20 ferramentas para agências de marketing digital

Essas ferramentas auxiliam a mensurar resultados, estabelecer metas e agilizam a vida de toda a empresa

Uma das maiores vantagens de se trabalhar com marketing digital é a quantidade de ferramentas - algumas vezes gratuitas - disponíveis que permitem melhorar a produtividade ou a eficiência na entrega de resultados. Sejam editores simples de imagens para quem não é especialista no Photoshop, plataformas de chat online para se comunicar diretamente com visitantes de seu site ou programas que permitem gerenciar diversos perfis em redes sociais no mesmo local, as opções beiram o infinito. Para que possa organizar, executar e avaliar melhor as ações de sua agência de marketing digital, reunimos 20 das melhores ferramentas para que teste e escolha as suas favoritas. Confira abaixo!

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Organizando seus objetivos

1. Trello

Podendo ser usado de diversas formas, o Trello permite a organização de objetivos e estratégias do nível mais alto da empresa até mesmo aos detalhes operacionais. Administrado através de quadros e permitindo a separação dos membros de sua agência em diferentes equipes, o aplicativo web usa um sistema baseado em cartões. Nele, cada cartão pode representar uma tarefa ou objetivo. É possível inserir comentários, descrições e incluir arquivos importantes no cartão, facilitando a troca de informações entre membros da equipe. Saiba mais sobre o Trello em seu site.

Trello

2. MeisterTask

É possível que um aplicativo ou software com um sistema já pronto - como os cartões do próprio Trello - não seja sua opção favorita. Nesse caso, o MeisterTask pode ser uma opção mais viável, já que conta com um painel personalizável, permitindo que você mesmo cuide da organização dos objetivos. No entanto, seu ponto forte está na integração com outros apps, como o mensageiro Slack, serviços de armazenamento em nuvem como o DropBox e o MindMeister, próximo item de nossa lista. Confira mais sobre o MeisterTask em seu site.

3. MindMeister

Enquanto o Trello oferece um sistema de cartões e o MeisterTask oferece uma alternativa mais customizável, o MindMeister permite a criação de mapas mentais simultaneamente com sua equipe. Isso significa que ideias geradas em uma sessão de brainstorming, por exemplo, possam ser documentadas e melhoradas à medida que a reunião avança. É uma excelente opção para desenvolver soluções para os projetos de clientes da sua agência.

Com a integração com o MeisterTask, fica possibilitado designar as tarefas criadas nos mapas mentais aos projetos dentro do aplicativo, clicando e arrastando cada um para seu respectivo lugar. Saiba mais sobre o MindMeister.

MindMeister

4. Scoop.It

Fugindo um pouco do aspecto organizacional, o Scoop.It permite a equipe de contéudo pesquisar sobre o que está acontecendo de mais relevante nas redes sociais, portais de notícias e blogs. Esse aplicativo web pode ser uma excelente forma de trazer novas ideias de conteúdo para as páginas que gerencia, facilitando a curadoria de conteúdo. Conheça mais do Scoop.it!

Executando suas ações de marketing digital

5. Jivochat

O Jivochat permite que adicione atendimento em tempo real para os visitantes e clientes de seu site. Entre suas principais vantagens, podemos destacar sua versatilidade, já que pode ser usado em navegadores web, como software no Windows ou Mac e até mesmo em aplicativos móveis. Vale mencionar a possibilidade de integrar o Jivochat também em um blog WordPress ou em seu próprio app mobile. Conheça todas as funcionalidades do Jivochat acessando o link.

Jivochat

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6. Mailchimp

Uma das principais ferramentas de email marketing, o Mailchimp permite automatizar as tarefas relativas a essa área. Permite a criação de modelos de email, segmentação da lista, agendamento de horários para envio de emails. Apesar de estar categorizado na área de execução de ações, o Mailchimp pode facilmente se enquadrar nas três categorias, já que também oferece relatórios sobre os resultados de suas campanhas de email marketing. Conheça as funções do Mailchimp acessando sua página.

7. HootSuite

Reunindo as principais redes sociais - como Facebook, Twitter e LinkedIn, entre diversas outras - em apenas um painel, a HootSuite permite administrar as contas sob os cuidados de sua equipe de social media. Além de agendar publicações, a ferramenta traz relatórios sobre a performance de cada uma, além de insights sobre os assuntos que mais estão atraindo a curiosidade dos usuários. Clique no link para acessar o site da Hootsuite.

8. Buffer

Assim como a Emma é um contraponto ao Mailchimp, o Buffer é o concorrente direto da Hootsuite. Apesar de fornecer menos possibilidades em relação ao número de mídias sociais permitidas, o Buffer traz uma interface mais amigável, dividida em poucas abas para o agendamento, criação do calendário e acesso à ferramentas analíticas. Outra de suas vantagens está em seu blog, que oferece diversos tutoriais e maneiras de utilizar o Buffer na rotina dos profissionais de sua agência de marketing digital. Acesse o Buffer.

9. Emma

A Emma é uma alternativa ao Mailchimp, oferecendo possibilidades semelhantes ao concorrente. Sua principal diferença em relação ao competidor é sua dedicação na área de serviço ao consumidor, provendo uma equipe de especialistas na área para responder eventuais dúvidas, resolver problemas técnicos na plataforma e até mesmo oferecer sugestões para melhorar sua performance e alcançar seus objetivos, entre outros. Confira mais da Emma em seu website.

10. Google Adwords

A ferramenta oficial para a criação de anúncios pagos no Google. Será nele que escreverá a descrição do seu anúncio e definir suas palavras-chave, assim como estabelecer o orçamento de cada campanha paga criada pela sua agência. O próprio Google oferece o material para que aprenda a usar sua plataforma, além de permitir realizar testes para avaliar qual tipo de conteúdo do anúncio atrai mais visitantes ou clientes. Acesse o Google Adwords.

Leia também: Como criar Messenger Ads no Facebook

11. Canva

Canva

O Canva é uma ferramenta especialmente útil para a criação de imagens para suas publicações em blogs e em mídias sociais. Quando não é possível utilizar imagens seja por estar fora de seu orçamento ou por não ter nenhuma imagem que reflita bem seu conteúdo, o Canva é uma opção, principalmente quando não pode contar com alguém especializado em edição de imagens. É possível criar uma imagem do zero através do acervo disponível no serviço ou melhorar a qualidade de uma imagem que planeja usar. Clique no link para usar o Canva.

12. Pixteller

Uma alternativa ao Canva, o PixTeller também permite a criação de imagens para capas de Facebook ou posts em blogs. Uma de suas vantagens é o oferecimento de modelos para criação na resolução recomendada para o seu objetivo. Por exemplo, uma categoria com imagens de 851x315, próprias para capas de Facebook. Confira mais sobre o PixTeller em seu site.

13. Facebook Power Editor

O gerenciador de anúncios do Facebook é uma ferramenta imprescindível para os profissionais de social media em sua agência de marketing digital. Ferramenta própria da mídia social, é através dela que serão criados, editados e publicados os anúncios da fanpage de seus clientes. O Power Editor é a melhor opção para quem está iniciando a criar anúncios para o Facebook, já que não cobra taxas, normalmente estipuladas por serviços terceiros à rede social. Pode ser interpretado como uma espécie de Google AdWords próprio. Acesse o Facebook Power Editor para entender mais.

14. SurveyMonkey

Além de métricas, sugestões e insights baseados em dados, em alguns momentos é necessário buscar diretamente nos visitantes o que eles desejam dos sites que administra. Para conduzir pesquisas com o público, o SurveyMonkey é um dos serviços mais indicados. Ele permite criar perguntas dos mais variados tipos - e formatos de respostas -, além de ser possível incluir sua identidade visual ao formulário. Após a entrega, conta com a função para acompanhamento das respostas em tempo real e diversas espécies de relatórios. Saiba mais sobre o SurveyMonkey em seu site.

15. Unbounce

Dedicada à criação, edição e teste de landing pages, o Unbounce tem como destaque a facilidade para criação das páginas propriamente ditas. A ferramenta oferece diversos modelos, servindo de auxílio até para quem não possui grande experiência com design para web. Conheça mais sobre o Unbounce.

Unbounce

Avaliando seus resultados

16. Google Analytics

A mais importante das ferramentas para agências e profissionais de marketing digital. O Google Analytics é a principal referência no que diz respeito ao tráfego de seu site. É nele que poderá acompanhar sua relevância no motor de busca, quais páginas de seu site são as mais acessadas e receber insights sobre como fazer os sites sob o cuidado de sua agência crescerem. Acesse o Google Analytics através do link e comece a explorar suas diversas funções.

17. BuzzSumo

Outra ferramenta de marketing digital bastante conhecida. O Buzzsumo permite aos profissionais de sua agência analisar os tipos de conteúdo que mais funcionam na web, através de pesquisas de palavras-chave. Sua busca também demonstra os principais influenciadores da área buscada, assim como filtros por região, o que auxilia sua equipe a verificar se os sites de seus clientes estão bem posicionados e acessados em seu ramo de negócios. Saiba mais sobre o BuzzSumo acessando o link.

BuzzSumo

18. Traffic Travis

Criado para analisar o SEO de websites. Ele avalia a otimizações para mecanismos de busca de qualquer página na web, entregando um relatório sobre seu ranqueamento e erros de SEO nos sites que administra, assim como também consegue analisar a concorrência. Conheça mais do Traffic Travis.

19. SEMRush

Com múltiplos propósitos, o SEMRush traz ferramentas de análise que auxiliam tanto na área de ranqueamento orgânico quanto na de anúncios pagos. Seu grande uso, no entanto, reside no acompanhamento das métricas de seus competidores, permitindo que analise seus links e sua movimentação através do ranks no Google, entre outros. Confira mais sobre o SEMRush em em seu website.

20. Mention

O Mention é utilizado para acompanhar o que os clientes estão falando sobre as marcas que sua agência representa nas mídias sociais, como Facebook e Twitter. Também acompanha o que é dito em blogs, páginas web e até mesmo fóruns na internet e é uma boa maneira de mensurar como uma campanha está ressoando com os seguidores da marca. Clique no link para conhecer o Mention.

Veja também: 10 mitos sobre marketing de conteúdo que não são verdadeiros

Quais ferramentas sua agência de marketing digital usa?

Com uma infinidade de ferramentas, até mesmo a tarefa de escolher as que usará na rotina pode ser perigosa, arriscando usar aplicativos demais e tendo mais trabalho do que se fizesse tudo manualmente. Porém, para dar maior suporte a seus clientes ou ajudá-lo a estabelecer seu canal de atendimento online recomendamos fortemente que veja as funcionalidades do Jivochat e considere aderir ao nosso plano, cobrados de acordo com o tamanho da equipe.

2017/01/10

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