10 Aplicativos Para Escrever Melhor nas Mídias Sociais

atualizado 6 de novembro de 2023
Tempo de leitura6 minutos
Paulo Andraus
Paulo Andraus
Especialista em Ecommerce

A vida de quem precisa administrar conteúdo nas redes sociais pode ser bastante corrida. Além de trabalhar diariamente para trazer novos tipos de publicações - especialmente em épocas festivas de final de ano, é preciso manter controle sobre a periodicidade dos posts e na escrita de cada um. Um erro publicado nas redes sociais pode não ter nenhuma consequência, mas também pode gerar resultados desastrosos, como sua empresa virando piada na internet ou até mesmo clientes insatisfeitos por conta de uma promoção escrita errada. Para evitar o máximo que cometa esse tipo de equívoco, reunimos 10 aplicativos para escrever melhor nas redes sociais!

Dica: Você sabia que o JivoChat também é compatível com o Facebook Messenger? Instale-o em sua página e aproveite nossa plataforma omnichannel.

1. Ulysses

Um dos melhores aplicativos para escrever melhor independente do lugar onde esteja. Um editor de texto mobile, o Ulysses permite abrir qualquer tipo de arquivo de texto e editá-lo de imediato. A ferramenta também permite que converta um arquivo de texto em um formato para outro - por exemplo, um doc do Word convertido para o Google Documentos - e pode até mesmo ser exportado para o WordPress. Uma excelente opção de aplicativo para iPhone para quem pretende manter um blog para seu ecommerce. Clique no link para saber mais sobre o Ulysses.

Ulysses

2. Corretor FLIP

Um app web, o Corretor FLIP é uma solução gratuita para consertar erros ortográficos ou sintáticos. Ele permite a inclusão de textos com até 3000 caracteres, oferecendo as correções de maneira instantânea. Apesar de não ser perfeito - nem todas as correções servem o propósito do texto -, ele é excelente para corrigir frases que não ficaram muito claras ou erros de digitação. Acesse o Corretor FLIP através do link.

3. Writefull

Este aplicativo web é uma boa opção para checar se está escrevendo algum termo de maneira correta. Ao invés de funcionar como um corretor, como pode ser visto no Corretor FLIP mencionado acima, ele compara um pedaço de texto que escolher e buscará o Google para saber como ele é normalmente escrito em outros artigos ou livros. Além de enumerar e mostrar as variações desse pedaço de texto, ele também pode traduzí-lo para outro idioma de sua escolha. Confira mais sobre o Writefull acessando sua página.

4. Easy Word Count

Uma ferramenta ideal para quem precisa postar em mídias sociais como o Twitter ou o Instagram, que contam com um limite de caracteres. O Easy Word Count é uma das ferramentas mais precisas para a contagem de palavras da web. O aplicativo funciona em sua própria página e é gratuito, bastando copiar e colar o texto para receber o resultado. Você pode editar o texto dentro da própria caixa e o contador continuará se atualizando a medida que escreve.

Easy Word Count

5. Dicionário de sinônimos

Outro dos aplicativos para escrever melhor nas redes sociais disponíveis gratuitamente na web, o Dicionário de Sinônimos é a ferramenta ideal para evitar repetições, que empobrecem o texto. Basta digitar uma palavra que não queira repetir em seu post e o dicionário irá instantaneamente devolver palavras semelhantes que pode usar para dar variedade ao seu artigo. Clique no link para começar a usar o dicionário.

Veja também: 20 aplicativos para sua equipe de marketing digital

6. Plagiarism Checker

Mesmo o escritor mais criativo do mundo precisa de referências. O problema ao elaborar textos para redes sociais ou blogs é, algumas vezes acidentalmente, um trecho sair semelhante a alguma das referências que estiver utilizando. É aí que o Plagiarism Checker entra.

Basta acessar a página do app, colar um texto e confirmar para que a ferramenta pesquise se está cometendo algum tipo de plágio. Também é possível enviar um arquivo ao invés de copiar e colar o artigo.

Plagiarism Checker

7. Writerack

Especialmente criado para perfis e negócios que utilizam o Twitter. Caso seja necessário ultrapassar o limite de 140 caracteres, não é necessário escrever um de cada vez na rede social. O Writerack pega seu texto e o divide em diversos tweets, publicando-os separadamente. Clique no link para acessar o Writerack, em seguida, basta fazer login com sua conta no Twitter para começar a publicar seus tweets longos.

8. ByWord 2

Esse aplicativo de escrita para redes sociais é uma maneira de centralizar seus arquivos e enviá-los para um serviço de armazenamento na nuvem. Além disso, o ambiente do ByWord 2 permite escrever seus artigos sem distrações. Independente da máquina que acesse, basta logar no serviço que poderá dar continuidade a qualquer texto que estiver trabalhando. Saiba mais do Byword 2 acessando sua página. O app está disponível para computadores Mac,iPhone e iPad.

9. Dicionário Priberam

Enquanto o Dicionário de Sinônimos cumpre apenas um propósito, o Dicionário Priberam possui maior abrangência, servindo como um dicionário comum, porém online e gratuito. É uma ferramenta obrigatória para tirar dúvidas ortográficas e gramaticais, além de contar com uma lista de abreviaturas oficiais. Acesse o Dicionário Priberam acessando o link, sem necessidade de download.

Não saia sem ler: 14 extensões de navegador para administrar seu negócio remotamente

10. Language Tool

Uma das grandes dificuldades de quem escreve em português é encontrar aplicativos para escrever melhor nas redes sociais que atendam ao idioma. Nós mesmos tivemos certa dificuldade em encontrar corretores ou dicionário para a montagem dessa lista, já que a grande maioria atende apenas o idioma inglês. Apesar disso, esbarramos com o Language Tool, uma ferramenta gratuita que oferece correções instantaneamente, além de sugestões para melhorar sua escrita.

Language Tool

Ele detecta o idioma de sua máquina e já oferece o corretor no idioma. Além disso, o Language Tool também conta com uma extensão para o navegador Google Chrome para acesso direto. Caso utilize outros navegadores, basta acessar o site diretamente.

Parcerias JivoChat: nosso programa de afiliados paga 30% recorrentes.

Quais aplicativos para melhorar sua performance usa no dia a dia de seu negócio?

Embora maior parte dos aplicativos auxilie a otimizar seu tempo, evitando repetições desnecessárias ou automatizando tarefas menores, usar apps em excesso pode ter o efeito contrário. Por isso, é importante considerar quais são os que irão o servir melhor. Alguns dos apps que mencionamos aqui não servem apenas para escrever melhor nas redes sociais, mas também para responder uma dúvida ou reclamação de maneira correta e clara. Apps como o Language Tool ou o Corretor FLIP são grandes aliados nesse processo. Para saber mais sobre atendimento online, não deixe de conferir o que o JivoChat tem a oferecer, confira nossas funcionalidades e planos disponíveis.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download