28 formas de aumentar as visitas e conversões da sua loja virtual

Índice

Existem uma série de passos para se montar uma loja virtual e começar a efetivamente vender e ter retorno. Abordamos as estratégias e passos para se montar uma loja virtual nesse post, assim como diversas maneiras para fazer sua primeira venda online.. Dessa vez, trouxemos 28 estratégias para aumentar as visitas e conversões de seu site.

E claro, você precisa estar pronto para receber seus visitantes com um chat online e convites proativos. Para isso, confira os diferenciais do JivoChat e instale-o em sua página.

1. Monte seu site voltado para SEO

O maior desafio de novos sites é ser descoberto. Principalmente em áreas de negócios com grande concorrência, dificilmente sua página ocupará as primeiras posições dos motores de busca caso não dê atenção a esse ponto. Por isso, pense em otimizar o seu site através de técnicas de SEO, de maneira a conseguir melhor ranqueamento no Google. Confira estas dicas para seu ecommerce ficar em primeiro lugar no Google

Aumentar visitas e conversoes em loja virtual SEO

2. Gere conteúdo

Uma das maneiras mais efetivas de melhorar seu ranqueamento nos motores de busca é gerar conteúdo relevante. Para isso, recomendamos abrir um blog dedicado a seu negócio. Essa é uma estratégia que nós mesmos do Jivochat aplicamos para comentar sobre áreas relacionadas ao nosso negócio. Quanto mais conteúdo que gere valor para seus visitantes, melhor fica seu posicionamento no Google.

3. Linkbuilding

Linkbuilding é uma das técnicas essenciais de SEO. O termo consiste no trabalho em adquirir links de outros sites para sua página para criar mais relevância na web. O Google trata os links como espécies de “votos de confiança”, uma indicação sobre sua autoridade em determinado assunto na web. Receber links também significa aumento de seu ranqueamento no Google, consequentemente aumentando seu número de visitas.

4. Entenda o algortimo de links do Google

O linkbuilding é uma das técnicas mais importantes de SEO e o Google trata cada link de acordo com critérios próprios. Seu algoritmo leva em consideração três fatores: quantidade, qualidade e relevância. Confira abaixo como cada uma delas funciona.

DLinkbuilding

5. Quantidade

Quanto mais links apontando para sua página, melhor seu ranqueamento. Além de escrever conteúdo de alta qualidade e relevância, realizar parcerias para escrita de guest posts também é uma das táticas que pode melhorar esse quesito.

6. Qualidade

A avaliação de qualidade dos links do Google acontece de acordo com o final do endereço. Sites que terminam .end e .gov possuem melhor posicionamento que endereços terminados em .com. Já os endereços .com ficam melhor ranqueados do que todos os outros endereços que possuem terminações diferentes das já citadas.

7. Relevância

Os sistemas do Google evitam o spam de links analisando a relevância de cada um. Por isso, de nada adianta apresentar toneladas de links para páginas de fraco conteúdo, já que seu valor no ranqueamento é consideravelmente inferior.

8. Se torne um influenciador

Dominar técnicas de SEO são uma das melhores estratégias para alavancar suas visitas. Fora do aspecto computacional de otimizar seus textos para ser encontrado nos motores de busca, ganhar o status de influenciador pode o colocar para competir com grandes redes de lojas.

Dr. Robert Ciadini

O Dr. Robert Ciadini - conhecido por suas teorias sobre influência e persuasão - tem como um de seus princípios na área o “gostar”. Isso significa que, quanto mais as pessoas gostam de você, mais chances tem para convencê-la a tomar um caminho desejado. Enquanto o SEO ajuda seu site a ser descoberto, ser um influenciador aumentará as conversões de sua loja virtual.

9. Faça parte da comunidade relacionada a sua área

É impossível se tornar um influenciador sozinho. Por isso, procure frequentar fóruns movimentados, grupos de Facebook e estabeleça um networking com profissionais relacionados à sua área de negócios. Participar de eventos, escrever guest posts em outros blogs e sites da área e compartilhar seu conhecimento são algumas das atitudes úteis nessa área.

10. Compartilhe nas redes sociais

A principal função das redes sociais é o compartilhamento de conteúdo. Considerando que elas estão presentes durante a maior parte do tempo da rotina das pessoas, não estar presente nem ao menos no Facebook é a fórmula para o fracasso. Mas, antes de promover sua loja virtual, lembre-se de compartilhar conteúdo. Tomar essa atitude ajuda sua página ou perfil a crescerem em números de seguidores, além de auxiliar no desenvolvimento de uma comunidade acerca de seus produtos. Assim como no Google, o primeiro passo é ser descoberto, para então fazer a conversão.

Não deixe de ler nosso texto com 21 passos para começar a anunciar seu ecommerce no Facebook

11. Construa relacionamentos nas redes sociais

Uma parte do networking que mencionamos anteriormente nesse texto também envolve em grande parte o uso das redes sociais. Além de compartilhar conteúdo - que ainda é a primeira questão a ser levada em conta -, procure ser participativo no sentido de seguir estas pessoas, comentar em suas publicações e oferecer ajuda mútua. Vale lembrar que é incômodo usar sua participação apenas para pedir por favores.

12. Encontre as redes sociais certas

Redes sociais são imprescindíveis em sua estratégia, mas não significa que precisa estar presente em todas. Enquanto Facebook e Instagram sejam as mais recomendadas em um sentido geral, alguns ramos de negócios podem encontrar seu público em outras mídias. Se trabalha com um público alvo predominantemente jovem, por exemplo, o Snapchat pode ser mais recomendado.

Social Media

13. Otimize seu site para dispositivos mobile

O percentual dos compradores em ecommerce têm feito suas compras através do celular, e uma gigantesca maioria também acessa a web através desses aparelhos. Isso significa que seu blog e e loja virtual devem ser criados com design responsivo, que se adeque a todo tipo de tela de onde é acessado. O Google também está ranqueando melhor sites otimizados para dispositivos móveis.

14. Facebook Shopping

Além de publicações e compartilhamentos, o Facebook também permite que venda seus produtos através de um sistema de ecommerce dentro da própria rede social. Além dele, o Instagram também está trabalhando e oferecendo uma plataforma de compras não oficial. Recomendamos utilizar essas ferramentas junto à sua loja virtual. Por outro lado, não deixe para vender seus produtos apenas por ela.

15. Dedicação e tempo

Não delegue a tarefa de cuidar de suas redes sociais ou, no mínimo, contrate um profissional especializado no assunto. Aumentar seu número de visitas através dessas mídias é uma tarefa que exige dedicação e esforço. Por isso, seja constante em suas atualizações e na interação com seguidores. Dedique parte do seu dia a cuidar de suas páginas e perfis.

16. Encontre seguidores em potencial

Uma dica para conseguir mais seguidores para seus perfis nas redes sociais e assim aumentar suas visitas e conversões é buscá-los em páginas concorrentes. Procure seguí-las nas redes sociais e tente interagir com elas para que conheçam o seu negócio e tenham acesso a seu conteúdo.

17. Use Ads

Pagar por anúncios é um assunto complexo, já que estamos falando em investir para receber visitas. Dependendo de seu negócio, já começa em grande desvantagem contra grandes empresas, já que o valor do anúncio aumenta. No entanto, alguns macetes podem fazer com que diminua seu investimento e consiga se posicionar melhor.

Google Ads

18. Segmente seus anúncios de acordo com o horário

Uma maneira de esboçar sua estratégia na criação de anúncios no Google é a dde procurar saber qual o horário de atividade dos visitantes. Se trabalha em um ramo que lida diretamente com outros negócios, o ideal é programar o anúncio para correr durante o horário comercial, por exemplo. Já produtos de entretenimento podem ser agendados para aparecerem nas horas de descanso, entre outras possibilidades.

19. Segmentação por local

Essa estratégia consiste em limitar a aparição dos anúncios de acordo com o local. É possível definir isso dependendo de sua área de entrega - no caso de produtos físicos - e do tipo de público que deseja alcançar. Digamos que não é uma boa estratégia vender chapéus de cowboy em centros urbanos como Rio de Janeiro, Nova York ou Paris, por exemplo.

20. Segmentação por dispositivo

Lembra que mencionamos a otimização para dispositivos móveis anteriormente? Um dos motivos de recomendarmos isso é porque a segmentação por dispositivo também é possível. Você pode limitar a aparição desses anúncios dependendo do tipo de aparelho que o cliente em potencial está usando. Se trabalha com acessórios para iPhone, por exemplo, restringir o anúncio para aparecer em smartphones é uma boa tática para abaixar o custo do anúncio e ter mais chance de chamar atenção dos usuários.

21. Use landing pages para conversões

Landing pages são as páginas de seu site que são as primeiras a serem exibidas quando um visitante clica no seu link em um buscador ou anúncio. É nela que você deve focar para realizar a conversão. Para criar landing pages matadoras para sua loja virtual, confira nosso texto com as 15 melhores ferramentas para criar landing pages para seu ecommerce e algumas dicas de otimização logo abaixo.

Landing page

22. Velocidade e limpeza na landing page

Algumas dicas são cruciais para ter uma landing page de sucesso. A primeira delas é a velocidade, pois a página precisa carregar quase que instantaneamente, visto que manter o visitante esperando causará com que ele desista de conferir seu conteúdo ou produtos. A segunda dica é a limpeza, que está ligada à dica anterior. O design da landing page deve ser limpo, claro e de leitura fácil para que o visitante entenda a proposta.

23. Compatibilidade e chamada para a ação

Uma das preocupações que se deve ter na criação da landing page é a sua compatibilidade com o termo buscado. Se alguém procura o termo “comprar capa de iPhone”, sua landing page deve estar relacionada ao acessório, mesmo que não seja a única coisa que venda. Assim como a landing page deve ser limpa, a chamada para ação também. Ao clicar no link ou ad, o cliente já passou da fase de descoberta, ou seja, já possui interesse no produto. Por isso, uma chamada para ação clara e bem posicionada na página é essencial para a conversão.

24. Crie sensação de confiança nas páginas de seus produtos

Visitantes de primeira viagem ainda estão avaliando se sua loja virtual é confiável. Uma das maneiras de demonstra confiabilidade é a de oferecer descrições de produtos claras e bem escritas. Uma página que apenas mostra seus produtos mas não oferece descrições ou detalhes sobre ele podem inspirar desconfiança do consumidor.

25. Crie sensação de urgência

Esta é uma dica espinhosa, já que criar sensação de urgência no consumidor deve ser feita de maneira que não o espante, mas que também não o deixe por pensar por muito tempo. Estratégias como criar promoções relâmpago ou deixar especificado a data de chegada para que ela saiba quando vai receber o produto se comprar são algumas que podem ajudar nesse quesito.

26. Crie botões chamativos

A chamada para ação de sua página de produto é, basicamente, o botão de compra. Por isso, deve-se levar em consideração e carinho como esses botões serão apresentados em sua página de produto. Você pode testar diferentes botões de texto - como “Compre agora” ou “Adicione ao carrinho” -, assim como seu posicionamento e quais serão as cores do botão.

Buy

27. Faça testes e análises constantes

Nenhum método é 100% seguro de dar certo, embora alguns possam ser completas falhas. Por isso, nunca deixe de realizar testes em suas páginas de produto. Dessa maneira, pode encontrar o que está funcionando para seu negócio e o que não funciona tão bem assim. Uma dica que damos é chamar alguém de fora para testar o seu site e relatar o que achou da experiência de navegar por ele.

28. Utilize seus canais de atendimento para realizar conversões

Seus canais de atendimento online não precisam ser usados apenas para resolver problemas. Emails e chat online também podem ser usados para converter visitantes tanto em assinantes de newsletter - ideal para o email marketing - quanto para fechar vendas e transformá-los em clientes. Ferramentas como o convite de chat proativo que oferecemos no Jivochat são funcionalidades que aumentam consideravelmente sua taxa de conversões e devem ser usados sempre que possível.

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Quais estratégias está aplicando para aumentar as visitas e conversões em sua loja virtual?

Existem uma infinidade de estratégias e possibilidades para promover sua loja virtual e especificamos apenas algumas para que possa dar o pontapé inicial. Usar um sistema de chat online como o Jivochat, como especificamos no último item da lista, pode ser um grande trunfo, principalmente se aliado a um excelente serviço de atendimento ao consumidor. Para encontrar o atendente perfeito, sugerimos também que leia nossas 5 dicas para ter um atendimento excelente em ecommerce e conheça os planos e funcionalidades do Jivochat.

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