O que é checkout transparente e como usá-lo em seu negócio

Tempo de leitura3 minutos
Lucas C.
Lucas C.
CMO

De maneira bastante resumida, o site de uma loja virtual precisa ter apenas três tipos de página: as vitrines - normalmente separada por categorias -, o carrinho de compras e a página de checkout. A última é o local onde os pagamentos são feitos e ela obrigatoriamente deve ser a mais simples.

Uma página complicada faz com que possíveis clientes desistam de uma compra na última hora. Um novo tipo de checkout, chamado checkout transparente, procura simplificar esse processo e evitar que perca suas vendas nesse momento crucial. Saiba o que é checkout transparente nos parágrafos seguintes.

Aliás, para evitar que clientes sintam-se inseguros enquanto comprando em sua loja, considere ainda oferecer um chat online para atendê-los em tempo real. Instale o JivoChat e aborde com convites proativos para aumentar suas chances de retenção.

O que é checkout transparente?

Esse tipo de checkout se diferencia do padrão por não exigir que o cliente finalize sua compra em um site externo, como o PayPal ou PagSeguro. Ao invés disso, ele finaliza a parte de pagamento dentro da própria loja virtual. Confira abaixo dois exemplos: um de checkout normal e outro de checkout transparente:

Padrao

Transparente

5 vantagens de usar checkout transparente em minha loja virtual?

Ter o checkout transparente traz algumas vantagens bem específicas. Confira algumas delas abaixo:

1. O pagamento é feito dentro do próprio domínio da loja, sem redirecionar para sites externos, melhorando a segurança dos dados de clientes;

2. O processo de inserir os dados de cartão para compra ou emissão de boleto são feitos de maneira mais rápida;

3. Aumento nas conversões e vendas em relação ao checkout tradicional, também chamado de checkout via lightbox;

4. Cliente não precisa se cadastrar em um site externo para finalizar o pagamento;

5. O cliente poderá continuar comprando na sua ecommerce, já que ele não saiu da página para pagar.

Como habilitar o checkout transparente na minha ecommerce?

A maior parte dos [sites para criar uma loja virtual] (/blog/ecommerce/sites-para-comecar-ecommerce.html) já permitem a inclusão do checkout transparente, ficando o oferecimento do serviço sob a responsabilidade das carteiras digitais. Serviços como os da Loja Integrada - que também [possui compatibilidade com o JivoChat!] (/blog/tutoriais-jivo/chat-na-loja-integrada.html) disponibilizam a ferramenta em seus planos.

Outros serviços que também permitem a instalação do checkout transparente são o PagSeguro, PayU, moip, Nuvem Shop e E-Com Club, apenas para citar alguns exemplos. Ao habilitar a opção de pagamento por algum desses serviços, você terá instalado o checkout transparente automaticamente.

Dica: Sabia que também é possível instalar um chat online na página de checkout, independente do tipo? Confira [esse texto] (/blog/ferramentas/chat-checkout-eduzz.html) para incluir um chat no checkout da Eduzz e [clique no link] (/blog/tutoriais-jivo/chat-no-checkout-do-hotmart.html) para instalar no checkout da Hotmart.

Indique e Ganhe: Programa de Afiliados JivoChat

Aumente seus resultados com o checkout transparente e com atendimento pelo JivoChat!

Facilitar o processo de compra é primordial para qualquer ecommerce que deseje prosperar, principalmente com os feriados se aproximando. Por isso, o checkout transparente aumentará sua taxa de conversões ao facilitar a vida do seu cliente. Para que ofereça ainda maior facilidade para um visitante do seu site, você pode guiá-los através do chat online JivoChat. Clique no link e cadastre-se para testar o JivoChat GRATUITAMENTE por 14 dias!

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download