10 melhores plataformas para vender online

Índice

Vender pela internet é um tipo de empreendimento que exige muito planejamento, organização e trabalho. 

É preciso ter em mente que será necessário gerenciar seu estoque, acompanhar tendências do mercado, processar pagamentos e atender seus clientes.

Uma das formas de organizar sua ideia de negócio é começar escolhendo a plataforma para vender na internet que será usada. Escolher uma boa opção tornará seu trabalho muito mais ágil e efetivo. 

Isso serve tanto para pessoas que estão planejando iniciar seu negócio online ou aumentar o crescimento de sua loja virtual. 

É possível encontrar alternativas simples e completas, com preços acessíveis e até mesmo algumas gratuitas.

Para ajudar você a escolher a melhor plataforma para vender online, confira nosso artigo para entender mais sobre estas ferramentas e as principais opções do mercado.

O que é uma plataforma para vender online?

As plataformas de vendas online oferecem soluções desenvolvidas para criar lojas virtuais, gerenciar estoque, cadastrar produtos e processar pagamentos digitais. 

Esse tipo de plataforma é uma alternativa mais direcionada para os empreendedores e mais simples do que outros métodos com construtores de sites e a venda exclusiva pelas redes sociais. 

Optar por usar uma plataforma para criar seu e-commerce oferece várias vantagens, como: 

  • Facilidade para criar sua loja virtual
  • Integração com vários canais de vendas como marketplaces e redes sociais
  • Facilidade no gerenciamento de estoque e cadastro do catálogo de produtos
  • Personalização da vitrine virtual
  • Automação de vendas
  • Recuperação de carrinhos abandonados por clientes
  • Acesso a métricas e relatórios detalhados

Investir em uma plataforma para vender online vale a pena?

O comércio eletrônico no Brasil movimentou cerca de R$ 53 bilhões apenas no primeiro semestre de 2021

Esse é um dado disponível no relatório da Ebit|Nielsen que mostra um crescimento de 31% comparado ao mesmo período de 2020.

Hoje o mercado brasileiro digital é muito competitivo, mas continua mostrando que há espaço para crescer. Isso faz com que empreendedores possam aproveitar oportunidades de criar negócios de sucesso. 

Existem diversas opções de plataformas e serviços que oferecem recursos diferenciados para criar lojas virtuais dos mais variados tipos.

Além disso, investir em uma plataforma para vender online irá garantir todos os recursos e soluções necessárias para um empreendimento funcionar centralizado em um só lugar.

Empreendedores sem condição para investir em serviços mais completos podem até mesmo optar por ferramentas gratuitas, que apresentam opções limitadas, mas oferecem o que é necessário para começar a vender na internet.

O que uma plataforma para vender online precisa ter? 

Ter sua própria loja online é uma excelente opção para quem deseja ganhar dinheiro na internet. 

Independente de vender produtos físicos, infoprodutos, produtos digitais ou serviços, as plataformas de e-commerce permitem a organização e otimização do processo de compra e venda em qualquer segmento.

Boas ferramentas oferecem os recursos necessários para gerenciar seu estoque, processar pagamento e gerar processos de vendas. Contudo, isso é apenas o básico quando nos aprofundamos no assunto.

Confira a seguir algumas funcionalidades importantes que boas plataformas de vendas apresentam:

  • Relatórios: análises sobre o comportamento do seu público e o desempenho de sua loja são essenciais para que seu negócio cresça e aumente o número de vendas.
  • Ofereça diversos métodos de pagamento: quanto mais métodos de pagamento seu negócio oferecer, maior serão as chances de clientes finalizarem uma compra. Afinal, não serão impedidos por não contar com seu método de pagamento preferido na hora de fechar um carrinho.
  • Ferramenta para definir categorias de itens: manter seu site organizado é importante, portanto, este recurso é essencial para quem vende mais de um tipo de produto.
  • Personalização de produtos por página: ferramentas com este recurso permitem a criação de páginas únicas para produtos, informando todos os seus detalhes.
  • Promoções e descontos: este recurso permite gerenciar promoções e descontos em sua loja para atrair mais clientes e gerar mais conversões.

As plataformas para e-commerce tornaram o processo de vender online muito mais fácil. Contudo, é importante entender que cada uma apresenta suas particularidades e diferenças. 

Portanto, antes de definir a melhor opção para o seu empreendimento, conheça bem quais são as melhores alternativas disponíveis no mercado.

Qual a melhor plataforma para vender online?

Confira a seguir nossa lista com as melhores plataformas para vender online e seus destaques.

1. Wix

A Wix é uma das empresas mais populares do mundo que oferece uma plataforma de vendas e um CMS.

Com um construtor de sites excelente e muito fácil de usar, o serviço é destaque em seu mercado e é recomendado para empresas de todos os tamanhos.

A plataforma conta tanto com recursos para quem está começando a vender online, quanto para quem já tem um negócio estabelecido e precisa de recursos mais profissionais. 

Quem optar pelo serviço poderá contar com modelos prontos de sites atualizados e personalizáveis, um construtor de sites muito intuitivo, páginas otimizadas para dispositivos móveis e recursos para gerenciamento de produtos e estoque. 

Vantagens:

  • Várias soluções de pagamentos.
  • Recursos profissionais para loja virtual, com vitrines virtuais otimizadas.
  • Plataforma completa para venda em vários canais e gerenciamento do negócio através de um painel único.
  • Designs contemporâneos e soluções para vendas.
  • Opções para vender por dropshipping com fornecedores nacionais.

Para conferir uma análise detalhada do serviço e seus recursos, acesse nossa avaliação completa da Wix.

Crie sua loja virtual com a Wix

2. Zyro

Com a proposta de disponibilizar uma plataforma de vendas online bastante competitiva, o Zyro conta com um dos melhores criadores de lojas virtuais e oferece diferenciais muito interessantes.

A ferramenta de criação oferece vários templates prontos profissionais customizáveis para criar sua loja. Esses modelos são responsivos e oferecem uma experiência otimizada para usuários mobile.

É possível usar até mesmo um gerador de sites que é baseado em inteligência artificial. Isso permite criar lojas personalizadas com suas preferência facilmente. 

O Zyro também permite vender em marketplaces como a Amazon e nas redes sociais, como Facebook e Instagram.

Vantagens: 

  • É fácil de usar e conta com vários templates.
  • Oferece garantia de reembolso em até 30 dias.
  • Equipe de suporte 24/7. 

Criar loja virtual e ecommerce com a Zyro

3. Nuvemshop

A Nuvemshop é uma alternativa brasileira que conta com todos os recursos e ferramentas necessárias para criar lojas profissionais e vender online.

A plataforma para vender online permite criar sites de vendas para produtos e serviços. A criação é rápida, simples, efetiva e customizável.

O serviço conta até mesmo com um painel de aplicativos próprio para e-commerce. A Nuvemshop também permite a venda em plataformas brasileiras de dropshipping.

Um ótimo diferencial da plataforma é contar com ferramentas para logística, recuperação de carrinho, mesmo sistemas ERP e até mesmo integração com o JivoChat.

Vantagens:

  • Plataforma estável em servidores da Amazon.
  • App próprio para dispositivos móveis.
  • Dezenas de layouts personalizáveis.
  • Integração com canais de vendas no Instagram Shopping e Facebook Store.

4. SITE123

O foco do SITE123 é proporcionar agilidade e facilidade, permitindo a criação de sites para vender online em apenas alguns passos.

Além de ser uma plataforma para vender online, o serviço também permite criar sites e blogs de ferramentas simplificadas.

Assim como outras opções de nossa lista, não é preciso ter conhecimento na área de design nem programação para criar seu e-commerce e começar a vender.

Os modelos disponíveis para criar sites e lojas online são responsivos e otimizados para dispositivos móveis. 

Vantagens:

  • Permite criar cupons e utilizar ferramentas para vendas e marketing.
  • Conta com ferramentas para o inventário da loja.
  • Conta com métodos de pagamento para checkout rápido. 
  • Oferece um painel de gerenciamento intuitivo, onde é possível rastrear pedidos pela plataforma.

5. Loja Integrada

A Loja Integrada é uma alternativa para quem precisa criar um e-commerce rapidamente. Além disso, ela tem como diferencial sua loja de apps e temas.

Isso permite que os sites criados sejam encontrados com facilidade por consumidores, oferecendo soluções adicionais e integrados à plataforma. 

O serviço oferece ferramentas de atendimento, métodos de pagamento e sistemas de frete.

A plataforma pode ser contratada através de diversos planos, contando com uma opção que se encaixe ao seu orçamento.

A Loja Integrada é recomendada para quem está começando, pois permite que o plano base seja utilizado gratuitamente. 

6. Tray

A Tray não poderia ficar de fora da nossa lista das melhores plataformas de e-commerce. 

O serviço conta com todos os recursos e ferramentas necessários em um só sistema, com e-mail marketing, logística, integração com marketplaces, app para o gerenciamento mobile é uma loja de apps para adicionar em seu site. 

A plataforma é uma ótima opção para empreendedores que desejam várias soluções em um lugar só.

Uma das vantagens do serviço é que os planos são escaláveis, isso significa que é possível contratar apenas as opções básicas para lojas pequenas ou soluções completas para negócios grandes.

Para conhecer mais sobre a Tray e seus recursos, confira nossa avaliação completa.

Crie seu E-commerce com a Tray

7. Webnode

O Webnode é uma plataforma estrangeira que conta com uma equipe dedicada ao atendimento do mercado brasileiro.

O serviço oferece uma boa ferramenta para criar sites que permite a personalização e a criação de lojas virtuais próprias em apenas alguns minutos. 

Com uma utilização mais simplificada, a plataforma oferece recursos profissionais, porém básicos para uma utilização simples e intuitiva. Isso faz com que a ferramenta seja uma ótima opção para quem está começando.

8. CartX

A CartX é uma opção de plataforma para vendas online que permite criar lojas virtuais com facilidade para vender em diversos canais digitais. 

O serviço tem bons recursos com o foco em gerar conversões, como ofertar produtos ou serviços na hora do fechamento da compra, checkout de 1 página e upsell de um click.

É possível até mesmo integrar a plataforma com a Shopify, para tornar seu checkout ainda mais versátil e otimizado. 

Uma ótima vantagem desta plataforma é a possibilidade de usá-la sem a necessidade de pagar uma mensalidade. Ao invés disso, uma taxa pequena é cobrada a cada venda. 

Esse modelo de negócio permite que empreendedores possam começar suas lojas com facilidade. 

Contudo, lojas grandes com interesse nos recursos disponibilizados pelo serviço também podem optar pelos planos escalonáveis mais completos.

9. Dooca

A Dooca é uma opção brasileira de plataforma para vender online que oferece soluções completas e robustas. 

É possível utilizar vários temas customizáveis, otimizados para dispositivo mobile e com diversas integrações para soluções como: 

  • Soluções de logística.
  • Soluções de marketing.
  • Ferramentas de ERP. 
  • Marketplaces.

10. Jumpseller

Por fim, a última adição à nossa lista de plataforma de e-commerce é o Jumpseller. Esse serviço oferece a alternativa de vender em diversos canais como sua própria loja virtual, Instagram, Facebook e Google Shopping.

Robusta, a plataforma oferece uma boa galeria de templates para sites, gateways e métodos de pagamento populares, diversos métodos de envio e mais. 

Uma das principais vantagens do serviço é que desde o plano básico é possível adicionar um número ilimitado de produtos.

Crie sua loja online com facilidade na Jumpseller!

5 melhores plataformas de marketplace para vender online

Caso além de vender em sua loja digital você também tenha interesse em vender em marketplaces ou exclusivamente por esse modelo, confira as 5 melhores opções.

1. Amazon

A Amazon é uma empresa que tem se destacado no mercado internacional. Hoje, seu marketplace é conhecido pelo mundo inteiro. 

A empresa ainda não é a maior alternativa de marketplace do Brasil, mas continua sendo uma opção muito importante para os empreendedores.

Uma das vantagens da plataforma é a alternativa de prazos competitivos, além de associar seu negócio como uma empresa grande. 

É possível até mesmo optar por dois tipos de cadastro, o individual que permite vender até 10 itens por mês e o profissional que permite vender mais de 10 itens por mês.

2. Mercado Livre

O Mercado Livre é um dos maiores marketplaces da América Latina, com mais de 10 milhões de vendedores das mais diversas categorias.

A alternativa é muito popular na internet e bastante estabelecida no Brasil. Isso faz com que a plataforma tenha ótimos resultados, contando cerca de 300 milhões de usuários e 10 compras a cada segundo.

Além de ser uma ótima alternativa para comprar, o Mercado Livre também está ranqueado em 2021 como um dos melhores marketplaces para se vender. 

A plataforma oferece até mesmo seus recursos próprios para envio e pagamentos, facilitando vendas.

3. Magazine Luiza

A Magazine Luíza é uma alternativa completamente brasileira que se tornou um dos maiores marketplaces do Brasil. 

A empresa atualmente já gera cerca de 50% de sua receita a partir do e-commerce e tem como estratégia incorporar outras plataformas como a Netshoes e Kabum.

Uma das vantagens de vender pela Magazine Luiza é sua popularidade e os recursos para lojistas. 

O serviço conta com um sistema próprio de logística e foca na publicidade dos produtos anunciados por lá.

4. Shopee

A Shopee é mais um marketplace que cresceu muito nos últimos anos. Com apenas 5 anos de atuação, a empresa já conta com mais de 200 milhões de downloads. 

Uma vantagem da plataforma é a oportunidade de vender com uma das menores taxas por vendas, permitindo um preço mais competitivo e atraindo mais clientes.

A Shopee também oferece uma boa visibilidade para os visitantes, oferece praticidade aos usuários e um bom suporte de vendas.

5. Casas Bahia

Por fim, a Casas Bahia é conhecida pelo país inteiro por contar com lojas físicas. Apesar disso, a empresa também investiu na internet e se consolidou como uma grande plataforma de e-commerce. 

Contudo, diferente de outras opções, o serviço aceita um número menor de categorias de produtos. 

Apesar disso, a plataforma oferece vantagens como a visibilidade, produtos expostos nos sites do Extra e Ponto Frio, além de não comprar uma taxa fixa, apenas por vendas finalizadas.

Como escolher a melhor plataforma para vender online?

Depois de conhecer as principais empresas que oferecem plataformas de e-commerce, confira algumas dicas que irão auxiliar você a escolher a melhor alternativa para o seu negócio.

Confira os planos e preços da plataforma de e-commerce

Saber quanto custa uma plataforma para vender online é uma das principais dúvidas de quem está em busca de desenvolver seu negócio digital.

Em nosso artigo listamos apenas as principais opções disponíveis no mercado brasileiro, portanto todas exigem o pagamento de uma mensalidade. Contudo, é preciso saber que também existem alternativas gratuitas. 

Optar por um serviço gratuito pode ajudar a economizar para iniciar seu empreendimento, contudo, é preciso saber que conforme sua loja conquiste mais clientes, é possível que o serviço não seja mais capaz de atender suas demandas.

Portanto, tenha atenção quanto à:

  • Escalabilidade de planos.
  • Validade dos contratos.
  • Se existem custos e taxas sobre vendas.
  • Se existem custos de instalação ou de integrações.

As opções que listamos oferecem um equilíbrio entre o investimento inicial e a escalabilidade.

Opções de customizações e modelos da plataforma

Contar com uma grande variedade de modelos personalizáveis é importante para quem deseja criar sua própria loja virtual.

É importante escolher um serviço que permita a customização do seu site para desenvolver uma experiência digital de qualidade, com elementos visuais interessantes e uma ótima vitrine virtual. 

Um bom visual para o seu site irá passar mais confiança para seus clientes, portanto pesquise por modelos interessantes que permitam um bom nível de customização.

Confira as integrações disponíveis

Hoje em dia é muito comum que os negócios digitais atuem com interações entre diversas plataformas.

Isso é importante para garantir uma boa experiência do cliente, otimizando trabalhos gerenciais como cadastro de produtos, logística, checkout e ações de marketing para captar clientes, oferecer um bom atendimento, produzir conteúdo e mais.

Portanto, contar com bons recursos é uma forma de aumentar a qualidade de sua loja virtual. Na hora de conferir as integrações disponíveis por um serviço, saiba que as principais são:

  • Google Analytics: é uma ferramenta fundamental para acompanhar e avaliar relatórios sobre o desempenho do seu site, além de permitir a criação de campanhas de marketing digital.
  • Logística de entrega: atualmente as principais plataformas oferecem integrações de logística para facilitar o gerenciamento de pedidos e envios.
  • Canais de venda: são integrações que permitem que sua loja atue em diversos canais com o Google Shopping, marketplaces e redes sociais.
  • ERPs: sistemas de administração para controlar operações, emissão de pedidos, gerar notas fiscais e muito mais.
  • Chat online: uma ferramenta fundamental para disponibilizar o atendimento online em tempo real.

O JivoChat é uma ótima alternativa de chat online que pode ser integrado às principais plataformas de e-commerce do mercado.

Otimização para mobile

Cerca de metade do tráfego online gerado atualmente é originado por dispositivos móveis. 

Contar com uma loja digital responsiva é importante para que o site se ajuste às telas menores e ofereça uma boa navegabilidade.

Isso é importante até mesmo para melhorar seus resultados em SEO, pois os mecanismos de busca valorizam sites responsivos e que carregam com rapidez.

SEO da plataforma

Por fim, estar atento quanto a qualidade do SEO da plataforma em questão também é muito importante. 

SEO, a sigla para Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Buscas, é algo fundamental para que as pessoas encontrem sua loja na internet.

Se o SEO não for bem feito, seu site encontrará dificuldades em ranquear nas páginas de buscas do Google, comprometendo seu tráfego. 

Portanto, confira se a plataforma oferece opções de otimização em páginas de produtos, nas categorias, velocidade de carregamento e experiência para usuários mobile.

Preparado para começar a usar uma plataforma para vender online?

Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado a entender como escolher uma boa plataforma para vender online, além de apresentar ótimas opções em nossa lista.

Caso tenha interesse em uma das melhores integrações para sua loja online, lembre-se de conferir o JivoChat

Essa é uma ferramenta de atendimento online que oferece um chat em tempo real no seu site, integração com redes sociais e WhatsApp, centralizando o atendimento na internet.

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