5 dicas para ter um atendimento excelente em e-commerce

Índice

Antes uma grande novidade no mercado, o atendimento na área de e-commerce evoluiu consideravelmente ao longo dos anos, principalmente com a mudança nas relações entre consumidor e cliente nas redes sociais. Mas um desafio permanece o mesmo e, provavelmente, será uma questão dentro do setor: ser capaz de atender de maneira abrangente e com eficiência.

Para ajudar na tarefa, nós no JivoChat elaboramos uma lista com 5 dicas para ter um atendimento de qualidade em seu e-commerce, seja em atuação ou alcance.

Aproveite também para instalar o JivoChat gratuitamente em sua página e começar a oferecer atendimento com excelência através de recursos projetados para ajudá-lo a conquistar clientes.

Sem mais delongas, vamos às dicas:

1. Ofereça diversas plataformas de atendimento

Aqui a regra do “quanto mais, melhor” se torna bastante válida. É claro que cada administrador deve levar em consideração a capacidade dele e de sua equipe administrar todos esses canais, mas quanto mais acessível sua empresa é, melhor sua reputação. Telefone, email, chats ao vivo e presença nas redes sociais são itens quase obrigatórios na lista de qualquer loja virtual.

2. Fique de olho nas redes sociais para saber a reação do público ao seu negócio

social-networks

Um item primordial nos negócios na web e, em alguns casos, fora dela também. Com o alcance promovido pelas redes sociais, um simples caso de atendimento pode viralizar e elevar sua marca aos céus…ou jogá-lo em um inferno particular. Por isso, é necessário ficar de olho no que os clientes estão falando de sua marca. Ferramentas como o Hootsuite ou o Buffer podem ajudar nessa tarefa, já que podem aglomerar as principais redes sociais em apenas um local.

Leia também:

7 razões para ter um chat online no seu e-commerce.

3. Tenha um sistema de chat ao vivo, de preferência com acesso mobile

Mobile app

Principalmente para equipes pequenas, obter um sistema de chat ao vivo em sua página é essencial para que possa resolver problemas de maneira ágil. Plataformas como o jivoChat contam com serviços que permitem implantar o sistema em sua página, além de oferecer métricas de atendimento. Além disso e de outras funções, a plataforma conta com aplicativos para Android e iOS, perfeitos para acompanhar seus atendimentos em seu dispositivo móvel, ideal para quando não pode estar no escritório ou em frente a um computador.

Indique e Ganhe: Programa de Afiliados JivoChat

4. Evitar sarcasmos e ironias

smile

O mundo está cada vez menos paciente. Se a um século atrás um atendimento só poderia ser realizado por carta e muitas vezes levavam semanas para ser consertado, hoje tudo tem de ser resolvido em questão de horas, ou nem isso. Por conta disso, não é de bom tom deixar um cliente esperando, principalmente no horário comercial. Por isso, tenha processos bem definidos e tempo limite para dar a resposta a um cliente.

Dica de artigo:

17 ferramentas que qualquer dono de e-commerce necessita.

5. Seja compreensivo e tenha empatia no atendimento

Indo para o lado mais humano do negócio, de nada adianta ter as melhores ferramentas de atendimento do mercado se seu atendimento não faz o possível para resolver o problema. O que conta, no fim, é que o cliente fique satisfeito mesmo que não tenha como ajudar. Por isso, enfatizar empatia e compreensão no treinamento de seus operadores de atendimento ou administradores de rede social são fundamentais para se chegar onde quer.

Com as cinco dicas mostradas aqui, já é possível dar início às suas operações de atendimento ao cliente. Seja em plataformas como o JivoChat ou “mitando” nas redes sociais - de preferência ambas - seguir estes macetes podem o ajudar a manter o foco no atendimento em si e na observação das tendências dos consumidores, auxiliando o empreendedor a ter mais tempo nas mãos para planejar o futuro de seu negócio.

Início Blog Comunicação 5 dicas para ter um atendimento excelente em e-commerce
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download