desconto e gerenciamento de inventário e pedidos, entre diversos outros. Clique no link para conferir a página de plugin do MarketPress.

5. Shopp

Outro plugin que compete com o WP E-Commerce pelo título de mais antigo. Lançado originalmente em 2008, o plugin é atualizado até hoje e é totalmente gratuito. Ele permite criar seus próprios modelos de documentos usados no dia a dia das vendas, como recibos e confirmações de pedido. O Shopp também traz integrações com sistemas CRM ou exportação para arquivos CSV que podem ser abertos no Excel e modelos de temas para sua loja, emails e estilos para usar em sua loja virtual. Saiba mais sobre o Shopp em sua página no WordPress.

Shopp

Como atender bem os clientes da loja virtual? Com o Jivochat!

Todas as opções de plugins para ecommerce descritas acima possuem versões gratuitas, permitindo montar sua loja virtual com o mínimo custo possível. Para atender os visitantes de seu novo ecommerce, não se esqueça de adicionar o Jivochat para atendimento online. Também contando com integração para o WordPress, nossa plataforma possui um dos melhores custo-benefício, com planos de apenas R$ 29,90 mensais por cada operador. Para conhecer todas as ferramentas que disponibilizamos e como pode vender mais com elas, não deixe de se cadastrar clicando no link para aproveitar o teste GRATUITO por 15 dias!

2017/11/27

Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...

Dicas para ecommerce, conversão e suporte