20 ideias de blog posts para seu site ou loja virtual

Montar um blog para impulsionar as visitas de sua ecommerce é uma das melhores estratégias que pode adotar. Porém, isso significa a necessidade de publicar conteúdo constantemente e ficar atento às estratégias de SEO para melhor ranqueamento no Google. Mas não será necessário ficar queimando os neurônios pensando no que publicar, já que reunimos 20 ideias de blog posts para seu site, que pode adaptar de acordo com os assuntos em seu nicho. Confira abaixo e faça uma lista de publicações que pode planejar!

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1. Preveja tendências futuras

Um tipo de posts ideal para épocas de transição, como a virada do ano. Nesse tipo de conteúdo, você pode criar um blog post adivinhando quais serão os rumos que seu mercado tomará no ano que está para chegar. Quais são as tendências que devem tomar o mercado no início do ano? Que tipo de lançamento acontecerá no ano seguinte que promete abalar sua área de atuação? Quais ferramentas serão consideradas primordiais? Essa é a hora de vestir o capuz de vidente e começar suas previsões!

2. “Porque eu não trabalho com X ferramenta”

Apesar de não ser um tópico tão bom para o SEO, esse é um tipo de assunto que instiga curiosidade, principalmente de quem é assinante em sua lista de email marketing. Normalmente, blog posts indicam ferramentas e práticas, então abordar o inverso causa espanto e curiosidade.

Você pode usar um título desses para criar um post irônico. Por exemplo, se críassemos um artigo “Porque não recomendamos chat online”, com certeza o desenvolveríamos de maneira humorística, citando todos os problemas que empreendedores enfrentam por não ter um chat online. Por outro lado, também pode oferecer uma visão diferente sobre como usar uma ferramenta, explicando como usá-lo de maneira diferente pode trazer ainda mais resultados. Existe alguma prática que seja diferente do padrão mas funciona? Então mostre-a através de um post em seu blog!

3. Estudo de caso

Um dos exemplos mais comuns, porém bastante efetivos. Estudos de caso são práticos e factuais, ou seja, não são apenas dicas e instruções que ainda devem ser testadas, mas ações que funcionam. Por exemplo, em um de nossos artigos divulgamos os resultados positivos que a equipe de marketing do Itajaí Shopping adquiriu ao utilizar o JivoChat para atender os visitantes de seu site.

Ou seja, não hesite em criar um post para seu blog mostrando como seu produto ou serviço ajudou um cliente. Confira nosso post sobre o Itajaí Shopping acessando o link!.

4. X coisas que precisa fazer após [conseguir objetivo Y]

Esse tipo de post em formato de lista é bastante comum e pode servir dentro de uma série de artigos. Se também trabalha na área de ecommerce, por exemplo, pode criar artigos intitulados “10 coisas para fazer após colocar sua loja virtual online” ou “10 coisas para fazer após criar sua Fan Page no Facebook”. Existe uma infinidade de posts que pode fazer apenas seguindo essa estrutura.

5. Faça testes e publique resultados

Essa ideia de publicação é ideal para quem trabalha em áreas com muita experimentação, como produtividade e a própria área de vendas. Você pode criar ou replicar um experimento, criando posts semanais com seu progresso. Nele, você deverá mostrar os resultados, dizer quais foram os principais desafios e as barreiras que apareceram no caminho. Alguns exemplos de post dentro dessa categoria:

“30 dias acessando o email apenas uma vez por dia - como impactou minha produtividade” “30 dias trabalhando apenas 20 horas por semana: eu consegui dar conta das demandas?” “Um mês sem carboidrato - quais mudanças aconteceram no meu corpo?”

6. “Táticas secretas para obter X benefício” ou “X truques da ferramenta Y que você provavelmente não sabe”

Esse é um tipo de blog post bastante popular, já que muitos procuram por dicas que ninguém conhece. Além disso, esse é um título que atrai a curiosidade de quem esbarrar com seu post em buscas no Google ou nas redes sociais. “Estratégias secretas para atrair mais tráfego” ou “10 dicas para perder peso que provavelmente não conhece” são alguns dos exemplos de título que pode adaptar em seu blog.

7. Coisas que eu faria de maneira diferente

Um tipo de post ideal se já possui alguma experiência em seu mercado e acumulou alguns erros em sua jornada. Nesse tipo de escrita, o leitor acaba se tornando atraído pelos enganos, de maneira a tentar não replicá-los em seus próprios negócios. Você também pode abordar tendências que não conseguiu previr ou que estava completamente equivocado.

Textos com o título “10 erros que cometi nos 10 anos do meu negócio” ou “10 previsões erradas que fiz para 2018” são conteúdos que pode utilizar. Ou seja, pode fazer uma espécie de post parecido com o da primeira dica, mas revelando erros em previsões passadas.

8. Perguntas e respostas

Excelente para gerar engajamento nas suas redes sociais e encaminhar seus seguidores para o blog, esse tipo de post pode começar a ser feito através de uma transmissão ao vivo no Facebook ou de uma story no Instagram. Pode perguntar aos seus seguidores as principais dúvidas que possuem sobre seu produto, serviço ou carreira. Após receber as perguntas, pode criar um blog post com todas as respostas.

9. Escreva sobre os principais rumores de sua indústria

Todo nicho de mercado possui rumores. Não é uma boa ideia publicá-los enquanto ainda não estão confirmados, já que, dependendo da maneira que divulgue-as, pode ter sua credibilidade afetada. Por outro lado, pode simplesmente comentar sobre o rumor, apontando que ele existe, que não há confirmação e qual a probabilidade dele ser verdadeiro e que impacto ele poderá gerar em seu mercado caso se confirme. Lembre-se: você está usando seu blog não apenas para vender mais, mas para se estabelecer como uma autoridade em seu mercado.

10. Comemore o aniversário de seu site!

Datas comemorativas sempre são úteis para seu blog. Apesar de ser um tipo de conteúdo que pode publicar apenas uma vez por ano, pode abordar o acontecimento de diferentes maneiras. Por exemplo, ao completar seu primeiro ano, pode enumerar as principais conquistas de seu blog. Nos anos subsequentes, pode repetir essas conquistas mas também mostrar seus objetivos e até mesmo os erros cometidos ao longo do ano. Existe um outro tipo de blog post que pode abordar nesse tipo de data…

11. Ranking dos posts mais acessados

Não é necessário que faça isso apenas no aniversário do seu blog e, por isso, não o citamos como exemplo no item anterior. Pode fazer isso de maneira mensal ou semanal, principalmente se já possui um constante fluxo de tráfego. Pode relembrar aos seus leitores as principais notícias da semana ou do mês que passou, assim como mostrar quais foram os posts mais acessados. Essa é uma ótima maneira de trabalhar seu linkbuilding interno.

Leia também: A importância do conteúdo na fidelização dos clientes

12. Reflexões do ano que passou

Outro tipo de post que semelhante ao post de aniversário ou de previsões para o ano novo, você pode criar uma publicação fazendo uma reflexão sobre o ano que passou: os sucessos, as crises, as mudanças na indústria são alguns dos tópicos que pode abordar. É possível tanto criar uma análise sobre o seu negócio ou sobre seu nicho como um todo.

13. Dicas para iniciantes

Trabalha em uma área educativa? Então posts com dicas para iniciantes deverão ser a maioria das publicações de seu blog. Nesse tipo de artigo, pode listar dicas para quem está começando em sua área ou quem acabou de adquirir um produto em sua loja virtual. Nós mesmo aqui no JivoChat já publicamos uma série de artigos semelhantes como esse no qual mostramos 4 melhores dicas de chat online para salões de beleza

14. Listas com fatos desconhecidos sobre seu negócio

Um tipo de blog post ideal para construir uma comunidade ao redor de sua marca, já que revela curiosidades internas sobre sua empresa. Esse é o tipo de publicação que deve usar para contar um pouco de sua história e criar uma aproximação maior com seu público, então não economize em artigos desse gênero. Alguns títulos dentro dessa categoria podem se chamar “5 coisas mais importantes que aprendi em 5 anos de negócio” ou “30 coisas que ninguém sabe sobre a minha história”.

15. Cite personalidades conhecidas

Nomes famosos inspiram cliques em mídias sociais. Isso não significa que deve procurar a personalidade para criar um post em seu blog - mas nada o impede de fazê-lo! - mas se inspirar em seu modo de agir ou pensamento singular para criar uma publicação. Por exemplo, pode criar um artigo mostrando como o modo de pensar do Steve Jobs pode o ajudar a criar campanhas de marketing, entre outros.

16. Comparativos entre marcas

Ideal para ecommerces que vendem produtos de marcas diferentes. Pode usar o seu próprio blog para criar posts comparativos, ou seja, comparando as principais características de dois produtos concorrentes, criando um link para comprá-los em sua loja. Artigos como “iPhone 8 vs Galaxy S8” na área de celulares ou Excel vs CRM para gerenciar seu negócio são bons exemplos de artigos comparativos que pode explorar em seu blog.

17. Como alcançar resultado X em tempo Y

Alcançar um resultado em um período de tempo é uma pergunta feita com frequência nos mecanismos de busca. Com a necessidade de se estruturar um projeto tendo prazos em mente, é comum buscar por maneiras de chegar ao resultado desejado e seu blog pode oferecer a resposta para isso.

Títulos como “como conquista 100 seguidores nas redes sociais em 10 dias” ou “como aumentar minhas vendas em 10% em um mês” são exemplos que pode considerar. Só vale mencionar que é necessário que teste e comprove a prática antes de criar o post.

18. Conteúdo pilar

Talvez o mais importante dessa lista seja o conteúdo pilar, podendo ser considerado um projeto dentro do seu blog. Diferente dos outras ideias de blog posts que mencionamos aqui, esse tipo de conteúdo deve conter um número expressivo de palavras - mais de 2000 ou 3000, por exemplo - e ter o melhor trabalho em SEO. Esse post servirá como uma porta de entrada para seu blog, no qual pode encaminhar seus visitantes para outros artigos mais específicos.

Esse conteúdo pilar pode ser construído como uma lista com cerca de 50 itens - como “50 dicas para vender mais em seu ecommerce” - ou um guia completo sobre o uso de uma ferramenta. Vale notar que é necessário que o post seja bem detalhado e minucioso, ensinando tudo o que o visitante precisa saber sobre o assunto que está abordando.

19. Indicações de ferramentas

Outro tipo de conteúdo que abordamos com frequência aqui no blog. Criado em formato de lista - mas normalmente menor que o do conteúdo pilar -, esse tipo de post procura ajudar seu público-alvo a conhecer aplicativos ou serviços que podem facilitar suas vidas. Por exemplo, nesse artigo oferecemos algumas ferramentas de SEO grátis para ajudar nosso público a melhorar seu ranqueamento no Google.

20. Acabe com mitos!

Dê uma de “caçadores de mitos” e ajude a desbancar mitos e rumores de sua indústria. Existe alguma prática feita com frequência mas que nunca foi testada e comprovada em seu mercado? Pesquise sobre ele e desmistifique o assunto, indicando se essa prática realmente vale a pena, se ela deve ser feita de outra maneira ou, pior ainda, se ela na verdade prejudica quem acredita que ela está a melhorar. Esse é um tipo de conteúdo que pode o auxiliar consideravelmente a construir sua autoridade.

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Agora que conhece algumas das principais ideias de blog posts que pode usar em seu site, já possui munição para fazer seu blog explodir e elevar o número de visitantes de sua loja virtual. Para atender aos novos visitantes de seu site, utilize o JivoChat como solução de chat online e encaminhe-os para sua lista de emails ou para comprar em seu site. Teste o JivoChat GRATUITAMENTE por 14 dias se registrando ao clicar no link!

E lembre-se, para complementar o conteúdo das publicações do blog também é indicado que você crie uma imagem de capa para os artigos publicados. Se você não conta com uma equipe de design ou não consegue delegar mais essa tarefa para o seu time, você pode utilizar uma ferramenta como a Venngage. Nela, encontrará diversos modelos de imagens que você pode editar, adequando a identidade visual do blog, de uma forma bem prática.

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