Como tirar fotos excelentes de seu produto para ecommerce

Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras e para o ecommerce a afirmação está correta

Uma das partes mais importantes do ecommerce são as imagens dos produtos que estão em exibição. Mesmo com sistemas operacionais e bom alcance, é bem possível que um visitante de sua loja virtual fique desinteressado em comprar um produto caso sua imagem não pareça atraente ou esteja em má qualidade. Isso faz com que a loja perca confiabilidade, já que limita a visualização do artigo em questão.

Por outro lado, pode ser complexo - e caro! - conseguir boas fotografias, considerando a compra de material ou o uso de profissionais. Considerando o capital disponível para quem está se lançando no ramo das lojas virtuais, dificilmente terá orçamento o suficiente para comprar esse tipo de equipamento e a contratação de fotógrafos. Mas isso não significa que é impossível tirar excelentes fotos de seu produto para ecommerce. Veja abaixo algumas dicas para conseguir fotos matadoras mesmo que não tenha todos os equipamentos necessários!

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Câmera ou smartphone?

Usar uma câmera ou smartphone para tirar as fotos é um tema complexo, já que várias possibilidades são permitidas. Se o seu orçamento for demasiado limitado, nossa dica é: use o que já tem. A câmera não é único elemento para uma boa foto, então é possível conseguir boa qualidade mesmo que não tenha um equipamento voltado à imagens profissionais. Além disso, hoje em dia celulares de topo já têm boas câmeras incorporadas.

iPhone

Caso necessite ou possa investir, recomendamos a utilização de uma câmera digital, que possuem diversas faixas de preço. Também não é necessário que compre a mais atual ou profissional: câmeras de segunda mão ou semi-profissionais podem dar conta do recado. Se prefere usar o smartphone, a maioria das edições atuais do iPhone e do Galaxy do Samsung possuem câmeras excelentes e perfeitamente utilizáveis. Smartphones de uma ou duas gerações anteriores também possuem capacidade de conseguir boas fotos, em último caso.

Como usar a câmera

Mais importante do que o equipamento a ser escolhido é a maneira que vai utilizá-lo. Procure lentes que permitam ajustar o foco de maneira manual. Nos smartphones, o ideal é buscar aplicativos que também permitam esse ajuste de foco e edição direta. No iPhone, o Camera+ é um dos aplicativos que contam com ambas as funções. Para aparelhos Android, recomendamos o Camera360.

Nas configurações, é recomendado tirar as fotos em um ambiente iluminado e sem usar o flash, independente do dispositivo que esteja usando. Também é recomendado evitar efeitos que possam distrair os potenciais clientes do principal, que é o produto.

Efeitos

Fundo da imagem, superície e luz

Não há mistérios aqui: use fundo branco ao tirar fotos de seus produtos para ecommerce. Utilizar outras cores ou quaisquer efeitos acabará distraindo ou dificultando a visão dos itens de sua loja virtual.

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Para a superfície, o ideal é que ela seja feita sobre uma mesa plana. Dessa maneira, é possível tirar as fotos sob diversos ângulos, facilitando a visualização por parte dos visitantes de seu site.

Para a iluminação da foto, é possível usar a própria luz natural, mas ela é demasiado instável e impossível de prever. Por isso, o recomendado é que utilize luz contínua e incidente sobre a superfície onde sua mercadoria está localizada. Vale mencionar que é altamente recomendado que o espaço usado para tirar fotos seja o mais próximo possível de janelas, principalmente para quem optar por usar a iluminação solar. Lembre-se também de desligar outras fontes de iluminação.

Tripés

Mesmo com o orçamento limitado, é altamente recomendado que utilize um tripé para tirar as fotos de seus produtos. Vale considerar que esse equipamento em questão é um dos mais baratos, podendo ser adquirido em faixas de preço que variam entre os R$ 50 - 150. Usar o tripé evita as famigeradas “fotos tremidas”, evitando erros e economizando tempo.

Tripe

5 passos para tirar fotos excelentes de seu produto para ecommerce

1. Ajuste a iluminação - Procure colocar seu set de fotografia em uma área que receba bastante luz, ao mesmo tempo que evita a exposição direta aos raios solares, que podem danificar os produtos ou equipamentos.

2. Posicione o seu set - Com a dica acima em mente, chega a hora de colocar sua mesa, o fundo branco e o tripé. Procure colocar seu produto no centro e leve em consideração seu tamanho no posicionamento do tripé, aumentando a distância de acordo com seu tamanho, de maneira que a foto pegue o produto em sua totalidade e sobre espaço nas bordas para edição.

3. Tente remover imperfeições antes das fotos - Verifique se está tudo ok com os ajustes e posicionamento. Evite também quaisquer elementos desnecessários na foto. Detalhes pequenos e pouco perceptíveis podem ser editados após a foto, mas cuidar de elementos maiores economizará tempo no momento da edição.

4. Configure sua câmera ou aplicativo - Configure sua câmera ou smartphone para otimizar as fotos. Lembre de deixar o zoom ativado e configurado, desligar o flash, ajuste o foco e configure a qualidade das fotos para a mais alta possível. Ative o foco e coloque-o sobre o produto para que não perca foco e tenha de tentar novamente.

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5. Tire a foto e comece a edição - Com tudo pronto, basta dar o clique para tirar a foto. Analise bem se ela está de acordo com os padrões e comece a acertar os detalhes na edição. Elimine elementos como poeira, adicione mais ou menos iluminação caso necessário e corte a foto para dar ainda mais foco no produto.

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Tire suas fotos como um profissional e forneça um atendimento tão bom quanto suas fotos

A qualidade das fotos está diretamente ligada à atração que os visitantes de sua loja terão pelo seu produto e na confiabilidade de seu negócio. Por isso, é necessário reservar uma boa quantidade de tempo e lugares propícios para obter os melhores resultados possíveis. Para direcionar os visitantes aos itens que estiver vendendo, não deixe de usar um sistema de chat online como o JivoChat. Confira mais sobre a plataforma.

2016/11/14

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