10 habilidades que qualquer empreendedor deve estudar antes de começar seu negócio

Saiba quais são as habilidades importantes a desenvolver para começar seu próprio negócio

Empreender é um verbo que pode significar muitas coisas, exceto facilidade. Começar um novo negócio, independente do local onde viva e do ramo que escolheu, exige bastante do futuro empreendedor. E não falamos apenas em tempo disponível ou capital financeiro para aplicar na empreitada, mas também no desenvolvimento de habilidades essenciais a se desenvolver antes mesmo de começar.

Claro que isso não significa que deve se tornar um mestre em cada uma dessas habilidades, mas apenas adquirir certo conhecimento para que possa, por exemplo, selecionar membros para sua equipe, saber onde investir seus esforços e dinheiro e como divulgar sua marca pela internet, entre diversos outros. Se está pensando em abrir um novo negócio mas não sabe o que deve aprender antes de começar, confira a lista abaixo com 10 das principais habilidades a aprender antes de abrir sua nova empresa.

Inclusive, após lançar sua página, não deixe de instalar o JivoChat gratuitamente para impulsionar suas chances de sucesso e ajudar a concretizar sua primeira venda online.

Dica: Aprenda também a construir um plano de marketing para redes sociais em sua ecommerce

1. Recrutamento e seleção

Talvez a habilidade mais importante para um empreendedor, mesmo que ele comece a empresa totalmente sozinho, é a de escolher os melhores parceiros e colaboradores para seu negócios. A não ser que não tenha a intenção de fazer sua empresa crescer, será necessário que comece a recrutar mais pessoas ao redor de sua ideia de negócios para alavancá-la. Portanto, conhecer mais sobre psicologia, técnicas de recrutamento e seleção são primordias para escolher os melhores profissionais com os recursos que tiver à disposição.

Recrutamento

Dica: Conheça 10 diferentes maneiras de fazer recrutamento online para sua ecommerce!

2. Atendimento ao cliente

Se aprender recrutamento é necessário mesmo que conhece um empreendimento sozinho, conhecer o básico sobre atendimento ao cliente é essencial principalmente nesse primeiro momento onde está fazendo tudo por conta própria. Vale lembrar também que um negócio dificilmente crescerá se o seu atendimento não funciona desde o princípio. Para aprender mais sobre como atender melhor os visitantes e clientes do seu site, não deixe de conferir esse texto que indica o melhor momento para investir em atendimento virtual.

Atendimento

3. Resiliência

Pode parecer clichê, mas resiliência é a habilidade mais importante a se desenvolver ao criar um negócio. Não há empreendimento que comece sem exigir que trabalhe um número de horas desumano, caso estivesse a trabalhar para outras pessoas. Longas semanas de trabalho aguardam qualquer empreendedor que esteja começando em seu negócio e conseguir se manter focado nos objetivos talvez seja o maior desafio. Por isso é recomendável que comece uma empresa em algo que tenha bastante afinidade, já que facilita o trabalho por longas horas.

4. Tomada de decisões

Independente se é um pequeno empresário ou CEO de uma grande empresa, a tomada de decisões estará presente em todos os dias de sua vida. A tomada de decisões acontece desde o plano estratégico da empresa até o nível mais baixo, como decidir se envia um reembolso ao cliente insatisfeito ou oferece a troca de um produto, por exemplo. Ou seja, tomar decisões deve se tornar algo natural para que empreenda com sucesso.

Decisoes

5. Trabalhar com pouco dinheiro

Apesar de existirem exemplos de negócios que subiram ao estrelato em menos de um ano - como o desse delivery de saladas em potes pelo WhatsApp -, dificilmente terá grandes retornos de imediato. Por isso, é ideal que aprenda a fazer o máximo que puder com poucos recursos à disposição. Caso administrar dinheiro seja um problema para você, recomendamos fortemente que aprenda sobre finanças e como criar orçamentos para que seu faturamento seja revertido no crescimento de seu negócio.

Dica: Confira nossas 11 dicas para ter um negócio na internet sem gastar muito para saber por onde começar!

6. Lidar com risco

Assim como a tomada de decisões, lidar com riscos é uma constante na vida de um empreendedor. Porém, não existem muitos cursos dizendo como lidar com os diferentes tipos de riscos que seu negócio pode enfrentar. Gerenciar esse aspecto é feito de maneira semelhante às decisões, necessitando que avalie os riscos e consequências de cada ação antes de seguir em frente. É necessário manter o foco mesmo sabendo dos riscos que está correndo ao escolher o próximo passo de sua estratégia.

7. Gerenciamento de tempo

Se já acha sua vida agitada antes de começar a empreender, prepare-se pois ela ficará ainda mais. Por isso, é essencial que aprenda a gerenciar melhor seu tempo, assim como ser mais produtivo. Felizmente, materiais sobre como melhorar sua produtividade e conseguir fazer mais em menos tempo são abundantes na internet. O número de ferramentas e técnicas para ajudar nessa área também são inúmeras, como a técnica de Pomodoro e a lei de Pareto, entre outros.

Produtividade

8. Aprendizado

Pode parecer esquisito ver o aprendizado como uma habilidade a se aprender para começar um novo negócio, mas ela é primordial para que tenha sucesso. Mas ter a capacidade de aprender novas coisas é essencial para que se mantenha atualizado sobre mudanças na indústria e novas ferramentas que podem ser úteis para seu negócio. Caso atue na área de redes sociais, por exemplo, acompanhar as atualizações do Facebook e aprender como usar novas ferramentas de anúncio, entre outras.

Dica: Para aprender mais sobre mídias sociais, recomendamos fortemente que acompanhe alguns desse blogs especializados.

9. Vendas

Uma habilidade primordial caso tenha um ecommerce, mas essencial independente do ramo que pretende atuar. Técnicas para falar bem em público e para convencer pessoas são alguns dos aprendizados que deve considerar aprender antes de começar a tentar apresentar sua ideia para o mundo. Conheça algumas estratégias de vendas que pode usar em seu chat comercial e teste o que funciona para o seu negócio.

10. Contabilidade

Muitas vezes esquecemos de levar a contabilidade em questão ao falarmos de empreendedorismo. Mas ela não pode ser negligenciada, já que pode colocar em risco o futuro de seu negócio, principalmente se seus impostos não estiverem em dia. Embora seja extremamente recomendado que contrate um contador, também recomendamos que aprenda um pouco sobre o assunto, de maneira que evite cair em armadilhas legais.

Parcerias JivoChat: nosso programa de afiliados paga 30% recorrentes.

Contabilidade

Para um excelente atendimento ao consumidor, use o Jivochat!

Com ao menos o básico de cada uma das competências desse texto, estará mais que preparado para iniciar um empreendimento próprio e conseguir atingir o sucesso. Para oferecer um excelente atendimento ao cliente na internet, recomendamos que conheça as funcionalidades do Jivochat. Uma das plataformas mais flexíveis do mercado, poderá usá-lo para atender os visitantes de seu negócio pelo computador, dispositivos móveis e até mesmo os seguidores de sua Fan Page no Facebook. Clique no link para testar o Jivochat GRATUITAMENTE por 14 dias!

2017/08/ 2

Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...

Dicas para ecommerce, conversão e suporte