Instagram Shopping vale a pena? Porquê começar a usar

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O Instagram foi a rede social que mais cresceu nos últimos anos. Em 2019, bateu a marca de 1 bilhão de usuários ativos! O Brasil é o segundo país com o maior número de usuários, são 66 milhões de perfis, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que possui 110 milhões de usuários. Segundo um estudo feito pelo site Opinion Box, o Instagram é a rede social preferida de 1 em cada 4 internautas. Dos entrevistados, 67% acessam o aplicativo mais de uma vez por mês e 83% deles segue algum perfil de empresa.

Conforme foi ficando popular, o Instagram foi lançando ferramentas para aumentar o tempo de permanência do usuário na plataforma. Em 2016, lançou a ferramenta de Stories: postagens que somem em até 24h. A ferramenta fez tanto sucesso que em 2019 bateu a marca de 500 milhões de visualizações por dia! Com essas mudanças, o Instagram se tornou indispensável para qualquer empresa e se tornou parte da estratégia de marketing digital.

Ao perceber o quanto os usuários da plataforma consultavam o Instagram antes de fazer compras e quantas lojas usavam seus perfis para venda e divulgação, em 2017, o Instagram lançou a ferramenta Instagram Shopping: permitindo a venda de produtos direto do Instagram!

O Instagram Shopping (a sacolinha) é fundamental para sua loja! Então, vou te dar dicas de porquê e como usar a ferramenta no seu negócio. Vamos lá?

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Aprendendo a utilizar o Instagram profissionalmente

Antes de começar a vender mais utilizando o Instagram shopping, é preciso utilizar profissionalmente os recursos que a rede social oferece para que seu perfil crie uma boa base de seguidores e alcance uma ótima taxa de engajamento. A partir daí, suas estratégias de vendas serão ainda mais efetivas.

Uma das maneiras mais rápidas e fáceis de dominar a plataforma é se especializar através de um curso ou workshop. O curso Insta para Negócios é nossa indicação para quem deseja começar a gerar resultados com sua loja virtual.

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Entendendo o Instagram Shopping

Se você vende pela internet, certamente usa o Instagram como vitrine virtual da sua loja. Ao postar um produto, você coloca todos os dados possíveis na legenda, mas ainda assim recebe comentários ou mensagens via direct com alguma dúvida sobre produto, não é? O Instagram Shopping chegou para facilitar a vida de quem vende e de quem compra no aplicativo! A ferramenta permite colocar 5 tags com preços e informações do produto por foto e até 20 tags em publicações estilo carrossel (Ah, também é possível acrescentar a tag nos stories). Ao clicar na foto, as informações do produto aparecem em tags e, se seu cliente clicar na TAG comprar, ele é redirecionado para seu site.

O que você precisa ter para usar o Instagram Shopping?

Mesmo sendo uma ferramenta do próprio Instagram, você precisa atender alguns requisitos para utilizar a ferramenta. Os requisitos são:

  • Conta comercial: Se você utiliza o Instagram para sua empresa e ainda não colocou a conta comercial, é imprescindível que você troque para este modo. Além de permitir a configuração do Instagram Shopping, você consegue ter acesso a métricas do seu perfil como: horário de maior engajamento com seu perfil, números de visitas durante a semana, número de pessoas que salvaram, dados exclusivos sobre seus stories, entre outros.
  • Produtos: Sua empresa precisa vender produtos físicos que estejam de acordo com as políticas e diretrizes do Instagram.
  • Loja virtual: Para utilizar o Instagram Shopping, você precisa ter uma loja virtual para direcionar seu cliente até o check-out do produto.
  • Localização da empresa: Sua empresa precisa estar localizada no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, França, Austrália, Alemanha, Canadá ou Itália.
  • Loja no Facebook: Seu perfil deve estar configurado a uma loja no Facebook. Essa configuração pode ser feita no gerenciador de negócios ou na página do perfil da empresa. É importante que os produtos sejam cadastrados nessa loja do Facebook para que possam ser utilizados no Instagram Shopping.

Para que seja ativado o Instagram shopping na sua conta, seu perfil precisa atender as diretrizes acima. Fazer essa configuração manual pode demorar um tempo e você corre risco de não conseguir colocar a ferramenta no seu perfil. Então, se você não conseguir fazer as configurações, tiver dúvidas, ou não tiver tempo para fazer, você pode contratar uma empresa que faz esse serviço.

Vale lembrar que a plataforma permite a venda de produtos físicos. Infelizmente, ainda não é possível vender serviços pela plataforma Instagram Shopping. O Instagram anunciou que pretende estender a funcionalidade para vendas de serviços no futuro!

Não desanime com o tanto de regras que o Instagram estipulou para que você possa usar o benefício! Vale muito a pena utilizar a ferramenta, quer ver?

  • Um estudo feito pelo Instagram mostra que mais de 90 milhões de pessoas acessam uma publicação de compras para saber mais sobre o produto.
  • Um estudo realizado em 2018, mostrou que 70% das compras realizadas via redes sociais foram feitas no Instagram.
  • Shopping Collection: O Instagram Collection permite que o usuário salve publicações de vendas para comprar mais tarde. Funciona igual a ferramenta de salvar postagens, só que exclusiva para compras.
  • Usuário que quiser fazer compras no Instagram não precisa ficar percorrendo feed atrás de lojas, a plataforma criou uma aba especializada para compras. Além de acrescentar o botão comprar no perfil das lojas que utilizam Instagram Shopping.
  • Instagram check-out: Ainda em fase de teste, O Instagram check-out possibilitará que usuário realize toda compra sem precisar sair do Instagram a ferramenta ainda está em teste nos Estados Unidos e deve ser lançado no Brasil em breve.

Esses são alguns dos benefícios de usar a ferramenta Instagram Shopping. A ferramenta deu tão certo que no blog do Instagram existe uma aba de cases de sucesso para você se inspirar e aplicar na sua loja.

Viu como é importante ter a ferramenta Instagram Shopping no perfil da sua loja?! A ferramenta vai facilitar a sua vida e te ajudar a vender mais!

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Fica aqui, mais duas dicas para você:

  1. Se você ainda não sabe como vender mais no Instagram, acesse esse link e veja dicas incríveis para melhorar ainda mais a conversão do seu perfil em vendas. https://blog.hostlite.com.br/instagram-shopping-dicas/. Aqui, você encontrará dicas sobre frequência de postagens, Instagram ADS, feed organizado, número de seguidores, entre outras informações valiosas para que possa começar com o pé direito.
  2. Como mencionado acima, a configuração do Instagram Shopping é um pouco trabalhosa e apresenta algumas regrinhas que devem ser seguidas. Por isso, indicamos uma empresa que pode ajudá-lo a lidar com toda a configuração: A Hostlite - uma empresa Cloud com soluções focadas em micro, pequenas e médias empresas e que é apaixonada por pessoas! Eles montam a sua lojinha, integram com gateways de pagamento e entregam o Instagram Shopping funcionando perfeitamente. O melhor de tudo? O preço é muito barato! Para saber mais sobre a Hostlite, só acesse pelo link.

Não perca tempo! Ative o Instagram shopping no perfil da sua loja e boas vendas!

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