10 dicas para melhorar as imagens de seu e-commerce

Essas dicas serão o diferencial para mostrar uma vitrine melhor aos seus clientes

Saber trabalhar bem com as fotos do seu produto é essencial para obter êxito em sua loja virtual. Nesse texto, demos algumas dicas para tirar as melhores fotos de seu produto para incluir em seu site. Dessa vez, nossas dicas não envolvem apenas as fotos, mas como melhorar as imagens de seu e-commerce no geral. Com essas dicas, sua conversão aumenta e você vende mais, trazendo mais resultados para seus negócios.

1. Use fundo branco nas imagens

Não pode ser considerada uma dica para melhorar as imagens de seu e-commerce, mas sim uma exigência. Marketplaces só aceitam imagens com fundo branco, então todas elas deverão estar nesse fundo, como mostramos no exemplo abaixo.

Fundo branco

2. Não use filtros

A dica pode parecer contraproducente, mas não usar filtros pode evitar dor de cabeça no futuro. Por mais que seja necessário melhorar as imagens de seu e-commerce para ganhar mais vendas, não use filtros para melhorar estas fotos. Utilizá-los pode dar uma impressão muito melhor que o produto verdadeiro e, ao receber o produto, um cliente poderá ficar insatisfeito e acusá-lo de propaganda enganosa.

3. Use diversas imagens

Uma maneira de vender mais utilizando fotos de seus produtos é usar múltiplas imagens para cada produto. Uma e-commerce que vende vestidos, por exemplo, poderá vender melhor se disponibilizar fotos de frente, lado e verso do vestido, de maneira que uma visitante possa ver como ele fica sob todos os ângulos possíveis. Analise quais são os ângulos de maior interesse no seu produto e tire fotos de todos eles para disponibilizar em seu site.

4. Peso: comprimir usando o Caesium

Um aplicativo gratuito, o Caesium permite diminuir o peso de suas imagens sem perda de qualidade da imagem. O app conta com diversas versões: para computadores Windows, dispositivos móveis, navegadores e até mesmo uma versão que faz o trabalho através de linhas de código. É possível comprimir diversas imagens simultaneamente, fazendo com que as fotos de seus produtos não ocupem tanto espaço disponível em seu domínio web.

Caesium

Dica: Clique no link para conhecer mais sobre o Caesium e não deixe de conferir esse texto com os 9 melhores aplicativos gratuitos para criar imagens em sua loja virtual.

5. Envie imagens em 360°

Uma funcionalidade ainda pouco utilizada pelas lojas virtuais, alguns sites de vendas online permitem o envio de fotos 360°. Com elas, um visitante poderá visualizar cada ângulo do produto que está vendendo. Em 2011, uma matéria publicada pelo Digital Commerce 360 revelou que o site DueMaternity converteu 27% a mais após começar a usar as fotos em 360° para demonstrar seus produtos.

360

6. Adicione contexto às imagens

Ao invés de apenas exibir um produto que está vendendo, tente criar uma imagem colocando-o em contexto. Ou seja, não apenas mostre o produto, mas mostre alguém utilizando-o. Se vende produtos esportivos como tênis de corrida, tente publicar uma imagem com um atleta utilizando o tênis.

Contexto

7. Equilibre a quantidade de zoom permitida ao usuário

Boa parte das plataformas de ecommerce permitem que configure o quanto de zoom um visitante pode dar em seu produto. Porém, é necessário encontrar um equilíbrio a essa liberdade. Permitir zoom demais, por exemplo, pode fazer com que sua imagem saia de foco e o possível cliente não conseguir mais ver o produto. Já restringir demais o zoom das imagens poderá ser inútil, sem revelar nada demais a esse visitante.

8. Tenha uma imagem para cada cor disponível

Se o seu produto vier em diferentes opções de cores, é obrigatório que inclua pelo menos uma imagem para cada cor. Dessa maneira, seu visitante poderá ver diretamente como o produto se parecerá na cor escolhida.

Isso pode ser feito de duas maneiras. A primeira é oferecendo uma lista com as opções e, quando o visitante escolher a cor, mostrar como o produto ficará. A segunda é simplesmente incluir cada cor disponível na galeria de imagens do produto.

Cores

9. Demonstre o tamanho do seu produto

Imagens na internet podem não indicar bem o tamanho. Um móvel mostrado em uma imagem pequena, por exemplo, pode dar a impressão de que ele é menor do que realmente é. Nesses casos, o ideal é que coloque o seu produto ao lado de alguma outra coisa que possa ser usado como comparativo. Além disso, sempre deixe as dimensões do produto disponíveis na descrição do item.

10. Mostre funcionalidades escondidas

Se o item que estiver vendendo tiver algum tipo de funcionalidade que não pode ser vista em uma foto, assegure-se de criar uma imagem com esta função à mostra. Por exemplo, se uma cama possui um box em seu interior para guardar lençóis, edredons e travesseiros, mostre esse compartimento extra em uma das imagens. Esse tipo de funcionalidade pode ser usada como um atrativo para a venda, inclusive.

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Funções escondidas

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Sabendo trabalhar melhor as imagens dos produtos de sua e-commerce, os visitantes se sentirão mais atraídos a comprar seus produtos. Para tirar suas dúvidas acerca de um dos produtos que visualizaram em sua loja virtual, utilize nossa plataforma de chat online para respondê-las e guiá-los pelo processo de compra. O JivoChat permite 14 dias de testes GRATUITOS de todas suas funcionalidades. Clique no link e faça seu cadastro para começar a testá-lo imediatamente!

2017/10/ 5

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