A importância do conteúdo na fidelização dos clientes

Saiba o motivo do conteúdo ser tão importante na hora de fidelizar seus clientes.

Sabe aquele ditado que você ouvia na infância, “mais vale um pássaro na mão que dois voando”? Pois é, talvez você nunca tenha pensado em como ele se aplica bem no dia a dia de uma empresa.

Afinal, ao mesmo tempo em que as empresas investem em diversas estratégias para pegar o máximo de “pássaros” possível ao conquistar novos consumidores — como o marketing digital — a fidelização de clientes é mais importante do que nunca.

Para isso, é preciso ter um planejamento específico, não apenas para reter clientes, mas para torná-los verdadeiros defensores da sua marca. Nesse sentido, a produção de conteúdo tem um papel fundamental.

Veja qual é esse papel e como a sua empresa pode se beneficiar por usar o conteúdo na fidelização de clientes!

Por que o conteúdo não serve só para a primeira venda

A grande maioria das empresas que investe seriamente em marketing de conteúdo observa aumento nas vendas, seja de forma direta ou indireta. Mas isso não precisa se limitar à primeira venda.

Na verdade, a própria metodologia de Inbound Marketing, do qual o marketing de conteúdo faz parte, é feita para educar pessoas desde o contato inicial até depois da venda.

O objetivo disso é criar um ciclo virtuoso, no qual clientes passam a trazer novos clientes. A metodologia Inbound funciona assim:

Percebe como o conteúdo é usado para conectar marca e cliente desde a primeira etapa do processo? Quando a pessoa realiza a compra, é muito mais fácil fidelizá-la, pois ela já ouve o que você tem a dizer.

Em outras palavras, o conteúdo não serve só para a primeira venda porque esse nunca foi o objetivo do Inbound!

Pelo contrário, ele foi feito de uma maneira que prepara o caminho para a fidelização desde o primeiro contato.

Conheça 4 benefícios incríveis do conteúdo para o seu negócio

Fidelizar cliente

Entender os benefícios do conteúdo para o seu negócio vai ser de grande ajuda para manter o foco na criação de materiais relevantes, que ajudem a conquistar até os clientes mais exigentes.

E são benefícios bastante significativos, pois interferem diretamente na saúde financeira da empresa, bem como no seu posicionamento no mercado. Quer ver?

Alguns dos principais resultados positivos do conteúdo para o seu negócio são:

1. Educar o mercado

Educar os clientes e prospects compradores sobre o que a sua empresa faz é uma vantagem competitiva imensa com relação aos concorrentes, diretos e indiretos.

Inclusive, os concorrentes indiretos são ignorados por grande parte das empresas ao fazer marketing e planejar um processo de vendas. Quem são estes?

Qualquer alternativa “paralela” ao seu produto ou serviço pode ser classificada assim.

Por exemplo, se você vende um serviço de contabilidade, caneta e papel ou planilhas do Excel são concorrentes indiretos, pois podem impedir que alguém veja a necessidade de contratar o que você oferece.

O conteúdo ajuda a mostrar para essa pessoa como é vantajoso para ela usar um serviço como o seu em vez de qualquer outra solução.

Ao fazer isso, a sua marca consegue pelo menos dois benefícios:

  1. Alcança status de autoridade no mercado;
  2. Cria mais oportunidades de venda.

2. Melhorar a percepção de valor da marca

Falando mais sobre alcançar um status de autoridade, é importante lembrar que as marcas consideradas líderes são encaradas de forma mais favorável pelos consumidores.

Em outras palavras, os clientes vão procurar a sua oferta antes de buscar um concorrente. É uma ideia bem agradável, não concorda?

Além disso, marcas com um posicionamento forte  —  também chamado de Brand Equity —  conseguem até uma margem de lucro maior sobre os produtos e serviços.

Mas como o conteúdo ajuda nisso, afinal de contas? É simples. Conteúdo de qualidade gera valor, ou seja, ajuda as pessoas a resolverem problemas de forma mais rápida, prática ou barata.

E a partir do momento em que a sua empresa gera valor para os clientes ANTES de tentar vender um produto, ganha a confiança e o respeito deles.

O público passa a recorrer ao que você tem a dizer quando precisa tirar dúvidas ou buscar informações relevantes, pois sabe que o seu objetivo é ajudar, não apenas vender.

A beleza disso está justamente no fato de que essa abordagem vai resultar exatamente em aumento das vendas, como consequência da autoridade conquistada.

3. Desenvolver uma relação mais próxima dos clientes

Diante dos dois pontos anteriores, fica fácil entender de que forma o conteúdo contribui para uma aproximação natural entre marca e clientes.

Quanto mais valor você gerar para a sua persona por meio de conteúdo, mais inclinada ela estará a continuar buscando o que você tem a dizer.

Melhor ainda, ela passará a interagir de forma cada vez mais engajada com seus materiais, por comentar em seus posts, compartilhá-los nas redes sociais e, na hora certa, buscar saber sobre os serviços que oferece.

Isso é o que chamamos de funil de vendas. Ele é uma forma de guiar os clientes do interesse inicial até a decisão de compra.

Aos poucos, o visitante vira lead, que depois de um processo adequado de nutrição, se torna cliente. E o cliente, quando tratado da forma certa, se torna um defensor de marca.

4. Facilitar parcerias

Parcerias são outro aspecto de grande importância para ajudar empresas a conseguir resultados de forma mais rápida, com custos reduzidos e em escala maior do que normalmente conseguiriam sozinhas.

O co-marketing é um belo exemplo de parceria que pode ser firmada, e tem como base a produção de conteúdo.

Guest posts também são outro tipo de parceria muito lucrativa que tem o conteúdo como centro das atenções. Este post, por exemplo, é uma co-criação da Rock Content com a JivoChat.

Nos dois casos, é fundamental que a sua empresa já produza conteúdo, para que os parceiros em potencial se sintam atraídos a unir forças e seja possível gerar resultados para os dois lados.

Mesmo quando estamos falando de parcerias que não envolvem a produção direta de conteúdo, vale lembrar que ter uma estratégia desse tipo facilita que possíveis parceiros enxerguem a sua empresa e entrem em contato.

O papel do conteúdo na fidelização de clientes

Conteudo para conseguir clientes

Como já vimos acima, o conteúdo está presente em todas as etapas da interação com os clientes, mas, no que diz respeito a fidelização, o pós-venda é essencial.

Mas como conteúdo e pós-venda se relacionam?

Pense um pouco: um pós-venda de qualidade requer tirar qualquer dúvida do cliente com o produto em mãos e ajudá-lo a tirar mais proveito do que comprou.

Isso pode ser feito de várias formas, como podemos ver a seguir:

Suporte especializado

Inicialmente, uma página de suporte ao cliente com perguntas comuns respondidas já é uma boa forma de usar o conteúdo para a fidelização.

Além disso, o conteúdo pode ser transmitido por atendentes bem treinados, prontos para ajudar os clientes em tempo real com um sistema de suporte ou chat no seu site.

Aliás, aqui vai um lembrete: conteúdo não se resume ao que está no seu blog, mas a todas as informações relevantes que puder oferecer ao seu público em todas as páginas, Landing Pages, Ebooks e comunicação offline.

Material impresso

Enviar material impresso com dicas de uso do produto e uma mensagem de agradecimento pode ter grande impacto sobre novos clientes, até porque hoje em dia tudo é digital.

Algumas marcas até enviam bilhetes escritos à mão, como forma de dar um toque pessoal a mais.

Seja fazendo isso ou enviando belos impressos, o que importa é o gesto  —  e o conteúdo, é claro!

Sucesso do Cliente

O Sucesso do Cliente é uma forma de fidelização excepcional, e faz tanta diferença que muitas empresas têm contratado profissionais responsáveis apenas para garantir que isso seja uma prioridade.

De forma básica, o Sucesso do Cliente envolve ajudar quem comprou um produto a ter resultados acima do esperado com ele.

Quando isso é feito do jeito certo, é de esperar que a pessoa compre novamente em breve.

E-mail marketing

E-mail marketing é a ferramenta mais usada para executar a nutrição de leads de que falamos antes.

Usar o e-mail para apresentar conteúdo faz todo o sentido, já que se trata de um canal com poucas interrupções, com altas taxas de abertura e conversão e, o melhor, de forma altamente personalizada.

Somando tudo isso aos já tradicionais blog posts e materiais ricos que você pode criar voltados especialmente para quem já é cliente, temos uma gama enorme de opções de fidelização por meio do conteúdo.

A fidelização de clientes é uma das tarefas mais críticas para o sucesso e a longevidade de uma empresa. Quanto mais pessoas leais, dispostas até a promover sua marca, maior o seu poder de influência no mercado, tanto de forma econômica quanto moral.

Quer aprender mais sobre fidelização de clientes? Veja agora tudo que você precisa saber sobre o assunto para ter clientes que propaguem a sua marca!

*Esse post foi produzido pela equipe da Rock Content

2017/12/ 6

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