Chat com clientes - 3 principais benefícios e 2 principais custos

Usar um sistema de chat com clientes traz 3 grandes benefícios, mas com custos associados. Entendam como eles funcionam

O chat online é uma das principais ferramentas para qualquer tipo de ecommerce ou negócio na internet. Uma das melhores maneiras de fazer contato direto com os visitantes do seu site, sua principal vantagem é a possibilidade de resolver questões e reclamações em tempo real, além de permitir que auxilie um visitante por todo o processo de compra até que se torne cliente. Usar um sistema de chat com clientes possui alguns benefícios e custos, que resolvemos demonstrar nos parágrafos seguintes desse artigo. Confira abaixo e entenda mais sobre o que o chat online pode te proporcionar e o que precisa para mantê-lo funcionando!

Leia também no blog JivoChat: Como atrair, conquistar e fidelizar clientes com funil de vendas e chat online

Benefícios

1. O chat online é a plataforma de atendimento preferida para quem compra na internet

Existem diversas pesquisas que atestam a eficiência do chat com clientes e a preferência dos usuários por essa forma de atendimento. Nesse artigo, 44% dos compradores online nos Estados Unidos confirmaram que um site que oferece esse tipo de atendimento online os dá mais confiança e aumenta suas chances de compra, mesmo que nunca façam contato através desse canal.

Conversa

Esse não é a única pesquisa que comprova a afirmação de que o chat online é a melhor plataforma de atendimento. Também foi comprovado que o chat com clientes possui o maior índice de satisfação entre as principais formas de atendimento, como aplicativos e email. Enquanto os apps mobile possuem um índice de 53% de satisfação, o email chega a 61% e o chat com clientes 73%.

2. O chat com clientes pode ser usado para vender e aumenta o valor médio de suas vendas

Não use o chat online apenas para tirar dúvidas ou cuidar de reclamações. É importante ressaltar que a plataforma também é uma excelente ferramenta de vendas, podendo ser usado para ajudar os clientes a escolher o produto ideal, guiá-lo pelo processo de cadastro e compra de sua ecommerce e até mesmo para aumentar o valor da compra de um cliente.

Mas não estamos dando essa dica de maneira genérica, como uma sugestão que pode dar certo. Já foi comprovado que utilizar o chat online aumenta suas vendas, especialmente com ferramentas como os convites proativos. Além do próprio aumento no número de vendas, também foi comprovado que o uso do chat com clientes também aumenta o valor médio de uma compra no ecommerce. Nesse estudo de caso feito pela empresa ProImpact7, foi revelado que um de seus clientes aumentou em 43% o valor médio de compra através do chat proativo e 20% de aumento na taxa de conversão.

Aumento

3. Não está mais limitado ao atendimento pelo site

Existem diversas ferramentas de chat online no mercado, com diferentes benefícios que dificilmente serão iguais. Porém, atualmente já é possível usar um serviço de chat com clientes para não atender apenas os visitantes de seu site, mas também nas redes sociais - saiba sobre nossa integração com o Facebook Messenger! -, email e até mesmo soluções para atendimento telefônico. Ou seja, apenas com o JivoChat você pode administrar a grande maioria das formas de atendimento em apenas uma janela.

Aprenda mais sobre atendimento online nos artigos do blog JivoChat: 20 formas de melhorar o atendimento online

Custos

1. Plataforma

O primeiro custo associado ao chat com clientes é o da plataforma em si. Existem diversos modelos de cobrança em um sistema de chat online, como o de assinatura mensal ou anual e até mesmo os de compra única. Porém, o de assinatura é o melhor modelo, já que permite atendimento constante e atualização da plataforma, além de todo um sistema de suporte que pode acionar para tirar dúvidas sobre o chat online.

Também existem soluções ditas gratuitas, mas que colocam em risco os dados sobre seu negócio, operadores e clientes, já que, normalmente, empresas que oferecem chat online gratuito trocam o pagamento pela possibilidade de comercializar seus dados e segredos. Ou seja, seu chat grátis não é tão grátis assim.

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Custo

2. Operadores

A não ser que apenas você tome conta do seu negócio, necessitará contratar operadores para tomar conta do atendimento online de seu negócio. Existem diversas formas de contratação, que podem ser escolhidas de acordo com seu orçamento e tipo de trabalho que pode comportar. Entre as possibilidades, as principais são a contratação remota, ou seja, os profissionais trabalharão direto de suas residências. Esse modelo permite que pague apenas as horas trabalhadas aos freelancers no horário de atendimento.

O segundo método, mais custoso, é o da contratação direta, assinando carteira de trabalho e oferecendo o escritório e equipamento para que possam atender seus clientes. Vale consultar os custos envolvidos nesse tipo de contratação e a legislação trabalhista do país onde seu negócio está localizado.

Operadores

Aprenda a recrutar operadores para seu chat online no blog JivoChat: 10 maneiras de fazer recrutamento online para ecommerce

O chat com clientes é o tipo de atendimento com menos custos!

Além dos benefícios citados aqui, o chat online é a menos custosa ferramenta de atendimento em tempo real, sendo mais conveniente para negócios que possuem um site ou perfil no Facebook do que montar uma central telefônica, por exemplo. Além disso, o JivoChat permite que teste todas suas funcionalidades GRATUITAMENTE durante 14 dias, bastando apenas que acesse o link e complete seu cadastro!

2018/05/22

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