Como vender na internet para iniciantes: passo a passo

Índice

Começar a vender na internet não é um trabalho tão simples, principalmente para iniciantes. 

Independente de ser um desafio, é possível marcar presença online, produzir conteúdo e gerar tráfego em seu site para começar a vender online.

A boa notícia é que o e-commerce está crescendo e apresenta sinais que vai continuar aumentando conforme os anos. 

Segundo a 44ª edição do Webshoppers, apenas no primeiro semestre de 2021 o e-commerce brasileiro atingiu R$ 53,4 bilhões, superando em 31% o mesmo período de 2020.

Conforme os consumidores sentem mais confiança nas compras pela internet, o setor se torna cada vez mais consolidado. 

Isso somado às vantagens de vender online como a possibilidade de vender para pessoas do mundo inteiro, encurtando distância, o e-commerce é um excelente método de negócio. 

Por oferecer muitas oportunidades, existe muita competição, por isso será preciso de muito planejamento e criatividade para se destacar. 

Apesar disso, é possível criar sua loja virtual sem muitas barreiras de entrada e com um investimento bastante acessível. 

Para entender melhor esse processo, confira o nosso artigo e aprenda como vender na internet para iniciantes.

Vale a pena vender na internet? 

Hoje em dia vender na internet é uma ótima forma de aumentar as vendas em qualquer tipo de segmento. 

Com milhões de pessoas usando a internet diariamente, independente do quão segmentada sua persona for, será possível encontrá-la online. 

As plataformas de e-commerce e marketing digital oferecem todos os recursos necessários para alcançar, atrair, criar relacionamentos e converter os consumidores.

Contudo, para se aproveitar do crescimento que o mercado digital vem tendo, será preciso se adaptar às vendas em diversos canais e nas redes sociais. 

Uma das principais alternativas que tem ganho muita popularidade é o marketplace. Uma forma de vender em plataformas bem consolidadas como Mercado Livre e Amazon.

As redes sociais são importantes para vender online?

As redes sociais também têm um papel muito importante na hora de realizar vendas. Esses canais são ótimos para aproximar sua marca, gerar engajamento de forma orgânica e aumentar a autoridade de sua marca em seu segmento.

O Instagram é a rede social que tem assumido o protagonismo como uma das principais redes usadas pelo e-commerce.

A plataforma conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês e cerca de 90% dos usuários seguem ao menos 1 perfil comercial.

Além disso, cerca de 50% dos usuários também apresentam interesse em uma marca após confirmar seus anúncios no aplicativo.

A tendência é que esses canais digitais continuem crescendo junto ao e-commerce, portanto, vale a pena investir no uso profissional do canal.

Como vender na internet para iniciantes: principais vantagens

Vender pela internet é uma ótima alternativa para quem está começando um negócio tanto quanto para quem tem uma loja offline e deseja vender mais.

ciclo de vendas no e-commerce

Autonomia

Uma das principais vantagens de começar a vender online é a autonomia para gerenciar seu negócio com liberdade. 

Isso irá garantir que você irá tomar as decisões sobre estratégias e investimentos sem se prender à limitações do comércio offline.

Horários flexíveis para trabalhar

A autonomia de trabalhar online também permite o gerenciamento do seu horário de trabalho. 

Uma das vantagens das lojas virtuais é que elas ficam disponíveis 24 horas por dia, contudo, ninguém é capaz de acompanhar esse ritmo. Ou seja, não é preciso ficar online o tempo todo.

Ao ter seu próprio negócio digital será possível utilizar ferramentas de automação e organizar seu cronograma para trabalhar nos horários que achar melhor.

Maior alcance 

Lojas físicas tem uma limitação relacionada à proximidade do seu público-alvo, enquanto lojas virtuais permitem que negócios vendam para o país inteiro e até mesmo para clientes internacionais. 

Por mais que possa parecer algo ambicioso, vender para o Brasil inteiro já é uma realidade para diversos negócios. Tudo irá depender da estratégia de logística implementada em sua loja.

Várias ferramentas acessíveis

Existem diversas ferramentas desenvolvidas especialmente para aumentar os resultados de e-commerces.

O Google Analytics é uma ótima plataforma para mensurar o comportamento de usuários do seu site. 

Além disso, existem ferramentas de automação para e-mail marketing e até mesmo soluções de chat online para integrar canais de comunicação e atender em tempo real.

Investimento reduzido para iniciar

Por fim, uma das maiores vantagens de abrir uma loja virtual é o investimento ser muito baixo. 

Diferente de lojas que precisam de um espaço físico para atender seus clientes, uma vitrine que precisa ser atualizada constantemente e uma equipe de vendedores, o e-commerce precisa apenas de um site otimizado. 

Ao invés de ter esses gastos é possível investir em boas plataformas para criação de site, Google Analytics, E-mail marketing, publicidade e muito mais. 

Em certos casos é possível vender pela internet sem mesmo precisar de um estoque, utilizando o modelo de dropshipping.

Como vender na internet para iniciantes: passo a passo

Agora que já entendemos os benefícios de vender online, é hora de aprendermos o passo a passo de como vender online para iniciantes.

1. Defina seus produtos e o perfil do cliente ideal

Uma dica fundamental para quem está começando a vender pela internet é definir um público-alvo e não atirar para todos os lados. 

Isso é importante para garantir mais assertividade em suas campanhas de publicidade e ações de venda.

Essa é uma ação que está diretamente relacionada à escolha dos produtos que serão comercializados, pois é a partir deles que será possível criar o perfil do seu cliente ideal. 

Para isso, estude as preferências do seu público, quais são seus sonhos, suas dificuldades, canais de compra favoritos, métodos de pagamentos mais usados e aproveite estes dados para criar sua loja.

2. Crie seu site ou loja virtual

Um bom site é o fator mais importante para quem deseja vender na internet. Um site visualmente agradável e fácil de usar será a porta de entrada de sua loja, afetando a forma como os consumidores enxergam seu negócio. 

É preciso que seu site realmente tenha um bom design, mas será necessário ir além. Consumidores procuram por uma boa experiência.

É por isso que bons sites carregam rapidamente, são responsivos e funcionam bem em qualquer dispositivo, permite a interação entre as páginas e páginas de produtos e oferecem todas as informações detalhadas sobre cada item. 

Talvez criar um site com todas essas qualidades pareça uma tarefa muito desafiadora para iniciantes, contudo, os construtores de sites atuais permitem criar e-commerces funcionais e otimizados em questão de minutos. 

Algumas das principais alternativas disponíveis no mercado hoje em dia, recomendadas para iniciantes são:

Wix

Com milhões de usuários pelo mundo inteiro, o Wix é um ótimo criador de sites profissional que oferece páginas otimizadas para SEO, uma ferramenta de edição de arrastar e soltar e ferramentas intuitivas de gerenciamento. 

Isso significa que não é preciso saber de programação para criar seu site, nem de design gráfico para compor seu visual. 

Usuários podem criar sites a partir de modelos prontos e customizáveis para personalizá-los com sua identidade visual.

O serviço também conta com recursos profissionais como certificado SSL, gerenciamento de contatos, e-mail profissional, domínio personalizado e análise de estatísticas. 

É possível contratar o serviço através de vários planos diferentes que são bem acessíveis e oferecem tudo o que é preciso para começar a vender online.

Crie sua loja virtual com a Wix

Zyro

O Zyro é mais uma excelente plataforma para criar sites onde é possível criar sua loja digital sem conhecimentos em programação e design gráfico. 

A ferramenta utiliza o sistema de arrastar e soltar e apresenta até mesmo funcionalidades de inteligência artificial para auxiliar o processo de criação de sites.

A plataforma também oferece funcionalidades profissionais de e-commerce como domínio grátis, hospedagem grátis, certificado SSL, ferramenta SEO e até mesmo CRM simplificado.

Usuários mais avançados podem conectar seu site em marketplaces e e-mails automatizados através do CRM simplificado.

Criar loja virtual e ecommerce com a Zyro

Hostgator

Comumente associadas com serviços de hospedagem de sites e servidores de alto desempenho, a HostGator também conta com um construtor de sites profissional.

A ferramenta permite a personalização de páginas de forma intuitiva e simplificada, além de facilitar a determinação de domínios personalizados “.com.br”. 

É possível escolher um entre mais de 200 temas prontos que podem ser personalizados com sua identidade visual. 

Também é possível utilizar integrações com redes sociais, Google Maps e um botão para que clientes iniciem uma conversa no WhatsApp.

Dentre os principais recursos oferecidos pelo serviço estão: criador de sites intuitivos, domínio e hospedagem, integrações, designs responsivos, suporte 24 horas, contas de e-mail, certificado SSL e Google Analytics.

Crie um site responsivo e profissional com o Hostgator

3. Diversifique os canais e potencialize as vendas

Os consumidores brasileiros já se acostumaram com o comércio online, por isso cada vez mais buscam por formas mais fáceis de fazer suas compras.

É papel dos vendedores identificar esse desejo do seu público para encontrar os canais em que eles preferem comprar. 

Portanto, estude seus clientes e diversifique suas estratégias para tornar sua taxa de conversão cada vez melhor.

4. Gere tráfego de qualidade

O tráfego é fundamental para o funcionamento de um e-commerce, ditando quantas pessoas acessam seu site diariamente.. 

Utilize as informações coletadas sobre o seu público para atender os canais em que mais compram e redes sociais que usam. 

Desta forma será possível criar estratégias e anúncios de marketing para atrair um tráfego de qualidade para suas páginas.

Isso é importante porque o tráfego que não é qualificado pode prejudicar seu negócio, gerando muitos acessos, mas que não geram muitas conversões.

5. Estruture a logística

Um processo de logística funcional é essencial para o comércio digital. É através dele que os produtos vendidos na internet irão chegar até a casa dos consumidores de uma forma acessível, rápida e segura. 

Para garantir essa qualidade na entrega, os empreendedores precisam escolher e contratar transportadoras que oferecem um serviço bom, rápido e barato. 

Oferecer a qualidade neste quesito irá garantir uma boa experiência para seus clientes, aumentando a chance de comprarem novamente. 

A boa notícia é que existem plataformas que facilitam o gerenciamento logístico no e-commerce. 

Um bom exemplo é a Melhor Envio, que trabalha com 4 transportadoras diferentes, oferece diversas integrações, conta com o rastreio de envios e os usuários precisam pagar apenas pelo que usar.

6. Conheças as principais fases de uma venda pela internet

É possível dividir as fases de uma venda na internet em 3 partes complementares:

  1. Atração de visitantes
  2. Conversão das visitas em vendas
  3. Fidelização dos clientes

Essa é uma forma básica de entender e implementar o conceito básico de funil de vendas.

No marketing, o funil de vendas indica as etapas pela qual um consumidor em potencial deve passar até que o momento da venda seja concretizado. 

7. Faça análises de suas métricas

Para planejar estratégias de sucesso é preciso usar indicadores de desempenho. Portanto é importante traçar objetivos e escolher métricas que serão acompanhadas para avaliar seu progresso, por isso não deixe de usar planilhas ou programas para se manter organizado. 

Isso irá proporcionar uma visão mais ampla sobre como sua loja online está se saindo, permitindo que ações sejam tomadas para otimizar e ajustar suas estratégias. 

Lembre-se que os números de vendas são importantes, mas não dizem tudo o que é preciso saber sobre o seu negócio.

Também é preciso acompanhar suas redes sociais, resultados em SEO, tráfego e resultados de campanhas de marketing.

Aprendeu o passo a passo de como vender na internet para iniciantes?

Esperamos que o nosso artigo tenha auxiliado você ao mostrar o processo de criação de uma loja virtual para vender na internet. 

Se você tem interesse em utilizar ferramentas para impulsionar seus resultados, lembre-se de conferir o JivoChat.

Essa é uma ferramenta de atendimento online profissional que permite adicionar um chat online em seu site, além de oferecer integração com as redes sociais e o WhatsApp.

Início Blog Ecommerce Como vender na internet para iniciantes: passo a passo
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download