10 funções obrigatórias em seu chat online

Não basta colocar qualquer chat, é necessário saber quais tipos de funções ele precisa possuir

Existe um grande número de opções para chat online, com as mais diversas funcionalidades e particularidades de cada uma, que podem ser integradas tanto a uma página ou a plataformas de blogs, como com o WordPress. Com essa grande variedade no mercado, algumas vezes pode ser difícil saber quais funções - algumas delas que talvez nem imagine que conte com uma função em específico - são as mais importantes para prestar um bom atendimento.

Para ajudar nessa tarefa, inclui em nossa lista 10 funções obrigatórias que seu chat online precisa ter para poder prestar um bom atendimento, assim como realizar avaliações sobre o rendimento da ferramenta.

Certamente, você pode contar com o JivoChat para oferecer as funções mencionadas, sendo uma plataforma de atendimento profissional focada em oferecer diferenciais para seu negócio.

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1. Design customizável

Por conta de algumas ferramentas de chat para ecommerce serem gratuitas - mesmo que tenham opções pagas -, existe a possibilidade delas limitarem as opções de personalização da interface. Ou seja, não conseguirá incluir sua identidade visual em sua versão da ferramenta ou contará com opções demasiadamente limitadas. Inclusive, também é possível que ofereçam a funcionalidade de customizar a aparência apenas se fizerem upgrade da conta gratuita para paga.

Apesar da oferta de pagar menos ou não pagar nada ser tentadora, não poder personalizar sua ferramenta de chat online pode abalar a confiança de possíveis clientes em sua empresa. Por esse motivo, uma das funções obrigatórias dos chats online é que permite a customização do design.

2. Aplicativo para dispositivos móveis

Funções de um chat online

Com a migração da maioria do acesso à internet dos computadores para celular, não disponibilizar um aplicativo para Android e iOS - os sistemas mobile mais usados - não é mais aceitável. O uso de um app permite que atenda a solicitações quando não possuir um computador por perto. Isso traz mais flexibilidade ao seu atendimento, que não precisa ficar offline quando sua equipe não está diante da tela de um PC ou Mac.

3. Versão para navegadores web

Por mais que o acesso à internet nos computadores esteja em declínio, ainda são os mais utilizados para o atendimento online. Embora o software seja a melhor opção, vale notar que não é recomendado instalá-lo em todo tipo de computador. Para resolver essa questão - como em computadores públicos - é imprescindível que sua ferramenta de chat online conte com uma versão web, necessitando apenas de um navegador e uma conexão com a internet para funcionar. Apesar de não ser obrigatório, contar com uma versão do programa para computadores Mac também torna o acesso a plataforma mais flexível.

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4. Formulários pré-chat

Pode parecer pequeno, porém a possibilidade de preenchimento de formulários pré-chat conta com uma série de benefícios tão importantes que o tornam obrigatório. Uma das vantagens é que, caso esteja com a fila de atendimento cheia, você ganha alguns minutos com o cliente, que fica ocupado preenchendo-o. A segunda vantagem é a de permitir ao atendente pular algumas partes, já que os dados ficarão disponíveis desde o começo da conversa.

Por fim, a inserção do email de um visitante no formulário enriquece a sua lista de emails, no qual poderá trabalhar seu email marketing. Não deixe de conferir nosso artigo com 30 dicas de email marketing para ecommerce para saber mais sobre o assunto.

5. Possibilidade dos clientes acionarem o chat mesmo offline

Mesmo que o horário de expediente tenha acabado, isso não significa que seus clientes ou visitantes precisem ficar sem atendimento. Algumas ferramentas acabam por fechar totalmente o chat fora do horário comercial, mas existe a possibilidade de mantê-lo funcionando, mesmo que a resposta não seja imediata. Por isso, é bastante recomendável que use uma plataforma que permita o envio de mensagens fora do horário comercial. Você pode optar por uma que responda automaticamente quando não há atendentes online e a questão seja respondida no dia seguinte ou que as solicitações sejam encaminhadas a um email. Usar ambos também funciona.

6. Convites proativos

Uma das principais ferramentas para engajamento do JivoChat é a solicitação proativa. Ou seja: após algum tempo no qual o visitante esteja em sua página, uma mensagem - que pode ser automática ou não - é enviada através do chat, se colocando a disposição do visitante para tirar quaisquer dúvidas. A prática faz com que o chat online funcione melhor e converta mais vendas para as empresas que as utilizam. Não são todas as ferramentas que contam com a função, no entanto, dada sua efetividade, é justo dizer que ela é uma das funções obrigatórias para seu chat online.

O que um chat precisar ter

7. Possibilidade de atender vários clientes simultaneamente

De nada adianta migrar do telefone para o chat online se uma de suas principais vantagens não puder ser aproveitada: atender mais de um cliente por vez. Se uma plataforma de chat online não oferece essa possibilidade, simplesmente não faz sentido adotá-la, já que os clientes permanecerão esperando mais ou menos o mesmo tempo se estivessem fazendo uma ligação para uma central de telemarketing, por exemplo.

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8. Histórico do cliente

Outro dos pontos fortes do JivoChat e uma função bastante útil para quem utiliza CRM é a possibilidade de integração com o seu sistema, permitindo que insira e exporte informações dos clientes para seus atendimentos. Dessa maneira, a conversa fica mais produtiva, não evitando apenas que o cliente tenha de passar informações a cada conexão, mas que o atendente tenha informações sobre visitas, compras e problemas passados, possuindo uma visão ampla da relação entre a empresa e o comprador em específico.

9. Ferramentas analíticas

Não adianta apenas conseguir atender, mas também se avaliar constantemente afim de melhorar seus processos. Por isso, qualquer plataforma de chat online precisa oferecer à sua empresa ferramentas analíticas para que possa avaliar o desempenho de sua equipe. Através dela, será possível contabilizar quantas conversões fez a partir de um atendimento, quantos atendimentos fez em um determinado período, quantas questões foram selecionadas, entre outros diversos parâmetros. Não adote uma plataforma que não ofereça essa funcionalidade.

Como escolher um chat para o site

10. Backup de conversas

Por último mas não menos importante, uma das funções obrigatórias em um chat online é o backup dos atendimentos. Enquanto as ferramentas analíticas citadas anteriormente servem para fazer medições quantitativas de seus contatos, o backup possui duas funções principais: analisar a qualidade dos atendimentos e proteção contra visitantes mal-intencionados. É uma das funções que são tão obrigatórias que não pode nem pensar em adotar um chat online que não conte com a opção, devido ao risco que sua falta representa.

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Entendeu quais são as funções obrigatórias de um chat online?

Depois de ler este texto, tenho certeza que você já sabe todas as características que seu chat online precisa ter para ser um autêntica sucesso! Se você quiser, agora mesmo, começar a usar um chat online no seu site, experimente usar o Jivochat durante 14 dias de forma completamente gratuita. Clique aqui para começar!

2016/08/25

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