Gravador de áudio: 10 melhores apps para PC e celular

atualizado 29 de abril de 2022
Tempo de leitura8 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

O gravador de áudio é uma ferramenta versátil que conta com diversas utilidades nos dias de hoje.

O recurso é útil para gravar reuniões, webinários, disponibilizar um conteúdo de qualidade para o seu público ou até mesmo fazer seu próprio podcast.

No entanto, fazer gravações pode ser algo difícil e desafiador para muitas pessoas. Em alguns casos a qualidade pode ficar ruim, em outros o arquivo pode acabar não sendo exportado, entre tantas outras dificuldades.

As ferramentas gravadoras de áudio facilitam este tipo de trabalho e tornam o processo de gerar arquivos mais fácil. 

Em alguns casos é possível até mesmo gravar direto do navegador, tornando a experiência mais prática.

Confira a seguir a nossa lista e descubra qual o melhor gravador de áudio para o conteúdo que você deseja gravar.

Banner do Beecut - editor de vídeo da Apowersoft

Qual o melhor programa para gravar áudio no PC

Separamos abaixo diversos aplicativos e ferramentas que você pode usar, confira todas as opções e compare tanto soluções mais robustas e repletas de recursos para edição de áudio, quanto formas mais simples de gravar áudio.

1. Apowersoft

A Apowersoft é uma plataforma que oferece diversas ferramentas multimídia, dentre suas principais soluções estão o Gravador de Áudio Online Grátis, que permite gravar sons com alta qualidade pelo computador e microfone.

Facilidade e praticidade são as principais características da ferramenta. Não é preciso instalar nenhum plug-in ou assinar algum tipo de serviço para utilizar o gravador.

O aplicativo é intuitivo e permite que os usuários gravem sons de várias fontes em sua qualidade original. 

  • É possível gravar fontes de entrada, como sites de música, estações de rádio e conversas.
  • É possível gravar formatos de saída, como MP3, WMA, AAC, FLAC, WAV, M4A e OGG.
  • O programa é compatível com os players: Windows Media Player, QuickTime, iTunes, Tablets, Chromebook, aparelhos Android, iPhone e Windows Phone.

O programa também oferece recursos que facilitam a organização dos arquivos. Através do aplicativo é possível adicionar etiquetas ID3 para dar títulos aos arquivos e inserir informações como gênero, artista, álbum e ano.

Gravar através do programa é muito fácil, basta apenas seguir 3 passos:

  1. Clique em "Começar a Gravar" e escolha a entrada do áudio.
  2. Gerencie a gravação com os botões "Iniciar", "Pausar" e "Parar".
  3. Ao finalizar a gravação, clique em "Mostrar na Pasta" para localizar nas pastas o arquivo que acabou de ser gravado.

Captura de tela do programa e  logo da Apowersoft

2. Vocaroo

O Vocaroo é uma ferramenta de gravação online bastante simplificada e objetiva. Utilizar o site é bem simples, basta apenas acessá-lo e clicar no botão de gravação para iniciar. 

Apesar de simples, a plataforma também oferece o recurso de pausar e retomar onde o áudio foi pausado, porém, não é possível fazer cortes no arquivo nem adicionar efeitos.

As gravações feitas através das plataformas podem ser compartilhadas instantaneamente nas redes sociais, como Facebook, Twitter, Reddit ou enviadas por email. 

Também é possível criar um QR Code e uma URL para compartilhar o conteúdo ou baixar a gravação no formato MP3.

Por se tratar de uma ferramenta básica, o site não exige o login para ser utilizado, portanto, não salva suas gravações automaticamente ou na nuvem. A opção é interessante para usuários que precisam de uma alternativa rápida e efetiva em momentos pontuais.

3. Online Voice Recorder

Esta é mais uma opção de gravador de áudio que permite gravações feitas diretamente pelo navegador. A ferramenta é simples, grátis e entrega bons resultados. 

Um ponto que vale a pena ser ressaltado sobre o Voice Recorder é que ele garante a segurança de dados dos seus usuários, pois as informações não são armazenadas em seus servidores e ficam disponíveis apenas para o usuário que fez a gravação. 

Outra função muito útil da ferramenta é a opção de cortar momentos de silêncio no início e final das gravações, um recurso que facilita bastante o processo de edição. 

Além disso, é possível fazer os cortes do áudio no próprio site e baixar o arquivo de áudio do jeito desejado. 

Usuários que realmente gravam bastante podem instalar uma extensão para o Chrome que permite fazer gravações de uma forma ainda mais prática, sem a necessidade de acessar o site.

Captura de tela do Online Voice Recorder

4. Splend Apps - Voice Recorder for Android

Disponível na Play Store para dispositivos Android, o Gravador de Voz da Splend Apps é intuitivo e fácil de usar. 

A única limitação de tamanho para os arquivos gravados através do app é a memória do seu celular ou tablet, isso significa que é possível fazer gravações longas de reuniões, aulas e podcasts enquanto houver memória disponível.

Por ser uma ferramenta para dispositivos móveis, ela pode ser usada de forma prática para salvar ideias e até mesmo definir lembretes.

A fonte do áudio pode ser gravada direto do microfone do celular ou de chamadas telefônicas. Os arquivos de áudio são gerados em MP3, PCM de alta qualidade, M4A, MP4 e 3GP.

As gravações podem ser enviadas por email e podem até mesmo serem utilizadas com som de alarmes, toque do celular ou notificação.

5. Gravador de Voz: Gravar Audio - App Store

Usuários de dispositivos mobile com sistemas iOS também podem utilizar um aplicativo versátil para fazer a gravação de seus áudios.

O app exclusivo na App Store proporciona uma boa qualidade de gravação e é bastante simples de usar. Assim como a alternativa da Splend Apps, a única limitação para o tempo de gravação é o espaço restante de armazenamento. 

O aplicativo salva seus arquivos em MP3 e tem funções de filtro de ruído, compartilhamento, ajustes para o microfone, controle da gravação e a gravação em background, mesmo com a tela do aparelho desligada.

O Gravador de Voz também conta com uma função para editar os arquivos salvos, cortando partes desnecessárias.

6. Vocal Remover - Online Voice Recorder

O gravador de áudio da Vocal Remover permite aos seus usuários uma gravação fácil e eficiente de suas vozes. Após finalizar o processo, através da ferramenta é possível fazer recortes, apagar trechos, ajustar até mesmo o equalizador e o reverb do som.

A plataforma é um site que faz gravações online, ou seja, funciona diretamente do seu navegador sem a necessidade de plugins nem instalações. 

O gravador oferece suporte a microfones estéreos, conta com funcionalidade de cancelamento de ruído, eco e a normalização do volume.

Após finalizar a gravação, o arquivo resultante ficará disponível nos principais formatos, oferecendo até mesmo a opção de selecionar os parâmetros de codec.

Captura de tela do programa de gravação da Vocal Remover

7. Bear Record - Gravador de Voz On-line

O Gravador de Voz da Bear Record é uma opção online que conta com a funcionalidade de gravar áudios e fazer edições em um só lugar.

Os arquivos gravados podem ser salvos em diversos formatos de saída, como MP3, WAV, OGG, WMA e M4R. É possível controlar a gravação com os botões de pausar, continuar e parar. 

A ferramenta também garante a segurança de seus usuários, pois os dados são processados diretamente no navegador e não são enviados para um servidor. Portanto, os dados estão seguros e serão revelados apenas para o usuário.

8. Audacity

O Audacity é um dos programas de edição de áudio mais populares no mundo. A ferramenta ganhou essa popularidade por ser opção gratuita que oferece qualidade, facilidade e variedade de recursos para seus usuários.

Apesar de ter sido desenvolvido para editar áudios, o programa também conta com recursos completos voltados para a gravação. 

É possível fazer gravações a partir de várias fontes, como microfones externos, internos, vídeos e até mesmo áudio de algum streaming.

A ferramenta também permite a conversão de arquivos de áudio nas opções mais usadas da atualidade.

9. Ocenaudio

O Ocenaudio é uma ótima opção para quem está buscando aprender a utilizar ferramentas de áudio e precisa de uma opção gratuita com recursos e funções avançadas.

Sua interface é intuitiva e conta com os principais recursos que uma ferramenta de áudio precisa ter a fácil alcance. 

Através da opção é possível realizar gravações e fazer a edição dos arquivos de áudio. O programa conta com diversos efeitos para serem aplicados e oferece compatibilidade com diversos formatos de arquivo.

Captura de tela de uma janela do Ocenaudio

10. Audiodope

O último gravador de áudio da nossa lista é uma ferramenta de edição básica que é indicada para usuários iniciantes. 

O programa conta com a função de gravar áudios de fontes internas, externas, converter arquivos em diversos formatos e editar os arquivos gravados. 

A aplicação também oferece diversos efeitos sonoros e uma opção de mixer para usuários um pouco mais avançados melhorarem a qualidade de suas gravações.

Como gravar a tela do PC

Se além de gravar o áudio do seu computador, você também tem o interesse de gravar a tela, confira a ferramenta Movavi Screen Recorder.

O programa é gratuito e permite a gravação em qualidade HD de webinários, chamadas online, instruções e tutoriais em vídeo, até mesmo capturar o conteúdo de streaming de vídeos e eventos online.

Gravar sua tela com a ferramenta é algo bem simples, basta apenas seguir os passos listados abaixo:

  1. Baixe e instale o Movavi Screen Recorder em seu computador.
  2. Abra o programa e configure os parâmetros de captura de tela, escolhendo a área de captura e configurações de gravação.
  3. Clique no botão "REC" (o círculo vermelho) e comece a gravar sua tela.
  4. Utilize os recursos oferecidos pelo programa para editar a gravação e salvar o arquivo no seu formato preferido.

Escolheu um gravador de áudio para começar a usar?

Esperamos que o nosso artigo tenha apresentado uma lista com ferramentas úteis e fáceis de usar para garantir gravações excelentes.

Se você tem interesse em uma solução mais robusta para edições multimídia, confira o editor de vídeo da Apowersoft.

Através dele cortar, mesclar e dividir arquivos em várias camadas e timelines é uma tarefa muito mais fácil.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download